quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Gálatas 6:7-8


Resenha do Culto de 30/10/2019
Quarta-feira

Gálatas 6:7-8

Paulo discorre aqui sobre a lei da semeadura e da colheita. Paulo diz que de Deus não se zomba. Não se engane, porque tudo aquilo que o homem semear ele vai colher.
É uma lei natural daquilo que plantamos e daquilo que colhemos.
Nos últimos dias, o País inteiro foi tomado por uma grande indignação, diante de uma matéria que transita no nosso Supremo Tribunal Federal, quanto a prisão em segunda instancia. E as pessoas que estão acompanhando, foram tomadas de um sentimento de injustiça.  O sentimento é de que no nosso País, o crime compensa. Esse é o sentimento, essa é a indignação.
Até porque, o triunfo da injustiça é revoltante.

A impunidade, é um grande problema em qualquer sociedade.
Muitos que praticam o mal, se sentem tranquilos pois sabem que nunca serão punidos por seus atos.
Mas Paulo nos diz que tais pessoas estão enganadas. Quem pensa assim está enganado. Quem pensa que vai ficar impune dos seus erros, porque a lei do homem é falha, está totalmente enganado. Paulo nos lembra que de Deus não se zomba.

Oséias 8:7 lembra que quem semeia vento, colhe tempestade.
É uma lei que vamos ver em todas as áreas da vida. E quando Paulo traz essa metáfora, os Judeus sabiam que a safra produzida, tinha paralelo um labor desprendido. Ou seja, se você quer ter uma boa colheita, você precisa plantar, regar, cuidar. É necessário muito trabalho.
Naquele contexto era muito diferente da nossa época.
Paulo nos chama a atenção para o fato de que a colheita é correspondente a semente que foi plantada. Você não planta semente de arroz, esperando colher feijão.
O que é que você está plantando? Porque é exatamente o que você vai colher. Se você quer ter uma colheita abundante, isso vai exigir de você, esforços.
Tudo que Deus nos promete, requer esforço da nossa parte. Deus nos dá o privilégio de sermos instrumentos Dele para ganhar o outro. Mas, você não vai ganhar pessoas para Cristo, sentado na sua casa!
Deus se deixa achar por aqueles que o buscam. Mas não espere que você vai ficar assentado, vivendo uma vida descompromissada com Deus e que Deus vai até você e vai insistir ou obriga-lo a aceita-Lo.
Essa lei é aplicável na vida cristã. Essa lei envolve responsabilidades na vida, e não o desregramento. Ou seja, se vou colher o que estou plantando, eu tenho responsabilidades na minha vida.

Nós somos responsáveis por aquilo que plantamos.
E não podemos murmurar quando colhermos aquilo que plantamos. Então, tente ser responsável acerca do tipo de vida que você vive.

Se eu planto honestidade é isso que vou colher. Um pecado cometido, ainda que perdoado pelo Senhor, trará seus danos.
Quando olhamos para a Bíblia e vemos exemplos de Davi. Davi foi um homem muito sensível à voz de Deus. Mas, Davi pecou e foi confrontado por Deus. E Davi reconheceu e confessou seu pecado, mas não deixou de sofrer as consequências. Deus o perdoou, a alma dele foi salva. Mas, ele não deixou de colher aquilo que plantou.
Não teve a punição eterna, porque Deus o perdoou. Mas sofreu as consequências dos seus atos. Foi perdoado, mas viu muitas tristezas e perturbações consequências do seu pecado.
É a lei da causa e efeito.
O homem é livre para escolher, mas não é livre para escolher as consequências daquilo que você escolheu. As consequências de seus atos, virão. Por isso precisamos ser responsáveis diante de Deus, pelas nossas atitudes.
Um dia todos nós estaremos diante do Tribunal do Senhor. Todos serão julgados.
2 Coríntios 5:10
Isso é muito sério.
Um dia, cada pessoa que está aqui, vai comparecer diante do Tribunal do Senhor. E todas as nossas obras estarão diante do Senhor. Nesse dia, o que vai fazer a diferença entre o salvo e o ímpio, é se seu nome está escrito no livro da vida, por ter crido em Cristo como Senhor e Salvador da sua vida. Então você será justificado por ELE. Você será salvo por ELE. Ali toda sua vida vai ser exposta diante de Deus. E a Bíblia diz que todo aquele que não tiver seu nome escrito no livro da vida, será lançado no lago de fogo e enxofre.
Somos salvos, não porque merecemos, mas por mérito de Cristo Jesus. Por ter NELE, Deus cumprido toda justiça.
2 Timóteo 4:7-8
Paulo estava consciente disso. Paulo conhecia o Senhor. Ele teve um encontro real com Cristo. Paulo viu a eternidade. Ele estava lá e após ver as coisas que Deus tem reservadas para nós, lhe impulsionou a ser um apóstolo de Deus. A visão que Deus deu a Paulo, para além do nosso tempo, o deixou impactado.


Precisamos levar muito a sério, o que estamos plantando. Que tipo de semente?
Paulo fala de dois tipos de sementes. Aquele que semeia para a carne da carne colherá a destruição. E aquele que semeia para o espírito, do espírito colherá a vida eterna. Ou seja o julgamento será de acordo com as obras dos homens. A justiça do homens pode falhar, a de Deus não. Existem muitas coisas que não nos cabe julgar. Nesse mundo, vamos presenciamos muitas injustiças, mas precisamos lembrar que é Deus quem julga. É Deus quem vinga. Somos incapazes de julgar o coração das pessoas, mas Deus sonda. Ele conhece cada coração.
Olhamos para nossos políticos e as vezes pensando que Deus não está fazendo justiça. Há uma lei que não tem como fugir dela, que diz que tudo aquilo que o homem semear ele vai colher. Por isso temos que confiar no julgamento de Deus.
Não caia no auto engano de achar que você vai escapar da justiça de Deus. A justiça de Deus é infalível! Fico pensando nessas autoridades que roubaram e todos os transgressores da lei; Imagine quando tiver que comparecer diante de Deus! É nisso que temos que pensar.
Paulo nos lembra que para as obras da carne, haverá frutos, as consequências; quanto para as obras do espírito.
Gálatas 5:20-21
Os que praticam essas coisas, não vão herdar o Reino de Deus. Nós que cremos não perdemos nada. Essas coisas, por si só, trazem angústia, sofrimento e desamparo.
Paulo versa sobre as obras do espírito que está em Gálatas 5:22-23. Se você pratica as obras do espírito, ou produz esses frutos na sua vida, você vai ser uma pessoa mentalmente saudável. Emocionalmente, espiritualmente saudável. Esses frutos são produzidos pelo Espírito de Deus na minha vida. Isso que me dá equilibro e me torna saudável.
A semente vai determinar o fruto.

Na parábola que Jesus contou, do rico e Lázaro, Jesus revela a vida no além.
Ele fala de um homem rico que não se importava com Deus. Que na sua vida não tinha lugar para Deus.
E esse homem foi para o inferno e chegando lá ele tenta fazer uma oração. Mas ele não sabia nem para quem pedir. Então ele pede para Abraão. Nem orar ele sabia.
Porque na sua vida não tinha espaço para Deus.

Um homem que se achava privilegiado. De repente ele se depara com uma realidade que lhe é adversa e irreversível!

Que tipo de semente você tem plantado? Esse tipo de semente é o tipo de fruto que você vai receber.
Aquele que planta de acordo com as inclinações da carne, terá uma grande surpresa na eternidade.
Daniel 12:2
Deus mostrou o futuro para Daniel. Ali estão profecias que comprovam, acerca de um Deus que conduz a história.
O que Deus está revelando a Daniel? Haverá um dia que cada um vai colher aquilo que plantou.
Aquele que plantou para a carne, vai colher a condenação eterna. Aquele que entregou sua alma aos cuidados de Cristo, esses levantarão para a glória eterna.
Mateus 8:11-12
Qual o contexto Jesus fala aqui? Quem é que vai sentar à mesa com o Senhor Jesus no Reino do Céus? Aqueles que NELE creem. Um dia, nós que cremos em Jesus, haveremos de entrar o Reino eterno.
Portanto aqueles que semeiam para a carne colherão a condenarão eterna. Aqueles que semeiam para o espírito colherão a vida eterna.
Semear no espírito é entregar sua vida totalmente a Cristo.
2 Coríntios 3:17-18
A obra de transformação na nossa vida, é uma obra do Espírito Santo de Deus. O homem que não teve um encontro real e pessoal com Cristo, naturalmente ele não entende as coisas do espírito. Seus olhos estão vendados. Mas quando vamos nos entregando ao Senhor, Ele vai operando as coisas na nossa vida.
Semear para o espírito, é semear para a vida eterna.
Somos criados a imagem e semelhança de Deus. Você é espírito. Você vai existir eternamente. A questão é: onde você vai passar a eternidade.
A eternidade com Deus é vida eterna. A eternidade sem Deus é morte eterna.
Quando a imagem de Deus estiver totalmente restaurada em nós, lá na eternidade, a vida que vamos receber de Deus é uma vida elevada. A Palavra de Deus diz que nós julgaremos anjos! Deus nos criou a sua imagem e semelhança.
Somos filhos de Deus Eterno e Altíssimo.
João 6:57
Seremos semelhantes a Deus. Não iguais. Mas Deus vai nos elevar a uma condição de vida extraordinária. Portanto, quem semeia no espírito, resplandecera como luz no firmamento.
Daniel 12:3
É nisso, meus irmãos que cremos.
Um dia estaremos diante do Deus Eterno e brilharemos como as estrelas no céu.
Como aplicar isso na nossa vida? Primeiro, não se deixe enganar. Semeie no espírito. Busque a Deus. Renda-se a Deus. Não se deixe enganar pelas ilusões do mundo.
Esse mundo é transitório. A justiça do homem é questionável. Quem semeia para a carne, colherá ruína. Quem semeia para o espírito colherá vida eterna. O que você tem semeado? Para a carne ou para o espírito? Lembre-se que você é responsável diante de Deus. Você pode escolher o que quer semear, mas uma vez semeado, você não poderá escolher o que vai colher.

Mensagem: Pastor Nélio Monteiro.
IBPS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...