Resenha do Culto da Manhã de Domingo
21/06/2026
Caminhos
Provérbios 9:1-9
Provérbios é um livro que fala sobre a sabedoria. E ele apresenta caminhos: o caminho da sabedoria e o caminho da loucura.
Desde o princípio, a Palavra de Deus apresenta dois caminhos: vida e morte, bênção e maldição, caminho largo e caminho estreito. E Provérbios vai falar aqui sobre o caminho da sabedoria e o da loucura.
Ele começa a versar sobre o caminho da sabedoria. Diz que a sabedoria esculpiu para si sete colunas, mas não as enumera. Na verdade, sete é o número da perfeição.
Ou seja, a sabedoria nos dá, como sustento para a vida, um caminho de excelência, um caminho de perfeição. Então, quem anda segundo a sabedoria está trilhando um caminho perfeito.
A sabedoria convida a edificar a casa sobre essas colunas, sobre essas virtudes. Quer ser sábio? Ande por esses caminhos.
Provérbios 9:6
Ele começa a apontar esse caminho de excelência.
Há um provérbio popular que diz:
"Diga-me com quem andas, e eu te direi quem és."
O sábio aqui está dizendo:
"Fuja das más companhias."
Esse é o primeiro passo, se você quer agir com sabedoria.
Naturalmente, procure ter boas companhias para sua vida. Ande com gente que fala a verdade, com gente íntegra, com gente que agrega.
Segundo passo: ande pelo caminho da verdade.
Uma pessoa íntegra é uma pessoa verdadeira. Como é ruim se relacionar com pessoas maledicentes!
Ande pelo caminho da verdade.
Provérbios 9:7-9
Não se assente na roda dos escarnecedores.
Chegou a um grupo cuja linguagem é má? Fuja!
Provérbios 9:10-12
Ele está falando sobre integridade.
Seja uma pessoa íntegra. Aja como um filho de Deus.
Aplique os valores de Deus à sua vida. Fale a verdade. Seja leal.
É disso que a Palavra de Deus está falando aqui.
Quem teme a Deus anda em integridade. Quem teme a Deus fala a verdade. Quem teme a Deus cuida do próprio coração.
Procure pessoas sábias. Fuja de gente murmuradora, fuja de gente mal-intencionada, porque esse tipo de pessoa não vai agregar nada à sua vida.
Como é bom estar ao lado de pessoas que têm coisas boas para agregar à nossa vida! Isso nos torna melhores.
Quando o povo de Deus saiu do Egito, Deus mostrou o Seu poder. Com mão forte, tirou o povo do Egito. Aquele povo viu Deus fazendo maravilhas.
Mas, na caminhada do Egito até Canaã, Deus foi colocando o povo à prova.
Então apareceram os murmuradores.
Entraram na Terra Prometida aqueles que foram fiéis a Deus. E, quando entraram, estavam preparados para uma vida de dependência do Senhor.
Sábio é quem aprende a viver na dependência de Deus.
Somente Josué e Calebe, dentre aqueles que saíram do Egito, entraram na Terra Prometida. Dois homens que aprenderam a amar o Senhor e a serem leais a Deus.
Nem Moisés entrou. Nem Arão, nem Miriã. Uma geração que saiu não entrou, porque não foi íntegra diante dos olhos do Senhor. Não aprendeu a amar a Deus nem a servi-Lo.
O sábio está falando sobre isso:
Tema a Deus!
Quem teme a Deus procura ter uma vida íntegra.
Numa casa edificada pela sabedoria, não faltam provisão e alegria.
O vinho é símbolo da alegria.
Na casa do sábio não faltam vinho e alegria. Naquela casa não falta comunhão à mesa.
A mesa é símbolo da comunhão.
É interessante que a sabedoria prepara a mesa, prepara a provisão e envia servos para convidar todos a se aproximarem e se alimentarem na mesa da sabedoria.
Vá à mesa da sabedoria.
Deleite-se na Palavra de Deus. Deleite-se na presença de Deus. Deleite-se na comunhão com o povo de Deus.
Fuja das rodas de escarnecedores.
Uma casa edificada com sabedoria é uma casa onde Deus é adorado.
Que coisa bonita é uma mesa em que as pessoas se assentam para expressar sua gratidão a Deus!
Aplique isso à sua vida.
Sente-se à mesa e, quando estiver à mesa, fale de Deus. Fale dos feitos do Senhor. Fale de como Deus tem abençoado a sua vida.
Sente-se à mesa para falar da provisão de Deus sobre a sua vida.
Uma casa edificada com sabedoria é um santuário onde Deus é adorado.
Provérbios 9:11
Se você viver uma vida sábia, sua vida será longa.
Se você buscar sabedoria, terá uma vida longa. É promessa de Deus para a sua vida.
Nós sabemos o que devemos fazer; a questão é aplicar.
Deus colocou à sua frente uma mesa posta: a mesa da sabedoria.
Em contrapartida, também é apresentado o caminho da loucura.
Provérbios 9:13-18
A loucura é como uma prostituta que promete prazer.
Todo insensato que se assenta à roda dos escarnecedores se afasta dos caminhos do Senhor, porque ali ninguém vai dizer a ele que precisa orar mais, que precisa ler mais a Palavra de Deus ou que precisa ir à Casa de Deus.
Não! Na roda dos escarnecedores, o estímulo será contrário.
A loucura é sedutora.
Ela diz:
"O prazer roubado é melhor."
A água roubada, o pecado, é prazerosa, mas leva à morte.
É isso que o sábio está dizendo aqui. Porém, o insensato segue por esses caminhos.
Ele tenta justificar a própria rebelião contra Deus.
O caminho da loucura é o caminho que convida você a desfrutar daquilo que Deus condena, daquilo que é perverso aos olhos de Deus.
Por isso, o sábio apresenta o caminho da loucura como a figura do pecado que afasta de Deus.
E ele diz:
"Isso é um convite para a morte."
Todos os que caminham por esse caminho morrem espiritualmente. Perdem a vida física e a vida eterna.
O caminho da insensatez leva à morte.
O caminho da loucura é o caminho que promete prazer e entrega morte.
Todo caminho leva a algum lugar.
Qual é o lugar para onde o caminho que você está trilhando o conduz?
Que fruto você colherá das suas escolhas?
O caminho da sabedoria leva à vida.
O caminho da verdade leva a uma vida íntegra.
Escolher o caminho da sabedoria é um ato de sabedoria.
Ande pelo caminho do Senhor.
Não se afaste desse caminho.
Ensine seus filhos, andando com eles nesse caminho, porque isso trará vida, alegria, longevidade e salvação para a alma deles.
Faça isso! Lance essa semente no coração deles.
Quantos saem dos caminhos do Senhor seduzidos pela loucura! E, por lá, perdem a vida e nunca conseguem retornar.
Não saiam desse caminho.
Deus realizará os sonhos que Ele colocou no coração de vocês.
Pastor Nélio Monteiro
IBPS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.