domingo, 30 de janeiro de 2022

João 4:1-7

Resenha do Culto da noite e domingo
30/01/2022

" Hora do Salvador"

João 4:1-7

O texto diz que, Jesus falou que era necessário passar por Samaria.
Alguns diriam que Ele estava com pressa. Porque fazendo esse caminho, Jesus ganharia dois dias na sua caminhada.
Mas, penso eu que, Jesus tinha o momento de encontrar com aquela mulher samaritana.
Nesse texto, Jesus faz observações muito claras, de que era necessário passar por ali. Ele cita a cidade de Sicar, que era perto, onde tinha uma cidade de refúgio.
Ele chama a atenção por causa de Jacó. Ali era o poço que Jacó. construiu, dado a seu filho, José.
Alguns estudiosos dizem que, o fato do texto trazer esse detalhe, é porque José tinha passado por um grande sofrimento e isso estaria identificando com o sofrimento daquela mulher.

A Palestina era dividida em três províncias e Samaria ficava entre essas duas cidades.
Jesus passou por aquela cidade e quebrou várias barreiras. A barreira religiosa, a questão racial, a questão do sexo.
Os Judeus e Samaritanos, estavam envolvidos numa disputa de ódio. Eles não se davam bem e a própria mulher não entendia, como um Judeu poderia estar ali, conversando com uma mulher, ainda mais Samaritana.
Havia ali um problema muito sério, desde a época de Salomão.
Samaria estava vivendo um momento de um povo de raça misturada. Não era um povo puro. E os Judeus não aceitavam nada que viesse de Samaria. Entendiam que eles não levavam Deus a sério. Aqueles dois povos se odiavam e não estavam interessados em ajudar um ao outro.
Por isso o povo Judeu preferia cortar volta, para não passar por Samaria.
Não era comum Jesus passar por aquele caminho.
Mas, naquele dia, naquele horário, talvez, Jesus tivesse um encontro marcado com aquela mulher. 
Ela não sabia, mas Ele resolveu passar por aquele lugar, e ela tem um encontro com Jesus que muda toda sua história.
Jesus resolve encurtar o caminho, mas, não era por pressa. Porque se fosse, Ele não ficaria ali por dois dias.
Jesus chega ao povo já cansado, com fome e com sede, e pede aos seus discípulos para buscarem alimentos na cidade. E fica ali descansando.
De repente, chega aquela mulher. Pelas roupas, ela já sabe que Jesus é um Judeu. E se surpreende com a presença dele ali.
E logo, Jesus começa a conversar com aquela mulher. E ela se preocupa. 
Como pode um Judeu, conversando com uma mulher, ainda mais sendo ela samaritana?
Jesus estava ali, pedindo a ela um pouco de água.
Jesus para naquele poço, para trocar uma ideia e conversar com aquela mulher. Isso mostra o quanto ela era  importante para o Senhor, o quanto aquela mulher valia para o Senhor! 
Isso mostra o quanto nós valemos para o Senhor, o quanto o Senhor nos ama, ao ponto de dar o Seu Filho para morrer por nós na cruz!
A vida daquela mulher não era fácil. Ela buscava água ao meio dia, porque sabia que naquele horário, não corria o risco de se encontrar com outras mulheres. Afinal, ela não tinha boa reputação e seria desprezada pelas outras mulheres. Se sentiria humilhada.
Imagino que nesse poço, as mulheres ficavam conversando, trocando idéias.
Eles falavam, com razão, que aquela mulher não tinha nada para ensinar. Afinal já estava no sexto marido e esse nem era dela, mesmo.
Não sabemos a razão pela qual aquela mulher estava no sexto relacionamento.
E se esse não era marido dela, estaria vivendo com um homem casado ou com seu namorado. Então, ela não era exemplo para ninguém.
O que muda a história daquela mulher, é que Jesus muda a sua vida.
Quando Jesus pergunta a ela por seu marido, ela tenta evitar o assunto. Ela não quer que Jesus toque nas suas dores. Mas, Jesus já sabe da sua história. 
Esse homem, que era estranho para aquela mulher, está lhe confrontando, tocando na sua ferida, falando da sua dor.
Aquela mulher vai ao poço naquele horário, justamente para evitar se encontrar com alguém. E agora, se vê diante de Jesus, lhe confrontando.
Imagino que ela tenha ficado muito triste. Ela sabe de suas dores. Ela sabe onde é sua ferida. Ela tão acostumada a sua dor, tentando fugir, e vem alguém que a cobra.
Imagino que não foi fácil para ela. Alguns falam que era adúltera, prostituta.
Ao conhecer Jesus, ela percebe que Ele confronta suas dores, para que haja cura.
Para que ela experimente da água da vida.
A intenção de Jesus, nunca é de nos menosprezar, mas sim de nos restaurar.
Aquela mulher, ao conhecer Jesus, deixa seu passado e vai beber da fonte da água da vida.
Jesus lhe oferecia da água que ela nunca mais teria sede.
Talvez ela buscasse solução na fuga. Ir ao poço ao meio dia, quando não tinha ninguém.
Jesus conversa com ela. Estava de fato interessado em curar suas feridas.
Aquela mulher sai de seu isolamento, feliz e alegre e vai anunciar para as pessoas, que havia de fato, encontrado o Messias.
Não estava mais preocupada com o que iam falar dela. Ela estava transformada porque teve um encontro real com Jesus.
No início da sua história, ela era uma mulher cheia de problemas, que não conseguia resolver. Não conseguia estar entre as pessoas, porque temia, o que iam dizer dela. 
Agora, ela está transformada, porque Jesus tocou na sua ferida; não para confronta-la, mas para transformá-la. Seu passado não tinha mais valor, o que importava agora, era sua vida em Cristo. O coração amargurado e triste, agora é um coração feliz. Porque aquela mulher teve um encontro real com Jesus. Esse encontro com o Salvador, trouxe àquela mulher, o amor.
Foi a primeira vez que ela se sentiu amada verdadeiramente. O encontro com Jesus trouxe a salvação e a alegria de viver. Mudou a vida daquela mulher e de tantas outras pessoas da Samaria. Porque o texto diz que através do testemunho dela, muitas pessoas se achegaram ao Senhor.
Aqueles que estavam perdidos e frustrados, quando encontraram Jesus, tiveram suas vidas transformadas.
Aquela mulher era simples, de fato, rejeitada pelos Judeus. Mas quando ela tem um encontro real com o Salvador, sua vida muda, seu coração muda. Tudo na vida dela é transformado.
Eu acho fantástico quando Jesus diz:
" Me é necessário passar por Samaria."
Porque havia alguém ali aos cacos, que não podia se relacionar, porque só recebia humilhação. Mas o Senhor Jesus resolveu parar naquele poço, ao meio dia para que aquela mulher tivesse um encontro com Ele.
Talvez você esteja se sentindo assim, mas essa é a hora que você precisa deixar Jesus tratar sua feridas e sua dores. Ser confrontado pelo seu pecado, para que enfim, você possa se encontrar com o seu Salvador.

Mensagem: Pastor Silvio Farias.
IBPS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...