sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

1 João 1:4-10


Resenha do Culto da Virada do Ano Novo
31/12/2019

1 João 1:4-10

Meus irmãos, todo final de ano, e quando está por iniciar um novo ano, nós desejamos às pessoas um ano cheio de bençãos e realizações. Desejamos que no ano novo cada pessoa possa viver um novo tempo em sua vida. É muito comum ouvimos as pessoas dizerem: ano novo, vida nova.
No entanto, a maioria das coisas continuam como estava.

Com a chegada do verão, as academias ficam cheias; muitos se propõem a fazer exercícios, cuidar da saúde, ler a Bíblia, mas quando chega o inverno, a maioria das coisas continuam como estavam.
No entanto, sempre há oportunidade de buscar uma vida nova.

Quero compartilhar parte do que João escreveu da sua alegria, para que você possa realmente realiza-los. 
2020 vai chegar daqui a pouquinho. Vou dizer que 2020 vai ser um ano excepcional para você, se você for honesto com você mesmo.

1 João 1:5-6

Deus é luz. Nele não há trevas. Santidade e integridade absoluta.
Quando a Palavra diz que Deus é luz, ela está dizendo que Deus é santo e íntegro.
Se você buscar a santidade, naturalmente você viverá uma vida íntegra. Se você fizer isso, 2020 vai ser um ano excepcional na sua vida.
No entanto a mesma Palavra diz que, se andarmos nas trevas, no pecado; não teremos comunhão com Deus. Nossa religiosidade é vã. 
Cristianismo é um estilo de vida. Não é uma religião ritual. Servimos a um Deus que sonda o coração de cada um de nós. Um Deus que é Santo e que requer de cada um de nós, uma vida santa.
Por isso, João diz: Se você diz que anda na luz e vive uma vida em pecado, você está mentindo. Estamos sendo desonestos.

Deus conhece os meus pensamentos. Deus conhece as intenções do meu coração.
O salmista diz: Onde vou me esconder da Tua presença?
Aonde podemos nos esconder de Deus?

Se você for honesto com você mesmo, seu ano será excepcional; se você entender que seu relacionamento deve ser com o Deus Santo que sonda seu coração. Vai ser excepcional, se você andar na luz.

A luz de Deus liberta a mente do homem. Ela abre nossos olhos e nos permite ver como realmente somos. Quer começar um ano novo, com vida nova, seja honesto com você mesmo.
Aquele que é um remido deve agir como filho de Deus.
A desobediência a verdade, cega os olhos. Quando conhecemos a verdade e não a praticamos, nossa mente é cauterizada e então começamos a andar nas trevas, sem perceber, que cada dia estamos chafurdando no pecado, estamos distanciando de Deus e trazendo maldição sobre nossa própria vida.
A verdade deve ser praticada e vivida de acordo com ela mesmo.

Você conhece a verdade? Você sabe o que precisa ser mudado em sua vida? O auto engano é uma desonestidade com você mesmo.

1 João 5:18

Preste atenção no que João diz. Todo aquele que é filho de Deus, não vive pecando. Não é viciado no pecado. E quando isso ocorre, o maligno não pode tocá-lo. Livre-se dos fardos inúteis. Se há algo que está te oprimindo, se há algo que precisa ser abandonado, confesse. Confie em Deus. Mude de vida. Vire a página. Comece o ano novo com uma vida nova. 2020 será excepcional se andarmos na luz, como Ele está.
Viva em santidade.
Nosso desafio é andar como Ele andou.

1 João 2:6

Ande nas pegadas de Jesus. Faça isso e você vai ver que seu ano, será excepcional. A benção de Deus estará sobre sua vida.
Quando isso acontece, Deus proporciona comunhão uns com os outros.
Nós vamos nos tornando mais parecidos com Deus.
2020 vai ser um ano excepcional, se manifestar em você, o caráter de Deus. Se você se fiar na justiça de Deus e não na sua própria justiça.

A justiça de Deus é diferente da sua justiça. A nossa justiça é falha. A justiça de Deus é perfeita. A justiça de Deus é diferente da justiça do homem. Na justiça do homem, se você errou, você vai pagar pelo seu erro. Na justiça de Deus, se você errou, Jesus pagou na cruz o preço do seu pecado.

Provérbios 30:12

Aqueles que fiam na sua própria justiça, continuam impuros. Nosso problema é que nós queremos pagar o preço dos nosso erros. Não compreendemos a justiça e o amor de Deus para conosco. Deus pune o pecado daquele que crê Nele em si mesmo, na pessoa de Cristo Jesus.

João nos exorta a confessar e admitir que somos pecadores.

Se você partisse para a eternidade e Deus te fizesse essa pergunta: Você merece ser salvo?
Eu não mereço se salvo, mas sou salvo porque creio em Jesus Cristo como meu Senhor e Salvador. Porque não me fio na minha justiça, porque sei que sou falho.

Somos pecadores salvos. Enquanto na carne, ainda pecadores. Por isso gememos, esperando a redenção do nosso corpo.

Confissão acompanhada de arrependimento, agrada a Deus. E quando isso acontece, o sangue de Jesus nos purifica de todos os pecados.

Cristo infunde em nós a santidade que Ele mesmo possui.

Romanos 3:24

Somos justificados graciosamente por meio da redenção que há em Cristo Jesus.
2020 será excepcional se cuidarmos da mente, do corpo e do espírito. Se você for honesto consigo mesmo e agir como verdadeiro filho de Deus.
Mas será um ano terrível se você fizer o contrário. Livre-se dos fardos do pecado.
As vezes carregamos fardos inúteis.

Jesus carregou a nossa cruz. Aquela cruz era sua. Aquela cruz era minha. Mas Jesus a levou no meu lugar.
Lembre-se, nosso desejo para cada um de vocês é que 2020 seja um ano excepcional; com saúde, com paz, com santidade, com alegria.
Lembre-se do que João disse: Essas coisas que vos escrevo, é para que a vossa alegria seja completa. Para que você seja livre.  Para que você não carregue um fardo desnecessário. Para que você viva uma vida autentica. Para que você não dependa das circunstancias da vida para ter paz. Para que você não fique ansioso por coisa alguma.
Desejamos a você, um 2020 excepcional, e será, se você aplicar todas essas coisas, que Deus ministrou em sua mente e em seu coração nessa noite.

Mensagem: Pastor Nélio Monteiro
Igreja Batista Parque Safira





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...