segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Jeremias 2:12-22


Resenha do Culto da noite de 25/02/2018


Jeremias 2:12-22

Deus acusa o povo de Israel de apostasia. Apostatar é desertar.
É alguém que faz parte de um exército e no momento da guerra, ele foge.
Desertar da fé é abandonar a fé.
O sujeito tem o conhecimento, teve a experiência, mas ele renega a sua fé.
Diz o Senhor, que isso estava acontecendo com Israel. E mais, o Senhor Deus diz que era algo para deixar o céu aterrorizado, espantado, perplexo.
Uma vez que Deus escolheu Israel e vinha sempre abençoando e dando livramentos.
Mas há um momento que Israel deserta, abandona a fé e rejeita ao Senhor.
E o Senhor Deus diz que esse povo cometeu erros letais.
E o texto vai falar de erros letais que nós não podemos cometer.

O primeiro, abandonaram o Senhor. A fonte de água viva. Até aquele momento eles tinham acesso a fonte. Deus falava com aquele povo através dos profetas, da Sua Palavra e do Seu Espírito.
E muitas vezes vamos encontrar no Velho Testamento, Deus falando pessoalmente com eles. Um povo privilegiado, mas que abandonou ao Senhor.

Há pessoas, que tem o privilégio de serem educadas à luz da Palavra de Deus. Há pessoas que tiveram o privilégio de ter um encontro pessoal com Deus, mas que em algum momento da vida, começam a se afastar do Senhor.
Muitos chegam a apostatar, a renegar a fé.

Isso estava acontecendo a era coisa de deixar o céu horrorizado.
Porque sempre que eles bebiam nas fontes de água viva, deus os conduzia pelo caminho. Mas, quando eles bebiam em cisternas rotas, buscando outras doutrinas, outros deuses, outros conhecimentos, eles se desviavam do caminho e pagavam o preço da sua apostasia, da sua rebeldia, da sua rebelião.
E então, eles se voltavam para Deus, e Deus os socorria. E quando as coisas estabilizavam, eles abandonavam a Deus.
O povo tem memória curta.

Existem pessoas que esquecem com muita facilidade das suas experiências com Deus. Muitas vezes foram experiências marcantes, que impactaram suas vidas. Momentos de profunda intimidade com Deus. Mas, num determinado momento, vão se afastando, esfriando e se perdem pelo caminho.

No contexto de Jeremias, Deus queria mostrar o caminho. Mas o povo ignorou, não obstante, Ele estivesse chamando a atenção do povo. Israel havia abandonado ao Senhor.
Meu querido, não abandone o Senhor!

Existem pessoas que nos momentos de profundas crises, em vez de se aproximarem do Senhor, elas se afastam.
E Deus continua estendendo suas mãos, mas elas recusam.
Tem gente que continua fazendo pirraça e deixam de ser amparadas e curadas pelo Senhor, porque O abandonaram.

Enquanto eles bebiam na fonte, eram norteados pela Palavra do Senhor. Eram livres! Mas, quando abandonaram ao Senhor, foram escravizados pelo inimigo. Foram atrás de outros deuses, outros pensamentos. Em busca de outras fontes.

Não abandone o Senhor! Quando nós caminhamos com o Senhor, nós O invocamos desde o amanhecer até o anoitecer. E Deus nos ampara. Mas a medida que vamos nos afastando do Senhor, que nos sentimos auto suficientes, caímos em laços, caímos em armadilhas e muitas vezes quando acordamos estamos algemados.  O inimigo já está roubando seus sonhos. O inimigo já o escravizou e roubou a sua liberdade.
Não abandone o Senhor. Não se afaste da presença do Senhor.

A acusação de Deus, é que eles O haviam abandonado. Traçaram seu próprio caminho. Foi isso que Israel fez.
Abandonaram Aquele que era fonte de água viva para se tornarem escravos dos prazeres passageiros do mundo. Cavaram cisternas rotas.

Quanta gente que investe sua vida, seus sonhos, coloca sua alma em coisas transitórias. Em filosofias questionáveis. Como as cisternas rotas que não retêm água.
Fizeram seus próprios deuses e agora confiavam neles.

Tem gente que lê alguma coisa e acha que aquilo ali traz todas as respostas para sua vida.
O único livro que tem todas as respostas para nossa vida, é a Bíblia.

Quando as pessoas se destoam das verdades contidas na Palavra de Deus, começam a se ajeitar ao modo de vida pagão.
Ao invés de servirem ao Deus vivo, acabam servindo a outros deuses.
Existem muitas pessoas que vão se afastando de Deus, e vão se acomodando ao modo de vida e a visão de mundo, que destoa da Palavra de Deus.
E quando acordam estão escravizados.
Deus os acusa de irem atrás de outros deuses, de doutrinas vazias. Em busca de uma pretensa liberdade, eles encontraram a escravidão.

Muitos querem distorcer a Palavra de Deus e adequá-la à sua maneira de viver. A Palavra de Deus liberta.
Quantas pessoas escravizadas porque tentaram traçar seu próprio caminho!
O Filho Pródigo foi para a farra e para as orgias, porque ele entendeu que aquilo que era a vida. Até que quando ele acordou, ele era escravo. Estava subjugado a viver no meio dos porcos.
Cuidado! É muito perigoso pensar que podemos viver uma vida, longe de Deus.

Tem gente que se afasta de Deus, cai na escravidão e ainda comete a loucura de fazer aliança com o seu próprio inimigo.
O inimigo destrói a vida das pessoas. Rouba seus dias. Rouba a sua alegria. Faz da sua vida um bagaço.
Pensando que estavam indo rumo à liberdade, estavam indo em direção da escravidão. Cavaram cisternas rotas achando que podiam traçar seu caminho longe de Deus. Falsas alegrias. Falsos contentamentos.
Apostasia é isso!
O sujeito vai se afastando de Deus. Faz aliança com o inimigo e quando vê, já negou sua fé, já rejeitou a Deus.

Quando buscamos ao Senhor, bebemos da fonte da água viva. Somos libertos da escravidão do pecado e do jugo da morte. Mas, quando O abandonamos, em busca de uma suposta liberdade, encontramos a escravidão.
A verdadeira liberdade você só encontra em Deus! A verdadeira liberdade encontramos, quando conhecemos a Palavra de Deus e a aplicamos na nossa vida.
Existem muitos religiosos que continuam escravos. Escravos da avareza, da perversidade, do espírito do adultério e de tudo quanto é mancha do pecado.

O sujeito quando dominado pelo pecado, ele fica cego. Cegos que servem a um deus, feito pela imaginação dos homens.

É muito triste, quando você vê uma pessoa que conhece o Senhor, na sarjeta. É triste ver o que o pecado faz na vida das pessoas.

Deus te criou. Deus te plantou para dar frutos saudáveis.
Não deixe que o pecado de transforme. Quando Deus for te recolher, que Ele encontre frutos de vida.
O resultado do pecado é uma pessoa amargurada. Decepcionada com a vida.

Jesus encontrou uma mulher de Samaria, decepcionada com tudo que havia vivido. Até que ela encontra Jesus no poço e Ele promete matar a sede da sua alma e remover a vergonha que rouba a sua alegria.
E ao beber da fonte da água viva, aquela mulher se tornou uma missionária. Jesus impactou a vida daquela mulher.
O que Jesus pode fazer na sua vida, vai impactar toda sociedade. Vai impactar toda sua descendência, vai impactar toda sua família.
Ajuste sua vida com Deus.  Deus te chamou para dar frutos. Deus não te chamou para viver uma vida amargurada e escravizada pelo pecado.
Faça uma aliança com Deus nessa noite. Volte para a fonte de água viva que é Jesus!

Pastor Nélio Monteiro
Igreja Batista do Parque Safira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...