quinta-feira, 12 de outubro de 2017

1 Tessalonicenses 5:21-22

Resenha do Culto
1 Tessalonicenses 5:21-22

Quando Deus criou o homem e o colocou no jardim do Éden, ali Ele colocou a sua semente. A Sua essência na vida daquele casal, ali no jardim. E essa essência vem passando na medida em que nós cremos e recebemos Jesus como Senhor e Salvador das nossas vidas.
Com certeza, Ele já tem colocado essa semente no seu coração. No dia em que você tiver feito um acordo real com o Senhor, ela vai brotar e com certeza vai frutificar e novas sementes vão surgir.
Hoje estamos aqui para ouvir o que Deus tem para falar aos nossos corações.
Vamos então, meditar em 1 Tessalonicenses 5:21-22
Essa carta foi escrita pelo apóstolo Paulo, e quando Paulo escreveu, essa carta, Tessalônica era uma cidade, que era capital da Macedônia. Ali haviam muitos gregos, mas tinha ali também, alguns Judeus, alguns Hebreus.
E o que aconteceu?
Esse povo começou a aceitar Jesus. Começou a receber Jesus como Salvador de suas vidas. Entenderam o Evangelho de Cristo Jesus, mas, toda pessoa que cria no Senhor Jesus, enfrentava problemas, enfrentava lutas, batalhas e com eles não era diferente. Eles estavam ali, passando por muitas lutas, por muitas batalhas, porque eles eram afligidos constantemente. Constantemente eles eram agredidos, e eles não tinham muito, onde se apegar. Eram novos convertidos.
Paulo então, escreve essa Epístola para eles. E nela eu consegui detectar palavras de elogio para com a igreja, porque era uma igreja que trabalhava muito, era uma igreja que estava disposta na batalha.
Paulo também leva até eles, conselhos que eu achei interessantes. E estes conselhos, são muito úteis para nós também, hoje.
 Eu fico pensando, quando eu aceitei Jesus. Tomei a minha decisão por volta de 29 anos atrás e ainda não estou madura na fé. Estou crescendo. Eu vim de um mundo que tinha normas também. E as normas deste mundo era: “Não tem nada a ver.” “Todo mundo faz.” “Quem com ferro fere, com ferro será ferido.” Então eu vivia assim. Eu era uma pessoa idólatra, porque eu tinha o meu santo de devoção. Eu orava a Deus, mas eu tinha o meu santo de devoção. Embora eu não tivesse a imagem, mas eu tinha um santo a quem eu era devota.

E o pessoal de Tessalônica, não era diferente. Era um povo idólatra. Eles eram um povo até legal, mas eles adoravam a um outro deus.
E agora esse povo, aceita Jesus e passa a ser muito perseguido por causa dessa situação.
Paulo então, escreve a eles dando-lhes ânimo, dando-lhes força para que eles pudessem encarar aquela situação que estavam vivendo.
Interessante que Paulo fala: “Julgai todas as coisas.”
Aí quando a gente pensa nisso, imagina, legal né, poder julgar o irmão?
Mas não é isso que Paulo quer dizer não. Naquele momento Paulo sugeria julgar todas as coisas com o propósito de retirar da vida deles aquilo que não era bom.
Eu por exemplo, que vim de uma vida de idolatria, quando cheguei na presença de Jesus tive que fazer mudanças e uma delas, uma vez que eu tinha um Deus em quem eu cria, eu não tinha mais necessidade de me curvar diante de imagens.
Eu podia falar diretamente com Deus. Eu podia colocar diante de Deus toda a minha necessidade, todas as minhas alegrias, todas as minhas frustrações, porque eu tinha com quem falar. Eu tinha alguém para me ouvir. Eu tinha alguém que poderia resolver as minhas questões.
Então, aquele povo precisava abandonar todas as coisas, e nós sabemos que é complicado, porque quando a gente sai do mundo e vem para Deus, nós enfrentamos muitos obstáculos. Nós enfrentamos muitas vezes, problemas, dentro da nossa própria casa, da nossa própria família. Pessoas, que não aceitam, não entendem a decisão que nós tomamos. E então, passamos realmente por dificuldades.
E aquele povo passava por isso. Mas esse povo agora, era um povo que tinha sede, que tinha vontade de crescer. Então, quando nós falamos, julgai, examinai, quer dizer que precisamos olhar para dentro de nós. Olhar quem eu sou. Olhar em quem me transformei, a partir do momento em que aceitei Jesus. O que na minha vida, eu preciso desfazer, eu preciso jogar fora.
Eu digo para vocês, irmãos, que até hoje estou jogando coisas fora. E assim que é a vida do cristão. Somos justificados pelo sangue de Cristo, mas continuamos pecadores. Porque o homem tem uma tendência incrível a fazer o que é errado. E por isso, nós somos pecadores. Mas nós podemos chegar diante do nosso Deus, nos arrepender, confessar as nossas culpas e receber de Deus o perdão por aquilo que fizemos. E o melhor de tudo, é que nós temos a oportunidade de mudar, de deixar aquilo que fazíamos. Então, quando examinamos a nós mesmos, vamos fazer dali para frente o que é certo, e o que é errado, vamos lançar fora.

E Paulo continua falando, “retende o que é bom.” Significa que tudo aquilo que temos de bom, devemos colher, buscar para nossas vidas. Tudo aquilo que é agradável a Deus. Porque com certeza, vai fazer bem para nós.
Olho pessoas que estão na igreja e quando alguém fala que estão fazendo corrente, campanha de libertação em outras igrejas e elas saem para lá. E eu pergunto: por que? Para que? Será que o Deus a quem servimos deixou de cumprir o seu papel? Por que então, buscar aquilo que você almeja em outro lugar?
Porque Cristo, olha para você com um amor muito grande, ao ponto de resolver a sua situação. Você precisa apenas crer, colocar suas pendencias nas mãos Dele e descansar.
Muitas vezes nós precisamos descansar mesmo. Aquietar os corações para ouvir Deus falar.
Então, quando falamos aqui, julgar e examinar, não é, minha gente, cuidar da vida do irmão. Não é saber o que o irmão está fazendo de certo ou errado, para a gente criticar. Mas é para julgarmos a nós mesmos e as coisas que estão à nossa volta.

Como eu posso saber o que é bom? Foi o que aconteceu comigo. Depois que eu aceitei Jesus eu pensei comigo: e agora, o que eu faço? Como agir?
Eu sentia um desejo enorme de ler a Palavra de Deus. E eu lia a Palavra todo instante que eu tinha um tempo. Porque eu cria que nela estava a verdade de Deus.
Eu cria que dessa Palavra eu podia tirar para a minha vida, uma nova forma de viver.

E era isso que acontecia com aquele povo. Eles precisavam buscar mais o conhecimento de Deus. E a oportunidade de abandonar aquilo que estava errado e reter o que era bom. Era simplesmente conhecer mais a Palavra.
Só que naquele tempo a Bíblia não estava escrita. Hoje nós temos essa oportunidade de abrir a Palavra.
E no caso deles, eles tinham que ouvir mesmo, sobre aquilo que era falado no Velho Testamento, até onde chegou Jesus.
Até a crucificação de Jesus.

Como fazer para me libertar? A Palavra de Deus, em João 8:32 diz: Conhecerei a verdade e a verdade vos libertará.
Quer se libertar realmente daquilo que está errado em você e não tem conseguido?
Busque o conhecimento da Palavra de Deus porque com certeza, ela vai fazer muita diferença em sua vida. Ela vai trazer a libertação que você procura. Porque a Palavra de Deus é eficaz.
Quando eu trabalhava adultos e crianças na EBD, eu gostava muito de falar para eles, que na Palavra de Deus nós encontramos tudo que precisamos. E é ela que nos ensina a fugir do pecado, a fugir das coisas que não agradam a Deus. A buscar em Deus a solução para as nossas vidas.
E eu observava qual a faixa etária que tinha mais interesse pela Palavra de Deus, e eu percebi que os juniores realmente tinham sede da Palavra de Deus.
Os adultos não sabiam nem qual lição seria estudada.
Pessoas que deveriam dar exemplo de estudar a Palavra de Deus, não davam importância.
São muitos os adultos que sentam no banco para ouvir o pastor falar, se alimentam só daquilo e vão para casa. E em casa, não tem contato com a Palavra de Deus. Não tem como crescer espiritualmente, não tem como amadurecer espiritualmente porque não buscam a Palavra. Não buscam o entendimento, não buscam o conhecimento da Palavra de Deus. Vão permanecer pequenos na fé. Vão permanecer pessoas que não conhecem realmente a Palavra porque não a utilizam.
Como Deus poderia contar com você se você não conhece a Palavra?
Como Deus poderia te usar se você não tem contato com a Palavra de Deus?
A Palavra de Deus é alimento para o nosso Espírito. Aprendemos a caminhar e temos transformação de vida, quando nós buscamos na Palavra de Deus aquilo que precisamos.

Como nós podemos nos afastar do mal? Eu penso que seja pela oração, porque ela é uma comunicação direta com Deus. Eu e Deus. Eu falando com Deus. Deus fala comigo através da oração. Deus fala comigo através da sua Palavra. O prazer e a alegria de Deus, é poder sentir a sua presença, ter intimidade. Porque esse contato nos ajuda a crescer e nos aproxima de Deus e nos ensina a compreender os propósitos de Deus para a nossa vida.
Banco de igreja não é para ninguém ficar sentando, por ele passamos para nos alimentar; o lugar de trabalhar, é lá fora.
O que você alimenta aqui é para você levar. A semente que você recebe aqui é para você plantar lá fora.
Porque esse Evangelho continua tendo a necessidade de ser pregado.
Eu faço parte da Oficina da Alegria em uma das minhas visitas eu falei para uma moça, sabe que Jesus te ama?
E ela quis se assentar na cama, apesar de muito debilitada. E eu pude apresentar o plano de salvação para ela. No final ela me disse, eu sempre ouvi falar de Jesus, mas nunca dessa forma. Eu nunca pensei no fato de que Ele me ama e morreu por mim.
E eu fiquei de boca aberta. Nesse tempo em que estamos vivendo, ainda tem gente que não ouviu falar de Jesus no nosso meio.
Naquele dia percebi que muitos conhecem Jesus superficialmente. Porque eu, você e muitos cristãos que se dizem crentes, estão sentados nos bancos das igrejas.
Não basta ouvir o pastor falar. O que gera ovelha, é ovelha.
Nós precisamos, como ovelha, de levar esse Evangelho para fora.
Nós precisamos como ovelha, buscar as ovelhas, porque elas também precisam da salvação, precisam de Jesus Cristo. E só vamos conseguir isso, no dia que fizermos essas coisas que Paulo falou para os Tessalônicos. O dia que conseguirmos julgar a nós mesmos. O dia que conseguirmos tirar de nós o que não serve mais e retermos o que é bom. Não para guardar para mim, mas para levar, para praticar e ensinar. E o dia que nós fizermos isso, com certeza o mundo será melhor.
Sabemos que estamos vivendo o final dos tempos, mas não podemos parar de falar porque não sabemos quando Jesus vai voltar. Não podemos nos esvaziarmos de que Cristo está voltando, de que o tempo está acabando, sentarmos no banco e cruzarmos os braços.
Aqui é lugar de passagem. Estamos aqui para cumprir o IDE. Não estamos aqui para ficarmos num banco de igreja ou engordando da Palavra sem fazer nada. Precisamos ir. Precisamos orar. Crente que não ora, não cresce.
Quem não ora e a Bíblia não lê, diminuirá.
Era esse o entendimento que Paulo queria dos Tessalonicenses. Que agora eles precisavam crescer porque eram nova criatura.

Quando nós oramos a Deus, colocamos diante Dele as nossas necessidades, da forma que Deus quer, a resposta é imediata.
Eu acho que vocês já experimentaram estar orando por alguma coisa, e nem acabaram de orar, aconteceu.
Isso significa que sua oração está de acordo com aquilo que Deus espera de você.
Mas quando você ora e não acontece, ou a sua oração está em desacordo com a vontade de Deus, ou a forma como você está orando, talvez não seja correta. Ou então é porque você precisa aquietar o seu coração e esperar o tempo de Deus.
Nós devemos orar segundo o desejo do nosso Deus.
Segundo o coração do nosso Deus porque com certeza Ele vai ouvir as nossas orações. Ele vai nos atender segundo a vontade Dele. Nós precisamos então, ter uma vida de oração.
Semana passada fiquei muito feliz de ver a quantidade de pessoas reunidas aqui em oração.
Gloria a Deus, porque Ele está despertando essa igreja para busca-Lo em oração. Deus está com as mãos cheias de bênçãos. Quem sabe um dia, chegaremos no céu e Deus vai nos dizer: Olha aqui o tanto de bênçãos que eu tinha para você, e você não tomou posse porque estava preocupado com outras coisas, que nem Me procurou, que nem me buscou.

Deus nos ama, Ele nos atende e quer o melhor para nossas vidas.
Deus quer que você se examine para que possa detectar se tem alguma coisa na sua vida que possa ser mudado.
Para que você possa ser melhor amanhã do que está sendo hoje. Que você possa ser melhor hoje do que foi ontem.
Deus é Santo e requer dos seus, santidade. Deus quer que você retenha o que é de bom. Porque quando fazemos as coisas de acordo com a pessoa ou com o meio onde nós estamos, nós ficamos parecidos com essa pessoa ou esse meio. Quanto mais nós buscamos uma vida de santidade, mais nós ficamos parecidos com Jesus. E chegamos ao ponto de exalar o doce e agradável perfume do Senhor.
Chegamos ao ponto de que, ao olhar para nós, as pessoas nos reconheçam como crentes.
Deus quer que você busque a presença Dele em santidade para que você possa exalar o perfume de Cristo.
Deus quer que você ore, porque através da oração você está se comunicando com Deus diretamente.
Deus espera isso de nós. Quanto tempo temos tirado para proporcionar ao coração de Deus essa alegria?
A alegria de ser chamado filho de Deus.
Deus espera que você se coloque diante Dele como filho muito amado.


Irmã Marisa Leantura
Noite de 11/10/2017
Igreja Batista do Parque Safira





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" O triunfo das eras" 2 Coríntios 2:14-17

 Resenha do Culto da noite de Domingo  28/04/2024 " O triunfo das eras" 2 Coríntios 2:14-17   A queda do homem, impactou todo univ...