domingo, 8 de outubro de 2017

Habacuque 3:1-6

Resenha do Culto
Habacuque 3:1-6

Habacuque faz uma oração em forma de hino.
Não sei se você observou, nesse texto, logo após o verso três há uma pausa. Nessa oração, há momentos que ele faz uma pausa. Pausa é um intervalo de silencio, mais ou menos longo. Então ele na sua oração vai falar sobre os atos poderosos de Deus. E ele então, para. E nessa pausa ele vai pensar naquilo que ele está dizendo para Deus na sua oração e ao mesmo tempo refletindo sobre Deus.
Muitas vezes fazemos orações irrefletidas. Não paramos para pensar naquilo que a gente está cantando, as vezes.
Canta por cantar. Os cânticos nos levam à presença de Deus. É um clamor!
Santo Espírito enche esse lugar! É um clamor a Deus. És bem-vindo, és bem-vindo na minha vida; és bem-vindo nesse lugar que foi consagrado a Ti, que foi construído para o seu louvor, para que possamos nos reunir para te adorar. Não é um lugar qualquer.  

Estivemos numa Conferência da Fiel essa semana, em que dizia que o justo viverá pela fé.
Quero nesse tempo breve refletir no drama do profeta Habacuque.
Realmente a síntese do seu livre é essa. Habacuque vivia um momento dramático, em que o povo de Israel havia se corrompido.
Habacuque olha para o cenário que ele está vivendo, e muito semelhante ao momento que estamos vivendo.
Quando leio o livro de Habacuque, é como se Habacuque fosse nosso contemporâneo.
É como se ele estivesse escrevendo para este momento
e esse livro é um livro contemporâneo.
Porque é exatamente semelhante ao que estamos vivendo hoje.
Habacuque diz para Deus, coisas que nós queríamos dizer.
Habacuque faz uma queixa diante de Deus. Ele diz assim: até quando Senhor, clamarei por socorro sem que Tu ouças?
Até quando gritarei a Ti, violência, sem que traga salvação?
Por que me fazes ver injustiça e contemplar a maldade?
A destruição e a violência estão diante de mim. Há lutas e conflitos para todo lado.
Não é isso que estamos vivendo? Violência para todos os lados. E quando nós pensamos que não tem onde ir mais fundo, a gente vê atos terríveis acontecendo.
Vivemos num País, em que as instituições perderam totalmente a credibilidade.
Quem confia no governo desse País?
Vivemos numa época de descrédito da Igreja.
Estamos vivendo um tempo que olhamos para Deus e perguntamos: até quando Senhor? Até quando essas coisas vão estar acontecendo e não vamos ver a ação do Senhor?

Essa é a queixa de Habacuque. Um profeta que viveu no século VIII antes de Cristo.
E quando ele leva essa queixa diante de Deus, no seu coração, ele quer uma resposta e quando Deus lhe dá a resposta, ele fica mais impactado ainda, mais angustiado ainda.
Porque Deus mostra para ele que iria usar a cruel máquina de guerra da Babilônia para executar juízo sobre o povo de Israel.
Habacuque diz: Senhor, como o Senhor vai usar um povo ímpio, um povo cruel como os Babilônicos, para executar juízo contra o seu povo?
A iniquidade atrai consequências o pecado traz consequências. A princípio ele estava se queixando a Deus por ver a situação que ele estava vivendo, de violência, de impunidade, de depravação.
E de certa forma, perguntando, Senhor até quando vou ficar vendo isso? O Senhor não vai agir?
Mas quando Deus mostra o que Deus estava preparando, que a ira de Deus viria, e ele vê o que vai acontecer, ele fica aterrorizado.
Vivemos num tempo em que precisamos orar e orar.
O que a gente teme, é o fato de que vai chegar um momento em que o cálice da paciência de Deus vai transbordar.
E sempre que isso aconteceu, e veio o peso da mão de Deus, foi terrível.

Naquele mesmo contexto, Jeremias já estava profetizando que Deus iria usar os Babilônicos e Habacuque deu crédito à pregação de Jeremias; embora a maioria não estivesse nem aí para o que Jeremias estivesse falando.

Habacuque vive em meio a uma sociedade repleta de injustiças e ele clama a Deus para que algo seja feito.
Jeremias retrata o período de reinado de Jeoaquim, como sendo de violência, de opressão, de injustiça e de avareza.
E não é isto que estamos vivendo, meus irmãos? Um contexto de violência, opressão, injustiça e avareza.
E Habacuque olha para o Senhor e diz: Até quando Senhor?
Ele não reclama de Deus. Ele reclama para Deus.
Aquele momento angustiava o coração de Habacuque.
Meus irmãos, vivemos momentos de angustia diante da corrupção e da violência. Dá nojo.
E a gente olha para Deus e clama ao Senhor: Até quando, Senhor?

Habacuque não entende o silencio de Deus, diante de tanta iniquidade, mas, se espanta quando Deus dá a resposta para ele.
Deus mostrava que não estava passivo diante da corrupção de Israel. Que Deus não havia perdido o controle.
As coisas não fogem do controle de Deus. Deus está no controle.
Diante do iminente juízo, naquele momento, Habacuque deposita a sua fé em Deus.

E nós, o que precisamos fazer? Precisamos voltar nosso olhar para Deus, ter fé de que Deus está no controle, precisamos dobrar nossos joelhos diante de Deus, ensinar nossos filhos a fazer o mesmo. E é nesse contexto eu Habacuque escreve que o justo viverá pela sua fidelidade. A mensagem é essa. Os maus não terão segurança, mas o justo viverá pela fé.
Como vamos passar por essas águas turvas?
Mantendo nosso olhar em Deus. Mantendo nossa fé centrada no Senhor. Sabemos que estamos diante de um eminente juízo e que o peso da mão de Deus virá. Mas nós vamos continuar depositando nossa confiança em Deus.
Os servos de Deus passaram pelas adversidades, depositando sua confiança em Deus.
Habacuque percebe o furacão que se aproxima, o juízo que vem, mas deposita sua fé em Deus.

Pastor Lécio Dornas, diante da chegada do furacão nos Estados Unidos, mandou uma mensagem ao seu rebanho: Deus pode nos livrar do furacão, Deus pode nos livrar em meio ao furacão, mas se isso não ocorrer, se o furacão nos alcançar e Deus nos levar, Deus vai estar nos livrando do furacão. Isso é fé. Isso é confiança em Deus.
O justo viverá sobre a fé.

Habacuque enfatiza o que ouviu a respeito de Deus. Com base no que ouviu, o profeta solicita com toda confiança, que Deus fosse Deus.
Quando olhamos para Deus, para o tamanho do nosso Deus, quando temos noção disso, nós dobramos os joelhos diante de Deus.
As pessoas tem perdido a noção da grandeza de Deus. Por isso encontramos pessoas tão deprimidas. Porque deixou de olhar para Deus e passou a olhar para as circunstâncias.
Pare de olhar para as circunstâncias, olhe para Deus.
Não adianta cantar quão grande é meu Deus, se Ele não for para você, grande o suficiente para te livrar o olho do furacão.
Vivemos dias semelhantes aos de Habacuque, cheios de sofrimentos, por causa de atos insensatos de homens.
E é no olho desse furacão que como igreja do nosso Senhor Jesus Cristo, precisamos clamar por um ato de misericórdia de Divina em favor de seu povo exausto, enojado, desapontado, frustrado diante das coisas que estamos vivenciando.

O povo de Deus precisa despertar e voltar seu olhar para esse Deus. Porque estamos vivendo numa sociedade que vive em busca do prazer para o bem supremo.
O que as pessoas querem é pão e circo. Espetáculo e barriga cheia. E deixam de voltar seu olhar para Deus. Por isso a nação geme.
Quando Habacuque volta seu olhar para Deus, seu olhar enche de esperança.
Habacuque treme e clama pela realização do Senhor no meio do seu povo. Habacuque clama pelos milagres.

Deus continua sendo Deus. Deus não deixou de ser Deus. Se Deus não está manifestando o seu poder como naqueles dias, é porque o povo de Deus deixou de acreditar no poder de Deus. Perdeu a noção da grandeza de seu Deus.

Quando o povo tem noção de quem é Deus, ele vê que Deus é capaz de socorre-los em qualquer necessidade.
Deus continua no seu lugar Santo. Ele continua reinando soberano.
A igreja do Senhor tem perdido a noção do poder e da grandeza do Deus a quem nós servimos.
Vivemos um momento em que as pessoas estão tão apáticas, tão temerosas, tão incrédulas, porque perderam a noção do poder de Deus.
Volte seu olhar para Deus e você verá que não precisamos temer coisa alguma.
Habacuque também vê que Ele é o Deus que pune e julga o mal, mas nós, seu povo, precisamos confiar Nele e nos abrigar Nele, porque debaixo de suas asas, nós estamos protegidos de todo mal.
Os caminhos de Deus são eternos. Ele faz tremer a terra.
Deus é Deus. E a oração de Habacuque é exatamente essa.
Diante desse contexto, que Habacuque faz uma oração confiante, que a maior parte de nós, conhecemos. Está no verso 3:17-19.
Pode falhar toda a produção da terra, mas eu vou continuar firme confiando no Senhor. Podem falhar todas as coisas, mas eu continuo firme confiando no Senhor. Ainda assim eu servirei e adorarei o meu Deus.

A vida plena está em Deus. Muitas pessoas vivem frustradas porque estão colocando sua confiança em outras pessoas.
Olhe para Deus.
Nesses tempos de violência, injustiças, avarezas e opressão, deposite sua fé em Cristo. Te convido a uma pausa a esse tempo mais ou menos longo: Pare para pensar quão grande é o seu Deus.

Em seu tempo, quando Abraão parou para pensar, Deus lhe fez uma promessa.
Quando Habacuque olhou para Deus, seu coração encheu-se de esperança.
Abraão viveu pela fé, Habacuque viveu pela fé, Paulo quando olha para a grandeza de Deus, ele diz: O justo viverá pela fé. Lutero, num momento em que a igreja estava em descrédito, ele volta o seu olhar para Deus e brada: O justo viverá pela fé.

Pastor Nélio Monteiro
Manhã de 08/10/2017
Igreja Batista do Parque Safira

(Editado por Elizabete Lacerda Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" O triunfo das eras" 2 Coríntios 2:14-17

 Resenha do Culto da noite de Domingo  28/04/2024 " O triunfo das eras" 2 Coríntios 2:14-17   A queda do homem, impactou todo univ...