segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Gênesis 3:14-18


Resenha do Culto da Noite de Domingo
24/11/2019

Gênesis 3:14-18

A promessa do Redentor.

Meus irmãos, a maior tragédia da humanidade é a queda.
A Palavra de Deus nos revela o princípio. E no princípio o homem viva em plena comunhão com Deus. Em plena intimidade com Deus.
Imagine você, se todos os dias ao entardecer, você pudesse contemplar a face de Deus. Você pudesse conversar com Deus.
Aqui pra nós, conversamos através da oração e adoração, mas nada se compara ao que Adão e Eva experimentaram. De ver a face de Deus. De gozar da inocência.
Mas tentados foram, a se tornarem seu próprio deus e viver uma vida independente de Deus. Para Eva, como para Adão, isso foi uma oferta imperdível. Porque satanás apresenta tal liberdade. Como se Deus fosse um tirano. Embora Deus conhecesse o bem e o mal, Ele queria que o homem conhecesse só um lado.

Adão e Eva se viram por demais seduzidos pela liberdade que satanás lhes oferecia.

E o que eles perceberam ao desobedecerem a Deus, é que eles estavam nus. Haviam perdido a inocência. Um olha para o outro e se envergonha. E quando Deus se aproxima na viração do dia, eles se escondem de Deus. Agora eles fogem de Deus. Tentam se esconder de Deus, como se fosse possível se esconder dos olhos de Deus.
A Palavra de Deus diz que os olhos de Deus estão em todo lugar. 
A queda trouxe consequências terríveis. A terra que era perfeita, foi amaldiçoada.

Para a mulher também houve consequências. O momento mais sublime, que é o momento do nascimento do filho, tornou-se um momento de dor.

Diante do filho que acaba de nascer podemos compreender o amor de Deus. Por amor aos nossos filhos, somos capazes de dar a vida.

O trabalho que era um hobby, o homem iria comer do fruto do suor de seu rosto.
Foram expulsos do paraíso.
Viram um filho tirando a vida do outro. A perversidade, o ódio, a inveja!

Tantas coisas que vieram como consequências sofridas por causa da rebelião do homem.
Tantas coisas que vieram como consequência do pecado do homem.
Naturalmente diante de tal possibilidade, Deus não seria omisso.

Deus respeita nossas escolhas e naturalmente vamos colher os frutos das nossas escolhas.
Um dia colheremos o que semeamos.

As vezes semeamos atitudes e queremos receber bençãos. E quando as bençãos não veem, murmuramos.

Diante daquele cenário terrível, Deus deixa uma mensagem de esperança, em Gênesis 3:15
Deus estava revelando o grande conflito dos séculos, entre a semente da mulher, Eva e a semente da serpente, satanás e seus seguidores.
Assim tem sido irmãos, no desenrolar dos séculos
Há um conflito constante entre os filhos da luz e os filhos das trevas. Mas aqueles que olharam para essa profecia, essa promessa de Deus, de que enviaria um Redentor, esses ao longo dos séculos, colocaram a esperança na vinda do Redentor.

Hoje podemos olhar para essa profecia e contar que Deus cumpriu a promessa. Ele é o Deus soberano, Ele é o Deus que conduz a história. Ele é o Deus que nada foge ao seu controle.  Nos momentos mais terríveis da história, Deus sempre tem uma palavra de esperança para nosso coração.

Diante da maior tragédia da história da humanidade, Deus nos dá uma promessa. As maiores tragédias, não são nada, diante da rebelião contra nosso Criador.
Porque na queda, nossos antepassados, nos colocaram do lado de satanás, em rebelião contra Deus. E essa tem sido a obra de satanás, através dos séculos.
Ele trabalha incessantemente na mente das pessoas, as colocando de seu lado, as colocando contra Deus. Assim como ele fez com Adão e Eva.
Esse sentimento tomou conta do coração de Adão e Eva quando eles quiseram ser senhores de seu destino, acharam que não precisavam de Deus e atraíram para si, maldição, solidão e dor.

Vemos a promessa do Redentor diante da maior tragédia da história da humanidade.

Com o pecado, veio sobre a raça, a morte espiritual. Porque toda rebelião nos separa de Deus. A Palavra de Deus diz que o salário do pecado é a morte. Adão e Eva, após sua rebelião, não puderam mais contemplar a face de Deus.
Eles experimentaram a morte física, da forma mais dolorosa. No lugar onde reinava o amor e a harmonia, eles perdem um filho assassinado pelo outro filho. No mesmo dia eles perdem dois filhos.
A rebelião do homem trouxe maldição e inimizade.
Deus não ficaria passivo diante de tamanha tragédia. Então Ele nos trouxe uma esperança. Se você é pecador como eu, você precisa de um Redentor.
Deus nos promete um novo céu e uma nova terra.

O plano de Deus foi perfeito. O Filho de Deus veio e Ele pisou a cabeça da serpente. Mas essa, lhe feriu o calcanhar com o veneno da morte. Mas Ele venceu a morte. Seu sofrimento foi terrível mas Ele venceu a morte. A vinda do Senhor Jesus foi planejada antes do início do tempo. Deus não foi pego de surpresa.

Hoje quando celebramos o nascimento de Jesus, o fazemos porque Ele é o Redentor.

O Deus a quem olharam com face de irado, nos revela seu amor.
Ele acolhe a mulher apanhada em adultério. Ele passa na coletoria de impostos, e ali estava Levi, fiscal, uma pessoa corrupta e Jesus lhe faz um chamado. E Levi se torna um grande discípulo. É isso que Jesus faz. Ele vê as nossas misérias, Ele não é um Deus distante. Ele se envolve conosco. Se revela a nós de uma forma muito diferente. Ele mostra a sua face de amor.

João 8:44
Satanás tem levantado seguidores. Adão e Eva foram enganados por mentiras e inverdades.
As pessoas vão aceitando as mentiras de satanás como se fossem verdades. E rejeitando as verdades de Deus como se fossem mentiras. Se opondo a um Deus amoroso. Mas Deus promete que o poder maligno de satanás será esmagado, através da mensagem do Evangelho de Deus.

No meio de uma passagem de maldição, há promessa de esperança. Há promessa de um Redentor.
Podemos olhar para a história e celebrar o fato de que ELE veio. Não há desculpas. Mas muitos continuam cegos, não querem enxergar esse fato.

Ele nasce sem pecado e vive com os mesmos recursos que Adão tinha e prova que não era necessário que Adão tivesse pecado.
Um detalhe faz toda diferença: Adão caiu no paraíso, Jesus superou satanás no deserto, num mundo perverso, contaminado, para nos dar salvação. Ele foi ferido pela serpente. Basta olhar para a cruz.
Quanto ódio, quanta violência Jesus sofreu! Satanás tentou destilar todo seu veneno.
Mas Jesus superou naquela cruz. O Redentor veio. Por extensão sacrificou-se por nós e triunfou.

Colossenses 2:12-15
O Redentor vive e pegou todo escrito da sua dívida e a pregou na cruz. Deus a cancelou.
Por isso há esperança para cada pessoa que crê em Jesus. Não somos salvos por nossos méritos. Não somos salvos porque somos bons.
Somos justificados por Cristo. Somos lavados pelo Sangue do Cordeiro.
O Redentor nos livrou dos efeitos da morte.
Ele venceu os poderes e autoridades, libertando os eleitos da escravidão do pecado, dos poderes das trevas e do poder da morte.

Cristo quebrou o aguilhão da morte. Ele nos livrou da serpente.

Apocalipse 20:10
Cristo triunfou sobre os poderes das trevas e pisou a cabeça da serpente. O Redentor veio. Gênesis 3:15 é o vislumbre do Evangelho, é a promessa de um Deus que reina sempre e eternamente.

O Filho do homem foi ferido no calcanhar, mas Ele pisou na cabeça da serpente. Ele veio e nos ofereceu o antídoto para o veneno da serpente, o pecado. E o antídoto para o veneno da serpente, é o Sangue de Jesus Cristo.

1 João 1:7

É isso que dá esperança a toda humanidade. É o Evangelho da esperança. Há esperança para você que crê em Jesus como seu Senhor e Salvador. Cristo é sua única esperança. O pecado é a maior tragédia da humanidade. O pecado tirou o homem da presença do seu Criador. Tirou o homem do paraíso. Tirou a inocência, trazendo a perversidade. Tirou a vida, trazendo a morte. Tirou a esperança, comprometendo o futuro.

O Redentor veio para te levar de volta à comunhão com Deus. Para te levar de volta para o paraíso.

No exato momento em que Jesus morria na cruz, um dos maiores homicidas, foi salvo por Jesus. 
Ele veio para nos levar de volta para o paraíso. Para restaurar a inocência, Ele veio para nos conceder vida eterna e esperança a todo aquele que Nele crê. O Espírito de Deus nos leva novamente a ter comunhão com o Pai. E quando isso ocorre, o sangue do Cordeiro de Deus nos purifica de todos os pecados.

Mensagem de Pastor Nélio Monteiro
IBPS



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...