quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Provérbios 29:1

Resenha do Culto da noite de 03/01/2018
Provérbios 29:1

O sábio versa aqui sobre a dureza de coração.
Todo início de ano fazemos muitos planos para o ano que vai começar.
Quando começa o ano, as pessoas estão sempre dispostas a ler a Bíblia, ir à academia, caminhar, fazer um regime. Mas logo vão deixando de lado.

E se há algo que precisamos cuidar, é do nosso coração.
Suas palavras revelam como anda seu coração.

O sábio aqui em Provérbios trata desse assunto.
O texto fala de pessoas com o coração duro. Com dureza de coração.
Onde é que vamos encontrar essas pessoas, que tem o coração endurecido pelo pecado? Quando pensamos nesse endurecimento de coração, pensamos no incrédulo ou naqueles que ainda não tiveram um encontro real com o Senhor Jesus.
Na verdade, tal pessoa, que ainda não teve um encontro com o Senhor, tem o seu coração, fechado para Deus. Fechado pelo pecado.
Mas quando a Palavra de Deus fala do endurecimento do coração, ela não fala dessas pessoas. Fala daqueles que ouvem a Palavra de Deus de forma repetida, que são repreendidos por Deus de forma repetida, mas que não traz mudanças. 
Não muda o comportamento.
A pessoa continua na vida de pecado. De rebeldia, de insensibilidade à Palavra de Deus, de falta de compromisso com Deus. É sobre essas pessoas que a Palavra de Deus fala aqui, e por isso, essa Palavra é endereçada ao meu e ao seu coração na individualidade.
Como está o seu coração? O texto fala a respeito de alguém que sempre merece repreensão, por causa da sua conduta pecaminosa e rebelde que faz com que ele seja repetidamente repreendido. Deus está sempre repreendendo-o; mas há uma insensibilidade, uma dureza de coração e a pessoa começa a ignorar a Palavra de Deus.
Para isso a Palavra de Deus chama de endurecimento de coração.
Ele aprende de várias formas, mas não há mudança de vida.
O texto aqui é muito profundo, traz implicações muito sérias.
Ele diz que o endurecimento do coração chega a um momento que não há remédio. Não há mais cura. Não há possibilidade de libertação.

Samuel foi um grande profeta. No entanto, a Palavra de Deus diz que não obstante seus filhos terem crescido naquele ambiente de adoração, o coração deles estavam endurecidos, eles não levavam a sério o Culto a Deus.
Ao ponto de Deus falar a Samuel que iria matar seus filhos. Imagina um pai receber essa notícia da parte de Deus! Porque o coração deles endureceu de tal forma que não tinha mais cura.

Meus irmãos precisamos cuidar do nosso coração, cuidar do nosso relacionamento com Deus e pedir sensibilidade à voz do Espírito de Santo de Deus. 
Deus quer que você O obedeça . Seja obediente aos seus preceitos e à Sua Palavra.

Já estamos no terceiro dia do ano. Quanto tempo você tirou para se relacionar com Deus? Quantos capítulos você leu na Palavra de Deus?
Preste atenção ao que Deus está falando ao seu coração nessa noite. A dureza de coração vem como resultado de rejeitar as repetidas advertências. Meu amigo esteja atento à sua consciência.

Eu quero chama-lo a estar atento a situação do seu coração. Desse relacionamento seu, com Deus. 
Pois o endurecimento, vai cauterizando seu coração que vai chegar ao ponto que não  tem mais remédio. Foi o caso dos filhos de Eli; sabiam muito de Deus mas não levavam a sério. Até que chegou ao ponto, que Deus disse: não tem mais remédio.
Com o tempo essa dureza fica mais difícil de curar. 
Essas advertências são endereçadas à igreja.
Foram endereçadas ao povo de Israel, e nós somos parte desse povo.

Tem gente que tem pecados secretos, que não permite que o Espírito de Deus remova. Derrube aquela fortaleza. Derrube aquela crosta de pecado.

O pecado é como uma serpente. Não fique acariciando o pecado.  Não pense que a gente pode agir de forma errada com Deus e que a mão de Deus nunca vai pesar.

Vá diante do Senhor e se humilhe. Se quebrante.
Não há como se esconder de Deus. Cuide de seu coração.
Nesse início de ano, dê prioridade a Deus. Cuide de seu coração. Cuide de seu relacionamento com Deus.

Precisamos estar atentos ao que Deus está falando ao nosso coração. Precisamos refletir no que Deus está falando ao nosso coração.

Há três passos que mostram a dureza de coração.
Quantas vezes você ouviu a respeito de negligenciar à oração e leitura diária da Palavra de Deus. 
Deus está chamando a todo tempo para um relacionamento com Ele.
Mesmo colocando pedras em seus caminhos, ainda se recusam a ouvir a Palavra de Deus.

Antes da queda de Caio Fábio, ele disse: se o sujeito é infiel a Deus numa  crise como a que estamos vivendo, que esperança há para ele?

Se Deus fala e continuamos negligenciando a leitura da Sua Palavra, que esperança há?

Quando estamos deprimidos somos uma presa fácil do diabo. Todo predador procura sempre o mais fraco.  Tira a presa do meio do grupo. E fora do grupo ele é uma presa fácil. 
Todo predador quando quer nos destruir, a primeira coisa que ele faz, é nos tirar da comunhão.

Em segundo lugar, vemos a dureza de coração . Quantas vezes, você foi advertido sobre a fofoca? O povo de Israel  vivia murmurando. Havia muita murmuração e pouca oração. O povo murmurava, Moisés orava. O povo murmurava, Moisés orava e Deus operava de forma poderosa.
Do que adianta murmurar? Do que adianta fofocar? 
A gente precisa tomar cuidado.

Por causa da murmuração, da fofoca, Israel foi advertido e uma geração inteira morreu no deserto, por causa da murmuração. 
Precisamos passar as coisas pela peneira.  Tem gente que mente de forma descarada, mesmo sabendo que o pai da mentira é o diabo.
Quantas advertências, por causa do pecado secreto, você já recebeu? Tem gente que passa uma vida apanhando e cometendo sempre o mesmo erro.
Cuidado com os pecados secretos. Cuidado com as serpentes de estimação tem gente que é advertido mas continua na farra, no adultério, continua no pecado. É advertido por Deus, mas continua fazendo as mesmas coisas.
Não brinca com o pecado porque o pecado gera morte.

Deus está a advertir de várias formas, mas a pessoa não dá atenção.
Cuida do seu coração.  Estamos iniciando um novo ano. Preste atenção ao que Deus está falando.
Cuida do seu corpo, ele é templo do Espírito Santo. Cuida das disciplinas espirituais. 
Você ainda tem 362 dias para priorizar Deus na sua  vida. Para pedir a Deus que te dê sensibilidade para ouvir a voz do Espírito. A maior loucura do homem é trocar alguns anos de prazer diante de uma eternidade que Deus tem preparado para nós.
 

Pastor Nélio Monteiro

Igreja Batista do Parque Safira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...