segunda-feira, 15 de abril de 2019

Lucas 9:57-62


Resenha do Culto da Noite de 14 de Abril de 2019

Lucas 9:57-62

Muitos querem seguir Jesus, aliás, vivemos num País que é considerado um País cristão. Mas percebemos no entanto, na vida de muitas pessoas, uma distância muito grande entre o discurso e a vida.

Muitas pessoas não medem o preço a ser pago, por quem deseja seguir a Jesus.

Encontramos três pessoas chamadas para o discipulado.
E Jesus as convida para participar da dedicação e entrega, semelhantemente como Jesus fez.

Muitas pessoas querem as bençãos de Deus. Muitas pessoas queriam andar com Jesus. Com certeza, caminhar com Jesus era algo extraordinário.
Fico imaginando o privilégio daqueles que puderam ser testemunhas oculares dos feitos de Jesus.

Imagino a viúva de Naim. Chorosa e angustiada com a morte de seu único filho. E caminhando junto a procissão, levando o cadáver, e ali no seu coração, como sepultando a sua vida junto com a vida do seu filho. E encontra com Jesus indo em sua direção com uma multidão. Imagino o momento, quando Jesus toca naquele rapaz e traz ele de volta a vida.
Imagino a alegria daquela mulher, o impacto daquela multidão! Muitos queriam seguir Jesus, mas a pergunta é:
O que Jesus quer daquele que deseja segui-Lo?

Aqui vamos encontrar três candidatos. Três pretensos discípulos do Senhor Jesus. Desejavam acompanhar Jesus, mas cada um tinha as suas prioridades. E assim temos encontrado tantas pessoas, desejosas de encontrar Jesus, mas priorizando outras coisas.

O discurso é que Deus tem o primeiro lugar na vida. Mas a prática mostra que isso não é verdade.
O discurso é de uma pretensa santidade, mas as suas atitudes são reprováveis.

O que Deus deseja de você, no chamado para ser seu discípulo?

Jesus é muito claro. Ele diz que quem lança a mão do arado e olha para traz não é digno do Reino de Deus.
O arado, naquele contexto exigia muito esforço.
Jesus queria dizer que segui-Lo requer esforço, disciplina, entrega e auto negação.

Por muito tempo, foi pregado um Evangelho, tipo “aceite Jesus e todos os seus problemas de sua vida serão resolvidos.”
 De fato. O maior problema da vida do homem é o pecado. O pecado gera morte.  Jesus, na cruz, pagou o preço dos nossos pecados.
Mas Jesus não disse que ao nos tornarmos discípulos Dele não teríamos problemas. Se você observar a vida dos apóstolos, verão que todo eles entregaram literalmente a sua vida.
Os apóstolos pagaram um auto preço por seguir Jesus. Não tiraram a mão do arado.

Jesus diz ao primeiro dos candidatos: se você pretende me seguir pensando numa prosperidade material, você está perdendo seu tempo.
Se seu interesse é por prosperidade financeira, eu não tenho onde reclinar minha cabeça.

Jesus foi sepultado no túmulo de José de Arimatéia. Quando nasceu Ele não teve um berço e quando morreu Ele não tinha onde ser sepultado.
Muitas pessoas estão equivocadas quanto a seguir Jesus! Muitos querem seguir Jesus pensando que ao segui-Lo vão ter sucesso e poder. Mas Jesus deixou muito claro que a fé em Cristo, nos leva ao calvário.

Quando os discípulos estavam seguindo Jesus, eles tinham uma dificuldade muito grande quando Jesus tratava a respeito de Sua morte. Eles tinham uma dificuldade grande de entender isso.

Jesus disse para eles (os apóstolos) que seria crucificado, mas que ressuscitaria no dia seguinte, e quando isso acontecesse, que eles fossem para a Galileia que lá eles iriam se encontrar.
Pois Jesus foi preso, crucificado, ressuscitou, e se Ele fosse para a Galileia não encontraria nenhum deles lá. Todos eles ficaram em Jerusalém. É duro o coração do homem!
Que dificuldade de entender o propósito de Deus para a vida! Entender o que Deus tem preparado para nós, é muito melhor. É indescritível.
Mas para receber precisamos enxergar mais longe, precisamos tirar os olhos da terra e ergue-lo ao céu.
Para aqueles que creem o céu é o limite. Mas para aqueles que não creem a terra é o limite. Eles só conseguem enxergar a vida aqui.

Jesus disse: o meu Reino não é desse mundo. O Reino que Jesus nos oferece não é desse mundo.
Se fosse, seríamos o mais miserável de todos os seres.

O que é nossa vida aqui? Setenta, oitenta, noventa anos? Alguns em uma grande exceção, chega a 100.
Como o ser humano é capaz de trocar tão pouco tempo de prazeres aqui na terra, em troca de um eternidade com Deus!
É um péssimo negócio. Satanás é um excelente ilusionista. Capaz de fazer o sujeito trocar as glórias dos céus por migalhas de prazer. Ele é capaz de iludir nesse sentido.

E ali estava uma pessoa assim, que achava que o que Jesus tinha a oferecer para ele, era sucesso, era poder.
E então Jesus diz que Ele não tinha nada a oferecer nesse sentido.

O Espírito de Deus prepara a mente do homem, prepara o coração do homem, para receber a semente do Evangelho. E o que o Evangelho nos oferece, é a eternidade.
O apóstolo Paulo diz: “o que a mente do homem não consegue alcançar é o que Deus tem preparado para nós.”
Que desprendimento do apóstolo Paulo! Toda sua vida ele dedica ao MESTRE, porque ele sabia o que o estava aguardando.

Para que possamos produzir os frutos do Espírito é necessário que Deus prepare a terra do nosso coração.

2 crônicas 7:14
A bênção de Deus vem sobre a vida do seu povo quando este, se arrepende, se dobra e reconhece a soberania de Deus sobre sua vida. E se rende totalmente a Deus.
Há cura para as feridas do seu coração. Deus oferece uma esperança que transcende o tempo.
É uma esperança que vale por toda eternidade.

O texto nos mostra que o caminho para o Reino é de auto sacrifício. Você quer seguir Jesus? A primeira coisa que você precisa, é entender que os propósitos de Deus vão muito além do que o que o sistema do mundo pode te oferecer.
Aqui há tristezas, decepções, tragédias e sofrimentos sem fim. Mas no Reino de Deus não há morte, não há lágrimas, não há dor. No Reino de Deus não envelhecemos.
É esse o Reino que Ele tem preparado para os que creem. Mas Jesus diz que quem coloca a mão no arado não pode olhar para trás.
O problema do ser humano é procrastinar o que há de mais urgente. Nós queremos cuidar de todos os problemas da vida, de todas as situações, nos esquecendo do que há de mais urgente: Colocar a vida em ordem com Deus.

Muitos vão deixando para seguir Jesus, depois que tiverem feito tudo aqui na terra.
Quem garante que você vai estar vivo amanhã cedo? Que garantia você tem?

Colocar a vida em ordem com Deus é para hoje.
O Reino de Deus exige urgência. “A Palavra de Deus diz em Hebreus: Se ouvires a voz do Espírito de Deus, não endureçais o seu coração.” Como o povo de Israel endureceu lá no deserto, e pereceu, por causa da dureza do seu coração. O Reino de Deus exige urgência.

Com o povo de Israel, Deus os tira do Egito e segue cuidando deles, mas eles vão sempre olhando para trás.
Esqueceram dos açoites que passaram lá no Egito.
Quantas pessoas vem para a presença de Deus, mas estão sempre se lembrando da sua vida lá fora.
Estão sempre olhando para trás. Jesus é muito claro.

O Reino de Deus requer urgência.
Não fiquem olhando para trás.
Lembram da mulher de Jó? Ela olhou para trás e perdeu a vida.

2 Timóteo 4:10

Demas olhou para trás. Não olhe para trás. Olhe para o alto. Olhe para onde Deus está.

O terceiro discípulo, achava difícil cortar laços.
Existem pessoas assim. Presas ao seu passado e a sua cultura. Deus é radical! O que Deus requer de nós é dedicação total, entrega total.
Quem não estiver disposto a olhar para frente, e viver numa profunda dependência de Deus, não é digno de Deus.
O propósito do cristão, não é a prosperidade. O propósito do cristão é ser semelhante a Cristo.
Porque o propósito de Deus é este.
O Espírito de Deus está presente em nós e vai moldando nosso caráter. Se isso não está acontecendo na sua vida, é porque de fato, você não entregou sua vida a Cristo.

O Reino de Deus requer urgência.
Quando as pessoas que queriam seguir Jesus começaram a colocar condições Jesus disse: não há tempo para isso.

Colocar a vida em ordem com Deus é urgente. Como está sua vida com Deus?

O convite de Jesus a quem quer ser seu discípulo é este. Entrega total.
Estes três foram rejeitados por Jesus. A motivação estava errada. E você?

Você que está disposto a andar com Jesus? Você entendeu o propósito de Cristo para sua vida?

Mensagem de Pastor Nélio Monteiro
Editada por Elizabete Lacerda Paulo
Igreja Batista Parque Safira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...