segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Atos 2:22-36


Resenha do Culto da Noite de 19/08/2018


Atos 2:22-36

Hoje pela manhã, refletimos sobre a descida do Espírito Santo.
Logo após Pentecostes, algo de extraordinário acontece. Os discípulos estavam reunidos no cenáculo, quando ocorre a descida do Espírito Santo de Deus. A Palavra de Deus diz que o cenáculo onde eles estavam, se encheu com a presença do Espírito de Deus. E que o som foi tão impactante que alcançou toda a redondeza. A multidão corre em direção ao cenáculo.
Enquanto a multidão corre em direção ao cenáculo, do lado de dentro, o Espírito de Deus, desceu em forma de fogo e se espalhou em línguas sobre a cabeça de todo povo que estava ali e eles foram cheios do Espírito Santo.

E aqueles homens saem para fora, cheios de alegria, anunciando a glória de Deus. E a manifestação é tão extraordinária que alguns que ali estavam, foram impactados pelo poder de Deus.

Ali haviam homens de várias nações. Imagine o momento! Embora os discípulos fossem homens simples, cada um ouvia em seu próprio dialeto. Algo extraordinário acontecia ali.
Mas no meio daquela multidão, haviam alguns incrédulos.
E Pedro toma a palavra e diz que as profecias de Deus estavam se cumprindo ali. Então Pedro ministra ali, uma mensagem belíssima.

Quero pontuar algumas verdades que estão nesse texto.

A vinda do Espírito Santo ocorre com sinais audíveis e visíveis.
Embora alguns zombem do momento, Pedro explica o que estava acontecendo.
E Pedro começa, evocando a pré-ciência de Deus. A primeira coisa que Pedro traz, é a pré-ciência de Deus, ou seja, Deus já havia falado a respeito do momento que eles estavam vivendo.
Deus já havia anunciado através do profeta Joel esse momento. E eles já deveriam estar preparados.

Hoje, nos dias que estamos vivendo, quantas profecias estão se cumprindo! Nosso problema é o mesmo que eles vivenciavam ali. A manifestação do Espírito de Deus, estava nas Escrituras. Eles não estavam preparados, por falta de conhecimento das escrituras. Falta de estudo das Escrituras.
Temo pelo momento em que o Senhor Jesus virá. Quantos Ele vai encontrar preparado? O que Pedro alerta no seu discurso, é que a morte de Jesus não foi algo casual, mas um plano elaborado pela pré-ciência de Deus, lá no jardim do Éden.
Deus fez a promessa de que enviaria um varão que pisaria a cabeça da serpente.

Atos 2:17
Imagine você presenciando aquele momento! Você estava em Jerusalém! Era dia de festa. Era uma verdadeira festa em Israel. Haviam judeus de todas as nações. Você estava lá.
De repente, algo extraordinário acontece! De repente, homens simples começam a profetizar as maravilhas de Deus.
Ali tem pessoas de todas as nações.

Naquele momento, Deus fazia uma inversão do milagre que ocorreu na Torre de Babel. Quando os homens na sua prepotência, se reuniram para construir uma torre que tocasse o céu. Até então todos falavam uma só língua. E por ver que aquilo era mau, Deus desce e confunde a língua das pessoas. Foi naquele momento que houve a confusão das línguas e as pessoas começaram a procurar quem os entendesse. Foram se agrupando e o homem espalhou-se pela face da terra. Foi naquele momento que ocorreu a manifestação de várias línguas. E nesse momento em que o Espírito de Deus vem, há uma inversão. Porque eles pregavam e cada um ouvia na sua própria língua. E eles estavam impactados. Alguns zombando.

E Pedro chama a atenção daquele povo, no sentido de que Deus cumpria sua promessa.
A alegria que eles sentiam era algo impactante. A alegria que estavam sentindo é porque estavam cheios do Espírito de Deus em suas vidas. A presença de Deus em nossas vidas nos enche de alegria, nos enche de autoridade, de poder, de ousadia.
Quando cantamos da paz que temos na alma, as pessoas que não entendem, é porque não tiveram um encontro real com Jesus.

Essa era a experiência que eles estavam tendo.

Joel havia profetizado este momento cinco séculos antes. Quinhentos anos tinham se passado e agora Deus cumpria Sua promessa. Aquilo que Deus promete Ele faz.

O povo e a nação, estavam sofrendo, assim como estamos sofrendo em nossos dias.
E Joel os alertou para que colocasse a vida em ordem, porque o Dia do Senhor se aproximava.

A história está dividida em três dispensações.

A primeira vai de Gênesis até Malaquias. Deus fala com o homem Ele opera. Embora o Espírito esteja operando, o Filho esteja operando, mas é a dispensação do Pai.
Quando chega à plenitude dos tempos, Jesus vem e inicia o seu ministério. E quando Ele inicia Seu ministério, começa a era que chamamos de Últimos Dias.
A primeira vinda de Jesus, ela inicia, Jesus então vai, termina a segunda dispensação e vem o Espírito de Deus. A terceira e última dispensação.
E essa dispensação vai terminar, quando Jesus voltar. Ele vai fechar esse tempo, então virá o juízo, virá o fim. E quando olhamos para as Escrituras, não temos dúvidas, que estamos muito perto desse dia.
Segundo as Escrituras Sagradas, nós estamos muito perto da volta de Jesus.

Pedro trazia a questão de que eles deveriam estar preparados para aquele momento que estavam vivendo, mas aqueles homens estavam assombrados diante do que acontecia.
Os Judeus não haviam entendido o ministério de Jesus.
Pedro vivia um momento em que as pessoas que estavam ali, sabiam sobre Jesus. Imagine se eles não saberiam do Cristo que ressuscitou Lázaro! Como eles não saberiam a respeito de um homem que foi crucificado e ressuscitou ao terceiro dia.
O problema deles é que Jesus foi crucificado e morrer na cruz era algo escandaloso. Porque a cruz era objeto de tortura. Como crer num Messias que morreu na cruz? Como entender isso? Nosso problema, é que só entendemos o plano de Deus quando diz respeito a coisas materiais.
Onde está a multidão? Onde estão oferecendo a prosperidade. O problema é que o Reino de Deus não é deste mundo e as pessoas não conseguiam entender isso. Isaías 52 e 53 fala do Cristo que levaria sobre Si todas as nossas dores.
Ele levou sobre si todas as nossas enfermidades.

Jesus veio para levar as nossas dores e trazer esperança para você. Jesus veio para inaugurar um novo tempo. Uma nova aliança. Não pense que Pedro deixa eu e você de fora da morte de Jesus naquela cruz! Nós também somos coparticipantes da morte de Jesus naquela cruz. Porque Ele morreu no meu e no seu lugar. Ele morreu para nos dar vida eterna.

Meus irmãos, Jesus venceu a morte e é isso, que nos dá esperança.
Muitos zombam Dele, mas quando estão passando pelo vale da sombra da morte seu clamor é por Jesus.

A ressurreição, reinterpreta a morte de Jesus, não como derrota, mas como um triunfo.
Salmo 16:8-13 fala da vitória de Jesus sobre a morte. A morte não foi uma derrota. A cruz não foi um escândalo.
A cruz foi o lugar onde Jesus morreu pelos nossos pecados.

Nós podemos ir ao túmulo de Davi mas o túmulo de Jesus está vazio.
Nós O matamos, mas Deus O ressuscitou. Deus cumpriu Suas promessas. Ele enviou Seu Filho. Ele morreu na cruz mas Ele ressuscitou para nos dar vida, e vida abundante.

Há uma aplicação para a nossa vida. Jesus previa tudo. A morte Dele foi prevista. Mas Ele pagou o preço.
A vontade do Pai, era de que Jesus fosse à cruz.

Jesus já pagou o preço naquela cruz. Se eu tivesse que pagar, eu estaria perdido.
Se a minha salvação dependesse do meu comprometimento com Deus, eu estaria perdido.
Satanás vem cobrar das pessoa, dívidas, que Jesus já pagou. Jesus já pagou pela vida de todos que criam Nele.

Ele foi condenado a morte mas Deus o ressuscitou.
A mensagem mais alvissareira, é de que o túmulo de Jesus está vazio e esse Jesus, Deus O fez Senhor e Cristo.

Atos 2:21

Quando Joel profetizou acerca do momento que viviam ali. Joel declarou: E acontecerá, todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo!


Ministração de Pastor Nélio Monteiro
Editado por Elizabete Lacerda Paulo
Igreja Batista Parque Safira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...