terça-feira, 8 de outubro de 2019

Mateus 26:26-29


Resenha do Culto da Manhã de Domingo 06/10/2019

Mateus 26:26-29

Alguns aspectos devem reger nossa participação na Ceia do Senhor.
Na narrativa da instituição da Santa Ceia, vamos perceber que a Ceia fazia parte da vida da igreja. A igreja primitiva, celebrava todo primeiro dia da semana, a Ceia do Senhor. Então, a Ceia fazia parte da vida da igreja.
Jesus diz que deveríamos participar da Ceia em memória Dele. De forma contínua. A Ceia traz à memória o preço que foi pago pela nossa salvação.
Todas as vezes que participamos da Ceia, estamos obedecendo a ordem de Cristo. A Ceia traz à memória a nossa condição de pecadores, totalmente impossibilitados de alcançar a própria salvação.
Foi necessário Deus enviar Seu Filho, para morrer em nosso lugar e pagar nossa dívida.
A Ceia nos lembra que se não fosse a obra graciosa, voluntária e sacrificial de Cristo em nossa favor, não haveria esperança para nós.
A morte expiatória de Cristo, no nosso lugar, nos tira desse mundo corrupto e nos coloca no Reino de Deus.

Colossenses 1:13

Jesus pagou o preço do nosso resgate. Por isso, a Ceia nos traz à memória que somos pecadores e incapazes de prover a nossa salvação. A Ceia nos traz a memória, o fato consumado pelo sacrifício perfeito de Cristo. O sacrifício de Jesus, foi perfeito. Perfeitamente aceito por Deus.
O contexto em que Jesus institui a Ceia, estava diretamente relacionado à Páscoa. Jesus ali, representa o Cordeiro Pascal. Jesus Cristo é Cordeiro sem defeito. Por meio de Seu sangue Ele marcou para sempre o seu povo.
Na Páscoa, quando o anjo da morte desceu, em todas as casas, em que estava marcada pelo sangue do cordeiro, o anjo da morte não tirou a vida dos primogênitos.
Hoje todos nós, somos marcados pelo precioso Sangue de Jesus. A morte não tem mais poder sobre a nossa vida. Fomos libertos dos grilhões da morte.
O Sangue de Jesus nos purificou de todos os nossos pecados.

Hebreus 9:22

Por isso, o Sangue do Senhor Jesus foi derramado por nós. Fomos resgatados pelo precioso Sangue de Jesus. Agora o sangue derramado não é mais de animais, mas foi derramado o Sangue precioso de Jesus. Por isso não há mais aqueles cerimoniais que haviam no Velho Testamento. Estamos dentro de uma nova aliança. Todos os elementos da Páscoa apontavam profeticamente para Cristo e hoje todos os elementos da Ceia, falam do sacrifício de Jesus, para perdão, para purificação de cada pessoa que crê Nele como Senhor e Salvador.
Deus fez um pacto e esse pacto firmado no passado, garante a certeza da vida eterna.
Jeremias 31:31-33
Cristo está conosco por meio do seu Espírito. A lei do Senhor está gravada no nosso coração. Fomos selados com o Espírito de Deus. O Senhor Jesus não nos deixou órfãos. Ele está conosco aqui, agora e para todo o sempre.
Ao participar da Ceia, recordamos os feitos do Deus encarnado em favor do seu povo. Na cruz, Ele declarou ter consumado a sua obra.
João 19:30
Naquele momento em que Jesus entrega seu Espírito, Jesus disse: está consumado. Com isso, curvou a cabeça e entregou o Espírito. O preço foi pago. O sacrifico perfeito foi feito.
Hoje quando celebramos a Ceia do Senhor, ela nos lembra que somos pecadores, incapazes de prover a nossa própria salvação. Mas também ela nos lembra que Deus cumpriu a promessa feita. Uma aliança, um novo pacto, e nós fazemos parte dessa nova aliança.
Somos salvos pelo Sangue do Cordeiro e mais que isso, Deus habita em nós.

Mensagem: Pastor Nélio Monteiro
IBPS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...