domingo, 29 de outubro de 2017

Rute 1:1-17

Resenha do Culto

Rute 1:1-17

Este é um texto bastante conhecido e geralmente, em convites de casamento, temos essa frase lá.
Essa frase de Rute que se eternizou ao longo dos anos.
“Onde quer que tu fores irei. Onde quer que pousares, pousarei. O seu povo será o meu povo, e o seu Deus, o meu Deus.”
Amém! Que isso seja uma verdade na vida dos casais, dos maridos, das esposas.
Mas, eu gostaria de refletir nessa manhã, sobre um tema que eu colei de um filme.
O nome do filme é: Razão e sensibilidade.

Existem duas mulheres. Uma extremamente racional, marcada pela dor, marcada pelos problemas e dificuldades.
E a outra, super sensível.

Sabemos que por razões culturais e fisiológicas, a mulher, é tida como mais sensível.
E o homem, como mais racional.
Com algumas exceções.

Tem homens mais sensíveis também, mas geralmente ele tem uma postura um pouco mais racional. Talvez um pouco mais fria aparentemente.
A própria forma como somos educados socialmente, nos leva a isso.
Mas, é bom esses marcos e são de Deus, essas diferenças.

E as mulheres do texto, são marcadas por essas duas questões.
Primeiramente, Noemi, é uma mulher marcada aqui, pela racionalidade. Embora movida por dor.
Ela estava movida pela dor e as decisões que ela tomou, são racionais. Corretíssimas.
Sob a ótica da racionalidade, do lógico, ela estava muito certa.

E as razões, aparentemente de Rute, eram razões puramente sensíveis. Puramente emocionais.

E a gente fica pensando: qual que é certo?

Às vezes, quando nossa racionalidade vem, é muitas vezes numa atitude defensiva, marcada por dor. As vezes perdemos a nossa sensibilidade. E ao perder a nossa sensibilidade, a nossa essência, deixamos de ouvir o que Deus tem para nós.

Nossas decisões precisam ter uma ótica racional, uma ótica emocional e uma perspectiva espiritual.
Porque assim, a gente se aproxima mais da verdade.
E por muitas vezes, optarmos por uma questão ou por outra, a gente adoece.

Foi um mês de campanha, e sabemos que o câncer, acomete muito mais mulheres do que homens, segundo as estatísticas.
Vimos nas estatísticas, que a mulher adoece mais nas suas emoções, do que os homens.

Li um artigo da Dra. Lara, Psiquiatra em Muriaé, e ela fala dos profissionais de saúde; que tem adoecido muito também, por conta de olhar a vida numa perspectiva racional de ganhar dinheiro, e tem dois, três, quatro, cinco trabalhos. E nós precisamos parar e avaliar a nossa vida, nosso lar e nossa família, sob perspectivas racionais, sim; mas também sensíveis e espirituais.

E a Rute e Noemi tratam puramente da avaliação racional. Meu marido morreu e seus maridos morreram. Então voltem para a casa de vocês, para a segurança, para a possibilidade real de vocês se casarem novamente e constituírem um novo lar.
Isso é muito racional. Isso é muito bacana. Isso é muito certo.

E se eu estivesse lá, e se você estivesse lá, provavelmente, seria o conselho mais sábio.
Como vou carregar essas duas meninas se não tenho mais esperança?
Noemi disse: eu não tenho mais esperança, eu estou amarga, eu estou triste. Eu vou para lá, mas eu estou triste. Eu estou amargurada, para mim, não há mais esperança.
Ela deixa isso bem claro, em todos os momentos.
E ela fala com as noras.
Provavelmente, ela era uma boa sogra.


Eles fazem muitas piadas com sogras, e eu costumo dizer que temos que tratar bem as nossas noras (eu especialmente porque tenho dois filhos), senão haverá uma perda da grande na minha velhice, se elas não gostarem de mim.
Por isso, temos que fazer tudo, uma grande média com as nossas noras. (rs)
Amém às mães de meninos aí?

Rute fala para com as noras, para que sigam seu caminho. Orfa chora, sente, porque gosta daquela sogra, mas vai embora.
Mas Rute, toma uma decisão sensível, mas profundamente espiritual. Ela usa de sensibilidade diante de algo que não era concreto para sua vida. Ela usa de sensibilidade para se decidir.
Vemos que a atitude dela foi extremamente saudável.
E nós precisamos ter atitudes saudáveis. Que tenham a ver com aquilo que a Palavra diz. E Rute, foi extremamente movida pelo Espírito de Deus e por causa dessa decisão, ela viveu uma grande história de amor.
Por causa dessa decisão, o nome dessa moça está na certidão de nascimento de Jesus.
Por causa de decisão e obediência a princípios de Deus.
E princípios que muitas vezes nós deixamos de lado no nosso dia a dia. As vezes até, por causa da nossa dor.

E a primeira atitude que eu vi aqui e que foi profundamente espiritual, de repente, movida por amor.
A primeira coisa que ela faz: deixa para trás.

Há coisas que nós precisamos deixar para trás.
Irmãs, tem uma fala no filme de Titanic, que diz que a mulher tem o coração profundo como oceano.
E sabe por que é assim? Porque ela vai guardando coisas, e na primeira discussão, ela traz aquilo tudo de volta.
Ela arranca coisas que o marido, o filho, nem lembram mais.
Ela tem um registro emocional muito forte, principalmente dores.
E mesmo quando ela deixa, aparentemente para trás, ela carrega no coração. Para estar armada e mais tarde colocar para fora. Então, há coisas que precisamos deixar para trás.
E Rute faz isso, ela deixa a família para trás. E para quem estudou os Moabitas, sabe como era aquele povo, os costumes. Era um povo idólatra, era um povo que não gostava muito do povo de Deus.
E olha a decisão racional de Noemi. Volta para você casar de novo, volta para o seu Deus.
Mas Rute prosseguiu para o alvo.
Prossiga. As vezes as nossas dores, nos param. As vezes as nossas dores nos aleijam, faz com que a gente não prossiga mais. Faz com que a gente perca a esperança de prosseguir. E a gente não prossegue no Senhor, não prossegue na nossa vida profissional, não prossegue em nossa vida em todos os aspectos, porque paramos ali. Enquanto andamos, aparentemente, ainda guardamos coisas daquilo que está lá atrás.

Pede perdão para quem você magoou e prossiga. Para de ficar abrigando determinadas coisas na sua mente e no seu coração.
Principalmente no tocante às experiências ruins.

As experiências ruins só servem para uma coisa:
Para que você aprenda com elas e não volte a cometer os mesmos erros.
Não para que você fique remoendo aquilo. Quem te magoou, quem te feriu, quem fez e quem deixou de fazer.
Se você perdoou, põe um ponto final. Prossiga.

E Rute prosseguiu. Ela poderia ter ficado ali, na segurança da família dela, mas, ela resolveu dar um outro passo, ter uma outra atitude, que eu acho maravilhosa. Uma atitude de fé, porque ela abre mão da segurança nesse prosseguir dela.
Segurança para ela significava estar na casa dela, com os pais dela, com os deuses dela e a possibilidade dela poder se casar de novo.
Toda mulher quer casar. É o sonho da vida das mulheres.
E ela abre desse sonho, faz isso em fé. Ela não sabia o que ia acontecer com ela.
Pensa na racionalidade de Rute!
Mas ela dá um passo de fé. A fé é a certeza de coisas que se esperam e a convicção de fatos que não se veem.
Você obedece a Deus e prossiga em fé. Você precisa dar um passo de fé para que as coisas possam acontecer. Nossa segurança precisa estar pautada em Deus.
As vezes a gente põe a nossa segurança no outro.
E a mulher põe sua segurança na vida do outro. Ela põe a sua segurança total na vida do esposo, na vida dos filhos, e essas pessoas entram como idolatria na vida dela.
A única pessoa que deve ocupar o trono do seu coração, é o Senhor.
Porque a sua segurança é o Senhor. As pessoas falham com você. Erram com você. E nós também erramos com os outros. Por isso a nossa confiança, o nosso pé firme precisa estar em Deus.
Para de pautar suas expectativas em seres humanos, porque eles são falhos, eles são frágeis como você também é.
O que acontece muito na falta de perdão, é você acreditar demais nas pessoas. E quando essas pessoas pisam na bola com você, você adoece. Você se entristece.
Eu vou errar contigo, pode ser que eu nem queira. Mas eu vou errar.
A pessoa em quem você tem que colocar todas as suas expectativas é no Senhor Jesus. É Ele que supre suas necessidades.
Para de esperar do outro e põe sua confiança no Senhor.

Uma terceira atitude de Rute, ela nega a si mesma. Ela decide a optar por amor.
Rute viveu uma grande história de amor e além disso, está na certidão de Jesus. Ela viveu princípios de Deus. Amou e negou a si mesma.
Viveu uma grande história de amor. Ela tem suprimento e propósito Divino.
Vamos pegar a lição de vida dessa mulher, trazer para nossa realidade.

Missionária Jaine Feliciano
Culto da Manhã de 29/10/2017
Igreja Batista do Parque Safira.

(Editado por Elizabete Lacerda Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" O triunfo das eras" 2 Coríntios 2:14-17

 Resenha do Culto da noite de Domingo  28/04/2024 " O triunfo das eras" 2 Coríntios 2:14-17   A queda do homem, impactou todo univ...