segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

1 João 2:1-6


Resenha do Culto da Noite de Domingo
05/01/2020

1 João 2:1-6

João diz: filhinhos eu vos escrevo essas coisas para que não pequeis.
Qual é o seu alvo? Sempre traçamos sonhos, projetos, propósitos. Mas sempre na vida temos um alvo. Qual é o seu?
No texto que acabamos de ler, João diz, eu vos escrevo para que não pequeis. Pecar é errar o alvo. Ou seja, essas coisas, eu vos escrevo, para que vocês não errem o alvo, o propósito, o projeto que Deus tem para sua vida.
Adão e Eva, quando estavam na presença de Deus, quando viviam em íntima comunhão com Deus, eles se realizavam no seu relacionamento com Deus. Mas a Palavra de Deus diz que eles erraram o alvo e isso lhes trouxe terrível sofrimento.
Por isso João diz que a Palavra de Deus nos é exposta para que não erremos o alvo. Ela é exposta para que possamos acertar o alvo, não pecar.
Interessante que João nos chama a atenção, para o fato de que muitas vezes erramos o alvo. Ele deixa bem claro que quando erramos o alvo de forma não intencional, ou, erramos o alvo, mas nos arrependemos; João diz: Nós temos um advogado no céu. Nós temos alguém que intercede por nós. Alguém que conhece nossa humanidade, nossas fraquezas, nossas fragilidades, alguém que andou conosco. E Ele intercede por nós.
A Palavra de Deus diz que também temos um acusador. Alguém que apresenta diante de Deus nossos erros. Satanás, a Palavra de Deus diz que ele é nosso acusador.

Jó 1:9

Jó servia a Deus. Jó estava acertando o alvo. Satanás, mesmo não tendo do que acusar Jó, argumentou sobre as bençãos que Deus derramava sobre Jó e que isso não lhe dava razões para amaldiçoar a Deus. E sugere que Deus toque nele e assim ele amaldiçoará a Deus.
Até aqueles que estão acertando o alvo, não podem se esquecer que tem um adversário. Um adversário que apresenta as suas falhas. Mas a Palavra de Deus diz que chegará um dia em que esse adversário, que já foi derrotado pelo nosso Senhor Jesus Cristo, não mais exercerá essa função.

Apocalipse 12:10

Não se esqueça que você tem um adversário, que conhece seu ponto fraco e trabalha exatamente nele, para fazer você errar o alvo. E quando você errar o alvo, ele vai diante de Deus e te acusa.

Por isso João diz que esse advogado de defesa, daquele que é fiel a Deus, que na sua humanidade, as vezes erra o alvo, ele tem alguém que o defende. Alguém que intercede por ele. Ele é mais que o intercessor.
João diz que ele é a propiciação. O que é a propiciação?

Romanos 3:24-25

O que Deus faz? Em Cristo Jesus, o pecado de todos os salvos, de todos aqueles que são alcançados pela graça de Deus, de todos aqueles que ouvem a Palavra de Deus e creem em Jesus como seu Senhor e Salvador, a Palavra de Deus diz que Ele foi a propiciação. A ação Dele, o sacrifício Dele, agradou a Deus.
João lembra daqueles que anteriormente, tinham cometido pecado. Eram servos de Deus e tinham cometido pecado. Jesus pagou a conta. Porque o sacrifício de Cristo não está limitado ao tempo.
Quando Cristo morreu na cruz, Ele morreu para nos salvar. Para nos purificar dos pecados cometidos no passado, no presente e do futuro. O sacrifício de Jesus é perfeito. A garantia do perdão dos nossos pecados, está no sangue de Jesus.

1 João 1:9

Preste atenção nisso. Jesus tomou sobre si o castigo dos nossos pecados, satisfazendo o justo juízo de Deus. Por uma questão de justiça, o pecado não poderia ficar sem punição. E a punição do meu pecado, a ira de Deus que deveria ter vindo sobre a minha vida, porque eu pequei, foi sobre o filho de Deus na cruz.
Por isso não podemos considerar o pecado de forma leviana.
A purificação dos nossos pecados, custou para Deus, o sangue do seu Único Filho.
Por isso não podemos desprezar o sacrifício de Jesus.
João portanto nos lembra, que erramos o alvo quando pecamos.

1 João 2:5

Como sabemos que de fato estamos acertando o alvo? Que de fato estamos vivendo uma vida agradável diante de Deus? Quando eu conheço os mandamentos e os aplico em minha vida. Quando eu desejo agradar a Deus, vivendo uma vida de santidade.
Quando eu quero servir a Deus como Cristo serviu.
Quem sabe a verdade mas não a vive, mente para si mesmo. Muitos conhecem as escrituras, mas a conhecem para sua própria condenação. Porque sabe qual é a vontade de Deus.
Por isso, o salmista diz: eu estudei a Tua Palavra e a guardei no coração para não pecar contra Ti.
O alvo na vida daquele que diz ser um cristão, deve ser obedecer, ser semelhante a Cristo.
Muitos querem parecer com vários ídolos e não com Jesus.
Aquele que diz eu conheço e não guardo seus mandamentos, é mentiroso.
Aquele que guarda a Palavra, o amor de Deus está nele e o Espírito de Deus o está moldando de acordo com o caráter de Cristo, a imagem de Cristo.
Porque nós nos tornamos semelhantes ao deus que estamos adorando.

Se eu adoro a um Deus Santo, seu Espírito vai controlando minha vida, ajustando meu caráter à semelhança do caráter de Cristo. Eu começo a refletir a imagem de Cristo.
A exalar o doce aroma de Cristo. Naturalmente, Deus vai me moldando como o oleiro faz com o vaso de barro para que eu me torne mais semelhante à Cristo.
O padrão da obediência é o exemplo de Cristo. Meu padrão não pode ser o mundo. Meu padrão é Cristo. O alvo da minha vida é ser semelhante a Jesus. Quanto mais parecido com Jesus, mais próximo de Deus.
João nos apresenta um padrão de imitação. João está dizendo que você deve imitar Cristo. Você não tem que imitar seu pastor.
Naturalmente você precisa olhar para seu pastor para ver se ele está imitando a Cristo. Pois ele precisa estar em íntima comunhão com Cristo, pois é DELE que ele recebe a Palavra que alimenta sua alma.

1 Pedro 2:21

Para isso que nós fomos chamados, para seguir Cristo.
Para imitar Cristo. Para seguir os passos de Cristo.
Qual padrão Jesus me deu? Não é o padrão do mundo. Nós não vivemos segundo a regra do mundo. Nós vivemos segundo a Palavra de Deus. Porque aquele que diz estar Nele, deve andar como Jesus andou.
Todo aquele que vive pecando, não O viu, nem O conheceu.
Vemos uma onda de pessoas que querem seguir a Cristo de acordo com seu padrão pessoal. E o padrão, não é do mundo, mas o padrão é Deus.
O Cristianismo exige conduta moral. João nos encoraja a imitar a Cristo. A sermos semelhantes a Cristo. Cristo é o padrão. Olhe para Ele.
Precisamos olhar para Jesus, pois Ele é o Autor e Consumador da nossa fé. O único digno de ser imitado, de ser adorado.
Aquele que está Nele, deve andar como Ele andou. Deve amar como Ele amou.
Lembre-se, seu alvo é Cristo. Seu alvo é ser semelhante a Cristo.
Quando a igreja primitiva, começou a impactar o mundo, eles foram chamados de Cristãos, pequenos cristos, pessoas que refletiam a imagem, a conduta, a santidade recebida da parte de Jesus. Qual é o seu alvo? Com quem você tem parecido? Que tipo de perfume você tem exalado? O perfume da vida para a vida ou o cheiro da morte para a morte?
Na busca de uma religiosidade, para calar a consciência.
Um dia todos nós, estaremos diante de Jesus. Hoje Jesus se apresenta para ser seu advogado, mas a Palavra de Deus diz que chegará um dia, que Jesus virá para julgar. Todos nós compareceremos diante do tribunal de Cristo.
Hoje Jesus pode ser o seu advogado. Hoje você tem a oportunidade de colocar sua vida em ordem com Deus.
A Palavra de Deus diz que há um tempo para o arrependimento, quando passar disso, virá o julgamento. Jesus deixou muito claro a respeito do céu e do inferno.
Jesus veio para nos livrar da condenação do pecado.
Você tem se comprometido com Jesus? Como está sua vida com Deus? Se seu julgamento fosse essa noite, qual seria seu veredicto? Jesus já é seu advogado?



Mensagem: Pastor Nélio Monteiro
Igreja Batista Parque Safira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...