quinta-feira, 10 de julho de 2025

DO PANTEÃO: BARNABÉ E PAULO - Atos 14:1-6

 

Resenha do Culto de quarta-feira
09/07/2025
" Do Panteão: Barnabé e Paulo "

Atos  14:1-6
A Palavra de Deus, ela sempre produzirá algum tipo de efeito. Ela liberta pecadores da perdição, ela é o meio pelo qual Deus dá vida aos mortos, mas também, é a Palavra que condena o incrédulo, que confirma o destino dos descrentes. A mesma Palavra que gera alegria no coração daquele que tem um encontro com Cristo, pois reconheceu o Senhor. Pois entendeu as Boas Novas, pois foi transformado e agora enxerga a salvação em Jesus. É a mesma Palavra que aponta de forma categórica, que existe um destino final para aqueles que rejeitaram o Cristo.  É a mesma Palavra que não faz nenhum tipo de carinho no pecador impenitente. É a Palavra que diz que, aquele que rejeita Cristo, há de pagar por toda a eternidade do inferno. A mesma Palavra que dá esperança e traz a vida eterna com Cristo. É  a Palavra que condena e deixa evidente, que aqueles que rejeitaram a Cristo, hão de viver eternamente, separados do nosso Redentor.
Isso está acontecendo aqui em Icônio.
Paulo e Barnabé, como de costume, se apresentam  primeiro na Sinagoga.
O Evangelho deveria ser pregado aos Judeus. Eles estão em um lugar que já é aberto a ouvir o Evangelho.
O texto nos diz, que o efeito positivo do Evangelho ocorre. Tanto os Judeus, como gentios, crêem em Jesus. São transformados pelo agir do Espírito Santo, mas, de uma forma muito triste, o efeito negativo também ocorre. Pessoas rejeitam a mensagem da salvação. Pessoas negam a Cristo, como o seu Senhor. Uma oposição se levanta para maltratá-los e apedreja-los.
Mesmo diante de tremenda oposição que se levanta, ao ponto de levar ao apedrejamento, o texto nos diz que Paulo e Barnabé, permanecem ali por um bom tempo. Mesmo em meio ao risco eminente de morte, eles permanecem dentro de Icônio por um bom tempo.
Porque o Evangelho estava frutificando naquela cidade, porque as pessoas que depositaram a fé em Jesus, precisavam ser ensinadas a guardar tudo aquilo que eu vos tenho ensinado, como Jesus anunciou.
Eles não precisavam apenas de entender e crer na mensagem. Mas eles precisavam, de ser discipulados, de ser ensinados e conduzidos no caminho do Senhor. Porque estes que creram, seriam a instrumentalidade de Deus, para continuar a frutificação naquela cidade de Icônio. Então, os nossos irmãos queridos, Barnabé e Paulo, continuam a campanha missionária dentro daquela cidade, de forma corajosa.
Nada pode parar o servo de Deus, porque eles entendem que  se o Espírito Santo ainda não os mandou para fora, deveriam continuar ali, até que o Senhor lhes desse outra direção.
Ser perseguido por causa do Evangelho, não é em si mesmo, grande problema. Porque ser perseguido por causa do Evangelho, é uma clara marca de uma identidade, é uma clara marca de que há uma identificação com Cristo. As pessoas, enxergam em nós, assim como enxergavam neles, que estes, definitivamente são discípulos de Jesus.
Aquele que foi impactado por Jesus, ele não conseguirá, mesmo que tente, esconder a sua identidade.
Pedro, nega Jesus três vezes e nas três vezes, ele é reconhecido.
Aquele que foi alcançado por Jesus, ele verdadeiramente, tem a identidade do Mestre.
O perigo da perseguição, não é algo exclusivo destes dias.
Nos últimos quatro anos, mais de 15 mil cristãos, foram mortos por conta da fé.
Mais de 24 mil igrejas ou propriedades cristãs, foram atacadas. A grande maioria delas foi dentro da China.
Mais de 13 mil cristãos foram condenados e presos, sem julgamento.
Mais de 127 mil cristãos, foram abusados de forma física ou psicológica, nos últimos quatro anos, tendo os países da África, como a sua grande maioria.
Eu confesso que, quando eu estava vendo esses dados, eu fiquei, um pouquinho preocupado. Porque os três países que mais perseguem cristãos, são países que hoje, nós somos amigos.  São países que com o Brasil, fazem parte do brics.
Brasil, Rússia, Índia, China, Irã, África.  Três daqueles, tirando Irã, que o cristianismo não pode nem entrar.
O último dado de missões, parece que nós enviamos mais de 500 mil cópias (e lá é ilegal) do Novo Testamento Bíblico, para dentro do Irã, no ano passado.
O "contrabando" de Bíblia, para que o povo pudesse crer.
Até quando, teremos tanta liberdade religiosa?
Existem muitos locais, onde a Palavra de Deus não pode ser pregada. Ela não pode ter a possibilidade de ser anunciada.
Existem locais onde cristãos estão, hoje mesmo, morrendo por conta da fé.
Mas, mesmo em meio a lugares como esses, Deus continua a levantar Barnabés e Paulos.
Deus continua a levantar servos, que vivem, com o intuito de alcançar as nações.
Precisamos orar mais, por esses irmãos que estão lá, dando a vida. Precisamos cooperar mais, para o sustento desses irmãos. Precisamos nos compadecer diante de Deus, em relação a eles.
Então, Paulo e Barnabé, firmes ali, pregando, chega um momento que a perseguição se intensifica e o Senhor os direciona para Listra e Derbe.

Atos 14:8-13
Os discípulos entram na cidade de Listra e já começam ali operando um milagre.
Havia um homem aleijado de nascença, esse homem está sentado à porta. Paulo diz que ele vê, que havia naquele homem, fé.
O motor do milagre é a fé.
Todos aqueles que recebem um milagre de Deus, o recebem, porque creem que Ele pode fazer.
Paulo enxerga fé naquele homem, e diz:
Levanta-se! E aquele homem se levanta.
Tudo indica que naquela cidade, não tem uma Sinagoga, porque não é o primeiro lugar que eles vão; o que indica que aquele povo é um povo completamente, vinculado ao politeísmo da religião greco-romana. Eles vêem um grande milagre acontecendo e eles ficam perplexos com a cura deste homem. Então, veja bem, nós temos um Deus  assentado no Trono dos Céus, que faz coisas grandiosas, à medida que Nele depositamos a nossa fé. Deus continua a curar.  Deus continua a libertar. Deus continua a fazer maravilhas. Muitas vezes, não é que Deus diminuiu o Seu Poder e a Sua ação. Mas, nós vivemos uma geração, de um povo sem fé. Nós vivemos uma geração, de um povo que ora, mas, não acredita que aquilo vai acontecer.
A gente tem que orar e acreditar que Deus vai fazer.  Nós precisamos orar e acreditar que Ele pode fazer. 
Precisamos ter fé, porque a fé é o motor do milagre.
Esse feito, ressoa como uma grande notícia dentro daquela cidade. 
Tudo começa a efervescer na religiosidade daquele povo.
É interessante que cada deus e cada deusa, naquela religião, tinha uma tarefa específica: garantir o bem estar do povo.
Existia uma lenda local, que Zeus e Hermes, esses dois deuses, se encarnaram, vieram ali, na cidade de Listra e procuravam alguém que pudesse lhes dar alojamento.
O mito, ali afirmava, que depois de ir em mil residências e nenhuma os hospedar, eles então, chegam numa residência muito simples, de dois senhores. E assim, eles os recebem. E eles ficam ali e comem com eles um banquete. E depois se revelam que eram deuses.  Fazem daquela casa um grande templo e fazem desses idosos, sacerdotes; dando muitas bênçãos a eles.
De repente, chegam dois homens que fazem um milagre sobrenatural, que eles não estão acostumados a ver. Quando eles batem o olho, é Zeus e Hermes, voltando na nossa cidade.
E aquele sistema religioso começa a efervescer.
O sobrenatural traz a clara conexão: os deuses estão no meio de nós.
Nós somos seres religiosos por natureza.
Em qualquer lugar, que não tenha chegado o Evangelho de Jesus Cristo, tem algum tipo de adoração.
O ser humano, ele busca adorar a algo. Ele sente falta de algo.
Então, nós vemos que muitas vezes, nós também somos tentados, a ver o sobrenatural ocorrendo, através da vida de alguém; a colocar essas pessoas, em posições que não deveríamos.
Alguns endeusam homens. Alguns colocam homens e mulheres, em posições de destaque, completamente fora daquilo, que a Palavra de Deus nos estipula. Paulo e Barnabé eram grandes servos de Deus. Ser honrados como servos de Deus, é uma coisa.
Agora, reconhecidos como deuses, é outra, completamente diferente.
Atos 14:14-18
Rasgar as roupas naquele contexto, era um símbolo de alguém, que estava com o coração pasmo, diante do que estava acontecendo.
Era um sinal de quebrantamento aos olhos de Deus.
" Nós somos homens que postamos a mensagem da salvação."
Mensagem essa, de um Deus Vivo, de um Deus Único. Aquele que criou os céus e a terra. Aquele que embora vocês não conhecem de forma tão específica, Ele nunca deixou de se revelar, por meio daquilo que nós chamamos de graça comum.
O sol nasce para justos e impios.
O sol nasce para aqueles que creem e não creem.
O sol nasce para aqueles que já ouviram do Evangelho e para aqueles que não ouviram. A colheita vem para aqueles que já ouviram e  para aqueles que não ouviram.
Deus manda a chuva, Ele dá força,  Ele dá saúde, para aqueles que já ouviram e para aqueles que não ouviram. Isso é graça comum. É  Deus manifestando a Sua bondade aos povos. 
Mas, ninguém  é indesculpável diante de Deus, porque Deus se revela ao homem de alguma forma.
Meus irmãos, a idolatria é um grave problema.
Em vez de sentirem-se lisonjeados com a adulação, Paulo e Barnabé, eles ficam perplexos, eles ficam chateados. Isso é uma marca de homens que temem a Deus, que sabem que as grandes coisas que são feitas através de suas vidas, não são porque são grandes homens, mas porque são pequenos homens, nas mãos de um Deus grande.
É isso que precisamos ter plena consciência.
Nós pregamos um Deus que é Onipotente, Onisciente, um Deus que é Glorioso. Um Deus que não erra, embora homens errem.
Por que pessoas, em qualquer época, seriam tão bobas, ao ponto de adorarem seres humanos?
Por que seriam tão tolas, ao criar religiões com múltiplas divindades?
Eles tinham um Deus e uma deusa, para cada ocasião humana.
Nós sabemos que isso é tolice.
Mas o que aconteceu mais tarde, com a igreja Ocidental ?
Em vez de deuses de deusas, temos santos para cada ocasião da vida. O modelo do panteão de Deus romano, nunca deixou de existir. Ele tomou uma nova caricatura, mas ele continua operando, na vida da igreja romana. Ainda hoje celebramos a festa junina. Uma festa de origem pagã, a uma deusa romana chamada Juno, esposa de Júpiter, que é considerado esse rei dos deuses. A igreja, incorpora, ela dá um novo significado.
Mas continua a existência do panteão romano, dentro da igreja.
Quantas pessoas têm medalhas de santos para ocasiões da vida!  Desenvolvemos um santo para cada ocasião, seguindo o mesmo modelo do povo antigo. Sabe o que  isso nos mostra, meu querido irmão?
Que o ser humano não está satisfeito com Deus. Ele não está satisfeito com o Único Deus Altíssimo! Ele continua criando pequenos mediadores, para que ele possa chegar até Deus. Ele continua atribuindo a seres, a homens criados, características divinas.
Você já parou para pensar que, se um santo especial, ele conseguisse mediar situações ou rogar a Deus por você e se nós tivéssemos uma pessoa em cada continente do mundo, fazendo uma oração ao mesmo tempo para esse santo, ele teria que ter característica divina?
Ele teria que ser  onipresente, onisciente ou onipotente. E o mesmo, vale para Maria! Para ela ouvir oração de todo mundo ao mesmo tempo, ela tem que ter atributo divino. Nós estamos divinizando, aquilo que não é para ser divinizado. Enquanto aqueles povos divinizavam seres, homens criados como deuses; nós também, nós que eu digo, o ser humano, ele continua divinizando seres criados e prestando culto e fazendo orações e dobrando os joelhos e fazendo novenas e adorando, mesmo dizendo que não é uma adoração.
Isso é algo muito sério meus irmãos, porque existe um Deus assentado no Trono.
Êxodo  20:3-5
É claro!
Como aqueles povos não enxergavam, que existe um Deus Verdadeiro, Único que deve ser adorado?
Pessoas hoje, continuam na mesma perspectiva.
Não só aqueles que buscam santos, mas, muitas pessoas tornam pastores em divindades, às vezes tornam negócios em divindades, o dinheiro em divindade, a família em uma divindade.
Se o coração do homem tem a semente do Divino, outra verdade também, é que o coração do homem, é uma fábrica de ídolos.
E nós precisamos estar sempre firmes, com Deus verdadeiro. Porque o nosso coração, sempre tentará se dobrar, para uma outra divindade.
Quando nós não temos Deus, como o mais importante, nós nunca O colocaremos em Seu devido lugar.
Do panteão de deuses, tentam glorificar Barnabé e Paulo, que definitivamente, recusam tal Glória.

Atos 14:19-20
A divindade para o povo é apedrejada.
Ao negar a adoração, ao negar a posição de destaque, chegam ali, aqueles de Antioquia, de Icônio, se encontram, vão até  Listra, para que pudessem incitar o povo, a continuar a perseguir, Paulo e Barnabé.
Mas, um milagre acontece. De Deus ao apedrejamento, da morte à vida, Paulo é apedrejado e arrastado para fora da cidade.
Mas, o texto diz que ele se levanta e ele volta para  dentro da cidade e continua a cumprir os desígnios de Deus.
isso é convicção de que nada, nem a morte pode parar.  Deus deu uma visão, Deus deu um direcionamento. Deus apontou o caminho, querido vai, porque se Deus está do lado, é o lugar mais seguro a se estar. Eles voltam para o lugar do apedrejamento, porque é ali que Deus quer nesse momento. Se Deus ali quer, se Deus ali está, é o lugar mais seguro a se estar.
Meus irmãos, é maravilhoso perceber que existe um Deus que segue ao nosso lado, que existe um Deus, que mesmo em meio as maiores batalhas da vida, Ele segue ao lado daquele que crê.
O inimigo se levanta.  Inimigos se levantam. Retaliações vem sobre o povo de Deus.
Muitas vezes, opressões. Muitas vezes, problemas. Muitas vezes, portas fechadas.
Mas, quando dobramos os joelhos e clamamos a Deus e Deus se levanta em nosso favor, não há nada que possa para-Lo. Quando Deus se levanta em nosso favor, não há nada que possa parar um servo de Deus. Porque se Deus mandou, se Deus nos direcionou, se Deus abriu a porta, se Deus está ali, é o lugar que devemos estar e certamente, mesmo em meio às lutas, sairemos vitoriosos.  Porque o Deus que nós servimos, é um Deus que  já venceu. A vitória já foi conquistada. Deus não está medindo forças. Ninguém mede forças com Deus. E quando nós caminhamos, com Aquele que já venceu, nós também saimos vitoriosos. Nada pode parar, nada pode conter Barnabé e Paulo, porque eles sabem, Quem está ao seu lado. Eles sabem por Quem é que eles marcham.
Você tem consciência de quem está ao seu lado? Você tem consciência de quem é que marcha em seu favor ?
Você tem consciência do tamanho de Deus, da grandeza de Deus, da Glória de Deus, do Poder de Deus, da Soberania de Deus ?
Você tem consciência disso?
Porque, quando temos consciência disso, nós somos incentivados a continuar prosseguindo e prosseguindo e prosseguindo, porque embora na vida, nós tenhamos que carregar uma cruz, nós também temos um Deus, que dá todo o suporte para que o fardo seja leve, e para que a vitória seja uma garantia. Esse é o Deus que nós servimos!
Esse é o Deus verdadeiro!

Pastor Gabriel Monteiro
IBPS





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

DESCANSO ATEMPORAL - ISAÍAS 64:1-5

  Resenha do Culto da noite de Domingo 19/10/2025 " Descanso atemporal " Isaías 64:1-5 Vivemos dias nebulosos. Dias difíceis....