domingo, 21 de janeiro de 2018

Jeremias 1:1-5

Resenha do Culto da noite de 21/01/2018

Jeremias 1:1-5

Sempre achei muito interessante, as pessoas de meia idade para cima, vivenciaram isso.
Sempre que você encontra uma pessoa mais velha, e ela vai conversar com você, geralmente ela pergunta: você é filho de quem? Isso diz da nossa identidade.


Qual é a sua identidade? Se há algo que o ser humano está sempre em busca, é de se encontrar-se, de definir o que ele é. Isso diz da sua identidade.

Quero pensar com você, sobre três identidades que nós temos e trazemos desde que nascemos.

A primeira identidade é a sua filiação. De quem você é filho? O texto aqui diz que Jeremias, era filho de Hilquias, o sacerdote.
Isso diz do ambiente em que Jeremias cresceu. Ele cresceu num ambiente de religiosidade. Naquele tempo as crianças não entravam no templo, só os sacerdotes, mas, ele cresceu naquele ambiente religioso.


Segundo, nosso pai é nosso primeiro mentor.
Então o texto está dizendo aqui que Jeremias foi mentoriado por um sacerdote. Seu pai era um sacerdote. E foi seu primeiro mentor. De forma que Jeremias foi crescendo nesse ambiente.

E sabemos, que o ambiente exerce grande influência na formação do nosso caráter, da nossa identidade.

O texto também fala do ambiente, no sentido político.
Situa o momento em que Deus vai falar com Jeremias. Jeremias, vivenciava momentos de grandes transformações em Israel.
É que Josias havia assumido o trono. Josias era um homem temente a Deus. Com certeza o rei Josias foi mentoriado por homens que tinham temor a Deus. E o conduziu e orientou neste momento de avivamento.
O povo de Deus havia se afastado do Senhor e naturalmente, começaram a vivenciar crises em todas as áreas. O povo estava debaixo de muito sofrimento.
E quando Josias assume ele propõe uma reforma e começa um processo de avivamento.
Tirando todos os ídolos que haviam em Jerusalém e houve um retorno à Palavra de Deus. Então a Nação começou a viver um tempo abençoador. Um tempo de paz. A mão de Deus estava ali e é nesse contexto que Jeremias vai crescendo e isso vai formando a identidade de Jeremias. Filho de um sacerdote, cresce num ambiente religioso de avivamento e transformações, até que Deus o chama. 
E agora, quando Deus fala com Jeremias, Deus o prepara para oferecer uma nova identidade.

Muitas vezes, a primeira identidade na vida das pessoas não é tão abençoadora, como foi na vida de Jeremias.
Muitos não tiveram o privilégio de crescer num lar cristão. Não tiveram oportunidade crescer num ambiente de avivamento e temor a Deus.
Talvez este seja o seu caso, e com certeza, fará marcas na sua identidade. Na sua primeira identidade.

O texto diz que Jeremias era um cidadão Judeu. E nós sabemos que nossa segunda identidade é a nossa nacionalidade.
A nossa nacionalidade diz da nossa identidade.

Sua identidade começa desde o momento em que você nasceu e alguém foi no cartório e fez seu registro.
E você passou a ser um número. Depois, você teve que tirar sua RG, seu CPF e se você quiser ir para qualquer parte do mundo você terá que tirar seu passaporte. Porque estes documentos dizem da sua identidade.

Num processamentos de dados hoje, o governo tem todas as informações sobre sua vida, pelos seus documentos. Isso diz da sua identidade.

Quando o governo assume a sua paternidade ele começa a manipular a sua identidade.

A Palavra de Deus diz que é minha, a responsabilidade de educar meu filho.
O estado totalitário não quer isso. Ele quer educar a criança e exercer influência sobre ela.
Sabemos que a formação de um criança, vai de um até os oito anos. É aí que vamos plantar sementes que vão germinar para a vida toda.

A Palavra de Deus diz que desde a concepção, ali há vida. O estado totalitário não quer cidadãos com deficiência mental ou física. Como se essas pessoas não fossem gente.
Então eles pregam o aborto. E por isso, a igreja em países totalitários é perseguida. Porque ela é contra o aborto. Destruindo as famílias.  Destruindo valores que estão na Palavra de Deus. Banalizando as relações.

Colocando o homem para ser adorado no lugar de Deus.
Essa é a primeira proposta de satanás. Adão e Eva foram tentados com a proposta de serem como Deus. Muitos dizem não precisar de Deus, até passar pelo vale da sombra da morte.
Nossos princípios de culto ao Senhor vão contra tais. ideologia.

Há uma terceira identidade: quem é o seu Deus? A quem você serve? 

Jeremias enfrentava uma crise em Israel e Jeremias confrontava aqueles que adoravam a falsos deuses. 

após o governo de Josias, um rei que não tinha relacionamento com Deus, levou o povo a idolatria.

Infelizmente vivemos dias em que muitas igrejas deixaram de ser igrejas. Você chega nela, ao invés de adorar a um Deus vivo, há uma foto do dono da igreja. Por isso em vários lugares o Senhor está dizendo: Devolve a minha igreja. Porque a igreja é do Senhor Jesus Cristo. 

Mas quem é o seu Deus?  Qual é a sua identidade? 
Se alguém pegar seu RG e for rastrear sua vida, o que vai encontrar?
Quem é o seu deus? Isso é determinante porque você vai ser semelhante ao deus a quem você serve.
Isso é inerente do ser humano. Ele passa a agir de acordo com o deus a quem ele serve.

Romanos 1:22-23
Muitos estão adorando a criatura no lugar do Criador, ou seja, o homem tornou-se seu próprio deus.
Idolatram o homem em vez de idolatrar a Deus. 

Teorias caem por terra, mas Jesus diz que suas Palavras  jamais  passarão. 
Muitos estão adorando anjos caídos como se fossem deuses.

O deus a quem você adora, diz da sua identidade.
Quem é o seu deus? A quem você tem servido? Quem é o seu deus? Isso diz da sua terceira identidade. 


Jeremias vivenciou o retorno da nação às Escrituras e prosperidade. Mas também, ele passou por um governo de um homem corrupto e idólatra, que trouxe com isso maldição sobre a nação.
Sofreram porque abandonaram o deus vivo. Rejeitaram o DEUS de Abraão de Isaac e de Jacó. 
O homem sem Deus é escravo da sua ideologia ou da sua própria insensatez. Quantos rejeitam o Deus vivo!
Interessante, que Jeremias é filho de um sacerdote, cresce num ambiente religioso, mas a Palavra de Deus diz que ele só tem um encontro pessoal com Deus mais tarde.
Quantos vivem assim? Eu quero te falar da identidade eterna. 


João 8:31-34

Quem peca, é escravo do pecado.
Tem gente que pensa que só porque é religioso, seu lugar no céu está garantido. Mas, continua numa vida de pecado. 
Jesus veio para te libertar.  Para tirar você dos grilhões do pecado e te livrar de toda maldição.  

João 8:39

Abraão foi um homem temente a Deus. Foi um homem que ouviu a voz de Deus e obedeceu.

Abraão ouviu a voz de Deus e obedeceu.  Não basta só ouvir a voz de Deus, você precisa obedecer.
Deus quer de você, obediência. Deus quer que você obedeça. 

João 1:41-44

Jesus pegou pesado.  Mas queria ensinar para eles que não basta representar. O que Deus quer, é obediência e vida no altar. Deus sabe das suas fragilidades, tudo que Deus quer é que você seja sincero diante Dele e seja obediente à Sua Palavra.

Joao 8:51

Sabe por que? Jesus veio para nos dar vida eterna.  Uma nova identidade. Jesus veio nos oferecer uma nova paternidade.
É promessa de Deus, jamais nos rejeitar. 
Ainda que você tenha perdido a sua  primeira  identidade. Ainda que você não tenha recebido o primeiro olhar da sua mãe, saiba que, Jesus veio nos trazer a oportunidade de nos tornarmos filhos de Deus.
Jesus veio para te dar uma nova nacionalidade. Estamos como peregrinos nessa terra e o passaporte para o céu foi o sacrifício de Jesus na cru do calvário. 

Deus quer transformar totalmente sua vida. Qual a sua identidade? Você é filho de quem? Nessa noite veio a você o chamado do
 Senhor. Você só precisa crer.  Deus te conhece antes da sua concepção. Deus tem um projeto para sua vida. Deus te conhece! Deus sabe das suas dores e quer te dar um novo nome escrito na glória.

Deus tem um novo nome para você.
Nessa noite Deus pode te dar uma nova identidade e transformar sua vida 
Para isso, crer é fator determinante. Deus pode mudar à sua identidade. 

Crê no Senhor jesus Cristo e será salvo tu e tua casa.

Pastor Nélio Monteiro

Igreja Batista do Parque Safira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...