terça-feira, 3 de dezembro de 2019

1 Pedro 3:15-22


Resenha do Culto da manhã de Domingo
01/12/2019

1 Pedro 3:15-22

A figura do batismo é extraordinária. Pedro traz a figura da arca de Noé quando Deus pacientemente, enquanto a arca era construída, o ato da construção da arca, era uma pregação ao povo daquele tempo.
Deus dava àquela geração a oportunidade de se arrepender e voltar para Deus abandonando seus pecados; assim Deus haveria de livra-los da morte. Mas estes rejeitaram o tempo que Deus lhes dava. E a Palavra de Deus diz que quando o dilúvio vem, somente oito pessoas foram salvas. Pedro traz essa figura para nos lembrar que da mesma forma, Deus prove o meio para nossa salvação, para nossa redenção e expiação dos nossos pecados. E esse meio é através de Cristo, da cruz de Cristo.

Pedro não defende que o simples ato do batismo já salva o sujeito.

Pedro defende o batismo espiritual, ou seja, a ação do Espírito de Deus na vida do sujeito levando-o a Cristo. E, ao reconhecer em Cristo, seu Salvador, seu Redentor, esse é salvo. Esse é salvo do poder da morte, é liberto da condenação espiritual, da morte espiritual.

Pedro está dizendo da ação da Trindade que se move em direção, do homem para resgatá-lo. É o Deus Pai enviando o Filho. É o Filho morrendo na cruz no nosso lugar cumprindo a promessa do Pai, para nossa redenção. E o Espírito de Deus, nos convencendo do pecado, da justiça e do juízo. Somos pecadores e como pecadores, precisamos de um salvador. E esse salvador, é Cristo.
É o ato do homem crer em Cristo como seu Senhor e Salvador, que salva. E essa ação que ocorre no mundo espiritual, ela é figurada através do batismo nas águas. O batismo nos remete ao testemunho cristão.

Pedro 3:15
Aqueles que vão passar pelas águas, sabem que a razão da nossa esperança está em Cristo, na fé. Está em crer no Filho de Deus como nosso Senhor e Salvador.
Qual é a razão da sua esperança?
Quando Pedro escreve essa carta a igreja estava sobre cerrada perseguição. Era o momento de render-se a Cristo.

Muitas pessoas acham que servir a Cristo é um passaporte para uma vida de prosperidade financeira. Um vale conduto que te livra de todo sofrimento no mundo.

Não é nada disso. Crer em Cristo nos dá a certeza da nossa salvação.
É ser conduzido através da fé em Cristo que é o caminho, a verdade e a vida. Sem o qual, ninguém vai ao Pai.


1 Pedro 3:18

Pedro nos lembra da obra de Cristo em nosso favor. Há uma morte substitutiva aqui. Porque o salário do pecado é a morte. Por isso Cristo morre em nosso lugar, é o justo morrendo no lugar dos injustos, para nos remir. Para nos levar de voltar ao Pai. O batismo nos remete a isso, ao fato de que Cristo deu sua vida por nós.
Por isso Pedro lembra a figura da arca de Noé.

A arca foi instrumento usado por Deus, para a salvar Noé e sua família. Cristo é o instrumento usado pelo Pai, para salvar uma humanidade pecadora, mas que arrependida, volta seu olhar para a cruz e reconhece em Cristo, seu Salvador.

Por isso, o batismo nos remete a obra do Espírito Santo. O batismo é ação do Espírito de Deus em nós. É mudança que ocorre em nossa vida, depois que cremos em Cristo Jesus. É a ação do Espírito Santo em nós, que nos leva a Cristo.

Pedro nos lembra, do batismo no Espírito Santo, que ocorre antes e não depois, do batismo nas águas. Depois desse encontro com Cristo, somos impulsionados ao batismo. O batismo simboliza nosso testemunho diante de Deus e dos homens. Quando cada um dos irmãos, descer ao batistério, ele estará dando um testemunho público em Cristo Jesus, como seu Senhor e Salvador.
Portanto, o batismo nas águas, simboliza a operação do Espírito Santo em nós.

1 Pedro 3:21

Pedro nos lembra que não é o ato do batismo que salva. O batismo, é a figura do que Deus já fez no nosso interior.

Marcos 16:16

Primeiro passo para que alguém possa passar pelo batismo nas águas, é crer em Cristo como seu Senhor e Salvador.
Batismo é a fiel expressão do nosso arrependimento e fé em Cristo.
O batismo que nos salva é o que é aplicado internamente pelo Espírito e que chamamos de regeneração.

Mateus 3:11

João Batista dava esse testemunho. João estava batizando. Um batismo simbolizando arrependimento. Depois dele viria outro ainda mais importante, que estaria batizando no Espírito Santo.

Cristo paga o preço da nossa Redenção na cruz. O Santo morre pelos pecadores, para conceder vida eterna em Seu Nome.
Depois que o Espírito de Deus nos transforma, nós começamos a agir, andar e falar como Cristo. A produzir os frutos do Espírito.

Gálatas 5:23

Primeiro somos transformados pelo Espírito de Cristo e ao crer Nele como Senhor e Salvador da nossa vida, damos o testemunho público, através do batismo nas águas.

Colossenses 2:12

Portanto, amados irmãos, temos nesse testemunho de Pedro, a obra da Trindade na redenção do homem, simbolizada na figura do batismo. E o batismo ocorreu, quando o Espírito de Deus nos convenceu do nosso pecado, da justiça de Deus e do juízo.

Mensagem: Pastor Nélio Monteiro
IBPS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...