terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Salmos 90

Resenha do Culto da noite de 31/12/2017

Salmos 90

Este salmo é simplesmente maravilhoso. É a oração de Moisés enquanto liderava o povo no deserto.
Imagine um líder, conduzindo uma nação no deserto. Nação que havia sido afligida por tantos anos e que tornara-se escrava dos Egípcios. Afligidos pela desobediência, porque esqueceram do seu Deus e O ignoraram por anos. Até que em meio às suas aflições, eles se lembraram do seu Deus e clamaram a Ele.

Quando o clamor dessa nação chega diante do Deus Eterno, Ele desce para libertar seu povo da escravidão e do vazio que estavam vivendo. Em meio a uma desesperança, em meio a angustia.
Um povo que não conseguia vislumbrar o futuro. O amanhã.

Vivemos dias de desencanto e desesperança.
Devido a corrupção, vemos uma grande parcela da sociedade pagando um alto preço, sendo escravizados e sofrendo. Vivemos dias assim, mas a nossa esperança, não está nos governos e nas circunstâncias. Nossa esperança está em Deus. No Deus que desce e se faz presente para livrar seu povo, quando este povo a Ele clama.

Ali no deserto, depois de experiências marcantes com Deus, Moisés volta ao Egito sozinho como instrumento de Deus e Deus liberta seu povo da escravidão. 
Agora eles são  conduzidos pelo deserto  e muitos desafios surgem para eles.
O primeiro  deles foi encontrar pela frente o mar vermelho, de sentirem-se acuados pelo exército de Faraó e naquele momento Moisés clama a Deus e eles caminham pés enxutos pelo leito do mar até o outro lado.

Caminhando pelo deserto, Moisés pensa  na Terra Prometida. Vislumbra um novo amanhã. Surge uma luz no fim do túnel. Moisés consegue vislumbrar o amanhã.


Assim é, na vida daquele que, mesmo debaixo de escravidão e de situações como vivenciamos, volta seu olhar para Deus e busca Nele seu socorro, ele encontra a oportunidade de construir, a oportunidade de sonhar e vivenciar um novo tempo na sua vida. Surge a esperança  de um novo amanhã  .

É assim que Moisés caminhou depois de uma longa noite de escravidão.
Não  foram poucos anos que o povo tinha experimentado a escravidão. Fico imaginando a alegria de Moisés! Agora, o povo experimentava a liberdade e voltava a sonhar.
Meus irmãos, é nesse Deus que eu creio. Nesse Deus que se faz presente. Nenhum outro deus faz o que Ele fez!
Ele veio  na pessoa do seu filho e Se revelou a nós. Ele esteve entre nós. Ele se revela a nós, como nenhum outro Deus fez. Ele veio para buscar e salvar o que estava perdido. Escravizados pelo pecado, por fortalezas que foram construídas à sua frente e que os impedia de sonhar.
Quando o homem perde a comunhão com Deus, ele não consegue vislumbrar o futuro.

Moisés versa sobre a imortalidade de Deus e temporalidade do homem. Nessa oração, Moisés fala para si mesmo.
interessante que Deus chama Moisés com 80 anos e restaura sua saúde.
O que restaura nossa vida e nos dá vigor, é ter um propósito maior com Deus. O homem morre quando deixa de sonhar, quando ele deixa de ter um propósito em sua vida. Quando ele deixa de fazer a obra de Deus.

Como Israel, somos uma nação em movimento.
A igreja não é o templo. O templo é o local onde as pessoas se reúnem. As pessoas confundem as coisas. A igreja é o povo em movimento.

Quando penso neste ano, num momento de profunda gratidão a Deus, eu me lembro de pessoas que amamos tanto, que estavam conosco aqui no dia 31 de Dezembro de 2016, adorando a Deus e que hoje estão diante do trono do Altíssimo adorando e desfrutando da vida eterna em toda sua plenitude. Isso é motivo de gratidão, porque somos um povo em movimento, caminhando para a eternidade. Porque nossa vida é como a erva, que um dia floresce e no outro ela seca. Parece uma visão negativa da vida, mas não é.  Ela é extremamente positiva. O que Moisés traz nesse salmo, ele abre nossa visão para a eternidade de Deus.
Esse chão que estamos pisando, muita gente pisou e não está mais aqui. Um dia você também não estará aqui, mas outros estarão.

O que Moisés quer nos lembrar? Que Deus é Eterno. Por isso devemos depositar nossa esperança em Deus. E quando depositamos nossa esperança em Deus, podemos esperar sempre, um novo amanhecer, mesmo depois de uma noite tenebrosa.

Sempre haverá um novo dia, quando depositamos nossa esperança em Deus.


Moisés impactado, percebe a infinita distância entre ele e Deus.
E quando ele entende isso, ele diz: Senhor faz-me entender a dimensão da vida, para que eu viva com sabedoria. 
Há um contraste entre a eternidade  de Deus  e a temporalidade do homem. Porque a vida do homem é passageira.


A vida é assim. Ela passa rápido. Precisamos buscar em Deus a sabedoria para viver cada dia.  Precisamos entendermos o quanto somos dependentes de Deus. Estamos de passagem. Essa vida é transitória. Para que tanta arrogância e avareza?
Moisés quer viver além, à luz da eternidade, porque entende que tudo que ele construiu ao longo da vida não tem nenhum valor na hora de partir. As coisas mais valiosas são o amor que compartilhamos e o cumprimento da missão que Deus nos dá.
Os valores eternos são os que ficam.
Muitas vezes deixamos de cumprir nosso ministério que é o mais importante.

Nossos anos acabam-se como um suspiro. Portanto vamos viver bem.
Quando nós habitamos no Eterno, Ele nos concede a eternidade em Cristo. O que Moisés busca é isso.

Nossa vida é como o dia de ontem.  Quando paramos para pensar, já passou. Mas quando voltamos nosso olhar para a eternidade, então, a vida passa a ter sentido. 

Através dessa oração, Moisés  abre nosso olhar para a eternidade  de Deus . Então você pode colocar sua vida sem reservas, nas mãos de Deus.
A nossa única esperança está em Deus.

Fico imaginando a responsabilidade de Moisés em liderar uma nação no deserto.

Tendo consciência da sua pequenez, Moisés clama pela compaixão do Senhor.
O que é o homem sem Deus? Nada! Há um novo amanhecer.  Há esperança. Porque em Cristo nós encontramos a verdadeira alegria. Em Deus nós temos a verdadeira esperança. Em quem você tem depositado sua esperança? 


Quando o homem se esquece de Deus, ele é um infeliz. Porque está depositando sua esperança na transitoriedade.
Mas quando depositamos nossa esperança em Deus, a vida tem sentido.

Quando Moisés clama a Deus e pede que Deus o revista da imortalidade ele recebe a vida em Deus.
É essa vida que dá sentido à nossa vida.
Pode ser que daqui a um ano, um de nós não esteja mais aqui. Mas isso não faz diferença, quando nossa esperança está em Deus.
Somos revestidos da imortalidade de Deus.

Imagine no deserto, Moisés sonhando com a Terra Prometida! Ele fica sonhando com a Terra, caminhando para a Terra, mas na verdade, por causa da sua incredulidade do momento, ele não pisa na Terra da Promessa. Ele não pisou na Terra da Promessa mas, ele entrou na eternidade com Deus.

Somos um povo que caminha pela fé. A nossa esperança está na terra que Deus nos prometeu. Um novo céu e uma nova terra, que João viu. É lá que está nossa esperança. Onde não vai haver mais choro, não vai haver mais morte, não vai haver mais dor.
A promessa de Deus não é para um tempo, a promessa de Deus é para uma eternidade. Deus começa nos abençoando aqui, mas Deus tem para nós, toda uma eternidade.
Então, coloque sua esperança nesse Deus que é Senhor de geração em geração. Nós passamos, mas Deus é Eterno.

Moisés  era  ousado  nas  suas orações. Ele pedia alegria. Você tem pedido alegria para Deus?
Devemos pedir a alegria  da presença  de Deus  na nossa vida.
Moisés pede a presença de Deus em sua vida, pede por um tempo de prosperidade e paz.
Que venhamos pedir a Deus  por nossa nação.  Por um tempo e prosperidade.
Aqueles que estão vivenciando tempo de provações, peçam um novo tempo de alegria na sua vida. Que Deus apague aquele passado de sofrimento, de angustia, de desesperança, de desapontamento, de frustrações e lhes proporcione um tempo novo, da presença e do agir de Deus na sua vida. Ajustando o que precisa ser ajustado, mudando o que precisa ser mudado, mas, sobretudo, a presença de Deus na sua vida, no trono do seu coração.

A oração de Moisés, pela glória de Israel, a resposta ocorre, quando Jesus vem. Trazendo vida, livramento e redenção. Em Cristo encontramos sentido para a vida. Visto que toda uma vida pode ser compactada por uma palavra. O amor.


Retenha a esperança de um novo tempo.
Eu creio no poder de Deus, de mudar circunstâncias, de nos trazer alegria.
Seu cuidado e seu poder de agir, até nos mais difíceis momentos. Porque Deus nunca nos abandonou. Por isso eu creio no novo amanhecer.
Moisés ali no deserto, pela fé, ele se imaginava entrando na Terra Prometida.

Eu quero desafia-lo pela fé, vislumbrar um tempo novo na sua vida. Podemos viver um novo amanhecer sob o cuidado de Deus. Porque é assim que Moisés conclui sua oração. Seja sobre nós a graça do nosso Deus e confirma sobre nós a obra de nossas mãos. Em outras palavras Moisés diz: Senhor, concede-nos sucesso em tudo que fizermos, nos nossos interesses temporais e espirituais.
Clame a Deus e Ele vai te dar sucesso em todas as áreas da sua vida.
O que Deus nos proporciona vai além da temporalidade.

Pastor Nélio Monteiro
Igreja Batista do Parque Safira

A Deus a honra, a glória e o poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...