domingo, 28 de janeiro de 2018

João 13:34

Resenha do Culto da noite de 28/01/2018
João 13:34


O texto que acabamos de ler, dentro do contexto, alguns Escribas se aproximaram de Jesus e O questionaram: Qual é o maior mandamento? Qual o Senhor destaca como o maior mandamento, entre todos os mandamentos.

Na verdade, o Senhor Jesus Cristo faz sintetizar todos os mandamentos. Todos são importantes.
Amar uns aos outros como eu os amei, é um grande mandamento. Mas, quando Ele questionado sobre o maior de todos os mandamentos, Ele diz:
 Que devemos amar a Deus sobre todas as coisas e nosso próximo como a nós mesmos.

Ele sintetiza. Mas, quem é o meu próximo? Então, Jesus conta a parábola do bom samaritano, para ilustrar quem é o meu próximo. Porque muitas das vezes, temos como nosso próximo as pessoas das quais gostamos de conviver com elas. E achamos que aqueles por quem não temos empatia, não são tão próximos assim.

Ao ser questionado, sobre quem é o meu próximo, Jesus cita a Parábola do Bom Samaritano, que é bem conhecida.
Um homem, que descia pelo caminho, que foi assaltado e deixado quase morto; e que passaram ali, alguns sacerdotes e não se importaram com ele. Depois, alguns doutores da lei, alguns Escribas e também não se importaram. Até que vem o Samaritano e cuida dele.

E Jesus pergunta quem foi o próximo desse espancado. E não houve nenhuma dúvida, de que foi o Samaritano.
É que havia um ódio muito grande entre os Judeus e Samaritanos.
E Jesus, traz essa ilustração, para mostrar que meu próximo, é aquele com quem devo exercer a misericórdia. Esse é o meu próximo. Jesus nos ensina a reconhecer todas as pessoas como meu próximo. Reconhecemos nosso próximo quando o amamos e temos compaixão por eles.

É assim que você deve amar. Como aquele Samaritano que rompe as barreiras. Muitas das vezes para não exercer nosso amor e compaixão pelo nosso próximo, nós damos desculpas.
Muitas das vezes, as pessoas usam até a religiosidade como escudo, para não se comprometer com o outro. Mas, Jesus chega quebrando isso e mostrando que seu é aquele de quem você tem compaixão e se importa com ele.
De forma que, meu compromisso com os calores do Reino, compreende de usar de misericórdia. 

Se Deus fosse ser misericordioso como muitas das vezes nós somos, já estaríamos condenados há muito tempo.
Porque muitas vezes, queremos medir a misericórdia, achando que o outro não merece a misericórdia. 
Mas, você  merece?

Provérbios 19:17

Jesus está dizendo que ser bondoso com os pobres é emprestar ao Senhor, e Ele nos devolve o bem que estamos fazendo. Mas, muitas vezes não agimos assim. 
Quando exercitamos a misericórdia, estamos reproduzindo aquilo que aprendemos com Deus. 

O Samaritano sentiu compaixão de alguém que provavelmente era seu inimigo. Mas o amor é despertado nele. E ele vai ao encontro daquele homem e para ele não importava a sua história. Movido de compaixão, ele o apoia. Ele cuida dele.
Não se trata de sentir pena. Quem sente pena nada faz. Só sente pena e isso não muda nada. Não é um ato de amor.

Compaixão, trata-se de alguém que ama e quando tem a oportunidade de demonstrar amor, não desperdiça. Muitas vezes Deus nos dá a oportunidade de demonstrar amor. Amor é demonstrado na prática.
Tem muita gente teorizando sobre amor, mas na prática não ama nada. Não é uma reprodução do amor de Deus. Quem tem misericórdia, tem atitudes.


Compaixão não é sentir pena porque quem sente pena, não faz nada.
Quem tem compaixão, tem atitude. O Samaritano teve atitude. Trata-se de alguém que ama e que quando tem a oportunidade de demonstrar amor, não a desperdiça. Isso é misericórdia.

E o Senhor Jesus nos ensina isso, quando Ele diz que Deus faz com que o seu sol se levante sobre justos e injustos. Deus manda chuva para o justo e para o injusto. Deus faz isso porque Ele tem misericórdia.

Amar o próximo além de ter compaixão e misericórdia, compreende em exercitar o perdão. O perdão liberta. Ao perdoar você se liberta do passado.
Muita gente, vive presa ao passado e não libera seu potencial.
Tem muita gente escravizada por um sentimento ruim. Guardando rancor e ressentimento no seu coração e
começa a contaminar a pessoa que está do lado.
Isso não é viver os valores do Reino. Use sua energia para criar uma vida melhor, para abençoar o outro e ser benção na vida de alguém. O perdão proporciona a oportunidade de Deus mudar sua vida. Se você não perdoa, uma parte da sua vida fica presa ao ressentimento, à raiva, à dor ou a algum tipo de sofrimento. Isso vai limitar você.

O perdão, torna uma pessoa melhor. Pratique o perdão.

Apesar do outro ser aparentemente inimigo do Samaritano, ele vai lá e exercita o perdão, ele cuida, ele abençoa. Se você quer ser abençoado por Deus, pratique o perdão, para de guardar ressentimentos.
Isso impede a graça de Deus sobre a sua vida.

Perdoar é um ato de amor próprio.  Se você não perdoa, a pessoa vai ficar sempre no seu pensamento, vai estar sempre na sua história, travando a sua vida. Amar o próximo, compreende em amar o inimigo.

Quanta gente querendo que Deus mande fogo do céu para consumir alguém! Amor ao próximo compreende amar o inimigo.
Mesmo assim, apesar do outro, ser seu inimigo o Samaritano tratou do ferimento do Judeu, dando a maior demonstração de amor ao próximo.


Se você está ressentido com seu irmão, vai lá e libera perdão. Depois vá diante do Senhor fazer sua oferta.
Todo culto deve ser prestado com intereza de coração. 
Os valores do Reino nos ensina a ter misericórdia, exercitar o perdão e a amar nossos inimigos.

A pior desgraça que tem, é o sujeito amargurado.
Porque ele quer que o fel do seu coração contamine você  também.
Foge de gente amargurada porque só vai trazer contaminação para sua vida. 

Jesus nos deu um grande mandamento e uma grande comissão. A grande comissão é ir por todo mundo e pregar o Evangelho a toda criatura. Amar o próximo compreende compartilhar a mensagem do Reino.
Somos chamados para abençoar. 
Adoro a Deus sendo instrumento de Deus. Abençoando. Sendo testemunho. 

Tem pessoas, que precisam apenas de um abraço e isso não vai nos custar nada.
Jesus deu a própria vida para nos salvar. 
Você merecia isso? Não foi esse um ato de misericórdia de Deus para com aqueles que viraram as costas para Ele?

Deus teve misericórdia e compaixão de nós, para nos trazer cura e nos levar de volta para casa.
Se procedermos como Jesus, o mundo será melhor.
Tenta proceder assim, porque o Reino de Deus está dentro de você. 
Deus te chamou para reproduzir os valores do Reino .


Pastor Nélio Monteiro

Igreja Batista do Parque Safira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...