domingo, 19 de agosto de 2018

Atos 2:1-13

Resenha da Manhã de 19/08/2018
Atos 2:1-13

Descida do Espírito Santo

O texto retrata a concessão do poder. A vinda do Espírito de Deus, como disse na introdução.
Inaugura a terceira e última dispensação.
É provável que a descida do Espírito Santo tenha ocorrido num domingo. Pentecostes ocorre cinquenta dias após a Páscoa.
Ou seja, cinquenta dias após a morte e ressurreição do Senhor Jesus.

O texto nos situa que havia ali, mais ou menos cento e vinte irmãos em Cristo. Estavam jejuando e orando quando algo extraordinário, impactante ocorre.
E vamos perceber que aquele momento foi predito pelo Senhor Jesus.
Em Atos 1:8 o Senhor Jesus os recomenda a não começar o ministério deles antes de receberem a unção, o poder, da parte do Espírito Santo. E eles ficaram ali aguardando. Então, esse momento foi predito pelo Senhor Jesus Cristo.

João 14:26
A vivencia deles andando com Jesus. Três anos andando com Jesus, mas tudo que eles tinham era algo oral. Não tinha nada escrito. Os Evangelhos não estavam lá.

Naturalmente que ao passar uma notícia, deixamos de dizer algumas coisas e acrescentamos outras.
Mas o Senhor Jesus já lhes havia ensinado, que eles seriam inspirados pelo Espírito de Deus. Isso é obra do Espírito Santo de Deus. Era necessário haver concessão do poder, para que eles exercessem seu ministério.

Vimos que para se tornar apóstolo, o homem teria que ter andado com Jesus durante todo seu ministério e ser testemunha de Sua morte até a Sua ressurreição e estar com Ele em sua ascensão.
Portanto hoje, estes que se intitulam apóstolos, são falsos. Porque não testemunharam do ministério de Jesus.

Jesus subiu aos céus, agora os apóstolos começariam seu ministério. Mas, quem lhes daria ordem sobre isso? E eles aguardam essa resposta em oração. O Espírito virá e os fará lembrar de todas as coisas.

João 16:12-15
A ordem do Espírito de Deus é convencer o homem do pecado, da justiça e do juízo.
O Espírito nos dá entendimento. Como toda obra de Deus, os ministérios só podem ser exercidos, sob o poder do Espírito Santo de Deus.
Cada um, na sua particularidade depende da obra do Espírito de Deus na vida.
Ele nos faz lembrar da Palavra. Ele traz à nossa memória a Palavra. Não há como fazer a obra de Deus, sem a unção do Espírito de Deus.
Para sermos instrumentos de Deus, dependemos do poder concedido por Deus. Isso é obra do Espírito Santo.

Imagine você naquele cenário! Entre cento e vinte homens e de repente algo extraordinário acontece! De repente, vem um vento impetuoso que atinge toda casa. Haviam Judeus de todas as nações.
Tinham comemorado a Páscoa.
E de repente aquele som. Línguas de fogo pousando sobre a cabeça de cada um que estava lá. O texto diz que todos foram cheios do Espírito.
Foi algo extraordinário. Tão impactante o som, que as pessoas ao redor, correram para lá para ver o que estava acontecendo.
Todos foram atraídos por aquele som.
Três fenômenos ocorrem ali. Som impetuoso. Símbolo da presença Divina. Fogo, símbolo da purificação. E agora eles começam a falar outras línguas. Línguas que as pessoas entendiam, embora não haviam aprendido essa língua.
O texto diz, que eles ficaram admirados e perplexos.
Deve ter sido algo indizível. Não se encontram palavras, para descrever as maravilhas de Deus.

Cada pessoa entendia na língua que conhecia.
Cada um ouvia seu próprio dialeto.
Homens simples, falando línguas diferentes, que nunca aprenderam.
Ocorre ali a revelação da grandeza de Deus.
Deus estava invertendo o milagre de Babel.

Gênesis 11: 7-9 descreve o milagre de Babel, quando Deus desceu para confundir a língua dos homens.

Mas agora ali, quando o Espírito de Deus desce e Ele fala em uma só língua. O Evangelho nos leva a falar em uma só língua.
O que ocorre naquele momento maravilhoso, significa que o Evangelho é universal, que ele une povos de todas as línguas.

A alegria daqueles homens era tão grande que não percebiam que Deus estava falando com eles.
A alegria era tão grande que o outro ficou atônito! É interessante, quando Deus se manifesta de maneira tão impactante, e que as pessoas não percebem.


João 15:5
Sem Jesus, não podemos fazer nada. Sem a unção do Espírito não podemos fazer nada. Mas quando o Espírito de Deus está sobre nós, nós falamos com autoridade.

Através de Cristo, Deus cumpre sua promessa. Jesus é a alegria dos homens. Jesus é a esperança de todas as nações.

A ordem do Espírito Santo trouxe uma profunda convicção do pecado.
Três mil pessoas se rendem a Cristo. O povo estava impactado.
O mover do Espírito é algo extraordinário.

Quando é que os homens aprenderão que não podem fazer a obra de Deus, sem o poder do Espírito? Povo de Deus, precisamos jejuar e orar. Mais que conhecer a Palavra, fique firme na Palavra. O dia que os homens entenderem isso, o mundo será impactado pelo Evangelho.
Somos chamados para ser sal e luz.


Ministrado pelo Pastor Nélio Monteiro
Editado por Elizabete Lacerda
Igreja Batista do Parque Safira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...