domingo, 12 de novembro de 2017

Efésios 5:22-32

Resenha do Culto

Efésios 5:22-32

Esse texto é interessante porque Paulo, começa a versar sobre relacionamentos.
Sempre que lemos esse texto, nós o aplicamos ao relacionamento conjugal.
Mas, quando Paulo chega no versículo 32, ele diz que há um mistério revelado ali.
Isso nos chama atenção.
Aparentemente, Paulo está falando a respeito do relacionamento homem e mulher.
Mas, de repente, ele nos chama a atenção e diz que está falando do relacionamento de Cristo com a igreja e dentro desse relacionamento, há um mistério que Deus revelou e que esteve encoberto durante o Velho Testamento.

Que mistério é esse? Que verdade profunda é essa?

É que no Velho Testamento, Deus faz a mesma analogia do casamento. Deus se apresenta como esposo de Israel.
Vamos encontrar em várias passagens no Velho Testamento, sempre quando o povo de Israel se desviava dos propósitos de Deus, e começavam a adorar ídolos no lugar do Senhor; sempre que o povo de Israel se desviava da Palavra de Deus e ia para as religiões e mistérios o Senhor Deus chamava a atenção do seu povo dizendo: Israel, adulterou, Israel me traiu indo atrás de outro deus. E sempre que isso acontecia, Deus punia Israel e dizia: Eu tenho ciúmes.

Há um livro que fala com muita clareza sobre isso, que é o livro de Oséias.
Oséias era um profeta que Deus mandou casar com uma prostituta. E Oséias obedeceu.
E não obstante, todo amor e carinho que Oséias tinha por ela, aquela mulher era infiel.
E cada filho que aquela mulher gerava, Deus mandava que Oséias colocasse um nome, que lembrasse Israel da sua infidelidade.
O que Deus estava dizendo para Israel, é isso que Israel está fazendo comigo.
Eu cuido de Israel, Eu amo Israel, Estou provendo tudo que Israel precisa, mas eles viram as costas para Mim e vão atrás de outros deuses.

Agora encontramos o Filho de Deus usando a mesma analogia com a Sua escolhida. Só que agora Jesus não se apresenta como Esposo da igreja, mas Jesus se apresenta como Noivo da igreja.

2 Coríntios 11:2

O sentido aqui, é que Deus escolhe uma esposa para seu Filho. Isso era muito comum no Velho Testamento.
O sentido que o texto dá nessa analogia, é que Deus escolhe uma noiva para o seu Filho.
Nós que fazemos parte da igreja do Senhor Jesus Cristo e somos alvos da sua graça, do seu amor e da sua misericórdia; nós que fomos convencidos pelo Espírito Santo de Deus, do pecado, da justiça e do juízo, nós que O reconhecemos como Senhor e Salvador das nossas vidas, nos tornamos parte da igreja, que é a noiva de Jesus.

Se no Velho Testamento Israel era a esposa, no Novo Testamento, o Filho de Deus, escolhe para si um povo todo especial. Só que esse povo que compõe a igreja, não é a esposa, é a noiva.
É a noiva escolhida por Ele. E como noivo, é interessante, que Ele escolhe sua noiva.
Parece que há uma confusão aí. Se o Pai está escolhendo a noiva para o Filho, agora o Filho, lá em João 15:16, Jesus diz que somos frutos das Suas escolhas.
Parece haver uma incoerência aí, mas na verdade, o que o Filho está dizendo é que Ele é Deus. Ele é um com o Pai, porque Ele é parte da Trindade.

No Velho Testamento havia um dote que deveria ser pago ao pai da noiva. E Jesus vai pagar mais que um dote, para o resgate daqueles que compõe sua noiva. É o Seu precioso sangue. Ele vai pagar com a própria vida.

Efésios 5:22

Qual é o fruto? Que você seja submisso ao Senhor. Jesus está escolhendo uma igreja que seja submissa a Ele. Seja submisso a Ele.
Quem vai fazer parte da igreja que é a noiva de Cristo, são aqueles que são submissos a Ele.
Ele não está escolhendo uma mulher que seja infiel.
Mas que seja submissa.

Ele está fazendo uma escolha daqueles que vão compor o seu povo e que lhe sejam submissos.
Por isso quando uma mulher entende que ela faz parte da missão do seu marido de adorar o Senhor e adora o Senhor, com ele, ela está cumprindo o propósito de Deus.
A missão do homem é adorar a Deus e a missão da mulher é encorajá-lo e adorar ao Senhor com ele.

Jesus está escolhendo uma noiva que Lhe seja submissa. Está escolhendo uma noiva que reconheça a Sua soberania e autoridade. Ele quer uma noiva que reconheça que Ele é cabeça.

Então, quem vai fazer parte da igreja e subir para as bodas? Aqueles que são submissos ao Senhor e reconhecem sua soberania e sua autoridade. Aqueles que reconhecem o seu amor.
O texto é muito claro. Num ato de amor, Jesus se entrega pela igreja, ao ponto de dar Sua vida por ela.

Quais são as intensões Desse noivo por Sua noiva? Essa noiva, a escolhida do Senhor, é aquela que é santificada, que recebe a Palavra de Deus, crê no Cristo que a Palavra revela. E vai fazer parte da igreja triunfante, onde finalmente Jesus vai dizer: Esta é a Minha esposa.
Esse é o mistério que Ele está revelando. Ele fala de redenção, de purificação.

1 Coríntios 6:9-11

A lista é bem grande daqueles que não vão entrar no Reino dos Céus.
Jesus nos prepara pela ação do Espírito, para que façamos parte da Igreja Triunfante.
Jesus nos purifica.

A palavra de Deus fala muito bem da pureza e da santidade que deve permear nossos relacionamentos. Por isso a Palavra de Deus diz que o adúltero não vai entrar no reino dos céus.
Mas diz também que aquele que fizer uma aliança com Cristo e abandonar o pecado, será purificado.

Jesus diz que igreja purificada e transformada é a que vai subir com o Cordeiro.

Jesus fala das dez virgens. Cinco prudentes e cinco loucas. E elas esperavam a volta do Cordeiro para entrar com Ele.
E cinco delas, que eram tido como loucas, viram que estavam acabando o azeite.
De repente, o noivo bate à porta e as loucas percebem que acabaram o azeite. Saem correndo para comprar mais azeite, mas é tarde demais. Jesus leva somente as que O estavam aguardando.
Jesus está falando do arrebatamento da igreja. A Palavra de Deus diz que o noivo foi, mas a mesma Palavra diz que Jesus vai voltar para buscar a Sua Igreja, mas uma Igreja Santa, que reconhece a Sua soberania, a Igreja que foi lavada e purificada pelo Seu sangue.
Essa é a igreja que Ele vai buscar.

Imagino que vai ser terrível quando o Senhor Jesus voltar e a angustia daqueles que pensaram que vão subir com Ele e vão ficar, porque suas vidas estão manchadas pelo pecado.

Muitos imaginam que o simples fato de se frequentar templos onde andaram a Deus, vão garantir a sua passagem para o céu. E não é assim.
Jesus vai levar a igreja que é submissa a Ele. Há muitos que vão ficar porque nunca reconheceram a soberania de Deus nas suas vidas. Estão sempre questionando os absolutos de Deus.

A vida com Cristo é uma vida de sacrifício. De auto negação, de comprometimento com o Reino.
A noiva que subir para as bodas, é aquela que foi santificada e purificada pela Palavra. São aqueles que realmente creram na Palavra de Deus, reconheceram a soberania de Cristo.
Virgem loucas vão ficar, porque não tem unção. Porque ainda no período de namoro e de noivado, traíram o noivo.
Vão subir aqueles que são fiéis. Aqueles que contaminaram suas vestes não vão subir.

Apocalipse 19:7

A noiva se preparou para receber o Cordeiro. Aqueles que colocaram sua vida em ordem. Que vivem com integridade. Essa é a noiva que vai subir.
Ainda há tempo!
A noite vem. Quando o Senhor Jesus vier buscar sua noiva, aqueles que não colocaram sua vida em ordem diante de Deus, vão ficar.

Lucas 18:29-30

Não deixe que ninguém o impeça de servir a Deus.
Existem pessoas que se sentem impedidas de servir a Deus, por causa do marido, do filho, do pai ... quem deixar quem quer que seja por amor a Deus, vai receber muito mais na eternidade.
Você que vai prestar contas de si mesmo a Deus. Não é seu marido, não é seu pai, não é seu filho.
Hoje temos a tendência de colocar a culpa do nosso fracasso no outro. Mas, Deus conhece nossas intenções. Deus conhece nossos pensamentos. E quando você estiver diante de Deus, o que vai fazer a diferença é se sua vida está ordem com Ele ou não.

Cristo ama a sua igreja, mas cabe a ela obedecer e se submeter a Ele.
Como estão suas vestes?

Pastor Nélio Monteiro
Culto da Noite de 12/11/2017
Igreja Batista do Parque Safira.
(Editado por Elizabete Lacerda Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" O paraíso recuperado" Isaías - 11:1-10

 Resenha do Culto da noite de Domingo  05/05/2024 " O paraíso recuperado" Isaías 11:1-10 A história da humanidade começa com um ho...