sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Marcos 4:26-27

Resenha do Culto

Marcos 4:26-27

A semente é a Palavra. A terra, o solo, é o coração das pessoas.
E quem são os semeadores? Precisamos de semeadores.
E quantas vezes, pensamos, que não servimos para falar da Palavra! Que não estamos preparadas.

Quero deixar para nossa reflexão alguns tipos de semeadores e tenho certeza que você vai se encaixar em algum deles.

Deus nos deu a missão de levar a Palavra.
São duas as coisas que podemos aprender, que é o ensino e a pregação da Palavra. São duas coisas que andam juntas.
A semente é a Palavra de Deus e cada conversão é o assentamento dessa Palavra no coração.
A Palavra gera, salva, regenera, liberta, produz fé, santifica e nos atrai a Deus.
Isso tudo, Deus faz no coração, daquele, cuja semente foi colocada ali.
Como o Evangelho foi espalhado no primeiro século, pouco nos foi dito sobre os homens que o divulgaram. Mas muito nos foi dito sobre a mensagem que eles disseminaram.

Se estudarmos o livro de Atos, vamos perceber isso.  Vemos aqueles apóstolos e discípulos, viajando de cidade em cidade; e muito pouco se sabe sobre eles.
Mas a mensagem era clara. A mensagem era a Palavra de Deus. A mensagem era o Cristo que veio, morreu e ressuscitou. Essa Palavra foi pregada. E em todos os lugares por onde eles passaram, muitos se converteram.

Então temos a semente que é a Palavra, o solo que é o coração das pessoas e os semeadores, que somos nós.
Que tipo de semeador você é? Deus quer te usar. Deus quer usar você, do jeito que você é, para honra e glória Dele.

Temos vários tipos de semeadores. E o primeiro que quero citar aqui, é o confrontador.
Pedro era esse tipo. Ele era uma pessoa usada, destemido, corajoso; e ele confrontava as pessoas.
Lá em Atos 2, no dia de Pentecostes, Pedro levantou a voz e começou a falar de Cristo. Confrontou aquela multidão e o resultado disso, está no versículo 37 que diz que quando eles ouviram, ficaram muito aflitos, aterrorizados e procuraram saber, o que fazer.
E Pedro, então, começou a lhes ensinar, que eles deveriam se arrepender de seus pecados. E o resultado disso, foram quase três mil pessoas batizadas, como fruto da confrontação feita por Pedro.

João Batista também era um confrontador e levou muitas pessoas ao arrependimento. Ele mostrava onde a pessoa estava errando e o que ela tinha que fazer para corrigir o seu erro.

Para as multidões, João Batista dizia: façam coisas que mostre que vocês se arrependeram de seus pecados.
Para os cobradores de impostos que queriam se batizar, ele dizia: não cobrem mais do que manda a lei. Para os soldados João Batista dizia: Não tomem dinheiro de ninguém, nem pela força nem por meio de acusações falsas.
Se contentem com o salário que recebem.

Se você é do tipo Pedro, se você é do tipo João Batista, que tem a ousadia de falar e exortar, saiba que Deus quer te usar. Não se intimide. Não se envergonhe. Porém, confronte amorosamente. Amém?
Firme, mas com amor. Há pessoas precisando de alguém que faça isso por elas.

Deus também usa um tipo muito especial de semeadores. São as pessoas que sabem argumentar com lógica. Esse tipo de pessoa, gosta de ler muito, estudar, aprender e compartilhar o que aprendeu. E sempre argumenta com lógica. Paulo era esse tipo.

Quando Paulo anunciou a Cristo em Atenas, lá havia um altar ao deus desconhecido. E ali haviam muitas pessoas estudiosas. Então Paulo começou a falar a respeito desse Deus desconhecido. Que Ele é o Criador do mundo. Que Ele mantem os seres vivos, que Ele fez a raça humana de um só homem.
E citou alguns filósofos da época. E quando ele chegou neste ponto, ele já estava com aquela plateia nas mãos.
Porque as pessoas viram que ele tinha todo conhecimento.
E depois de todo este conhecimento, o apóstolo Paulo diz aos Atenienses: agora porém, notifica aos homens, que todos, em toda parte, se arrependam. Está em Atos 17:30
Com todo seu argumento, Paulo ganhou as pessoas e pregou a Palavra. Todos puderam ouvir o Evangelho e muitos deles se converteram. Inclusive o Dionísio, Damares ... a semente foi plantada naquele lugar.

Há pessoas neste mundo, que jamais vão aceitar serem confrontadas. Mas, há pessoas, que precisam de alguém como Paulo.
Que lhes explique o porque, que lhes explique a razão do Evangelho. Que saibam argumentar.
E se você é esse tipo de pessoa, saiba que Deus quer te ajudar. Deus quer que você faça a obra Dele. Que explique para as pessoas claramente sobre a Palavra de Deus.

Confrontar e argumentar, são formas poderosas de semear.
Mas há outras formas. De repente, você não é como Pedro, não é como João Batista, não é como Paulo, então, há outras formas.
E uma das formas mais interessantes e simples, é através do testemunho.

Quero citar aqui o testemunho do cego de nascença. Jesus encontrou com este homem, Ele fez lodo, passou nos olhos daquele homem e mandou que ele lavasse os olhos no tanque de Siloé.
E quando ele lavou os seus olhos, começou a enxergar. E aquilo deu muita confusão e tumulto.
E através daquele testemunho, o cego foi parar em julgamento. Os líderes religiosos começaram a interroga-lo maciçamente.
E o testemunho dele foi simples: eu era cego e agora vejo.

Você também pode ser uma testemunha de Cristo e falar daquilo que Cristo tem feito na sua vida.
É uma forma de semear a Palavra. Não tenha vergonha de falar o que Jesus fez na sua vida.

Você pode semear a Palavra fazendo amigos. Mateus era um homem que tinha muitos amigos. E um dia enquanto trabalhava, Jesus chegou e convidou Mateus a segui-Lo.
Mateus largou tudo e foi seguir Jesus. Então ele preparou um banquete e convidou todos os seus amigos. A razão do banquete, é porque ali estaria Jesus. E eles foram, porque amavam Mateus, e puderam ouvir a Palavra de Jesus.
Às vezes, você é uma pessoa que tem facilidade de fazer amigos. Aproveite essa oportunidade, para semear a Palavra.

Você pode convidar pessoas para ouvir alguém falar de Cristo.
São muitas as oportunidades na nossa Igreja e você pode aproveitá-las.
Isso me lembra Felipe, quando procurou Natanael e falou de Jesus. Diante da dúvida de Natanael, Felipe o convidou para ver a ação de Deus e Natanael aceitou o convite e passou a ser um discípulo de Jesus.
É simples, fale isso para seu vizinho, para seu amigo.

Deus faz uma parceria conosco, quando convidamos alguém. Você está sendo parceiro de Deus.  
Quando você faz um convite você está se associando com Deus e isso é maravilhoso.

Esteja disposto a fazer algum sacrifício, para fazer seu convidado a chegar onde você está.
Pode ser uma carona, ou ficar com os filhos da pessoa, ou ajudar na faxina. Talvez você tenha que fazer algum sacrifício. Convide, mas fique atenta.
As pessoas estão muito atarefadas e precisamos ter sensibilidade para ganhar as pessoas.

A última maneira de semear, é mostrando compaixão.
É interessante, como a atitude de se compadecer de alguém, mexe com a pessoa de quem você é alvo.
Aquela pessoa que foi agraciada pela bondade de alguém, fica sensível à Palavra. Sensível àquilo que você está fazendo na vida dela.
Como isso mexe! Precisamos prestar atenção com o que acontece a nossa volta. Precisamos ter compaixão.

Dorcas era uma mulher de compaixão. Não podia ver alguém mal vestido ou passando frio, que ela começa a fazer roupas. Algo tão simples.
Mas saiba que é uma excelente maneira de você estar semeando a Palavra de Deus.
Diz a Palavra, que no dia que Dorcas morreu, foi tanta tristeza, que mandaram chamar Pedro.
Aquelas pessoas se entristeceram com a morte de Dorcas, porque ela havia feito o bem. Foi bondosa, foi amorosa e ajudou a todos da forma que podia.

Você tem seu talento e através dele você pode ajudar alguém e assim semear a Palavra de Deus.
A Igreja de Cristo tem uma missão e nessa missão, somos chamados para pregar e ensinar a Palavra de Deus.
Temos as sementes, que é a Palavra; temos o solo, que é o coração das pessoas; por isso é essencial que semeemos.
De um jeito ou de outro, precisamos semear e Deus quer usar nossas vidas para fazermos isso.

Você está disposto a dar seu testemunho, convidar, trazer amigos, argumentar, confrontar, mostrar compaixão, por aqueles que estão perto de você?

Salmos 126:5-6

“Que aqueles que semeiam chorando façam a colheita com alegria! Aqueles que saíram chorando, levando a semente para semear, voltarão cantando, cheios de alegria, trazendo nos braços os feixes da colheita.”

Que façamos bem a nossa parte. Plantando sementes. Muitas sementes. Tantas quanto pudermos e em todas as oportunidades que tivermos.
Plantando com carinho e oração, sabendo que Deus dará o crescimento.



Irmã Claudia Freitas.
Culto da Noite de 25/10/2017
Igreja Batista do Parque Safira.

(Editado por Elizabete Lacerda Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" O perigo da desobediência" - Hebreus 4:11-13

 Resenha do Culto de quarta-feira  24/04/2024 " O perigo da desobediência" Hebreus 4:11-13 Alguns se assustam com a seguinte expre...