segunda-feira, 21 de julho de 2025

ÁGUAS QUE CURAM - EZEQUIEL 47:1-12 e JOÃO 4:14

 

Resenha do Culto da noite de Domingo
20/07/2025

"Águas que curam"

Ezequiel 47:1-12 e João 4:14


Meus irmãos, os planos de Deus são maravilhosos. Quando olhamos para a ação de Deus na linha do tempo, ficamos impactados, porque podemos perceber claramente a ação Poderosa, Soberana, Majestosa do Senhor nosso Deus em toda a criação.
Deus fala com o profeta Ezequiel, através de missões; como falou com tantos outros profetas.
E aqui, Deus está dando uma visão a Ezequiel, da ação de Deus na linha do tempo. E a visão aqui, simboliza o Poder de Deus em renovar, em restaurar, e dar vida. E isso impacta Ezequiel, porque ele está vivenciando um contexto de frustração.
E quando Deus começa a falar com Ezequiel e mostrar Sua ação Soberana, isso enche o coração do profeta, de esperança. E também a nós.
Podemos ver obra do Poder de Deus e da Trindade, em toda a criação. Ela fala, ela glorifica o poder de Deus. E quando vemos a ação do Espírito de Deus desde o momento da criação, lá na Gênesis, vemos o Espírito do Senhor, trazendo ordem ao caos. O Espírito do Senhor, colocando limite as águas que  inundavam toda a terra.
Eu quero pensar com os irmãos nessa noite, à luz da Palavra de Deus, da revelação, que aponta para Pessoa do Senhor Jesus Cristo, Único, Supremo Senhor de nossas vidas. Aquele que nos dá esperança.

Gênesis 2:10-15
Quando Deus fala da formação do Jardim, Ele fala de uma fonte.
O texto fala de uma fonte, que jorra ali no Éden e mais à frente ela forma um rio, e esse rio se divide em quatro braços, em quatro rios, que vão irrigando o Éden,  tornando-o fértil. E por onde esses rios vão passando, eles vão levando riqueza, fertilidade e vida.
Imagine como o Éden deve ser lindo, maravilhoso!
O Senhor o guardou para nós.
Ezequiel fala das Águas purificadoras. Quando chegamos em Ezequiel, o homem já está fora do paraíso. A natureza geme e continua gemendo, aguardando a redenção dos filhos de Deus, o momento em que o Senhor há de restaurar todas as coisas.
Mas, Ezequiel vê um tempo, que nós já estamos vivenciando.
Ezequiel vê  um tempo em que o Mar Morto voltaria a ter vida.
E o Senhor está mostrando a ele, que esse momento seria mais um, dos muitos sinais, de que se aproxima a vinda do nosso Senhor Jesus Cristo.
Mas o propósito de Deus, segundo a visão, é transformar Israel em um jardim. Num paraíso!
Deus já preparou a Jerusalém Celestial.
Está tudo pronto. O Senhor Deus a quem nós servimos, é Senhor Soberano de todo o universo, nos séculos dos séculos, no tempo e na eternidade. E o propósito Dele vai se cumprindo literalmente, porque Ele é Deus.
O templo aqui, simboliza o paraíso, de onde flui as águas, onde está nascente.
Do templo, do lugar da adoração a Deus, flui a Palavra Poderosa de Deus.
É o Logos de Deus, a Pessoa de Cristo, que chega a essa mulher,  uma mulher desesperançada, e diz:
"Se você soubesse Quem Eu Sou, você me pediria e Eu lhe daria, da água da vida. Eu lhe daria do Meu Espírito."
Jesus está dizendo "EU SOU a fonte."
"As Minhas Palavras, têm o poder transformador, vivificador, restaurador, porque EU SOU a Fonte de Águas que levam vida, vitalidade, purificação." Deus está mostrando isto a Ezequiel, nessa visão.
Quando Deus institui o culto, no átrio do tabernáculo, existia uma pia. Onde os sacerdotes iam e se lavavam e se purificavam, para entrar na presença do nosso Deus, simbolizando a purificação.
Quando Salomão constrói o templo, ele manda fazer uma bacia muito grande, chamada mar,  que era um lugar, aonde o sacerdotes iam e se purificavam, antes de oferecer o sacrifício diante do Senhor, simbolizando a purificação dos sacerdotes.

Êxodo 30:17-21
Aquelas águas, simbolizavam purificação.
Eles não podiam entrar na tenda da revelação, sem se purificar. Porque estariam diante de um Deus Santíssimo.
Essa lavagem, ritual de purificação, é eterna.
Quando Salomão constrói o templo, ele faz um lavatório do tabernáculo, chamado mar do templo, que ficava ao Sul do altar, no átrio do Santuário. Então, esse era o lugar que os sacerdotes tinham que, se lavar,  para poder adentrar no Santuário, para poder oferecer as oferendas a Deus.
O mar do templo, ficava ao sul do altar, no átrio do Santuário.
Na visão de Ezequiel, o rio tem origem exatamente no sul do altar. Simbolizando as águas purificadoras que fluem do altar, que fluem do templo, simbolizando a ação regeneradora, purificadora, do Sangue de Jesus,  que nos purifica de todos os pecados. Simbolizando a Presença do Espírito de Deus, na vida daquele que crê em Cristo, na sua ação santificadora, purificadora, revitalizadora.
Isso é maravilhoso!

Joel 3:18
Isso é o que Deus tem preparado, para aqueles que O amam.
O Senhor há de restaurar, colocar ordem ao caos.
E nós já estamos  percebendo a ação Deus, operando essas mudanças, essa transformação, cumprindo essas profecias.
Na visão de Ezequiel, essas pias, são substituídas por um rio que dá vida.
Deus tira as pias e substitui por um rio que dá vida.

Apocalipse 22:1
Como ignorar a Palavra de Deus?
Como ignorar o plano de Deus, se podemos ver na linha do tempo, Deus operando Seu Santo propósito, Seu Soberano propósito, de uma forma tão maravilhosa, tão linda! João diz:
"O rio produz vida aonde quer que vá."
Na visão de Ezequiel, esse rio transforma Israel num jardim paradisíaco, produzindo vida até mesmo nas águas salgadas do Mar Morto.  Deus está sinalizando, que o cronômetro de Deus está em curso, que o propósito de Deus está se cumprindo.
E quando olhamos para ação de Deus, quando olhamos para o Eufrates secando, quando olhamos o Mar Morto voltando a ter vida, quando olhamos as linhas de aproximação sucessivas, meus irmãos, nosso coração se enche de esperança porque é o momento da volta do Senhor Jesus, se aproximando, cada vez mais.

João 4:10-14
Jesus está dizendo aqui:
" Eu Sou a Fonte. Se Eu lhe der de beber da Água  da Vida, se Eu lhe der do Meu Espírito, sua alma nunca mais terá sede. Você nunca mais terá de viver uma vida em busca de uma alegria, de uma felicidade, de um novo sentido para a sua vida. Que você está buscando de braços em braços,  de abraços em abraços e só se frustrando, só se ferindo, mulher. Porque a água que Eu der, lhe dará vida, lhe dará alegria, lhe dará sentido para a sua vida.  Essa água, ela é purificadora, ela é viva, ela vai curar suas feridas, ela vai sanar a sede da sua alma. E aquela mulher diz: Senhor, dá-me dessa água."
Jesus, Ele toma como ilustração, aquela fonte lá do Éden. Que fluia, que se tornava um rio, que dividia em quatro rios e levavam vida e fertilidade, regando todo jardim.
Jesus toma como ilustração, a visão de Joel.
A restauração da vida, da vitalidade de novo. Do retorno ao Jardim que um dia nós perdemos.
É isso que Jesus está nos ensinando aqui, com tanta beleza, com tanta propriedade.

João 4:27-29
Aquela mulher entendeu a mensagem de Jesus.
Ela diz:
" Ele é a Fonte. Ele é Aquele que descedentou a sede da minha alma. Ele é Aquele que curou as minhas feridas. Ele é Aquele que me deu esperança. Ele é Aquele a respeito do qual os profetas falaram. É Ele!"
"Venham vê-lo, venham encontrá-lo! "
A alegria da salvação, nos leva a querer compartilhar Cristo com os outros.  E Jesus, de uma forma muito inspiradora, em relação às árvores que produzem 12 frutos por ano ou o ano inteiro, diz:
"Quem beber dessa fonte, nunca mais terá sede, porque a Presença do Meu Espírito em sua vida, levá-lo a a produzir frutos, todos os meses do ano."
Em todo tempo, ele vai produzir o fruto do Espírito de Deus, porque suas raízes estarão se nutrindo, na Fonte Eterna de Deus, que é o Espírito de Deus, trazendo o mesmo Espírito que trouxe vida à criação. O mesmo Espírito, que trouxe ordem ao caos, é o mesmo Espírito, que traz ordem ao caos interior do homem. É  o mesmo Espírito que ao vir habitar no crente, o transforma de dentro para fora.

João 14:23
A Fonte é o Próprio Deus, habitando no coração do verdadeiro adorador. A  Fonte é o Próprio Deus, trazendo vitalidade, irrigando a alma sedenta, purificando o interior do homem, restaurando e avivando-o.
Nós estamos vendo literalmente o Mar Morto voltando a ter vida, nós estamos vendo literalmente, as profecias se cumprindo, nos direcionando para o Glorioso Dia do Senhor, quando o Jardim voltará a ter vida. Glorioso Dia do Senhor, quando a Jerusalém Eterna, a capital Eterna, descerá do céu. João viu, mas, mais importante do que tudo isto, o Senhor Jesus Cristo, está voltando.
Primeiro Ele veio para buscar e salvar o que estava perdido. Para restaurar-nos o paraíso e levar-nos ao paraíso perdido.
O paraíso foi perdido, a fonte que trazia a água e fertilidade a toda terra, foi retirada. E o que nos sobrou foram dois rios. Sobraram apenas dois rios, que estão secando. O Eufrates está secando, simbolizando que, aquela fonte maravilhosa que  irrigava toda a terra, ao ser  retirada, toda terra sofreu, retornou ao caos.
A vinda de Jesus simboliza que a Fonte de Águas Vivas voltou, para restaurar o caos interior do homem.
Para que, após a redenção do homem, Deus restaure o caos que caiu sobre a terra. Da mesma forma que aquela fonte produzia fertilidade por toda a terra, o Espírito de Deus hoje,  leva a mensagem do Senhor aos quatro cantos da terra, levando a Palavra de Deus, que produz vida, que produz transformação. Porque é o Espírito de Deus quem dá vida a ela e essa mensagem está chegando aos quatro cantos da terra. Porque a promessa do Senhor foi, que quando essa mensagem chegasse aos quatro cantos da terra, então, o Senhor voltará. Por isso estamos nessa obra missionária de, levar a Palavra de Deus. 
Cristo veio e Nele se cumpre as profecias.
O Espírito do Senhor veio, para saciar e purificar o interior, trazendo ordem, saciando a alma sedenta, restaurando a imagem de Deus em nós.
O Filho de Deus veio e nos reconciliou com Deus, o Espírito de Deus veio para nos levar de volta e ser o selo de Deus em nós. Restaurar a imagem de Deus em nós, significa que o nosso Deus está cumprindo o Seu propósito e a Sua Palavra. E você não pode ficar de fora, porque o Deus que prometeu enviar o Seu Filho, nascido de mulher e pisar a cabeça da serpente; Ele enviou. Porque o Deus que prometeu enviar o Seu Filho, a Fonte das Águas vivas, o Seu Espírito; Ele enviou o Seu Espírito, a Fonte de Águas Vivas.
Deus está fazendo acontecer e Ele voltará para restaurar a terra. Para restaurar o jardim, para que possamos retomar a nossa comunhão com esse Deus maravilhoso. Porque é Nele que está toda a nossa esperança, é Nele que está a completude. É Nele que a nossa alma tem sede e fome. E é sob o Seu Senhorio, que encontramos a verdadeira justiça no céu, na terra e em todo universo.
O propósito de Deus é que você usufrua da Fonte de Águas Vivas.
E essa fonte é Cristo! Jesus disse:
" Se você me pedir, Eu lhe darei da fonte da água da vida. Se você crê em Mim, se você confiar em Mim, se você de fato entregar a sua vida a Mim, aos Meus cuidados, Eu vou fazer morada no seu coração. Eu, o Pai, o Espírito de Deus, a Trindade, iremos habitar em você, colocando ordem ao caos interior da sua vida. Restaurando a vida, restaurando a esperança, restaurando a vitalidade, restaurando a comunhão com o Pai.
Nessa noite, se você ainda não o fez, renda-se a Cristo, como aquela mulher se rendeu. Jesus não ficou ali, com aquela mulher, dizendo "olha, depois de cinco maridos, esse aí que você está vivendo com ele, nem seu marido é. Olha, não tem jeito para você mais, não."
Não foi isso que Jesus disse.
Jesus disse, "mulher, o que você está buscando e nunca encontrou, Eu tenho para te dar. Sentido para sua vida, a verdadeira felicidade. Eu Sou Aquele que vai matar a sede da sua alma."
Talvez você tenha vindo a esse templo, sedento de ouvir a voz de Deus. E  Deus falou  nessa noite, ao seu coração, talvez você tenha vindo com a sua vida um caos, mas, nessa noite, o Senhor Jesus te oferece do Seu Espírito, que é o Único que pode colocar ordem nesse seu caos interior. Toda esperança está em Cristo. E somente em Cristo, você encontra vida eterna. Somente em Cristo você encontra sentido para a sua vida.
Somente Cristo!
Renda-se a Ele totalmente e, o Espírito de Deus, que virá habitar em você, vai completar a obra, o propósito de Deus, na sua vida e para sua vida. Amém ?


Pastor Nélio Monteiro
IBPS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

DESCANSO ATEMPORAL - ISAÍAS 64:1-5

  Resenha do Culto da noite de Domingo 19/10/2025 " Descanso atemporal " Isaías 64:1-5 Vivemos dias nebulosos. Dias difíceis....