domingo, 5 de agosto de 2018

1 Coríntios 11:20-26

Resenha da Manhã de 05/08/2018

1 Coríntios 11:20-26

Momento da ceia é momento singular. Porque tem um propósito muito sério. Porque a ceia dentre outras coisas, ela nos leva a um olhar para nós mesmos. Paulo orienta a igreja de Corinto, porque eles tinham deixado de discernir o significado da ceia. Ela se tornou algo corriqueiro, e Paulo vai trazer o que o Senhor ensinou, de como ministrar a ceia
Ele vai destacar que a ceia é um memorial. Memorial tem o propósito de recordar. Nos levar de novo àquele momento. Como se voltássemos no tempo. Inspirado pelo Espírito de Deus, o apóstolo nos reporta de novo, à cena em que Jesus está a mesa com seus discípulos. Dando um significado a cada elemento da ceia.
Naturalmente, aquele pão, não era o corpo de Jesus nem se tornou no corpo de Jesus.
Ele é um memorial. O propósito, é que você volte no tempo. Aquela cena, de Jesus à mesa com seus discípulos, é como se nós estivéssemos sentados à mesa com Jesus. Imagine você, vivendo aquela cena, sentado à mesa com Jesus e algo solene acontecendo ali.
Era um período da Páscoa e Jesus está instituindo um memorial diferente, a Páscoa, com o propósito de lembrar da intervenção de Deus lá no Egito, quando o Senhor os tirou da escravidão e os conduziu com mão forte a uma terra prometida.
Mas agora, a escravidão da qual o Senhor Jesus nos liberta é outra, muito pior.
Porque se a escravidão dos Judeus, era estar debaixo do jugo dos egípcios, a escravidão do pecado é muito pior. Porque o sujeito tem um senso de liberdade, enquanto ele não percebe que ele é um escravo. Não percebe que foi subjugado pelos poderes das trevas. Se um gerava a morte física outro gera a morte espiritual. Se um roubava a esperança do tempo, a escravidão do pecado rouba a esperança da eternidade.

Preste atenção porque este é um momento muito solene.
Paulo disse: examine-se o homem a si mesmo.
Este é o pior momento, porque vamos olhar para nós mesmos. Não vamos nos colocar à mesa, mas aos pés da cruz do Senhor. Diante da Santidade de Deus, vemos o quanto somos pecadores.
Olhe para si mesmo. Veja se você merece salvação. Você acha que você é bom? Aos pés da cruz de Cristo enxergamos nossa miséria. Percebemos que não somos melhores que ninguém. Muitas vezes não somos nem melhores que Pedro, que saiu dali e negou ao Senhor.
Quantas vezes, negamos ao Senhor com nosso procedimento.
O melhor momento é quando o texto me leva a olhar para o meu Senhor que está na cruz. O crucificado que leva o peso do meu pecado. É Nele que está toda a minha esperança.
Ah se Jesus não tivesse ido naquela cruz, o que seria de nós? Se Jesus não tivesse perseverado em entregar a sua vida em favor de mim eu não teria esperanças.

Quando alguém chamou Jesus de bom, Ele disse: bom é só Deus
O homem não é bom. O que muda nossa realidade é a bondade de Deus em nós.
É o Espírito de Deus que habita em nós, que controla nosso pecado.
É o espírito de Deus que habita em nós, que intercede por nós a Deus.
A ceia nos lembra quão miserável somos diante de Deus.
Quando olhamos para nós mesmos vemos as nossas misérias. Quando olhamos para Cristo encontramos esperança.
Não podemos nos esquecer de onde Deus nos tirou e de onde nós estamos. Deus nos tirou da condenação merecida
Nós merecemos o inferno.
Mas através da sua graça nós alcançaremos o céu.

Não podemos nos esquecer de onde Deus nos tirou. Quando esquecemos de onde Deus nos tirou, começamos a achar que somos bom e que merecemos alguma coisa.
Olhe para a cruz.
Olhe para você. Mergulhe dentro de você mesmo. Examine-se a si mesmo então você estará em condições de participar da ceia.
Olhe para dentro de você e ajuste sua vida com Deus.


Ministrado pelo Pastor Nélio Monteiro
Editado por Elizabete Lacerda
Igreja Batista do Parque Safira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" O paraíso recuperado" Isaías - 11:1-10

 Resenha do Culto da noite de Domingo  05/05/2024 " O paraíso recuperado" Isaías 11:1-10 A história da humanidade começa com um ho...