quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Atos 1:15-26


Resenha do Culto da Noite de 15/08/2018


Atos 1:15-26

Era um momento muito singular. Jesus havia subido aos céus. Os discípulos se reuniram para orar. Cerca de cento e vinte irmãos estavam orando, quando Pedro disse que havia uma profecia sobre aquele momento que eles estavam vivendo e que isso, haveria de acontecer.

Pedro traz a primeira necessidade que a comunidade cristã vai ter a resolver. É importante lembrar que eles estavam em jejum e oração. E eles apresentam dois, José e Matias.

Nessa noite quero pensar sobre Matias.
O texto sagrado só fala a respeito de Matias, aí.
Mas quando olhamos para a Bíblia, ela menciona muita coisa de forma velada a respeito de Matias.
Quando cavamos o texto, vamos perceber que Matias era uma pessoa diferenciada. Um modelo saudável de servo de Deus, que andava com Deus.
O que o texto revela sobre Matias? Primeiro revela que ele andou com Jesus. Matias andou com Jesus.

Para a escolha de um apóstolo, havia um critério.
Aquele que haveria de ocupar o lugar de Judas como apóstolo, teria que ter andado com Jesus desde seu batismo até a sua morte e que fosse testemunha da Sua ressurreição e testemunha na Sua ascensão de Jesus. Ou seja, viu o Senhor Jesus ser levado aos céus.
Então, o que o texto nos revela, sobre este homem que foi escolhido para ocupar o lugar de Judas? Que Matias era um homem que andava com Deus.

Existem pessoas que estão distante dos holofotes, mas andam com Deus e são fiéis a Ele. As vezes nossos critérios falham. Muitas vezes falhamos nas nossas escolhas, porque não vemos o coração das pessoas.
Deus está atento ao ministério que você está exercendo. Deus está atento a você. Até porque o nosso ministério é dado por Deus.

Matias era uma dessas pessoas, ele andou com Deus. Matias não era um dos doze. O destaque estava nos doze, mas Deus já tinha reservado Matias para andar com o Senhor.

As vezes as pessoas ficam ansiosas para fazer alguma coisa. Algo grande. Deus te prepara, porque Ele tem algo grande para realizar na sua vida.

Eu imagino que não passava pela cabeça de Matias estar no lugar em que Deus o colocou. Mas ele andou com Jesus e por isso estava lá.

A própria comunidade reconhecia que Matias tinha um chamado. Sua liderança era reconhecida na comunidade.
Quando Deus o chama para um ministério, um dos critérios importantes é que você ande com Jesus e que seu testemunho seja reconhecido na comunidade.
Não temos que convencer as pessoas com palavras, somos chamados a convencer com nosso exemplo.

Para quem nossos olhos estão voltados?

A comunidade conhecia Matias e o apresentava.
Imagino que Matias preenchia os critérios necessários, para que, não a comunidade, mas Deus, o indicasse.

Quando Deus vai julgar, Deus olha para o coração. Quando Deus vai escolher alguém, Deus olha não somente para as aptidões, mas também para o coração.
Nossas decisões devem ser pautadas em cima de respostas de orações.

Depois de muita oração, Deus mostra para Pedro que havia uma profecia para aquele homem.

Interessante, que as vezes, decisões tão importante que temos que tomar, as fazemos sem orações.

Você tem orado nas grandes decisões de sua vida? Matias andou com Jesus. Teve sua liderança reconhecida pela comunidade e Cristo estava no trono do seu coração.

Não há como Deus usar alguém que não tem um bom testemunho na comunidade cristã.
Não há como Deus usar alguém que não tem Cristo no trono do seu coração.

Saiba que Deus conhece as intenções do seu coração.
Quando Deus escolhe Matias, é porque conhece o seu coração.
Uma pessoa que foi indicada ao Senhor é diferente da que foi indicada pelo Senhor. Matias foi indicado pelo Senhor.

Na obra de Deus, a pessoa precisa preencher os critérios de Deus.
Matias preenchia as qualificações. Ele foi escolhido por Deus. 

Judas andou com Jesus. Teria um privilégio inimaginável. 
Judas estaria entre os apóstolos mas perdeu seu apostolado. Perdeu sua salvação. Ele foi substituído porque ele apostatou da fé.
Ele não foi substituído porque morreu.
Judas perdeu a benção.

Servir a Cristo não é fácil.
Mas Deus nos garante que a vitória está garantida. Jesus já venceu. Nós vamos enfrentar tribulações, mas o Senhor nunca nos desampara.

Temos perdido a dimensão do céu! Quando nossos olhos se voltam para o fato de que existe uma eternidade para se viver, nossos valores mudam e levamos a sério a vida com Deus.

Para andar com Jesus precisamos temê-Lo. Confiar Nele. Dar nosso coração a Ele, para que todos vejam sua soberania em nossa vida.
Muitas vezes nos preocupamos com os aplausos. Mas não é a uma instituição que nós servimos, é a Cristo que nós servimos.

Que privilegio temos, cada
um de nós, que fomos escolhidos por Deus.
Qual é o seu chamado?



Ministração de Pastor Nélio Monteiro
Editado por Elizabete Lacerda Paulo
Igreja Batista Parque Safira






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...