segunda-feira, 7 de julho de 2025

A ESPERANÇA DA GLÓRIA - COLOSSENSES 1:24-28

 

Resenha do Culto da noite de Domingo
06/07/2025

" A esperança da glória "

Colossenses 1:24-28

Antes de 1487 Portugal, durante o período das grandes navegações, desejava encontrar um caminho mais fácil, para chegar às Índias.
Porque tinham que dar uma grande volta para chegar até lá, que era um lugar, onde estava acontecendo um grande comércio, naquele momento.
Os navegadores temiam passar pelo Cabo das Tormentas, porque era um local de fortes tempestades. As condições marítimas não eram favoráveis.
Mas, em 1488 Bartolomeu Dias, conseguiu contornar o Cabo das Tormentas e chegar à Índia, muito mais rápido.
E quando ele retorna, dom João II renomeou aquele cabo, chamado Cabo das Tormentas, para Cabo da Boa Esperança.
Simbolizando ali, a esperança de chegar até a Índia mais rápido.
Após a queda da raça, foi rompida a comunhão com Deus.
Imagine vocês, que diariamente, Deus descia e conversava com o homem.
Mas, tão logo houve a queda, Deus não mais desceu. O homem não viu mais a Face de Deus.
Em todo Velho Testamento, vamos ter a percepção do desejo do homem, de conseguir chegar de novo, a uma comunhão perfeita com Deus. O pecado trouxe inúmeras tormentas, nos separou de Deus. Daquela comunhão, que havia com Deus. O pecado fez com que Deus nos expulsasse do paraíso, lugar de completude, de comunhão com Deus.
E agora, fora do paraíso, o homem anseia no seu íntimo, voltar a uma comunhão com Deus. Mas, como chegar lá? Qual é o caminho?
No Velho Testamento, Deus entrega as leis. Eu diria que as leis, nos apresenta um Cabo de Tormentas, porque ela mostra a nossa fraqueza, a nossa necessidade de um Salvador. A lei nos mostrou as misérias, em que o pecado nos levou.
O Santos homens de Deus no Velho Testamento, olhavam para o futuro, com a esperança de encontrar uma forma, de contornar isso.
Porque o pecado trouxe a morte.
Há vida, após a morte?
Há esperança? 
Como vencer a morte?
O povo Judeu chega a um momento, que todo olhar dele, estava tão somente no tempo, no aqui, no agora. E as profecias apontavam, para um momento, em que Deus enviaria um homem, nascido de mulher.
E esse homem nos conduziria, a contornar todas as tormentas, de uma vida subjugada, escravizada pelo pecado.
E aqui, o apóstolo Paulo, escrevendo aos Colossenses, nos mostra como contornar o Cabo das Tormentas.
E a ideia central do texto que lemos, é exatamente isso, a esperança que temos, para passar pelo Cabo das Tormentas.

Colossenses 1:24-25
Como peregrinos, no tempo, na terra, como contornar essa vida de tormentas, que nos é infligida por causa da queda?
Como ter esperança, num tempo de tanta desesperança?
Paulo nos lembra aqui, que Cristo venceu as tormentas, na vida no mundo.
Ele veio, O Desejado de todas as nações. Ele veio e triunfou sobre a carne, sobre o mundo, sobre o diabo, sobre a morte, para abrir o caminho e ser o caminho, de volta à íntima comunhão com Deus.
Cristo é esse, que nos conduz através das tormentas da vida. Cristo é esse, que triunfa sobre os poderes das trevas. Cristo é esse, que vence a morte, ressuscitando ao terceiro dia, como Ele mesmo profetizou.
E enviou o Seu Espírito, a fim de habitar em nós e nos transformar, de fé em fé e nos conduzir de volta a Presença do Pai.
É isso que nos dá esperança. Cristo não só abre o caminho, Ele é o caminho, a conduzir-nos às águas tranquilas.
Interessante, que depois que Bartolomeu contornou o Cabo das Tormentas, ele encontrou um mar tranquilo e pôde navegar até o seu destino.
Quando Cristo se apossa de nós, quando Cristo traz paz ao nosso coração, quando Cristo como o BOM PASTOR, nos conduz às águas tranquilas, isto traz paz a nossa alma.
Mas, há um preço. E Cristo nos convida a tomar a cruz.
A cruz é o preço do discipulado.
Jesus disse que no mundo nós teríamos  tribulações. Mas o mesmo Cristo, disse: 
" Tenham bom ânimo, não desanime,  pois Eu venci o mundo. Eu posso conduzí-los até o Cabo da Boa Esperança. Até o paraíso que foi perdido e que Eu recuperei na cruz."
Diz o Senhor Jesus.
" Eu sou Pastor que os conduz em segurança e alimenta as vossas almas e os conduz às águas tranquilas, de uma eternidade com Deus."
É sobre essa Esperança. Não podemos fugir, de assumir nossa porção, do sofrimento que cabe a igreja. As tribulações, elas vem.

João 16:33
Jesus como homem, vai a cruz, como um Cordeiro sem pecado.
Jesus viveu 100% como homem, como homem Jesus não cometeu o pecado. Ele venceu o mundo. Ele triunfou sobre o mundo, para nos conceder a vida eterna, em Seu Nome. Ele Próprio revela Deus, na Sua Pessoa. Ele é o Próprio Deus.
Tome a sua cruz, nesse mundo que é inóspito para nós, que cremos no Senhor Jesus Cristo. O mundo não é a nossa casa. Jesus Cristo não nos ofereceu o mundo. Jesus Cristo nos oferece os céus. Quem oferece o mundo é satanás. Ele é quem oferece as glórias do mundo, como se a ele pertencesse o reino da terra.
Mas na verdade, a ele pertence esse sistema mundano, que leva o homem a se posicionar de forma rebelde, diante da lei de Deus. Que leva o homem, a recusar o plano de Deus, para sua própria salvação.
Esse é o preço do discipulado. Cristo nos conduz, a passar pelo Cabo das Tormentas, na vida.
E é bom lembrar, que a vida é breve. Que o mundo nos odeia. O mundo odeia todo aquele que reflete a luz de Jesus.

Colossenses 1:26-27
Em todo Velho Testamento a pergunta era:
" Como vamos nos livrar, da escravidão do pecado?"
E Paulo diz:
" Agora foi revelado o mistério."
O mistério desvendado, é Cristo em nós. Ele veio habitar em nós.  E é isso que nos dá a esperança da Glória.

Colossenses 2: 2
Cristo é a nossa esperança da Glória. Ele veio. Ele pagou o preço da nossa redenção.
Na cruz, Ele expia os nossos pecados. Ele vence o poder da morte. Ele vence os poderes das trevas. Ele veio nos libertar de todas as obras do diabo. Ele veio, para nos libertar, do último inimigo a ser vencido, que é a morte. Cristo triunfa sobre ela na cruz. Cristo é a nossa esperança da Glória.    
Cristo nos dá esperança, de participar da Glória de Deus.
Nós não somos perfeitos, nós pecamos, nós transgredimos.

Romanos 6:23
Ele foi o mistério revelado. O plano de Deus para a salvação do homem, foi através do Seu Filho, Jesus Cristo. Jesus veio e estabelece uma nova aliança. Nessa nova aliança, somos salvos, mediante a fé em Cristo Jesus. É Ele quem paga o preço, é Ele quem triunfa. É Ele quem nos conduz de volta a presença de Deus, mediante o Seu sacrifício na cruz. Ele nos chama, a participar da gloriosa esperança. A Glória de Deus é visível na Face de Cristo.

2 Coríntios 4:4-6
Quando olhamos para Cristo, nós vemos o Deus Encarnado. Quando olhamos para Cristo, nós encontramos Aquele, que nos leva a contornar o Cabo das Tormentas na vida, e renomeia, de desesperançados a esperançados, a cheios  de uma viva esperança, mediante a fé, em Cristo Jesus. Do triunfo sobre o pecado, do triunfo sobre os poderes que algema o homem, do triunfo na hora da morte.
Quando Cristo vem habitar em nós, através do Seu Espírito, o Espírito de Deus vai nos lapidando.
O Espírito de Deus, como um oleiro, vai restaurando a imagem de Deus em nós, com o propósito de nos tornar semelhantes a Jesus Cristo, o Senhor. É essa a nossa esperança.

2 Coríntios 3:18
O Senhor vem nos buscar, achafundados no pecado. Todo quebrados, escravizados, destruídos. Corrompidos, com o interior cheio de feridas e Ele nos restaura. Ele nos eleva, a condição de filhos de Deus. Ele coloca dentro de nós, o Seu Espírito. Deus vem habitar em nós, para nos conformar a Sua Própria imagem, com um objetivo de nos levar de volta, ao paraíso que Ele recuperou; para que de novo, possamos usufruir da Gloriosa Presença de Deus. De glória em glória.
É maravilhoso o plano de Deus.
Através do Seu Espírito, Ele nos leva a vivenciar o essencial, para encher o nosso coração da esperança, que é Cristo.

Colossenses 1:28
Esse é o objetivo.
Paulo diz:
" Eu sou instrumento de Deus, para anunciar a vocês, Cristo."
É Nele que está toda a nossa esperança de viver. Cristo é o Pastor que nos conduz as águas tranquilas.
É Cristo que nos leva a passar pelas tormentas na vida. Nele encontramos esperança viva. É Ele quem nos dá poder, para cumprir nossa missão.
A nossa única e viva esperança, é Cristo. Cristo é a esperança do seu lar. Cristo é a esperança do seu relacionamento. Cristo é a esperança da salvação da sua alma. Não há outra esperança, além de Cristo Jesus. É a fé Nele, que nos leva a superar os desafios e alcançar a paz.
Deus tem um objetivo muito claro.
Jesus disse:
" O meu objetivo, é buscar e salvar o homem que se encontra perdido."
E Paulo lembra disso:
" O objetivo, é apresentar cada homem restaurado diante de Deus."
Esse é o mistério que nos foi revelado, Cristo  em nós.
Imagine!  O próprio Deus, vem habitar em nós!
É a presença Dele na nossa vida, que nos leva e nos dá, a esperança, da Gloriosa presença de Deus. Cristo tem a chave da salvação. Cristo nos concede a esperança de um futuro glorioso, com o corpo glorioso, na Presença do Glorioso Deus.
Quando Cristo ressuscita e os discípulos O encontram, eles O vêem em um Corpo Glorioso, semelhante ao corpo que receberemos na glória, para estarmos na Presença do Deus Glorioso. Para podermos novamente, contemplar a Face de Deus. Contemplá-lo face a Face.
Essa é a esperança, que nos é apresentada, através dos evangelhos.
Jesus nos leva ao Reino, quando Nele cremos e depositamos toda a nossa fé e Ele vem habitar em nós, é Ele quem vai nos conduzir. E encontramos Nele, todo poder e autoridade, para vencermos as tormentas da vida.
O grande problema hoje, é que poucas pessoas estão dobrando os joelhos, colocando a boca no pó e clamando Àquele que se propõe a ouvir as nossas orações, que se propõe a trazer cura para nossa alma, que se propõe a restaurar os relacionamentos, que se propõe a proteger os seus filhos amados. Que se propõe a revelar-nos a Sua Glória, através da Sua Gloriosa Presença em nós.
Hoje, não estamos sozinhos. Jesus não foi para o céu e nos deixou desamparados. Jesus habita em nós, através do Seu Espírito.
É isso que nos enche de esperança, de um dia voltarmos à completude, a Gloriosa Presença de Deus; glorificados, num corpo glorificado, sem mais a morte ter poder sobre ele.  Nesse dia, em que os profetas anteviram, que Jesus nos prometeu, então, voltaremos, a Gloriosa Presença do Deus Glorioso.

Pastor Nélio Monteiro
IBPS


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

A ESPERANÇA DA GLÓRIA - COLOSSENSES 1:24-28

  Resenha do Culto da noite de Domingo 06/07/2025 " A esperança da glória " Colossenses 1:24 -28 A ntes de 1487 Portugal, dura...