segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

1 João 2:12-17


Resenha do Culto da noite de domingo
12/01/2020

1 João 2:12-17

João está escrevendo a uma igreja perseguida. Seu propósito é encorajá-los a não desistir.
João então, expõe o fato de que somos livres.

João estava falando acerca da liberdade, num contexto em que muitos irmãos estavam sendo presos, sacrificados, lançados aos leões. A igreja estava debaixo de perseguição. Como, livres?

Ao refletir sobre este texto, me veio à memória uma reportagem que assisti, sobre o corredor da morte, nos Estados Unidos. Às vezes, as pessoas passam ali, anos e mais anos, buscando recursos, mas chega um dia, que é marcado com muita antecedência, em que o culpado será executado.
Alguns são colocados em cadeira elétrica, outros tomam injeções letais, mas o fato é que, eles sabem o dia.

Fico imaginando a angustia! Imagine você, saber que em trinta dias, você vai morrer.
E quando acabam todos os recursos, só resta um recurso. O interessante, é que na sala da execução, há um telefone ligado direto com o governador do Estado. E só o governador do Estado pode no último momento, ligar e absorver o culpado.

Pensando nesse texto, fiquei imaginando que cada um de nós estava no corredor da morte. A Palavra de Deus diz que o salário do pecado é a morte.
O homem sem Deus, está como que, no corredor da morte. E no exato momento em que deixar essa a vida, o que lhe resta é uma eternidade de sofrimento.

João, chama a atenção, para o fato de que nossos pecados foram perdoados por causa de Cristo. João nos remete o fato, do sacrifício de Jesus na cruz. Isso nos traz à memória de que nossos atos merecem a cruz; mas Deus enviou seu único Filho e Ele foi executado no nosso lugar, Ele morreu em nosso lugar. Para nos dar vida, para nos livrar da condenação que pesava sobre nós.


No processo de santificação, vocês conhecem o Deus a quem vocês servem. Vocês sabem quem é o seu deus e por isso, venceram o maligno. João quer dizer que a igreja precisa caminhar com Deus.

No nosso meio existem pessoas que estão dando os primeiros passos na vida cristã, mas uma vez que tiveram seu encontro com Cristo, seus pecados foram perdoados, eles já estão libertos da condenação que pesava sobre eles.

João lembra aos maduros na fé, que já conhecem ao Senhor, a permanecerem firmes na caminhada cristã. Lembra também dos vitoriosos.



Salmos 119:9

João faz alusão aqueles que guardam a Palavra de Deus no coração. Aqueles que vivem de acordo com a Palavra de Deus. E enquanto vivemos de acordo com a Palavra de Deus, nós vencemos o maligno, superamos as tentações. Vencemos as adversidades em nome de Jesus.

É sobre isso que João escreve essa carta. Ele nos encoraja a ter liberdade.

Cristo nos libertou, nos livrou dos poderes das trevas, da condenação do pecado.
Deus se deixou conhecer, Deus se revelou a nós. E uma vez que conhecemos a Palavra, não há porque viver uma vida de derrota, voltar a uma vida de escravidão. Porque conhecemos ao Senhor, Ele nos tirou do corredor da morte. Como voltar a uma vida de escravidão?
Por isso João nos escreve, para manter a nossa liberdade.

É importante lembrar que Adão não manteve sua liberdade.
Adão era livre. Adão vivia em íntima comunhão com Deus, até o dia que ele perdeu sua liberdade; quando ouviu a voz da serpente e deu mais crédito ao maligno do que ao SENHOR.

Perdemos nossa liberdade, sempre, quando nos afastamos da Palavra de Deus e do Deus da Palavra. Sempre que damos crédito ao maligno e praticamos coisas abomináveis por Deus.

João nos escreveu, para que possamos manter e defender a nossa liberdade.

Cristo nos libertou, mas não podemos nos esquecer que temos um adversário que quer retomar a área perdida.
Por isso, quando entregamos nossa vida a Cristo, o inimigo vem. O inimigo milenar, que vai usar todos os meios para tentar nos derrubar.

Saiba que seus pecados já foram perdoados, porque o inimigo vai tentar cobrar divididas, que já foram pagas.
Ele diz: se fortaleçam na Palavra de Deus.

Lutamos contra três gigantes. O mundo. Lutamos contra o sistema organizado sob o domínio de satanás, lutamos contra o sistema perverso.

Ou você está com Cristo, do lado de Cristo. Ou você está do lado das trevas. De que lado você está?

Aqueles que estão do lado de Cristo, não são tomados pelo sistema do mundo. Exemplo, o desejo ímpio de coisas que não se tem.

O mundo nos oferece coisas que não temos, prazeres que são abomináveis. O mundo é assim. Está sempre nos oferecendo algo que não temos e que sabemos que não devemos nos alcançar delas.

A ousadia de satanás, o príncipe desse mundo, é tremenda.
Satanás ousou tentar Jesus.
Você precisa entender, que uma vez que você se rendeu a Cristo, você está do lado de Jesus e sempre que você dá um passo para o lado de lá, você está se rendendo as armadilhas de satanás.
Do lado de lá, você está se rendendo a satanás.

Você acha que o dependente químico é livre? Não. Você acha que o mentiroso é livre? Não, ele é um escravo.

Nós estamos no mundo, mas não somos mais desse mundo.

O segundo gigante que a Palavra de Deus nos apresenta é a carne. 
A Palavra diz que quando Eva olhava o fruto proibido, ele era agradável aos olhos.
O pecado é extremamente agradável aos olhos.

Isso me lembra Davi. Quando viu do seu palácio, uma mulher linda, se banhando. Ela era mulher de Urias.
Por causa dela, Davi assassinou, mentiu e teve consequências desastrosas sobre sua vida. Maldição sobre maldição. É isso que o pecado faz.
Não esqueçam que toda inclinação da carne, é para o pecado.

Tem gente que acha que sua riqueza faz dele um deus. Porque ele pode mais que o outro.
Quantos são tomados pela luxúria! Sem pensar que tudo passa.
Tudo isso passa.

Quanta gente orgulhosa. O corpo, o cadáver está no cemitério, mas alma está no inferno.

O último inimigo dos gigantes que enfrentamos, é o diabo.

Efésios 6:12

Meus irmãos nosso inimigo é sutil. São poderes das trevas que estão por detrás de todas as inclinações da carne. De todas as coisas abomináveis, porque ele está lutando para conquistar o terreno perdido.

Vocês não podem voltar. Não podem deixar se escravizar.

1 João 2:17

Tudo passa. Tudo nessa vida passa.
Quanta gente arrogante, construiu castelos; castelos de areia, porque já se foram e não levaram nada. As vezes somos iludidos pelas coisas desse mundo e nos esquecemos que somos peregrinos nessa terra. Mais dia, menos dia, vamos estar diante do Senhor.
Toda glória desse mundo passa. Não podemos nos deixar contaminar pelas abominações, porque todos os prazeres do mundo são passageiros.

É quando reconhecemos a verdade, que somos realmente libertos. Precisamos viver no mundo, sem ser do mundo.
Todo aquele que é nascido de Deus vence o mundo.

1 João 5:4

Aquele que crê que Jesus Cristo é o Filho de Deus, é o que vence o mundo! Aquele que deposita a sua fé em Cristo. Que deposita a sua esperança em Cristo. Que se rende totalmente a Cristo.
Só assim vencemos os três gigantes: o mundo, a carne e satanás. 

Todo mundo acha que o grande gigante que Davi enfrentou foi Golias. Golias foi fichinha. Quando ele foi enfrentar Golias, ele estava preparado, pois depositou toda sua fé em Cristo.

Mas o maior gigante que Davi enfrentou, foi sua própria carne. Davi caiu diante dos desejos da cobiça de seus olhos, pela sua própria carne. Cuide-se.
Satanás conhece suas fraquezas. Ele sabe o momento de te levar à queda.
Estes três gigantes querem te escravizar de novo, mas podemos vencê-los pela nossa fé em Cristo Jesus. Fazemos parte da igreja peregrina. Estamos aqui de passagem. Não podemos nos esquecer que nosso General é Cristo e Ele nos conduz de vitória em vitória. Nós vencemos os poderes das trevas, em nome de Jesus.
Lembre-se: tudo passa, mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre. Nossa vida aqui é breve. A glória do mundo é passageira. Mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. Porque o que Deus lhe oferece vai para além do tempo, por todo eternidade.

Jesus disse: eu vou preparar um lugar, para que onde eu estiver, vocês estejam também. O mesmo João que escreveu essa carta é o que disse: Eu vi um novo céu e uma nova terra. De que lado você está?

Mensagem: Pastor Nélio Monteiro
Igreja Batista Parque Safira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...