Resenha do Culto de quarta-feira
16/07/2025
"Atos, o primeiro Concílio"
Atos 15:1-6
Quando o Senhor Jesus veio, Ele ia com os discípulos ao templo e ali o Senhor os ensinava; assim como o Senhor Jesus os ensinava no espaço público.
Após a ascensão de Jesus, os apóstolos começam a pregar nas Sinagogas.
Só que, quando eles vêm trazendo a mensagem, acerca do Senhor Jesus, há rejeição por parte de muitos Judeus, que não criam em Cristo como o Messias, o Senhor, o Salvador.
Isso fez com que os apóstolos fossem deixando as sinagogas e reunindo nas casas.
Vamos ver então, que as primeiras igrejas começam a se desenvolver nas casas e em espaços públicos, a medida que as casas não comportavam.
Então, há uma cisão entre judaísmo e cristianismo.
Isso ocorre, porque muitos judeus não convertidos, não entendiam que em Cristo se cumpre todo Velho Testamento.
Todos os cerimoniais se cumpriam na pessoa do Senhor Jesus, apontavam para Cristo.
E como eles não reconheceram Cristo, como Messias, como Senhor, como Salvador, foi necessário então, que a igreja deixasse o espaço e agora, a igreja cristã se torne uma igreja distinta do judaísmo. Porque o judaísmo continua apegado a lei.
Pela lei ninguém foi, ninguém é, ninguém será salvo. Porque se o homem transgredir um ponto da lei, ele está condenado.
Ninguém conseguiu cumprir a lei, senão Jesus.
O cristianismo traz o Evangelho da Graça de Deus. Ou seja, Deus envia o Seu Filho, que vem ao mundo, cumpre a lei, vive sem pecado, vai à cruz, ali Ele morre em nosso lugar, expia o pecado de todo aquele que Nele crê. E agora a salvação se torna um ato gracioso de Deus, por intermédio da fé em Cristo Jesus. Jesus expia os meus pecados, Jesus me leva a condição de filho de Deus, Jesus me leva ao Reino de Deus.
Então, se tornam duas religiões muito distintas.
No texto lido, haviam alguns convertidos do farisaísmo, que vão à igreja de Antioquia e começam a dizer para os gentios, (aqueles que não eram judeus e que haviam se convertido), que eles precisavam se circuncidar. Que eles precisavam cumprir a lei de Moisés.
Paulo e Barnabé disseram que eles estavam equivocados, que não entenderam a Nova Aliança.
Se nós formos impor a lei sobre eles, eles vão estar condenados. Porque pela lei ninguém é salvo. A lei mostra o nosso pecado, mas, não dá solução para ele. A lei me mostra que eu sou um transgressor e exatamente por isso, estou condenado. Aos gentios, como a nós, é oferecida a graça de Deus mediante a fé em Cristo Jesus.
Então, não podemos trazer elementos da lei ou do judaísmo e colocarmos no cristianismo.
É importante estarmos atentos a isso. Porque vivemos dias, em que está acontecendo a mesma coisa.
A mesma coisa que Paulo, Barnabé e os apóstolos vão provocar esse concílio, vão se reunir, discutir sobre a inspiração do Espírito de Deus, e tomar uma decisão; que vale para a Igreja de Cristo hoje.
Quando ocorre essa controvérsia, o texto diz que eles discutiram muito. Foi uma discussão que fugiu do normal.
Então a igreja de Antioquia reuniu e disse que fosse Paulo e Barnabé e mais alguns desses irmãos, até Jerusalém, onde estavam os apóstolos, os líderes da igreja. E que lá reunidos, eles consultassem a Deus, para que chegassem a uma conclusão do que fazer. Circuncidar os gentios ou não.
Atos 15:1-2
Aqui, há uma advertência a igreja do presente século. Reintroduzir elementos do judaísmo na igreja cristã, é desconhecer a Palavra de Deus. Por ignorância ou por má-fé.
Então, começamos a ver acontecer nas igrejas, no meio chamado evangélico, a introdução de elementos do judaísmo, para dentro de uma igreja cristã. Quando isso acontece, ela deixa de ser cristã.
Ela tem que definir o que ela é, se é uma sinagoga ou um templo cristão.
No nosso tempo, pior ainda, tem muitos, trazendo elementos das religiões de mistérios, de religiões africanas, trazendo para dentro do cristianismo. A gente tem que estar muito atento para isso.
No caso aqui, estavam levando elementos do judaísmo.
Então, surge na igreja de Antioquia, uma controvérsia, Paulo e Barnabé não aceitam isso.
Vão à igreja e ali se reúne o primeiro concílio.
Atos 15:6
Então, vamos ver reunidos ali, apóstolos, líderes da igreja e membros da própria igreja.
Esse é um costume nosso. Sempre que há uma controvérsia a igreja se reúne, ora, e toma uma decisão juntos, de forma democrática.
Nesse concílio, agora vai ter a oportunidade para ouvir os apóstolos Paulo e Barnabé.
Atos 15:4
Então, Paulo e Barnabé vão falar, como eles pregaram o Evangelho e como os gentios receberam o Evangelho de Cristo. Como eles creram em Cristo e porque eles defendiam a separação do judaísmo e cristianismo.
Atos 15:5
Preste atenção, eles queriam trazer a lei, para dentro do cristianismo.
Jesus não veio para cumprir a lei?
Jesus não veio porque ninguém conseguiu cumprir a lei?
Então, trazer a lei de volta, era levar o homem de novo, ao jugo da lei.
E pela lei, ninguém foi salvo.
Todo mundo aqui pecou. Então, se nós somos transgressores, nós estamos condenados e o salário do pecado é a morte. Então, nós não precisamos de um Salvador. Esse Salvador não pode levar em conta os nossos pecados. Porque se Ele levar em conta, nós estamos condenados do mesmo jeito. Então, tem que ser algo pela graça. Graça é Deus nos concedendo, aquilo que não merecemos.
São as duas mãos de Deus. A mão da Graça é Deus nos dando aquilo que nós não merecemos, a mão da misericórdia é Deus retendo aquilo que nós merecemos.
Nós merecemos condenação, merecemos o inferno, merecemos estar longe de Deus porque nos rebelamos contra Ele.
Mas, Deus envia o Seu Filho e graciosamente nos oferece a salvação da nossa alma, mediante a fé Nele.
Só Jesus cumpriu a lei.
Então esses fariseus se levantam, e querem submeter os gentios a cumprirem a lei.
Parece aquele cristão, que é membro da igreja e ele peca e quer que a igreja exerça a graça com ele.
Mas quando o outro irmão peca, ele quer a lei para o irmão.
Isso se chama farisaísmo. Quando eu erro, eu quero a graça para mim. Mas, eu quero a lei e penalidade, para o meu irmão que errou.
Aí Pedro pede a palavra.
Atos 15:7-11
Pedro está falando da experiência lá na casa de Cornélio. Da manifestação do Espírito, lá na casa de Cornélio. Eles creram pela fé e foram purificados. Ele está dizendo que Deus concedeu aos gentios o Seu Espírito, confirmando a sua aceitação. Quando Pedro é enviado à Casa de Cornélio, Deus disse para Pedro:
"Não torne você impuro, aquilo que Deus purificou."
Pedro foi à Casa de Cornélio e quando ele está pregando, Cornélio e outros creram e o Espírito de Deus, a semelhança do que aconteceu no Pentecostes, quando os discípulos estavam reunidos, desce o Espírito como se fosse fogo, sobre a cabeça deles, manifestando que Deus os aceitou. Aquele sinal foi importantíssimo, para mostrar que a graça de Deus é estendida aos gentios. A nós. Não era só para os judeus.
Que o Espírito de Deus veio, ao crermos em Cristo, tanto para os Judeus, no dia de Pentecostes como para os gentios, lá na casa de Cornélio. Representando que o mesmo Espírito que transforma a vida do Judeu, transforma a vida do gentio.
Atos 15:8
Assim como o Espírito de Deus desceu sobre os apóstolos, Ele desceu sobre os gentios também.
Se Deus aceitou os gentios sem cerimoniais da lei, quem somos nós para questionar a Deus?
Pedro lembra a eles, algo muito importante.
Atos 15:9
A salvação é pela fé.
Pedro está dizendo:
" Deus não faz distinção entre Judeus e gentios."
João 3:16
Aqui faz alguma distinção?
Não.
É todo aquele que crê.
É isso que Pedro, em outras palavras, está dizendo aqui.
Romanos 5:6-11
A aula que Pedro está dando aqui é magnífica. Ele está falando da justificação pela fé. Sem distinção de língua, tribo, enfim, desde que creia em Jesus. Então ele faz uma exortação:
Atos 15:10
Por que, que nós que recebemos a graça, porque não conseguimos cumprir a lei, agora, queremos a lei para eles?
O Evangelho de Cristo é puro e simples.
Por isso, temos que tomar muito cuidado. Essa questão dos elementos do judaísmo, já foi resolvida lá no Concílio de Jerusalém.
O Evangelho é simples. O Evangelho é Cristo, é conhecer Cristo. É submeter ao Senhorio Dele. É crer Nele como Senhor e Salvador.
A gente não tem que trazer elementos da lei.
Quem abençoa e quem amaldiçoa, é Deus. A ovelha é de Jesus Cristo.
O seu Pastor é Cristo.
É Cristo que você tem que imitar.
Gálatas 5:1-6
O que faz a diferença no nosso andar com Cristo é a nossa fé Nele.
O Evangelho nos liberta.
O Evangelho não te escraviza.
A falta de conhecimento do Evangelho, leva a escravidão. Aí você encontra tanta gente, cheia de superstições que não estão no Evangelho de Cristo.
Lembre-se de uma coisa: Somos salvos pela graça de Deus.
Nós fomos salvos do fardo insuportável da lei.
O cristão, ele, anda pela fé em Jesus Cristo, como seu Senhor e Salvador.
O cristão deve observar a Palavra e os mandamentos de Deus. Mas, consciente de uma coisa, a nossa salvação não é pelos nossos méritos mas, pelos méritos de Jesus.
Nós fomos salvos, pela morte e ressurreição do Senhor Jesus Cristo.
Quem crê em Jesus está liberto de toda maldição. Dizer que é Cristo e mais alguma coisa, é invalidar o sacrifício de Jesus na cruz.
Paulo e Barnabé estão combatendo, porque voltar a lei, era invalidar a morte de Jesus.
Se tem que continuar cumprindo a lei, então, não precisava Jesus ter vindo.
Atos 15:11
Pedro estava dizendo como um Judeu. A mesma graça que veio sobre nós, também está sobre os gentios.
Romanos 3:24
Nós somos justificados por meio da Graça.
Se você crê em Jesus, como seu Senhor e Salvador, o Espírito de Deus que está em você, Ele é maior do que o mundo. O Espírito de Deus que habita em você, está te lapidando, está te preparando, para te entregar redimido, diante do nosso Deus. Porque cremos em Cristo, nós somos salvos, por meio da fé. Nós recebemos a nossa salvação pela graça, não é pelas obras.
Aquele que é salvo pela graça, produz boas obras; porque as boas obras são fruto do Espírito de Deus naturalmente. O Espírito de Deus vai nos transformando, vai nos lapidando a semelhança do nosso Senhor Jesus Cristo. Esse é o propósito de Deus.
Efésios 2:8
Glória a Deus, aleluia! Somos salvos por meio da fé. Isso não vem de nós, é dom de Deus. Custou para Deus, a sua salvação, O precioso Sangue de Jesus.
Pastor Nélio Monteiro
IBPS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.