quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

1 João 1:5-10

Resenha do Culto de quarta-feira
26/01/2022

" Andar na luz"

Primeira carta de João 1:5-10

Quando João escreve essa carta, havia uma divisão entre os membros da igreja. Começaram a trazer doutrinas enganosas e os membros ficaram divididos.
João escreve essa carta, para aqueles que eram salvos em Cristo Jesus.

1 João 2:18-19,22,26
1 João 4:1

João está falando que eles precisam tomar cuidado e estarem atentos com aqueles que se dizem cristãos. Que estão no meio da igreja mas não são um dos nossos. Estavam promovendo apostasia e afastamento da fé. Era um grupo de pessoas, que estavam trazendo uma nova filosofia para dentro da igreja.
Eles pensavam, que o espírito era bom e a carne era má e que, portanto, não havia problema nenhum, fazerem o que quiserem de seus corpos. 
Essa era a forma deles viverem. Lá fora faziam o que queriam e na igreja se comportavam como pessoas sérias com Deus. Acreditavam que dessa forma, estavam com a alma salva.
Acreditavam que a salvação era alcançada pelo conhecimento.
Isso tudo era uma ideia.
Por isso que a carta de João, as vezes, apresenta textos que parece que ele está se contradizendo.
Precisamos entender, que João escrevia, para o grupo de salvos e também para os não salvos, que existiam dentro da igreja.
João contrapõe as obras dos salvos e dos não salvos.
Precisamos ler a carta de 1 João, entendendo os dois lados.

1 João 2:6

Andar como Jesus andou, é o dever do cristão.
Temos as evidências, da pessoa salva, na Pessoa de Cristo.

Andar na luz é ter noção do que é certo e do que é errado. É cumprir os mandamentos do Senhor.
Vivemos num mundo cristão, em que temos muita dificuldade de sabermos, o que é certo ou errado.

Vivemos num mundo, em que muitas vezes não sabemos para que lado ir. Perdemos a noção do que é certo ou errado.
Andar na luz, é ter noção do que é certo e do que é errado. 
Há uma separação entre luz e trevas. E o andar na luz vai mostrar quem de fato eu sou.
Quanto mais eu leio a Bíblia,
 mais eu percebo o quanto pecador e miserável eu sou.
No momento em que começo a andar na luz, vou percebendo quem eu sou.
Andar na luz é isso.

Por que algumas pessoas não modificam sua vida? Porque não oram e não leiem a Palavra.

Eu não posso esconder meu pecado. Preciso reconhecer e confessar, para alcançar a misericórdia do Senhor.
Se eu não confesso meu pecado, eu vou fracassar.

Salmos 90:8

Sabe aqueles pecados que achamos que o outro não sabe? 
Os pecados ocultos, que ninguém sabe, Deus sabe.
Não adianta você esconder do pastor. Nossos pecados ocultos estão diante de Deus.
Deus revela coisas profundas, traz luz aos pecados ocultos.

Hebreus 4:13

Nós vamos ter que prestar contas a Deus. E está tudo as vistas para Ele, ainda que você não perceba.
Não podemos nos esconder de Deus.

Números 32:23

Deus está aconselhando as tribos, a tomar cuidado. Se andarem fora dos caminhos do Senhor, seus pecados não ficarão escondidos.

Gênesis 44:16

Achou Deus a nossa iniquidade.
Aquilo que fazemos de oculto, um dia vem a tona.

Salmos 32:4

Davi era um servo do Senhor e o pecado o incomodava, ao ponto de deixá-lo doente.
Meu irmão, se seu pecado não te incomoda, você precisa rever sua vida.

Você precisa andar na luz. Você não pode andar no mundo.

João faz um desafio a igreja, para que eles percebessem se eram salvos ou não.
A luz sempre vai mostrar a verdade.

Andar na luz também é estar seguro.

Efésios 5:8

Eu preciso viver como filho da luz. E como filho da luz, eu tenho que andar como filho da luz. Não praticar a mentira, não roubar, não ser desonesto.
Isso é andar como filho da luz.
Muitas questões precisam ser resolvidas, se de fato você é filho da luz.

1 João 1:5

Deus é luz e Nele não há trevas.
Como posso dizer que sou filho da luz, praticando as obras das trevas?
Se você é filho da luz, não pode haver trevas na sua vida.

João 8:12

Quem segue a Jesus, não pode andar em trevas. Você tem que aprender a fazer essa separação.
Viver na luz, é praticar as obras que revelam quem Deus é.

1 João 2:10

Quem ama seu irmão permanece na luz e nele não há causa de tropeço. Não basta só não odiar. Tem que amar. E as vezes é difícil amar determinadas pessoas. Mas tem que amar.
Porque sou filho da luz e o Espírito Santo habita em mim, Ele vai me fazer capaz, de amar essa pessoa.

Atos 26:18

Não tem como você falar que é salvo se você vive em trevas. Se você se converteu, é das trevas para a luz.

Efésios 5:8-13

Tem coisas que a gente ainda não sabe, mas precisamos aprender a discernir. Não posso participar daquilo que é contrário a vontade de Deus.

Andar na luz é um desafio para mim e para você.
Andar na luz envolve uma decisão. Envolve a exposição de quem você era, dos seus pecados.
Andar na luz é tornar-se conhecido como você é, sem máscaras.

Davi andou na luz em tudo. Exceto no caso de Betsabá. E isso levou Davi a doença.

Andar na luz, o sangue de Cristo nos purifica de todos os pecados. Andar na luz é ter comunhão uns com os outros.
Andar na luz é a evidência de que você é salvo.

Estude a carta de 1 João e veja como é o comportamento dos salvos e dos não salvos. Amém?
Como está sua vida?


Mensagem: Pastor Sílvio Farias
IBPS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...