quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Mateus 25:1-13


Resenha do Culto da noite de 28/02/2018


Mateus 25:1-13

Um dos maiores problemas do ser humano, é a procrastinação.
O Brasileiro é mestre nisso, ficar procrastinando, deixar as coisas para a última hora.
Todo ano o enredo é o mesmo. Em várias áreas da vida, muitas pessoas negligenciam, não se preparam, vão deixando as coisas para depois. E uma das mais sérias, diz respeito da nossa vida com Deus. Nosso relacionamento com Deus.
O Senhor Jesus gostava muito de contar parábolas, porque elas ilustram muito bem um fato que está acontecendo, e que traz entendimento, traz clareza, lucidez.
As mensagens do Senhor Jesus, sempre foram muito simples.  Fácil de entender.

Uma das coisas que sempre me chamou a atenção, no Pastor Billy Graham, que faleceu na semana passada, é que suas mensagens sempre foram de uma simplicidade enorme, mas cheias da unção e do poder do Espírito Santo de Deus. Muito claras.
E o que me impressiona era ver ele levando aquelas mensagens tão simples, mas no momento do apelo, centenas de pessoas se rendiam aos pés de Jesus.
Que diferença dele, para outros oradores, excelentes na oratória, na aplicação de um texto Bíblico! O que diferenciava Billy Graham, era a intimidade que ele tinha com Deus.
É exatamente isso que o Senhor Jesus está tratando nessa parábola. E o Senhor Jesus chama nossa atenção aqui, porque estamos sempre deixando para amanhã a oportunidade de encontrar com Deus.

Nessa parábola há muito ensinos. E ela é uma das mais pregadas, mas a questão é, até que ponto a igreja está entendendo isso?
Uma mensagem tão simples, mas que nos traz ensinos valiosos.

O primeiro ensino – o propósito das virgens. Qual era o propósito das virgens? Entrar nas bodas dos noivos.
Qual é o seu propósito de vida? O que te moveu a estar aqui, nessa noite? Qual foi o propósito? O que te impulsionou?
O Espírito de Deus? Qual é o seu propósito de vida?

Jesus, o Senhor, deixa muito claro que a vinda Dele será num momento desconhecido e inesperado.
A questão, é que muitas vezes, nos apoiamos no fato de que o arrebatamento ainda vai demorar acontecer. Ou a vinda de Jesus vai demorar, ainda.
Quantos partiram, e ao partir, ali findou todas as suas oportunidades.
Muitas vezes nós não contamos com o inesperado, achamos que as coisas estão no controle de nossas mãos. Achamos que temos o controle, mas nós não temos.
Portanto, o propósito das virgens, era entrar com o noivo para as bodas.

Qual é o seu propósito? Qual é o propósito de sua vida?

Segundo – Jesus nos ensina aqui, sobre a prudência das virgens. O texto deixa muito claro que Deus deu a elas, tempo para preparar-se adequadamente. O noivo, deu a elas tempo, para se preparem adequadamente.

Meus irmãos, nós estamos tendo tempo. Deus está dando a cada um de nós, tempo. Tempo para nos preparar.

No dia 07 de Dezembro de 1941, no Havaí, numa base naval dos Estados Unidos, ocorreu um ataque inesperado. Estava acontecendo a segunda guerra na Europa e os Estados Unidos, estava, como que, assistindo de camarote. Distantes da guerra, não haviam se envolvido na guerra, viviam uma vida muito tranquila. Toda Europa sofrendo e os Estados Unidos ali, de repente, a base naval dos Estados Unidos é atacada pelos Japoneses. Muitos jovens perderam a vida ali. Foi algo fulminante. Eles sabiam que a guerra estava acontecendo, que a Europa estava sofrendo. Que havia um eixo, chamado eixo do mal, atacando os Países Europeus. Eles sabiam de tudo isso. Tiveram tempo para se preparar, mas não contavam com o inesperado! O ataque da marinha do Japão. E ali, muitos perderam a vida, e então, os Estados Unidos declararam guerra. Entraram na guerra. Porque algo inesperado aconteceu. Eles tiveram tempo para se preparar adequadamente. Deveriam estar despertos, vigilantes, que eles poderiam ser atacados a qualquer momento, mas eles não contaram com aquele ataque.

Quantas coisas inesperadas acontecem na nossa vida! Quantas notícias trágicas! O grande problema nosso é que não contamos com aquilo que julgamos inesperado.

Jesus disse que a volta Dele, o arrebatamento, vai ocorrer num momento inesperado. Ele disse que será como um relâmpago que sai do Oriente e se mostra no Ocidente. Rápido.
Portanto, é prudente que estejamos vigilantes. Que estejamos preparados.

Quanto tempo você tem? Você já parou para pensar, quanto tempo você tem? Quanto tempo Deus está te dando?
Deus deu ao Billy Graham 99 anos. Aos 95 ele pregou seu último sermão e até no seu último sermão, o foco de Billy Graham foi a cruz de Cristo. Porque a cruz nos mostra a prontidão. O fato de precisamos estar aos pés da cruz, vigilantes.

Vamos perceber que entre todos que seguiram a Jesus, somente algumas mulheres e o discípulo amado, estavam aos pés da cruz.
E aqueles que estavam aos pés da cruz, não negaram ao Senhor.
Foram aqueles que não abandonaram o Senhor.


No texto, Jesus disse que haviam cinco prudentes. Cinco que estavam vigilantes. Cinco que estavam cuidando da vida deles com Deus. Cinco que estavam esperando a vinda do noivo.
Mas também, haviam cinco relapsas. Cinco que não se prepararam. Que não estavam muito certas de que o noivo viria. Na verdade nem estavam dando muito crédito.
Temo que a maior parte da humanidade hoje, é representada por essas cinco loucas. A maior loucura do homem é não estar preparado para encontrar-se com o Senhor. Essa é a maior loucura!
É quando nos entretemos com tantas coisas desse mundo e não cuidamos das coisas principais. Não cuidamos do nosso relacionamento com Deus. Não colocamos em ordem a nossa vida com Deus. Não levamos a sério as advertências de Deus. Esta é a maior loucura!

Quanto tempo você tem?

A terceira coisa que Jesus nos ensina é a paciência das virgens. O texto diz que houve uma aparente demora. Parecia que ele estava demorando demais. Mas na verdade a demora serviu para ressaltar a prudência daquelas virgens.
Tem muita gente que acha que Jesus está demorando demais para voltar. Tem gente desejando a volta de Jesus. A pergunta é: Você está preparado?
Poucas pessoas estão levando a sério a volta de Jesus. Poucas pessoas estão levando a sério, a eternidade. E é uma pena.
Porque a volta de Jesus, está as portas!

O quarto ensinamento de Jesus, é sobre o preparo das virgens. A presença permanente do Espírito Santo. O azeite representa a unção. Aquelas que preservaram o azeite, eram as que estavam cheias do Espírito Santo de Deus.
E uma vida cheia do Espírito de Deus é uma vida de poder. São vidas que impactam, que fazem a diferença. São vidas          que de fato, são como sal e luz no mundo.

Meus irmãos, o desafio da igreja hoje, é ser sal e luz no mundo. Porque as coisas estão muito banalizadas. Há uma banalização da fé. Há uma perda do temor a Deus. As pessoas perderam o temor a Deus. Isso é loucura. Isso é agir como as virgens loucas, que tinham todas as informações necessárias, mas não levaram a sério.

 Até que ponto você tem levado a sério o seu relacionamento com Deus?
Até que ponto você tem buscado uma vida de santidade, sabendo que o Senhor virá, que Jesus vai voltar!

Eu fico imaginando a surpresa dos comandantes do exército naquela época. O exército mais poderoso da terra. Quando foram atacados em seu próprio território. Foi algo inesperado.
Por que? Faltou-lhes prudência. Faltou-lhes preparo para reagir naquele momento.

Quinto ensinamento de Jesus, foi acerca do prejuízo das noivas. Quando o noivo chega à meia noite, significa um momento inesperado e as cinco loucas tentaram se preparar de última hora e não houve tempo.
O grande problema do ser humano é que muitas vezes eles querem colocar sua vida em ordem com Deus na última hora. No seu último momento de vida. Quando já não tem mais esperança. A grande maioria deixa para se preparar na última hora.

Você está preparado? Você tem agido com prudência no seu relacionamento com Deus?
Meus irmãos, isso é muito sério!

O Senhor Jesus disse que Ele precisava fazer a obra do Pai enquanto era dia, Ele dizia, porque a noite, ela vem quando ninguém pode trabalhar.
Meu irmão, o tempo de fazer a obra de Deus é agora. O tempo de colocar sua vida em ordem com Deus é agora. Se você quer ser instrumento de Deus, disponibilize-se. Se você quer colocar sua vida em ordem com Deus, tem que ser agora.

Na madrugada de 6 de Junho de 1944, milhares de aviões de guerra, regimento de paraquedistas, uma frota de 4 mil navios, em uma impressionante ação conjunta, atacaram as praias da França. Esse dia foi chamado, o dia D. esse ataque definiu o rumo da guerra.
Qual foi a estratégia? O fator surpresa.

Eles prepararam. Eles conseguiram manter em segredo. Arregimentaram um grande exército. Eles sabiam que, ou eles ganhavam a guerra naquele momento, ou Hitler, poderia triunfar. E esse dia foi chamado, dia D.
O que foi determinante? O fator surpresa!

A maioria das pessoas será apanhada de surpresa no dia D da humanidade.

Mateus 24: 36

A grande maioria será apanhada de surpresa no dia D da humanidade.
Meu irmão, você está preparado?

Hoje é dia 28 de Fevereiro de 2018. Já se passaram 2 meses desde que a maioria das pessoas fizeram voto de ler a Bíblia e levar Deus a sério.
Você já começou a ler a Bíblia? Você já colocou em prática os propósitos de seu coração?
Você tem levado a sério o seu compromisso com Deus?

Lembre-se do fator surpresa. Dois ataques fulminantes. Um foi apanhado de forma inesperada, o outro contou com o fator surpresa.
Entenda que Deus tem um propósito para sua vida e te deu talentos para você usar em prol do Reino.


Pastor Nélio Monteiro
Igreja Batista do Parque Safira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...