domingo, 23 de janeiro de 2022

Efésios 6:10-18

Resenha do Culto da noite de domingo.
23/01/2022

" A armadura de Deus"

Efésios 6:10-18

Meus irmãos, o texto que acabamos de ler é uma carta do apóstolo Paulo, destinado as igrejas que estão na cidade de Éfeso e nas redondezas daquela cidade.
O intuito dela é trazer a meditação e reflexão, sobre tudo que recebemos quando estamos em Cristo.
O apóstolo visa edificar aqueles irmãos. E a cada um de nós hoje.

Essa carta, nos ajuda a entender um pouco da nossa identidade. De tudo aquilo que Deus fez por nós, em Cristo Jesus.
Nós estávamos mortos, mas em Cristo, agora nós temos vida.
Olha a quantidade de benefícios, que o apóstolo Paulo  relembra, sobre o que recebemos quando estamos em Cristo.
Ao ter esse encontro especial com Cristo e receber todos esses benefícios é impossível continuar vivendo da mesma maneira como vivíamos antes.
Jesus te aceita da maneira como você está vindo, mas você não permanece da mesma maneira. Você é impactado e transformado pelo que Jesus faz na sua vida.
Você é habitação de Deus.
Se agora você foi chamado de filho, você foi liberto, para viver aquilo que Deus quer que você seja.
Você foi criado para ser filho de Deus. E o filho de Deus deve viver como filho de Deus.
Fomos libertos para uma vida de integridade, santidade e obediência. Uma vida que glorifica a Deus, evidenciando nossa nova identidade.

2 Coríntios 5:17

As práticas pecaminosas ficaram para trás. Aquilo que você fazia e entendia como melhor, agora em Cristo, ficou para trás. Você foi chamado para ser nova criatura.

Mesmo dentro dessa nova vida, será que não temos lutas e batalhas?
Nós estamos em guerra.
E a partir do momento que você tem um encontro real com Cristo, você veio para o lado vencedor, mas você continua em guerra.
Enquanto você estiver nessa terra, você vai batalhar para viver uma vida de santidade.

1 Pedro 5:8

Essa é a realidade. Quando estamos em Cristo, somos libertos do pecado, mas isso não significa que não vamos mais ser tentados, oprimidos e provados.
Estamos do lado vencedor. Somos chamados a viver uma vida de integridade. De acordo com os comandos do nosso General.
Justamente por estarmos em uma batalha, o Senhor nos dá todos os recursos diários, para que possamos sair como vencedores.

O soldado não vai para a guerra sem uma armadura.
Ele vai preparado, porque ele sabe do potencial do seu inimigo.
Ele precisa estar preparado nesse momento, para sair vencedor nesse confronto.

Efésios 6:10-13

Quando Paulo escreve essa carta, ele inicia sua escrita, deixando algumas coisas claras.
A primeira delas é que a nossa luta não é contra seres humanos. A nossa guerra é contra o diabo, seus anjos, potestades,seres espirituais, que tem o objetivo de destruir sua vida, fazer com que você se desvie dos caminhos do Senhor.
A nossa luta é espiritual. Não é contra carne e sangue, que quer dizer, seres humanos.
Nossa luta é contra é principados e potestades, hostes celestiais que tentam a todo instante, boa destruir. Seres  que podem sim, usar pessoas para nos destruir. Mas que tenhamos em mente que nossa luta é espiritual.

Todo esse arsenal que Paulo nos apresenta, é essencial para que o servo de Deus possa vencer a sua batalha.

Ele nos encoraja a estar equipado com aquilo que vem de Deus. Porque só aquilo que vem do Senhor, tem força suficiente para que possamos resistir no dia mau.
A armadura só é eficaz, porque ela vem de Deus.

Quando o apóstolo Paulo escreve esse texto, ele está fazendo uma associação a armadura que os soldados romanos, usavam na guerra.
Eles dominavam nos dias de Jesus. Exerciam um jugo muito pesado porque eles tinham uma força militar muito grande. Uma armadura que os detinham, de todo poderio bélico.
Quando Paulo escreve aqueles irmãos, ele faz uma associação, para que eles entendessem que estavam em guerra e precisavam estar equipados.

A primeira que ele nos traz é sobre o cinto. O cinto de couro do soldado romano apoiava sua túnica. Fazia com que ele estive revestido.
O apóstolo Paulo afirma, que o primeiro item da armadura do povo de Deus, deve ser o cinto da verdade.
O apóstolo Paulo quer que a igreja entenda que deve ser conduzida por aquilo que Deus tem para ela.
Precisamos estar revestidos da verdade. 
Não há espaço para aquilo que seja duvidoso.
Mesmo que você seja colocado numa situação muito difícil por falar a verdade, sempre fale a verdade.

João 8:44

Não há espaço para mentira na vida do crente. A partir do momento que você opta por falar algo mentiroso ou agir de forma enganosa, você está agindo como o diabo.
Não há espaço para mentira em um Deus Santo e como Ele devemos procura andar em santidade.

O segundo item, é que devemos estar revestidos da couraça da justiça. Ela protegia toda parte do coração.
O significado de diabo é acusador, difamador.
É aquele que te enche de culpa, para que você não consiga chegar até Deus.
Precisamos ter a consciência, de que fomos justificados pelo nosso Deus, a partir do momento que cremos Nele.
Não podemos permitir que nosso inimigo, lance sobre nós as suas acusações.
Se você crê no Senhor Jesus, como Único Senhor e Salvador da sua vida, mesmo que você cometa um erro, não deixe de chegar até Deus.
Esse é o objetivo do diabo.

Que você esteja revestido e não permita que em seu coração surjam raízes de amargura, surja uma culpa demasiada. Que você vá até Deus, se arrependa e confesse seu pecado.

A alusão aqui é sobre as sandálias do império romano. As sandálias que eles usavam, traziam equilibrio e estabilidade durante a batalha.
É isso que o Evangelho de Cristo faz conosco. Ele traz paz e tranquilidade, mesmo em meio as adversidades.
E por onde quer que anunciamos esse Evangelho pessoas são restauradas.

Mais um item dessa armadura, é estarmos calçados do Evangelho de Cristo.
Que mesmo em meio as batalhas, você possa alcançar a paz. 

João 16:36

O Evangelho que pregamos e ouvimos, domingo após domingo, é o Evangelho que traz paz. E  essa paz, nos faz ficar firmes em meio as dificuldades.
Porque temos a consciência de que nesse mundo teremos tribulações, mas o Senhor Jesus nos prometeu que seremos vencedores.
Estamos em guerra, mas a partir do momento que você crê em Cristo você muda de lado. Ao lado de Cristo a vitória é garantida.

Efésios 6:16

O escudo do crente é sua fé em Deus. Os soldados romanos usavam um escudo que cobria todo seu corpo.
Era um escudo especial.
Eles tinham a prática de mergulhar o escudo em água para quando o  inimigo lançasse flechas de fogo, ao bater  o escudo, elas eram apagadas.
Não é diferente conosco. O inimigo vai lançar flechas do engano, tormentos, mas aquele que deposita sua fé em Deus, de maneira nenhuma ele será abalado.

Salmos 18:1-3

O Senhor é o escudo daqueles que crêem. Nossa fé nos protege das flechas inflamadas do inimigo. Em meio a tudo que nosso inimigo pode prover em nossa vida, nosso Deus é muito maior. Ele nos protege e nos guarda. Ele nos livra do mal.

Entenda, mesmo que passemos por uma batalha difícil, onde as flechas estão em chamas, o escudo do crente, é sua fé em Deus.
 Efésios 6:17
O capacete tem a função de proteger nossa cabeça. 
Nós precisamos proteger nossa mente. Ter nossa mente guardada na certeza de tudo aquilo que Cristo conquistou por cada um de nós.
O sacrifício de Deus naquela cruz, nos garantiu a salvação.

Mesmo que eu morra, eu viverei, porque o Senhor Jesus já garantiu a minha salvação.
O sacrifício de Cristo foi de uma vez por todas e todo aquele que tem aquela fé genuína, ele já faz parte daquele grupo de pessoas, que viverão uma eternidade ao lado de Deus.
Se você crê em Cristo, pode ter a certeza, que o Senhor Jesus já conquistou a sua salvação.

O texto nos fala de mais um item, a espada do espírito. Essa é a única arma de ataque desse arsenal. De todos os esquipamentos, temos uma arma de ataque  e essa espada, é a Palavra de Deus.

Jesus usou a Palavra de Deus contra as tentações de satanás no deserto. O próprio Cristo, cita as Escrituras em sua batalha contra o diabo.

Mateus 4:1-11

Meu querido irmão, é importante percebermos,  onde Jesus foi tentado pelo diabo, no deserto.
Em meio ao seu momento de tentação, o diabo tenta  usar da própria Palavra de Deus para fazer com que Jesus cometesse pecado.

Mas Jesus confronta o inimigo por meio daquilo que está escrito. 

Em cada página desse livro, o Espírito Santo de Deus está nos falando, nos capacitando, aperfeiçoando.
Se você não tem contato com a Palavra de Deus, você é uma presa fácil para o seu inimigo. Porque ele conhece as Escrituras.
Se alimentar daquilo que as Escrituras dizem apenas no culto de domingo, não é suficiente. Estamos numa guerra e precisamos nos alimentar diariamente da Palavra de Deus, para que nos momentos de tribulação, nos lembremos do que o Senhor diz. 

Quando afirmamos aquilo que Deus diz, estamos lançando a espada. A Palavra é mais afiada que uma espada de dois gumes.

Nós só lançamos essa espada, diante das dificuldades, problemas e provações, quando conhecemos as Sagradas Escrituras.
Só assim conseguimos vencer as ciladas do inimigo.

A oração deve ser militante na vida do servo de Deus.
A oração é fundamental, para que toda armadura seja alinhada.
O Senhor nos alerta para as batalhas, mas nos dá todos os recursos, para que alcancemos a vitória.
Pode ser que você não esteja equipado com esses recursos.
Que a Palavra e a oração, possam revestir sua vida sendo proteção e armas necessárias para vencer essas batalhas.
Nosso Deus não apenas nos dá os recursos, mas está a nossa frente, guerreando por nós.

Ele não nos prometeu estarmos livres das dificuldades, mas prometeu que estaria conosco em cada uma delas.

Tome posse daquilo que Deus entregou a você.
Viva segundo a verdade.
Certamente, se você viver de acordo com tudo aquilo que o Senhor nos propõe, você terá vitórias.

Mensagem: Seminarista Gabriel Monteiro
IBPS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...