terça-feira, 31 de maio de 2016

Mateus 13:1-9


Uma das Parábolas mais conhecidas na Palavra de Deus. Muitas vezes você já refletiu sobre ela.
Imagine o cenário!
Jesus levantava bem cedo, se assentava à beira do mar, num momento de reflexão.

É quando uma multidão O descobre naquele lugar e vai comprimindo. Então Jesus sobe num barco e ali ministra para aquela multidão.

Mas, antes de Jesus, havia na areia, uma multidão que queria Lhe ouvir. A Palavra de Jesus sempre traz esperança ao coração e aquele povo andava desesperançado.

As palavras ministradas avivam nossa fé. Ao levantar os olhos, Jesus observa aquele que joga sementes. E muitas delas caem para os pássaros, outras, em espinheiros e outras, em terra boa.

Em cada ministração, Jesus nos leva a uma reflexão e essa não foi diferente. Havia encanto em suas palavras. Ela impactava o povo e a Palavra diz, que houve dias que a multidão não queria sair da presença do Senhor.
Naquele tempo a medicina era muito limitada e ali as pessoas levavam os enfermos para buscar alívio, cura, libertação.
Outros iam, tentando encontrar uma falha para condenar Jesus.
Diferentes interesses.
Tantos foram para ouvir a voz de Deus. 

Os que buscaram os ensinamentos do Senhor, tiveram suas vidas transformadas.
O Senhor lança à mente e ao coração das pessoas a sua semente. Cada um recebe da sua forma.

Aqueles que vieram em busca de um milagre, sabem que Jesus pode operar esse milagre em sua vida. O grande sucesso da pregação depende do caráter e da conduta de cada um.
Cada pessoa recebe a Palavra de acordo com o seu interesse. Ele pode receber ou rejeitar. O Espírito de Deus fala a nossa mente e ao nosso coração. Uns se encantam, outros rejeitam.
Você é livre para aceitar ou rejeitar essa Palavra, mas você é responsável pelas consequências disso.

Ao receber a Palavra, o Senhor Jesus fala sobre quatro tipos de solo, mas somente um é bom. Três são ruins. Ele diz que a porta do céu é estreita mas a que leva ao inferno é larga. Poucos são aqueles que vão receber a Palavra e se apropriar dela e serem transformados.

Aquele que recebe a Palavra com indiferença, é aquele que está preso aos prazeres mundanos. Seu olhar não está na eternidade. 
Aqueles que tem um fervor sentimental, recebem a Palavra de maneira superficial. Ela até brota, mas quando vem o calor das dificuldades, as sementes morrem. Quando vem as tentações e perseguições, se desviam do caminho.

Solo semelhante ao espinheiro, são os sufocados pelo mundanismo. Vivem presos ao dinheiro, às coisas do mundo, que sufocam e não deixam germinar a semente da Palavra. A motivação maior deve ser servir e adorar a Deus. Para aqueles que estão no mundanismo não há lugar para a glória de Deus.
Uns ouvirão mas não entenderão. 
Ahhh se eu pudesse abrir seus corações para que vocês pudessem ouvir o que o Senhor quer lhes dizer! Mas como vocês continuam com seus corações fechados, continuarão caminhando sem salvação.
Uns crerão, mas não aceitarão ter um relacionamento com Deus. Mas diz a Palavra, que outros irão perseverar. Acreditaram na Palavra e a receberam no coração.

O coração daqueles que a Palavra frutificou, impactou o mundo. Fizeram a diferença no meio do povo. O Senhor nos ensina o grande privilégio de quem semeia a Palavra e dos que a recebe.

O caminho que leva à vida, é Deus. A porta que leva à eternidade, é estreita. Aqueles que ouvem em vão, ouvirão sua própria condenação.
Aquele que crê tem sua vida transformada, por isso o inimigo faz de tudo para roubar essa semente. Os prazeres do mundo são inimigos da Palavra.

Muitos vão rejeitar a Palavra, seja por indiferença ou seja pelo mundanismo. Mas haverá aquele que vai frutificar a boa semente.

Que tipo de solo é o seu coração?

O convite de Jesus, é para abrir o seu coração e não permitir que as coisas do mundo impeçam seu crescimento espiritual.
Há tantas coisas te impedindo de ter intimidade com Deus e permitir que Ele seja real em sua vida!
Quem sabe o Senhor precisa limpar o seu coração, e retirar os espinhos que estão sufocando a Palavra?!
Satanás vem roubando sua paz, sufocando com espinhos.

A semente do Evangelho foi lançada em seu coração. Como você vai reagir diante disso?

Pastor Nélio Monteiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...