domingo, 14 de janeiro de 2018

Hebreus 11:1-3

Resenha do Culto da noite de 14/01/2018

Hebreus 11:1-3

Falar de fé, às vezes é natural. Até fácil. Ela é muito simples para os outros, mas para nós é bastante complicada. A gente precisa entender o que é fé. Fé, não é simplesmente crer. Porque se fosse assim, satanás uma pessoa de grande fé. Mas não é assim.

Tem alguns que pensam e ensinam que a fé é a realização de grandes milagres. Mas Abraão é considerado o pai da fé e ninguém nunca nos apontou um milagre que Abraão tenha feito.
Isso nos mostra que as vezes nós temos um conceito errado daquilo que é fé.
E para isso, eu quero chamar a atenção aqui, para aquilo que não é fé.
A fé não são nossas superstições. Tem aquele que acredita na influência da cor da roupa que se usa na virada do ano. E aquele que teme a sexta feira 13. São as superstições e que muitos acreditam na crença que lhes foi passada pelos seus antepassados.
E algumas pessoas pensam que isso é fé.

A fé também não é o otimismo. Otimista é a pessoa que consegue ver o lado positivo de todas as coisas. Mas não podemos confundir o otimismo com fé. Isso não é fé.
Às vezes o pensamento positivo, anula a ação de Deus. Porque acreditamos que com um simples pensamento positivo eu vou conseguir realizar os meus sonhos.

Tem gente que acredita em tudo que lhes falam. Colocam sua fé em credulidades, pela sua ingenuidade e simplicidade. Talvez até, por não querer consultar as Escrituras.

Fé o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem. Hebreus 11:1
A fé é bem fundamentada, é alicerçada e opera em nós a obediência. Fé caminha com obediência.

Hebreus 11:6 nos mostra que a fé é para agradar a Deus. A fé não é para o nosso próprio prazer. Sem fé é impossível agradar a Deus.
A obediência mostra nossa fé. Muitos morreram sem alcançar a promessa.

Romanos 1:5; 16:19
A fé gera obediência. Enoque andou com Deus num mundo que não era bom, e foi levado pelo Senhor, pela fé. Você precisa ter fé para ser salvo.

Fomos tirados das trevas para a maravilhosa luz. A fé é para dar bom testemunho. Não adianta você dizer que fulano tem muita fé, se ele não der um bom testemunho de Cristo.
A fé para darmos um bom testemunho.
Naquele momento em que você estiver passando por dificuldades, a fé vem para você acreditar que esse momento vai passar. É nesse momento que a fé deve ser manifestada.

Pela fé esses homens foram rejeitados. Pela fé esses homens foram maltratados. Mas todos eles alcançaram um bom testemunho da pessoa do próprio Deus. Foram todos aprovados por Deus.

Quero falar aqui de três personagens Bíblicos. Três homens que foram abençoados e abençoadores. Ter fé para obedecer a Deus nem sempre é fácil. Mas tudo vale a pena porque os milagres são muito maiores.
Uma vez que a vida de fé é marcada por muitas lutas, mas também por grandes milagres.
Pela fé, até a própria Sara, recebeu o poder de conceber um filho.

Muitos sofreram, muitos morreram, mas todos deram bom testemunho, porque entenderam que não era cidadãos deste mundo.
Quero pensar em Moisés. Olhando todas as questões da vida de Moisés, imagino o milagre quando se abriu o mar vermelho.
Fico imaginando aquela multidão pressionando Moisés. Atrás vinha Faraó e à frente, o mar vermelho. Quando Moisés achava que não tinha mais saída e que seria o fim, Moisés, começa a clamar a Deus e a resposta do Senhor vem. O mar se abre e eles começam a caminhar com pés enxutos. Isso é fé. Acreditar que Deus fala a verdade e agir conforme a vontade de Deus.

Quantas e quantas vezes você se vê num beco sem saída. Numa situação difícil, sem ter para onde ir. Quando você pensa que não dá mais para seguir adiante é que você precisa confiar na Palavra de Deus e seguir adiante.
Muitas vezes não conseguimos seguir em frente, porque não conseguimos confiar na Palavra do Senhor.

2 Samuel 5:23-25

Diz que Davi consultou o Senhor sobre o momento certo de sair.
Davi fez o que o Senhor havia mandado.
Se você ler sobre o chamado de Saul, quando ele perde seu reinado. E os homens começam a pressioná-lo. Diz a Palavra de Deus, que Saul foi lá e ofereceu sacrifícios. Venceu aquela batalha, mas perdeu o seu reinado, porque ele não obedeceu a Palavra de Deus.
A mesma situação se repete nesse texto, com Davi. Davi estava sendo pressionado pelos seus soldados, pelos seus homens. Se você ler a história, verá que a situação era a mesma de Saul. E Davi estava sendo oprimido e julgado pela sua estratégia de guerra. Mas Davi, ficou ali quietinho, até o momento em que a copa da amoreira balançou e eles saíram.
A FÉ NECESSITA DE PACIÊNCIA PARA ESPERAR O TEMPO DE DEUS.

Quantas questões você está sofrendo, no seu trabalho, no seu dia a dia? Quase todos os dias somos prensados, mas precisamos esperar o momento certo para agir.
Davi só foi vitorioso porque ele esperou o tempo de Deus.
Quantas vezes somos fracassados, porque não sabemos esperar o tempo certo!
A fé é para tomar decisões na hora certa. A fé é para esperar o tempo de Deus, a hora de Deus e não a minha. E nós precisamos aprender isso. Davi esperou o momento certo.
A fé é acreditar que na hora certa, Deus vai agir e te dar a vitória. Na hora certa Deus vai te fazer triunfar. A fé é esperar com paciência no Senhor.

Por último separei um dos personagens que admiro muito, pelo seu temperamento, Elias.
Elias foi um homem ousado. Um homem de coragem, capaz de enfrentar tudo e todos. Um homem que orou para não chover e não choveu. Orou para chover e choveu.
Na história de Elias, há momentos de grande vitórias. Elias havia desafiado 850 profetas e havia vencido aquela batalha. Tinha saído vitorioso. Mas surgiu na história uma mulher que prometeu fazer com Elias o que foi feito com os profetas. E Elias resolve fugir. Um homem que tinha feito tantas coisas, um homem que venceu tantas dificuldades, de repente, diante de uma mulher, ele resolve fugir porque teve medo.

Quando nos deparamos com nossa situação, as vezes nos assustamos. Quando olhamos para nossos problemas e para o que nos espera, as vezes temos medo e temos vontade de fugir.
Foi o que aconteceu com Elias.

Elias foge e entra numa caverna. Elias foge de Deus com medo e na solidão. Haviam mais de sete mil profetas que não se dobraram diante de Baal.
Elias neste momento não estava sozinho, ele teve uma crise de fé. Não era para Elias estar com medo. E naquele momento esperava a derrota.

Quem sabe o medo tenha assolado sua vida, tenha roubado a sua paz e você só quer fugir. Quem sabe você está se sentindo sozinho, desamparado.
Elias era sujeito às mesmas paixões que nós. Eram homens que em determinados momentos, erraram. Oscilaram na sua fé, mas que Deus sustentou e fortaleceu a cada um deles.
O que eu quero te dizer é que mesmo em momentos difíceis, quando parece que sua fé está acabando, quando parece que tudo está chegando ao final e que você se acha um solitário, um derrotado. Pensa como Elias, entrar numa caverna.
Elias havia experimentado os milagres de Deus, mas neste momento ele estava triste e abatido, e com medo. Isso mostra que eu e você podemos passar por estes momentos, eu e você podemos enfrentar essas dificuldades.
Somos como Elias, como Moisés e Davi, mas pela fé podemos dar um bom testemunho de Deus.

Pastor Sílvio Farias

Igreja Batista do Parque Safira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...