terça-feira, 30 de abril de 2019

Atos 23:6-11


Resenha do Culto da Manhã de Domingo 28/04/2019

Atos 23:6-11

Ressurreição

O fato da ressurreição de Cristo, é o tema central da nossa pregação e da esperança que nos é comum.

Muitas vezes quando estudamos o livro de Jó e todos os seus sofrimentos e como Jó lida com todas as suas perdas; muitas vezes, não atentamos para a esperança que estava em seu coração.

Jó 14:14

A esperança que ele tinha é que nossa vida não está limitada a esse curto espaço de tempo que temos aqui. Não obstante nos apegarmos tanto a ele.

Essa discussão acerca da vida após a morte ou da ressurreição, era um tema de debate entre Judeus, Saduceus (que não criam em anjos e espíritos) e dos Fariseus (que criam, esposavam essa ideia).

Paulo tinha sido preso por estar pregando em Jerusalém e impactando muitas vidas. Chegaram os Judeus da Ásia e levantaram uma perseguição contra ele. Paulo quase foi linchado e os Romanos interferiram e o levaram para apresenta-lo diante de um julgamento justo. Ele é levado ao Sinédrio, que eram as autoridades Judaicas.
Diante do Sinédrio, Paulo fala que está sendo julgado pelo fato da esperança que ele tem na ressurreição. Esse era o fato e causa uma grande discussão ali. Nesse momento, Jesus já tinha vindo, exercido seu ministério. Isso era algo recente ali, acerca do ministério impactante do Senhor Jesus. Vidas libertas e curadas, gente que tinha sido ressuscitada, a própria ressurreição de Jesus que os judeus negavam. Mas era um fato tão impactante na vida dos apóstolos e discípulos que isso os encheu de coragem e esperança, a ponto de todos eles entregarem suas vidas nas mãos de Deus. E nenhum deles teve vida fácil, porque esposavam a esperança na ressureição.

Esse momento na vida de Paulo aconteceu de forma muito recente.
Naturalmente sua esperança está fundamentada na sua fé em Cristo Jesus.
Ele um ex seguidor, transformado em apóstolo de Cristo, diz do impacto que o encontro com Cristo causa na sua vida.

Ele já tinha esperança da ressurreição, mas Cristo vem e prova.
Cristo ressuscitou e tem um encontro com Paulo. E esse encontro muda sua vida.
Paulo expõe aqui, sua esperança na vida além da vida.

1 Coríntios 15:20-22

Era essa a base da esperança de Paulo, na ressurreição; antes era uma esperança agora é uma viva esperança. Há uma convicção da vida, além da vida.
Eu não entendo como alguns cristãos vivem, como se essa vida tivesse só esse espaço limitado de tempo.
Nosso sofrimento é mínimo diante do que Deus tem preparado para nós.

Nós cremos na ressurreição. Essa é uma esperança que nós cristãos temos. Jesus provou isso na transfiguração, na sua ressurreição, na sua ascensão.

Os apóstolos, não dariam a vida por uma mentira. Por que todos eles deram a vida por amor a Cristo? Porque eles foram testemunha oculares da ressurreição de Jesus. Eles contemplaram o Senhor Jesus subindo aos céus. Essa é a razão que todos eles experimentaram perseguições e martírios por amor ao seu Salvador.
Levando em seu coração a esperança que Jó esposava.

Quando Jó passa por todos os sofrimentos e perdas, ele tem esperança em Deus. Ele sabe que há uma vida além dessa vida.

Paulo já estava numa situação mais confortável. Porque Jesus já tinha vindo e lhe provado que há vida após a vida. A posição que nós temos hoje. Quando celebramos a ressureição de Cristo, sabemos que isso é um fato.
Nossa esperança se baseia em algo vivo e já comprovado.
Mas eu admiro a esperança do coração de Jó, de Abraão.

Os olhos de Abraão não estavam nas coisas transitórias, mas sua esperança estava na vida após essa vida. Essa esperança que nos move.
Nossa vida começa aqui. Devemos cumprir o tempo que Deus tem para cada um de nós. Cristo não nos enganou. Ele disse: No mundo tereis aflições.

Como cristãos não estamos livres das aflições. Mas o Senhor nos ensinou acerca da esperança. Paulo põe sua esperança no Deus que não desampara.


Atos 23:10-11

Deus cuida de nós. A instrumentalidade que Deus vai usar, independe. Deus pode usar a instrumentalidade dos médicos, operar diretamente ou tomar para si. O importante é que Deus cuida dos seus.  A forma como Ele age, não importa. Muitas vezes invertemos a posição e nos colocamos na posição de senhor e não de servo. Isso é uma loucura!
Por isso eu critico veemente as determinações. Porque eu determinei para Deus, porque isso eu não aceito. Mas o que esse sujeito pensa que ele é? Se o próprio Cristo diante da cruz, fez a vontade do Pai e não a Dele.

Muitas vezes achamos que a vontade de Deus na nossa vida, tem que ser aquilo que nós queremos. Mas temos que entender que a vontade de Deus é melhor para nós. Ele pagou um alto preço por nós.
Ele venceu a morte e hoje Ele pode nos dar vida e vida abundante.

Encontramos aqui, Deus usando um exército Romano para preservar a vida de Paulo. Mas, em seguida, vamos encontrar o próprio Cristo se reportando a Paulo. Jesus sentou do lado de Paulo. Preste atenção, Jesus estava do seu lado.
No momento em que passamos por tantas aflições, o mais importante é que Jesus esteja do nosso lado. A ressurreição traz essa esperança. Ele ressuscitou. Ele venceu a morte. Ele se põe lado a lado daquele que Nele espera e confia.

Paulo dá esse testemunho e expõe sua esperança no Deus que está no controle. Tudo está sob controle. Nós podemos descansar no Senhor.
Ele cuida de nós. Ele cuida das nossas necessidades materiais.

Muito mais que nos garantir um futuro glorioso, Ele nos garante a eternidade. Nada foge do controle de Deus.
Quando nossa vida está nas mãos de Deus não precisamos temer nada. Nosso futuro está nas mãos de Deus. Nada foge do seu controle e o que Deus tem para cada um de nós, é uma eternidade e no céu teremos infinitas surpresas.

O propósito de Deus para nós não é só para este tempo, mas para toda eternidade.

Jesus ressuscitou e isso prova o controle de Deus sobre todos nós.
Um dia estaremos diante do Autor da vida e tomaremos posse da verdadeira vida. Há toda uma eternidade preparada para todos que Nele creem.

Mensagem de Pastor Nélio Monteiro
Editada por Elizabete Lacerda Paulo
Igreja Batista Parque Safira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" O paraíso recuperado" Isaías - 11:1-10

 Resenha do Culto da noite de Domingo  05/05/2024 " O paraíso recuperado" Isaías 11:1-10 A história da humanidade começa com um ho...