segunda-feira, 28 de outubro de 2019

1 Samuel 22:1-5


Resenha do Culto da Manhã de Domingo 27/10/2019

1 Samuel 22:1-5

As bençãos de Deus na caverna de Adulão.

Meus irmãos recentemente tivemos notícias de pessoas que ficaram presas em uma caverna.
E isso gerou no mundo todo o desejo que a solução fosse possível. Deus prepara cavernas para nós. Em alguns momentos de nossas vidas, precisamos entrar na caverna. Entrar na caverna, significa que Deus quer trabalhar com a gente. E muitas vezes a caverna nos remete a dor, tristeza, fugas.
Davi sentia medo. Tinha sensação de morte, de perigo.
O ser humano entra na caverna por diversos motivos. Ele pode entrar na caverna por depressão, por medo, por se sentir rejeitado.
Davi entra na caverna, nesse contexto, e, logo ele se torna um líder. A primeira missão que Deus coloca para ele dentro da caverna, é que ele assuma uma posição de liderança.
O interessante fato nas cavernas citadas dos últimos noticiários, é que por incrível que pareça, os líderes eram cristãos. O mestre de obras lá no Chile, era um cristão. O líder lá da Indonésia, é filho de um pastor.
Parece que caverna é especialidade do cristão.
Caverna é aquele lugar que a gente não consegue fugir de ninguém. Não há como fugir de Deus. Parece que ela é um lugar onde Deus possa tratar a gente. É um lugar específico, onde não tem como fugir da presença de Deus.
Desse cuidado paternal de Deus.
Nossa primeira visão de Deus não é paternal, é a visão de um Deus, Senhor. E quando a gente tem essa visão, a gente limita Deus à carnalidade. As vezes olhamos para Deus com formalidade.
E tudo que Ele nos pede é que O chamemos de Pai.
Ser Pai é uma das imagens mais lindas de Deus.
O que bloqueia essa relação paternal com Deus, é quando o pai aqui de baixo é muito severo.
Nos momentos mais difíceis de nossa vida, a gente busca a Deus. Parece que Ele tem que resolver nosso problema.
Quando estamos na caverna devemos refletir. O que eu não entendi na lição? O que eu tenho que aprender? Na caverna Deus também fala.
Davi se depara com uma situação de perigo. Na nossa caminhada diária, quando nos sentimos inseguros, debilitados, entramos na caverna.
Sabe aquele dia que você não quer ver ninguém? Aquele dia que você não quer ver a luz do sol, não quer conversar com ninguém. É o dia que você está na caverna.
A caverna é um propósito de Deus, para que eu cresça, para que eu amadureça, para que dela eu saia melhor que eu entrei.
Deus se faz presente e nos ama do jeito que somos.
A caverna no casamento, significa que eles precisam parar para conversar. Muitos casais estão entrando em cavernas que eles não conseguem sair. Porque não ouvem Deus e trazem o divórcio como princípio para resolver seus problemas.
Nossas cavernas são existenciais. São nossas crises existenciais e elas acontecem porque nós não nos auto conhecemos.
Davi entra na caverna porque a caverna é o lugar de refúgio. Porque a caverna é o momento que eu preciso, senão vou explodir.
Na caverna Davi procurou refúgio e segurança. Na caverna Davi se escondeu dos inimigos.
Às vezes é preciso se refugiar em Deus para continuar vivendo.
Deserto e caverna é lugar de passagem, onde Deus gosta de tratar os seus filhos. Porque é o único lugar que a gente tem a sensação de existência.
A caverna é um lugar de reconciliação.
Lembra que os irmãos de Davi ficaram contra ele?
A medida que você se aproxima da pessoa, a maneira como ela fala, você capta algo no exterior.
Na caverna, Davi se reconciliou com sua família. Ele se reencontra e se reconcilia. Talvez você esteja precisando se reconciliar.
A caverna nem sempre é física, mas existencial.
As vezes Deus quer falar com você, mas você está tão absorvido nas suas questões existenciais, que você não ouve.
Você está no controle e não deixa Deus controlar.
O que Deus quer fazer nesse momento em que você está na caverna?
A caverna é lugar de reflexão. Davi se encontra na caverna, na dependência total de Deus.
Quando eu não tenho o controle de mim mesmo, quando é Deus que está no controle, eu tenho que esperar a resposta Dele.
Se Deus falar para você hoje: se joga! Você vai se jogar?
As vezes acreditamos que Deus pode tudo, menos comigo.
Na caverna, Davi estabeleceu prioridades em sua vida. Mas buscai primeiramente o Reino de Deus e todas as demais coisas vos serão acrescentadas.
Quais tem sido as suas prioridades?
Deus cuida dos seus e a caverna faz a gente refletir sobre nossas prioridades. Se somos cristãos ou se somos religiosos.
Na caverna conhecemos a vontade de Deus.
O jeito de ser de Deus, deve ser o nosso jeito de ser.
Caverna é lugar de restauração.  É impossível você ter um encontro com Deus e não ser restaurado.
Não há nada em nós, que possamos fazer, para Deus nos aceitar. Ele já nos ama como somos.
Deus trabalha com princípios, com alicerces. Na caverna, os desanimados foram levados. Deus é quem nos anima.
Quando você estiver desanimado no seu quarto, lembra do texto de Deus.
Na caverna você vê o antes e o depois.
Lembra que Davi entra na caverna fugindo, e se torna um líder. Ele tem que cuidar dele e de outras pessoas. Ele tem que trazer a existência, princípios que estavam nele, para outras pessoas. Deus tem um propósito.
Estamos aqui de passagem, aprendendo a entender a vontade de Deus.
As circunstâncias que passamos significa que vamos aprender alguma coisa. De alguma forma, Deus quer nos ensinar.
Davi entrou sozinho na caverna. Mas ao sair, saiu com um exército de varões. Não podemos esquecer que nosso tempo de caverna e desertos, não são permanentes, mas temporários.
Precisamos sair melhores que entramos.
O homem pode entrar na caverna por diversos motivos, porém Deus o tira por um motivo só: sua maravilhosa graça.
Davi entrou na caverna por medo das perseguições do rei. Mas Deus enviou um profeta para encoraja-lo a sair e viver um novo tempo.
Somos chamados a caminhar e se nesse caminho tem deserto, eu vou passar.
O passado, as vezes é nossa caverna eterna. Há pessoas presas no passado esquecendo que o presente, é um presente de Deus.
Não se sinta preso a esse mundo. Não deixe que cavernas te acorrente. Nosso lugar não é aí.
Há pessoas aprisionadas na caverna. Não querem sair porque acham que ali é lugar de morada, e não é. Cavernas, vales e desertos são lugares de passagem.
Mensagem: Pastor Charles / Congresso das Mulheres
IBPS





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...