terça-feira, 27 de agosto de 2019

Marcos 15:21-32


Resenha do culto de adoração ao Senhor na noite de Domingo 25/08/2019

Marcos 15:21-32

Nessa noite eu quero refletir e dizer a razão porque glorifico o Senhor Jesus.
Eu o faço, porque Ele não desceu daquela cruz.
Jesus não desceu da cruz!
Imagine, depois de uma noite terrível, Seu corpo estava todo estraçalhado. Jesus caminhava em direção ao lugar onde fora crucificado. A cruz nos lembra o sacrifício de Jesus. Enquanto Ele agonizava naquela cruz, (Jesus sentia cãibra por todo corpo, sentindo dores atrozes), as pessoas passavam e zombavam Dele.
Muitos O desafiavam a descer da cruz.
Mas Jesus não podia descer da cruz. Porque se Jesus descesse daquela cruz, não haveria esperança para Israel. Não haveria esperança para os gentios. Se Jesus tivesse descido daquela cruz, nós estaríamos perdidos.

Isaías 59:20

Qual o contexto desse texto? Jesus levou sobre Si, as minhas iniquidades. Ele levou sobre Si, as nossas iniquidades. Quando Deus fez essa promessa ao povo de Israel, eles estavam fazendo uma pergunta. Porque Deus não ouvia suas orações? Será que Deus não poderia mais salvar?
Há uma promessa de Deus ao povo de Israel num momento terrível da história deles. Deus fez uma promessa a Israel. Ele disse: O Redentor virá a Sião

Isaías 59:1-2

Imagine que coisa terrível, você orar e perceber que Deus não está te ouvindo. E você está orando ao vazio. A sensação que o povo tinha era essa.
Não é que Deus não pudesse ouvi-los e abençoa-los. É que o pecado deles os separavam de Deus.
Nossas iniquidades nos levam para longe de Deus. Na verdade, o povo de Israel havia sido indiferente às advertências.
Isaías vai descrever o fracasso da sociedade de Judá. Uma sociedade violenta e corrompida. Onde havia falsidade e injustiça.

Veja como Isaías descreve aquele momento, Isaías 59:2-7

As vezes nos perguntamos, não vivemos nós um contexto semelhante, de injustiça e iniquidade? Algo pior estava acontecendo. A consequência das suas iniquidades, estava trazendo o peso da mão de Deus sobre a vida deles.

Isaías 59:9-11

Ou seja, ansiavam pela luz mas andavam nas trevas. As vezes nos encontramos em situações assim. Ansiamos em andar na presença de Deus mas andamos para longe de Deus. O povo ansiava por luz, mas estava andando nas trevas.

Quanta gente buscando terapeutas, psiquiatras, esperando solução mágica para seu problema, e não encontram. Porque o problema não está aí. Temos que procurar ajuda sim, mas na maioria dos casos, o problema da pessoa está em que enquanto eles anseiam pela presença de Deus, eles caminham para longe de Deus. As suas iniquidades, o levam ao desespero, ao vazio.

O povo de Israel vivia uma situação assim. E eles começam a arguir a Deus.
E Isaías diz: Mas suas iniquidades estão separando vocês de Deus.
Enquanto Deus os chamavam ao arrependimento, eles endureceram seus corações e andavam em direção contrária a de Deus. Ansiavam pela luz, mas andavam em trevas. Colhendo os frutos desagradáveis da sua depravação, da sua cegueira espiritual.
Queriam mudar de vida, mas não conseguiam.
Queriam cura para sua alma, mas não encontravam onde procuravam.
Tinham religião, mas não tinham um encontro com Deus. Não entenderam nada. Andavam em trevas.

Às vezes fico pensando, que momento triste que estamos vivendo!
Eu recomendo que as pessoas busquem ajuda dos terapeutas, mas não deixem de buscar a ajuda do alto. A ajuda de Deus. Porque muitas vezes o que está trazendo sofrimento é que entraram nesse círculo vicioso e não conseguem sair, por causa de suas iniquidades.

Jeremias 23:12

Sabe porque glorifico a Jesus, porque Ele não desceu da cruz?
Porque eu não sou melhor que aqueles homens que viviam no contexto de Israel.
Quando reconhecemos nossa condição de pecadores, e buscamos Nele a ajuda que não conseguimos, nós a encontramos.
Pelas suas pisaduras fomos sarados. Somos curados pelo Sangue do Cordeiro.
Não são pelos nossos esforços. Nem porque somos bonzinhos. Na verdade, todos nós, em alguma coisa, escorregamos. Porque a Bíblia diz que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.

Eu glorifico Jesus por não ter descido da cruz. Se Jesus tivesse descido daquela cruz, quem iria para aquela cruz seria eu, seria você.
Por isso eu O glorifico, porque Ele não desceu da cruz. Porque Ele é o nosso Redentor.

Quando Deus olha para Israel, Deus é tomado de espanto. Quando Deus olha para a terra, Deus é tomado de espanto.

Isaías 59:15-20

Deus olha para Israel, para Judá e vê um povo pecaminoso. Pessoas que cometiam atos condenáveis. Mas Deus procura na terra um intercessor. Alguém que pudesse interceder por eles e não encontrou ninguém. Então Deus num ato de amor incompreensível, tomou a iniciativa de ser Ele mesmo o Salvador.
O que Ele fez? Ele envia seu filho e pune Nele as nossas iniquidades.
Deus infringiu sobre o Senhor Jesus, o peso de nossos pecados. Jesus é o nosso Redentor.

Sem Jesus eu vivia uma vida sem esperança. A inclinação do meu coração era má. Sem Jesus, o homem não é melhor. Passaram-se milhões de anos, mas o homem continua do mesmo jeito. A diferença, que hoje nós temos um Redentor; que nos tira do lamaçal do pecado. Um Redentor que nos tira da maldição do pecado e nos eleva a condição de Filhos de Deus.
Tem esperança para o mais vil pecador que se arrepende e volta-se para Jesus.

Isto é o que Deus fez por mim e por você, ao enviar o Redentor. Porque sem o Redentor, não haveria nenhuma esperança para mim, e para você. Porque as nossas iniquidades, nos separam de Deus. Porque os nossos pensamentos nos condenam e Deus conhece nossos pensamentos. Mas quando nos achegamos ao Salvador, há esperança.

Naquele contexto que o povo de Israel vivia, sem esperança porque não havia um salvador, Deus promete um Redentor. Lá estava Jesus naquela cruz por causa de Israel. Lá estava Jesus naquela cruz, por causa dos nossos pecados. E o pecado exige reparação. O pecado separa de Deus, gera a morte, traz desesperança. Mas quando nos achegamos ao Salvador, nos colocamos aos seus pés, Ele muda nossa história, Ele muda nossos pensamentos. Ele assume a nossa culpa. Sobre Ele vem a ira de Deus e Ele nos torna aceitáveis aos olhos de Deus.
Havia uma promessa em Isaías. Deus disse: O Redentor virá.

Jesus é crucificado entre dois mal feitores. E entre os dois mal feitores um crê e é salvo.


Jesus profetizou que o templo de Israel ia cair, como caiu. Ele não existe mais. E a partir de então, o ato expiatório de Jesus na cruz, passa a habitar no coração de cada pessoa que olha para Jesus e vê Nele, como seu Senhor e Salvador.

Jesus ressuscitou para nos dar vida e vida abundância.
Jesus não veio para se salvar. Ele veio para nos salvar. Jesus veio para transformar, te dar esperança. Ele morreu no seu lugar.
Glorifico a Jesus porque Ele não desceu da cruz. Porque Ele trouxe esperança ao pecador arrependido, e eu sou um deles.

Ele sabe que você não é bonzinho, Ele sabe que você não merece o céu, por isso Ele não desceu da cruz. Porque Ele veio para te salvar,
Ele veio para te tirar desse lugar de escravidão.
Eu O glorifico porque Ele é meu Redentor. Eu não tenho como prover a minha própria salvação.
Renda-se a Cristo! Cristo é a luz do mundo.

Todos que não tiveram uma experiência com Jesus, querem mudar de vida e não conseguem.

Se você anseia pela luz, mas continua afundado na escuridão, você precisa de um Redentor, Cristo.
Para aquele que é um pecador arrependido, que anda em busca da salvação de sua alma, da presença de luz, te apresento o Redentor.

Mensagem de Pastor Nélio Monteiro
IBPS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...