domingo, 10 de novembro de 2019

2 Reis 20:1-11


Resenha do Culto da noite de Domingo
10/11/2019

2 Reis 20:1-11

Depois da segunda grande guerra mundial, muitos veteranos de guerra, norte americanos, receberam um cartão de páscoa. Nesse cartão estava escrito: “Páscoa 1945”.
Em cima do cartão, uma pergunta: lembras muito bem, Deus fez o que você pediu, trouxe-o para casa. E você está fazendo o que você prometeu a Ele?
Quem assinou esse cartão foi o capelão daqueles soldados, um homem de Deus, pastor presbiteriano, que durante a grande guerra muitos vezes ouviu os pedidos daqueles soldados por livramento e promessas de servir ao Senhor.

Quantas vezes orando, Deus nos abençoou! Quantos andando pelo vale da sombra da morte, e clamaram ao Senhor e Dele tiveram respostas, mas se esqueceram dos feitos do Senhor.

O texto lido fala da vida do grande rei de Judá. A Palavra de Deus quando fala a respeito desse rei, diz que não houve um rei como ele, antes, nem depois.
Que belo testemunho, acerca de um homem, que na verdade, se dependesse da educação que recebera de seus pais, uma vez seu pai, Acaz, era um homem corrupto e perverso.
No entanto, Ezequias ao assumir o trono foi usado por Deus de forma poderosa. A Palavra de Deus diz que ele foi um homem piedoso, que confiava no Senhor. Era um homem íntegro, correto, usado por Deus.
Um homem que Deus usou para uma grande reforma em Judá, porque seu pai Acaz, havia levado o povo a idolatria, à perversidade.
Ezequias promove uma grande reforma religiosa. Ele destrói os ídolos e exorta o povo a voltar para o Deus de Israel. O Deus vivo. Ele é um homem que se destaca por eliminar a idolatria.
O país vivia tempos de prosperidade na sua liderança, porque Deus era com ele.

Um homem extraordinário. Mas o que me chama a atenção na sua forma extraordinária de ser, era a sua confiança em Deus. Ele não confiava no poder do seu exército. 
Ele não confiava na sua capacidade própria. Mas ele confiava no Senhor. Ele confiava no Deus de Israel.

Ezequias era o rei. Sua cidade estava sitiada, por um exército que era o maior poder da época. O rei Senaqueribe, manda uma carta para Ezequias, afrontando o Deus de Israel.
O que Ezequias podia fazer diante daquela situação?
A Palavra de Deus diz que Ezequias pegou aquela carta, foi ao templo, se ajoelhou diante do altar e entregou aquela carta para Deus.

Meus irmãos, quantas vezes tentamos resolver nossos problemas com nossos recursos e não os apresentamos diante do Senhor.

Ali estava Ezequias apresentando aquela carta diante do Senhor.

2 Reis 19:14

O que você precisa estender diante do Senhor? Se você fosse escrever uma carta para Deus o que você escreveria hoje?

Exéquias encerra sua carta pedindo livramento.

Quando nossa fé é provada, quando passamos por situações adversas, começamos a nos desesperar.
A Palavra de Deus diz que Ezequias adoeceu. Ele era um jovem de 29 anos e ele adoece para a morte. E a Palavra de Deus diz que Isaías vai visita-lo. E quando Isaías diz para exéquias que sua doença era para morte, a Palavra de Deus diz que Ezequias virou para o canto e chorou amargamente diante de Deus e orou.
Novamente Ezequias coloca suas questões diante do Senhor e Deus ouviu a oração de Ezequias.
Deus manda que Isaías retorne e leve a notícia para ele.

Para Deus não existe nada demasiadamente difícil.

Esse jovem estava sofrendo. Há uma ameaça externa, os inimigos cercavam sua cidade. Agora ele sofre uma ameaça interna. Estava doente para a morte. Mas Deus ouve sua oração.
E Deus dá a Ezequias mais quinze anos de vida.
E enviou só um anjo para destruir o acampamento dos Assírios.
Foi preciso apenas um anjo!

Deus luta pelo seu povo. Deus defende aqueles que são seus.
Por isso precisamos confiar em Deus. A oração tem poder. O Deus a quem oramos, para Ele não existe nada demasiadamente impossível.

Os Assírios ficaram desarmados. Não tinham como lutar contra o rei, porque Deus lutava por eles.
Meus irmãos quando confiamos no Senhor e colocamos nossas questões nas mãos do Senhor, Ele age a nosso favor.
A Palavra de Deus diz: agindo Deus, quem impedirá.

Mas Ezequias vacilou. Um dia o rei da Babilônia, manda alguém para pesquisar. E ele manda muitos presentes para Ezequias e este fica muito alegre com os presentes e mostra todos os tesouros que tinha. Ele fica orgulhoso e se esquece que foi Deus quem o abençoou.
Como temos memória curta!
Como muitas vezes, nos momentos de dificuldades, esquecemos do Deus que nos socorreu!
Quantos filhos nunca ouviram de seus pais a respeito do Deus que eles creem!
A Palavra de Deus diz que uma geração deve ensinar as próximas gerações a respeito dos feitos do Senhor.

O coração de Ezequias estava sendo testado. Seu maior tesouro deveria ser seu relacionamento com Deus. Ele deveria falar para aqueles espias, de como Deus o abençoou! Meus irmãos muitas vezes nos esquecemos de falar para as pessoas dos feitos do nosso Deus. Nos esquecemos de glorificar o nosso Deus.

Após a repreensão, Ezequias se humilha diante do Senhor. A grande ideia desse texto, é que não obstante Ezequias ser fiel ao Senhor, sua fé foi provada. Mas Ezequias viveu e morreu como servo.
Devemos nos colocar sempre diante do Deus todo poderoso. 

Não podemos nos esquecer dos seus feitos e da obra que Ele está fazendo na vida de cada um de nós. O maior inimigo que nós temos, é o inimigo das nossas almas.
Se você ainda não teve um encontro real com Deus, coloque-se de joelhos diante do Senhor, fale com Ele e você vai ver que Deus vai falar com Você.
O Deus a quem servimos não é um Deus distante. Ele é nosso Deus pessoal e temos visto as suas maravilhas.

Mensagem: Pastor Nélio Monteiro
IBPS












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gratidão" - João 12:1-9

 Resenha do Culto de quarta-feira  15/05/2024 " Gratidão" João 12:1-9 O texto nos coloca numa festa na casa de Lázaro. Não era par...