quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

1 João 2:7-11


Resenha do Culto de quarta-feira
15/01/2020

1 João 2:7-11

João escreve acerca do amor de Deus. Um dos propósito de João, era alertar a igreja contra os perigos dos ataques, que ocorre tanto de fora (falsos profetas), quanto de dentro, perda do amor natural.

João 13:34

João chama esse mandamento, de mandamento do amor. E é interessante como Jesus o exemplifica, contando a Parábola do Bom Samaritano. Conhecida por nós, como a Parábola de um homem que desce por um caminho, espancado por ladrões e salteadores, fica caído pelo caminho e por ele passam sacerdotes, passam levitas, e todos eles passaram sem se importar com aquele homem.
E então, veio um Samaritano, e o Samaritano para o Judeu, é alguém visto à margem da sociedade. Mas, aquele Samaritano, parou, acudiu aquele homem, tratou as suas feridas e o levou para uma estalagem e ali, enfiou a mão no bolso, pagou pela hospedagem e se responsabilizou com o dono da hospedaria, pelos gastos futuros.

O mandamento que João ensina é antigo, no sentido de que o povo de Deus sempre foi ensinado a amar. Conheceu um Deus de amor, mas era novo na qualidade.
Esse amor era novo na qualidade que nos leva a se importar com o outro, a sentir compaixão do outro. O discípulo não devia amar os outros, apenas como se ama a si mesmo.
A síntese do mandamento é, amar a Deus sobre todas as coisas e ao seu próximo como a si mesmo. Nesse sentido, o mandamento não era novo. A lei foi dada. E o povo de Deus aprendeu acerca disso.
Mas quando Jesus vem, Ele nos ensina a amar o próximo, muito além disso. Então nesse sentido, a qualidade desse amor é diferente, porque Cristo disse: Vocês devem amar o seu próximo, como EU vos amei.

Meus irmãos, o grande desafio da igreja na pós modernidade, é vivenciar esse amor. Nosso desafio é muito grande. Até porque vivemos numa época da perda do amor natural.
É triste perceber o que está acontecendo na sociedade. Pais matando filhos, filhos matando pais, irmãos matando irmãos. Por isso, mais do que nunca a igreja precisa vivenciar e expressar esse amor ao próximo.
O amor que Jesus nos ensina aqui, está numa medida incomensurável. O altruísmo, de forma sacrificial, como Cristo fez, dando a própria vida por amor a nós.

Jesus disse: Amem uns aos outros como EU vos amei. A medida é igual, o mandamento é novo. Meus irmãos, isso faz toda diferença, numa sociedade que perdeu o amor natural.
O testemunho da igreja de Cristo, é amar o espancado, as pessoas que estão à margem da sociedade. O grande testemunho é amarmos uns aos outros. Cuidarmos uns dos outros. Darmos atenção uns aos outros. É esse tipo de amor que Jesus nos ensinou e essa é a qualidade do amor de Jesus por nós.

Portanto, era novo na qualidade que Jesus me deu. Amar o meu próximo, como Cristo me amou. Você já parou para refletir no quanto Jesus ama você? Na expressão do seu amor?

Jesus deu a sua vida por amor a nós e requer que amemos nosso próximo a esse ponto. De forma sacrificial.
 Era um novo ensino para uma nova aliança. Ou seja, Deus estava fazendo uma nova aliança conosco.

João diz aqui que as trevas vão se dissipando. Que trevas são essas? João está falando da luz que Cristo é e da forma que Ele nos iluminou, ou do conhecimento que Ele nos trouxe. Seus olhos foram libertos das escamas. A Palavra de Deus diz que satanás cega o entendimento do incrédulo para que ele não creia.
Ele é incapaz de ver, de entender esse amor, de sentir a paz que sentimos em Cristo Jesus.

Paulo vivenciou essa experiência na carne. Quando Saulo de Tarso, ainda um Judeu, perseguindo os cristãos, estando ele no caminho de Damasco, diz a Palavra de Deus que brilhou uma luz tão forte, que Saulo ficou cego.
Quando você olha para o sol por muito tempo, ele queima sua retina, você pode ficar cego. Eu imagino a intensidade da luz que Saulo viu. E essa luz emergia de Cristo.
E Jesus, ao contemplar o Cristo, o Deus vivo, Ele disse a Saulo: Saulo, Saulo, porque você me persegue?
Aquele encontro de Saulo com Jesus abriu seu entendimento. Até então Saulo era um religioso. Ele conhecia o Velho Testamento como poucos. Ele era o fariseu dos fariseus. Alguém muito religioso, mas cego para as realidades espirituais, para além da Palavra, para o Espírito da Palavra que revela o Deus vivo.
E quando ele tem esse encontro com Jesus, seus olhos espirituais foram abertos, enquanto os olhos físicos foram fechados.

2 Coríntios 4:4

Satanás cega o homem no entendimento. A batalha espiritual, é travada na mente do sujeito. É aí que satanás busca corromper, cegar, tampar os olhos. Para que as pessoas não percebam sua situação diante de Deus, para que não enxerguem a profundidade do amor de Deus para com ele.

Quando Saulo tem esse encontro com Cristo e fica alguns dias cegos e Deus envia um servo para orar por ele, e quando esse servo ora, as escamas caíram de seus olhos.

Atos 9:18

O novo mandamento é novo na qualidade, na intensidade, ele nos leva a um conhecimento de Cristo que o ímpio não consegue alcançar com seus conhecimentos intelectuais.
Quando oramos e aplicamos a Palavra de Deus na nossa vida, ela nos transforma. Somos capazes de enxergar na Palavra o que o ímpio não consegue, porque Deus já abriu nossos olhos. Já tirou nossas escamas, Ele nos dá entendimento.

O que posso dizer, é que antes do meu encontro com Jesus eu era cego. Eu era religioso, mas fazia coisas abomináveis aos olhos de Deus. Porque eu era ignorante, não conhecia a Palavra. E a própria Palavra diz que Deus não leva em conta o tempo da ignorância, mas a partir do momento que eu tive um encontro com Jesus, Ele tirou as escamas de meus olhos e eu pude perceber a minha necessidade de me render a Cristo, de todo meu coração, como meu Senhor e meu Salvador. Então, as trevas passaram e Cristo começou a se revelar a mim através da sua Palavra, através da pregação da Palavra, como Ele se revela a você.
E esse é o sentido que João traz aqui.

A experiência de Paulo serve como ilustração, ele era um religioso, achava que estava agradando a Deus, e na verdade, estava perseguindo o Filho de Deus. Mas quando Cristo se revela a ele, a luz de Cristo tira sua cegueira espiritual e ele se torna um servo de Cristo e é perseguido por amor a Cristo. Vivencia esse amor sacrificial, sendo tantas vezes perseguido por aqueles a quem ele levou a mensagem de salvação.

Portanto o mandamento do amor, era um novo ensino para uma nova aliança, porque a verdadeira luz já brilhava.
Deus se revela a nós. Ele fala ao nosso coração através da Palavra e isso é libertador.

Gálatas 1:3-4

João está falando sobre essa nova luz, esse amor de Cristo, que nos leva a amar o nosso próximo. E por mais que nos esforcemos para ajudar alguém, não é nada, diante do que Deus faz por nós.

Às vezes, a gente se sente até envergonhado, em retribuir com tão pouco, a um Deus que nos dá com tanta abundância.

Hebreus 6:5

A Palavra de Deus é doce como mel. A presença de Deus na nossa vida, é algo tão intenso que nos leva ao quebrantamento.
O que mais precisamos meus irmãos, é da presença de Deus.
Somos salvos mediante a fé em Cristo. É simples assim. Deus espera que andemos na presença de Jesus.
Deus quer pegar sua mão direita e conduzir sua vida de forma decente, em santidade.
E o mandamento é amar o seu próximo como Cristo ama você.
E isso é introduzido pela verdadeira luz, quando Cristo está no trono do nosso coração.
Que lugar Jesus ocupa na sua vida, meu irmão?
É importante lembrarmos que Cristo nos amou primeiro. Que Deus nos amou primeiro. Se Deus fosse olhar seus pecados, Ele não enviaria Seu Filho. Se Deus fosse olhar para nossa gratidão, Ele não enviaria Seu Filho.

Por isso João traça um contraste. Ele diz, quem anda nas trevas não sabe para onde que vai, porque seus olhos estão cegos.

1 João 2:11

Cada um de nós que cremos que uma vez fomos iluminados, ou seja, nossos olhos espirituais foram abertos, o Espírito de Deus libertou nossa mente para ouvir a Palavra de Deus e essa Palavra ser introjetada em nosso coração e transformar a nossa vida. Nossos pecados foram perdoados no passado, presente e futuro.
Como entender um amor assim?

Como idolatrar qualquer um outro se somente ELE deu a vida por mim com toda intensidade.
Meus irmãos, Ele libertou a nossa alma, por isso, nós não podemos voltar a escravidão das trevas.
Ele nos amou quando ainda éramos escravos do pecado.
Ele libertou nossa alma da condenação do inferno.

O Senhor nos deu um novo mandamento: Amar como Ele nos amou. Siga as pegadas de Jesus. Esse é o mandamento do amor.

Mensagem: Pastor Nélio Monteiro
Igreja Batista Parque Safira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...