terça-feira, 30 de abril de 2019

Êxodo 12:3-13


Resenha do Culto da Noite de 28/04/2019

Êxodo 12:3-13


A instituição da Páscoa é um dos momentos mais marcantes na história do povo Judeu. Ela traz a memória de cada um deles a intervenção de Deus no momento em que eles estavam sob o jugo dos Egípcios, sob uma dura escravidão. E quando clamaram ao Senhor, Deus desceu para livra-los. Deus usa Moisés como aquele que iria liberá-los, após um grande embate no mundo espiritual.
Deus queria provar sua superioridade, sobre cada deus adorado pelos Egípcios. E assim, as dez pragas representam esse embate no mundo espiritual. Até o momento em que o anjo da morte desce e ceifa a vida de cada primogênito Egípcio ou de cada primogênito da família que não tenha sacrificado o cordeiro e passado sobre os umbrais da porta o sangue do cordeiro.
Imagino que tenha sido uma noite terrível.
Imagino o amanhecer, quando as famílias por todo Egito choravam seus mortos. O primogênito era o símbolo, a força da juventude do homem.
Ali naquela noite o povo Judeu celebra a páscoa. E a páscoa na verdade aponta para o grande momento que iria ocorrer centenas de anos depois. Quando Deus, novamente iria descer na pessoa de seu Filho Jesus Cristo, para libertar o homem da maior e pior de todas as escravidões. A escravidão do pecado.  O pecado é a razão de todo sofrimento da humanidade, é a razão dos lares destruídos, do roubo da esperança de tantas pessoas, de todo sofrimento, para o qual buscamos respostas e tentamos entender.
A Páscoa também lembra missões, pois fala do cordeiro que é o centro da viagem missionária. Jesus cumpre sua missão.
Deus desce, se faz carne, habita entre nós. Se revela a nós na pessoa de Seu Filho e paga o preço das nossas iniquidades.
Mas Ele ressuscita e então, se revela aos discípulos provando seu poder e dá a igreja, que nós fazemos parte dela, a grande missão. A de ir por todo mundo, anunciando que há esperança para todo aquele que crê no Senhor Jesus Cristo.
Missões proclama a libertação que a Páscoa simboliza. A Páscoa foi instituída ao povo de Israel como símbolo de libertação.
Os pães ázimos, as ervas amargas, o sacrifício do cordeiro, cada um desses símbolos, aponta para Cristo. A Promessa de Deus, da volta do Autor da nossa salvação.
A Páscoa lembra aos Judeus, sobretudo, a promessa do Messias, daquele que haveria de vir. E Jesus veio.
Lucas 22:19-20
Jesus vai falar exatamente sobre isso. Era uma noite que antecedia a Páscoa. Jesus institui a ceia. A ceia não diz respeito somente aos Judeus. A Páscoa sim. Quando o cristão celebra a Páscoa ele está celebrando algo que diz respeito a libertação dos judeus. Mas quando o cristão celebra a ceia, ele está celebrando algo que diz respeito a sua libertação, da escravidão do pecado, da condenação que pesa sobre a cabeça de todo aquele que continua escravo do pecado.
Isso é algo que transcende o que nossa mente pode alcançar.
Porque foi uma batalha travada nos céus e na terra. Todos os poderes das trevas se voltaram para Jesus. Para que Ele não fosse à cruz ou descesse da cruz. Porque ali, o grito de Jesus naquela cruz, quando Ele disse “Está consumado!”, foi um grito de vitória. O grito da nossa libertação. E quando proclamamos a Páscoa, nós proclamamos a mensagem de salvação na pessoa do Senhor Jesus.
Por isso, nós como cristãos, não celebramos a Páscoa, celebramos a vitória de Jesus sobre a morte. O sacrifício de Jesus naquela cruz.
Nós proclamamos através da ceia, o sacrifício redentor de Cristo. A libertação que Ele oferece. Proclamamos ao mundo, que só em Cristo, há libertação. Por isso, meus irmãos, a ceia é significante para nós, porque o pão e o vinho nos lembra que Jesus deu Sua vida e seu sangue foi derramado para nos salvar. A vida que foi lavada e purificada pelo Sangue do Cordeiro de Deus, a morte não tem mais poder sobre ela.
Por isso, o sepultamento daquele que crê em Cristo se dá no batismo e não no ato em que seu corpo será lançado por terra e se tornará ao pó. Porque aquele momento para nós, não tem outro significado senão a grande libertação do nosso espírito; quando este poderá voltar à presença plena do nosso Criador.
É isso que proclamamos, a libertação que a Páscoa simboliza.
Missões anuncia o resgate que a Páscoa lembra. Ao instituir a Páscoa, Deus anunciou seu plano de resgate para o povo de Israel. Ele os orienta a se preparar para aquele momento, deixando para trás os momentos de escravidão e angústia.
O dia seguinte, foi alvissareiro para os Judeus mas terrível para os Egípcios.
A Palavra de Deus diz que quando Jesus voltar para buscar sua igreja, esse dia será maravilhoso e terrível. Maravilhoso para o crente em Cristo Jesus.
Na eternidade teremos um corpo semelhante ao de Jesus após a Sua ressurreição. A mensagem da Páscoa anuncia o resgate que a Páscoa lembra e que foi cumprido na pessoa de Jesus porque Ele veio.
Enquanto na casa dos Egípcios a morte levou os primogênitos, a marca de sangue nos umbrais das portas livrou os primogênitos Hebreus.
1 João 1:7
O Sangue de Jesus nos purifica de todo pecado. O salário do pecado é a morte. O dom gratuito de Deus é a vida eterna.
A Páscoa nos lembra a libertação que a Páscoa simboliza. Jesus veio nos libertar.
Ela lembra o resgate daqueles que estavam sob o jugo da escravidão. Jesus veio nos libertar e anunciou o plano por Ele executado.
Lucas 19:10
É isso que a Páscoa nos lembra.
Assim como no Velho Testamento, Deus desceu para tirar os Judeus da escravidão do Egito.
Na plenitude dos tempos Deus desceu para resgatar todos aqueles que estavam perdido.
Deus desceu para me resgatar. Ele veio resgatar você.
Se há uma esperança, essa esperança, é Jesus. O amor de Deus está muito claro em João 3:16
Jesus veio nos libertar do poder da morte. Ele ressuscitou.
Jesus venceu a morte na cruz; Jesus a venceu ao ressuscitar no terceiro dia.
Há esperança para aqueles que Nele crê. E assim fomos resgatados da escravidão do pecado e da condenação eterna.
Quando Jesus vem, Ele vem como Cordeiro de Deus que foi imolado. É este Cordeiro de Deus que nós pregamos.
Foi imolado, mas ressuscitou e vive para sempre.
Jesus pagou na cruz o preço pelo meu e pelo seu pecado.
Isaías 53:7
700 anos antes de Cristo, profetiza este momento que mudou a história de toda humanidade. João Batista quando viu o Cristo, ele anunciou: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.”
1 Coríntios 5:7
Paulo diz, livrem-se da velha maneira de viver. Livrem-se do fermento do pecado, porque Jesus já pagou o preço da sua libertação. Jesus veio para nos libertar dos poderes das trevas e da morte.
1 Pedro 1:18-19
Meus irmãos aquele momento na cruz foi único.
Ali estava o Filho de Deus. Aquela manhã gloriosa foi única. Jesus venceu a morte.
Cristo nos resgatou com Seu precioso sangue. Nos libertou da escravidão do pecado, da condenação que havia sobre nós.
Apocalipse 5:12
Eu vou estar lá no meio dessa multidão, celebrando a vitória de Jesus. Adorando meu Senhor e Salvador e declarando que Ele é digno de toda honra e de toda glória. Porque o eu precioso sangue me purificou. E você? Você vai estar no meio dessa multidão, adorando o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo?
A Palavra de Deus diz: “Porque todo aquele que Nele crê, a morte não terá poder sobre sua vida.” Esse já recebeu vida eterna, porque Ele ressuscitou, Ele venceu a morte, para nos dar vida em abundância.
Por isso, não celebramos a Páscoa. Celebramos o que ela tipifica. Deus cumpriu a sua promessa, na pessoa de Jesus Cristo.
Porque Ele veio é que nós podemos crer no amanhã.



Mensagem de Pastor Nélio Monteiro
Editada por Elizabete Lacerda Paulo
Igreja Batista Parque Safira


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...