domingo, 5 de agosto de 2018

Ezequiel 14:1-11


Resenha do Culto da Noite de 05/08/2018


Ezequiel 14:1-11

A idolatria com sua sutilidade corrompe e separa o homem de Deus.
Ídolo é tudo aquilo que ocupa o lugar do Senhor no nosso coração.
O texto, nos situa no momento em que anciãos do povo de Israel foram até o profeta Ezequiel. Eles vão através do profeta, consultar o Senhor.
Porque eles não ouviam mais a voz de Deus. Reivindicavam a inspiração Divina. Mas quando vão consultar o Senhor, o Senhor Deus diz que eles possuem ídolos em seus corações. A razão porque Deus não fala com eles, é que eles levantaram ídolos em seus corações.
A idolatria é sutil. A pessoa vai dando lugar em seu coração e quando percebe há ídolos estabelecidos e já não ouvem mais a voz do Senhor. Isso é algo desesperador.

É quando no momento de profundo desespero e angústia, nós voltamos para Deus e Deus não fala mais conosco.
Isso acontecia com o povo de Israel. Um povo escolhido, u8m povo separado para ser instrumento do Senhor. Temo que estes dias esteja ocorrendo o mesmo com a igreja. Muitos não ouvem mais a voz do Senhor, porque não perceberam que eles mesmos levantaram ídolos em seus corações.
Isso nos revela o fato de que Deus sonda nossos corações. Deus conhece suas motivações, seus desejos. Deus te vê em todo tempo. Isso é terrível e maravilhoso.

Aqueles anciãos que vão em busca de encontrar a razão porque Deus não estava mais falando com eles. E de fato Deus não estava mais falando com eles. E o profeta transmite a mensagem dizendo: “Assim diz o Senhor, quem realmente está reinando em seu coração são deuses falsos. São ídolos.” Deus estava do lado de fora enquanto eles pensavam que Deus estava reinando em seus corações. Isso é terrível.

Quando o jovem rico se aproxima do Senhor e pergunta o que fazer para ter a vida eterna, Jesus olha nos seus olhos e diz: observa as leis. E ele diz: “Senhor, mas eu tenho observado desde a minha meninice.” E o Senhor diz: “Vende tudo que você tem, dê aos pobres e vem ser meu discípulo.” A Palavra de Deus diz que aquele jovem saiu triste porque havia um ídolo em seu coração. Ele amava mais a riqueza do que a Deus.
Quantos ídolos são levantados no coração das pessoas sem que elas percebam.

Quantas mulheres perderam suas vidas por questões de estética. Essas mulheres estavam sob a ditadura da beleza. 
Quantas mulheres mutiladas, porque em busca da beleza, da estética, levantadas como ídolos em seu coração.

Vemos na nossa política, pessoas buscando o poder pelo poder e são corrompidos por ele.

Hoje a indústria da pornografia, só perde para a política de guerra.

Quantos ídolos continuam sendo levantados no coração dos homens, ídolos que precisam cair, que precisam ser abandonados, para que possam andar com Deus.
Se você quer andar com Deus você  precisa abandonar ídolos que você mesmo levantou em seu coração. Estes ídolos estão te escravizando, estão te destruindo, estão te apartando do Senhor. Se quiser andar com Deus, precisa destruir estes ídolos, porque Deus rejeita toda duplicidade.

O povo de Israel havia se apartado do Senhor para seguir seus ídolos. Viraram as costas para Deus.

Cuidado com ídolos que porventura você está erguendo seu coração.
Porque você deixa de ouvir a voz do Senhor. Você perde a alegria da salvação.

Deus deixa claro que qualquer seguidor que praticar a idolatria seria rejeitado.
Deus não aceita coração dividido.

Onde está o seu coração? Muitos, o coração está nas riquezas
Na busca de poder, voltado ao deus do dinheiro, a deusa da beleza.
São os mesmos deuses do passado. O mesmo espírito de morte que continua afastando o homem de Deus.
Quando um ídolo está no trono do nosso coração, Jesus está na cruz. Quando Jesus reina em nosso coração, nós estamos nos pés da cruz.

Quem está reinando no seu coração? Deus não aceita coração dividido. Com Deus é sim, sim. Não, não.

Quando fala com os anciãos de Israel o Senhor os convida a abandonar os seus ídolos.

Quando você estiver dentro de um caixão a sua alma vai estar em algum lugar. No céu ou no inferno. E há muitos vivendo como se o inferno tivesse deixado de existir.
Não deixe ídolos no trono do seu coração. Porque você vai se comportar como eles.
Quando deixamos ídolos dominar nossos corações agimos de acordo com ele.
Se servimos ao Deus vivo nos tornamos semelhantes a Ele. E nosso alvo deve ser nos tornar semelhantes a Jesus.
Deus nos convida a dar as costas para os ídolos. Se você quiser andar com Deus, você precisa virar as costas para esses ídolos. Porque eles vão te levar a agir em conformidade com eles e entristecer o Espírito de Deus que habita em você.
Dê as costas para eles, porque Deus vai pesar a mão sobre a vida dos falsos profetas e sobre a vida de todos aqueles que vivem debaixo de idolatria.

A Palavra de Deus não muda. O que Ele condenou e disse que era abominável no passado, continua sendo assim nos dias de hoje. Não mudou. Diante do trono do Altíssimo o que vai nortear nosso julgamento é a Palavra do Senhor. Isso é terrível.

Maravilhoso é pensar na graça de Deus. Porque Ele diz que a correção vem de acordo com nossas reações. De acordo com o nosso arrependimento.

Quando você reconhece que só o Senhor é Deus, você abandona os falsos ídolos. Você vira as costas para eles. Porque se você não virar as costas para eles, você impede que a graça de Deus atue sobre sua vida.

Um jovem foi convidado a andar com Jesus, mas ele não quis. Ele trocou a felicidade eterna por uma alegria passageira, porque havia um ídolo no seu coração. Nessa noite, livre-se dos ídolos que porventura possam existir em seu coração.

Um dia, Deus fez um convite àquele jovem. Hoje o convite é feito a você.
O que Jesus tem a nos oferecer não é passageiro, é eterno.

Quem é Senhor na sua vida? Quem governa absoluto em seu coração? Nessa noite há um convite na sua vida para abandonar esses ídolos.

Ministração de Pastor Nélio Monteiro
Editado por Elizabete Lacerda Paulo
Igreja Batista Parque Safira







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...