domingo, 4 de fevereiro de 2018

Jeremias 1:11-16

Resenha do Culto da noite de 04/02/2018

Jeremias 1:11-16

O que é que vês? 

Nossa visão é muito limitada. Nossa visão de mundo é muito estreita. Por mais que você venha adquirir conhecimento, viaje até outras nações, conheça outras línguas, outros costumes, outros povos, ainda assim sua visão será muito estreita. Israel vivia um momento em que o povo estava voltado para o tempo presente. E como as coisas, aparentemente, caminhavam com certa tranquilidade, as pessoas estavam construindo suas casas, estudos, se firmando profissionalmente, casando-se e dando-se em casamento.
Os falsos profetas trazendo a mensagem que eles queriam ouvir. Aquela mensagem sobre prosperidade; de repente, Deus levanta um profeta chamado Jeremias.

Estudamos sobre nossa identidade e falamos sobre a identidade de Jeremias. Domingo passado falamos sobre a nossa missão e refletimos sobre a missão de Jeremias. Hoje quero pensar, sobre qual é a sua visão. Qual é a sua visão?

Muitas vezes planejamos o futuro e pensamos que vamos chegar lá, quando não temos a certeza nem mesmo se amanhã estaremos vivos. 
Que garantia você tem? Que visão você tem? Jesus contou a parábola de um homem que prosperou, suas fazendas produzira em abundância e seus celeiros já não cabiam mais.
Ele construiu outros celeiros e achou que era tempo de descansar e curtir. Quando Jesus o chama e diz: Seu louco, hoje mesmo eu vou pedir a sua alma. E o que você tem, para quem ficará? A gente tem a ilusão de que é dono de alguma coisa. A gente tem a ilusão de que o tempo, a vida, está nas nossas mãos.
O povo de Israel vivia essa realidade. E de repente, Deus manda um profeta chamado Jeremias, para dizer ao povo que vai permitir que o inimigo esteja às portas de Jerusalém.

Porque enquanto o povo servia ao Senhor, o seu coração estava no Senhor. Deus os protegia e os livrava dos seus inimigos.
Mas há um momento em que eles viraram as costas para Deus, se deixaram corromper, construíram deuses com suas próprias mãos e abandonaram ao Senhor.  Viraram as costas para Deus. Abandonaram Aquele que os fazia prosperar e cuidava deles. Entraram na ilusão de que suas conquistas seriam abençoadas.

E Jeremias chegava com sua mensagem de juízo. O que muitos hoje diriam, “estraga prazer”. Estavam todos curtindo, se divertindo. E Deus manda dizer que:
O inimigo viria as suas portas e vai exercer juízo sobre vocês. O que vês? Qual é a sua visão de mundo? Qual é a sua visão da vida? E Deus dá uma visão a Jeremias. Deus vai ampliar a visão de Jeremias. A ação do Espírito de Deus, na nossa mente, ela liberta. Amplia nossa visão levando-nos a conversão.
Faz ver a vida além da vida. Que a vida não termina aqui. A vida não é só isso aqui.

infelizmente nossa tendência é nos apegarmos como se a vida fosse isso aqui. Como se nós fôssemos eternos. Muitas vezes as pessoas se perdem. 

Quando Deus abre a visão de Jeremias do que está para acontecer, Jeremias é impactado. Porque, de repente a mensagem que ele vai levar, vai quebrar toda esperança daquele povo.

Imagina você ter a notícia de que, de repente o inimigo vem e vai levar tudo que você tem! Essa mensagem traz uma quebra de esperança. Mas, quando temos um encontro real com Cristo, Ele nos dá uma nova esperança. 
Nossa esperança não está aqui.

Muda de vida. Abra a sua visão porque o Reino que apresento para vocês é eterno.  Não está limitado a tempo e espaço.
Enxergar com os olhos do Espirito, nos faz ver além do tempo. Há vida além da vida. Há um mundo espiritual que não percebemos.

Certa feita, o profeta Eliseu, também estava confrontando. Ele tinha uma influência muito grande com o rei de Israel e todas as vezes que o exército inimigo preparava uma estratégia, Deus revelava para Eliseu e Eliseu ia no rei e entregava a estratégia deles. E essa informação chegava ao rei Sírio e ele sentia o desejo de pegar esse homem, matar esse camarada, então, ele envia um exército para prender um homem. Eliseu estava com um jovem Jeazi que ao ver aquele exército fica desesperado.
Eliseu muito tranquilo, faz uma oração e pede ao Senhor que abra a visão de Jeazi. E quando Deus abre a visão de Jeazi ele vê um exército de anjos.
Isso diz do que fato que nossa visão é muito estreita. Muito limitada! Por isso, as vezes, nos apegamos a ninharias.
O que Deus nos oferece é muito maior do que podemos imaginar. João viu um novo céu e uma nova terra (Apocalipse 21:1). Você já viu um novo céu e uma nova terra? Se você não viu, você não viu nada ainda. Nosso olhar precisa voltar para a eternidade!

2 coríntios 12:2

Não sei se isso de fato aconteceu ou se foi apenas uma visão. Só Deus o sabe. Mas, essa visão na vida de Paulo, mudou sua vida e todos os seus valores.
Paulo chega a afirmar que para ele, o que era ganho ele refutou como perda.
À medida que ele aumenta sua intimidade com Cristo a sua visão vai se ampliando. É assim que ocorre conosco. Quanto maior a intimidade, mais nossa visão é ampliada e então conseguimos ver além do tempo.
Paulo consegue ver além do tempo. Não tem mais a visão distorcida de quem anda longe de Deus. 

Enxergar com os olhos do Espírito nos permite posicionarmos diante da visão. Quando Deus dá uma visão a Jeremias, ele sabia que sua visão ia se cumprir rapidamente porque a amendoeira era a primeira árvore a dar frutos. Não era coisa para o futuro.
Deus quando abre nossa visão, Ele nos revela coisas que nossa mente não alcança.

Diante da promessa de Deus feita a Abraão e Sara eles não acreditam e se dão mal.  Não acreditam nas promessas que Deus tem para eles. Abraão olha para Sara e vê uma impossibilidade biológica. A própria Sara procura dar um jeitinho para que tenham um filho através de sua serva. E aí Abraão se dá mal, porque não espera Deus cumprir o que lhe prometeu. O problema nosso é este. Nossa visão é tão curta, tão distorcida, que quando Deus começa a ampliar nossa visão e começamos ver coisas grandes demais, não acreditamos e limitamos o que Deus pode fazer na nossa vida, porque não cremos.
A nossa visão é muito curta.

Para ampliar a visão de Abraão, Deus chama Abraão para fora e manda que ele conte as estrelas do céu.
E ele diz: Senhor isso é impossível.
E Deus diz que este é número de filhos que você vai ter Abraão!
 
Eu quero convidar você a ampliar sua visão. Eu quero convidar você a olhar para a cruz de Cristo. Eu quero convidar você a olhar para o Cristo que venceu a morte e colocou todos os poderes das trevas debaixo dos seus pés. Eu quero convidar você a olhar para o Cristo que nos prometeu uma vida eterna em Seu nome. Eu quero convidar você a olhar para o Cristo que diz: “Se você crê em mim, tudo que você pedir será feito.”
Abre essa visão. Você precisa se posicionar diante da visão que Deus tem te dado.

quando Paulo e Silas foram presos, encarcerados eles louvavam a Deus. O carcereiro era um homem oprimido. E enquanto eles louvam a Deus as correntes se soltaram. Aquele carcereiro ficou louco. Preparou-se para tirar a própria vida. E naquele momento aquele homem vê o poder de Deus na vida daqueles homens. Que Deus é esse que rompe as cadeias? Que Deus é esse que abre todos os cárceres? 
Posicione-se diante dessa visão.


Deus abre a visão de Jeremias.
Vocês estão fazendo festa enquanto o juízo vem contra eles. Daqui a pouco todos esses deuses não poderão fazer nada para eles.
Todos estes  recursos não valerão nada quando o inimigo vier.
Eles não perceberam que o inimigo estava as portas.
Tem gente que quando a gente fala que Jesus está voltando, pensa se terá tempo de fazer tudo que quer.
Tem gente que ainda não entendeu, não percebeu a importância da volta de Jesus. Que Ele vem para nos levar em glória. Abra essa visão.

A mensagem profética de Jeremias era uma mensagem de juízo para que o povo se posicionasse.
A visão era o ramo da amendoeira. Ou seja, Deus cumpriria rapidamente.
Fica entendido que Deus controla o curso da história para cumprir os seus propósitos.
Deus cumpre seus propósitos. 


Muita gente ignora as coisas que estão acontecendo, mas, a vinda de Jesus está próxima.
A Palavra de Deus diz: “Quando veres a figueira florescer.” A figueira é o símbolo de Israel. Há uma promessa profética. Deus prometeu que o povo seria espalhado pelas nações, mas que chegaria o tempo que Ele iria recolher nos quatro cantos da terra. E que a figueira iria florescer de novo.
Israel voltou a florescer. Voltou a ser nação.


2 Tessalonicenses 2:4

Paulo lembra que depois que a figueira florescesse, seria necessário construir o templo. Porque o anticristo que virá, ele irá assentar-se no trono de Deus. E vai se colocar contra tudo que é divino.

Quando o Presidente de EUA reconhece Jerusalém como capital indivisível de Israel, o povo de Israel celebrou.
Eles precisam daquela parte para reerguer o templo se Israel.  E o anticristo terá a atitude de entrar nesse templo de Deus e dizer que ele é deus. Percebemos no cenário profético a proximidade da vinda de Jesus. Como Igreja do Senhor, precisamos nos posicionar diante da visão e enxergar com os olhos do Espírito de Deus. O juízo está próximo. Precisamos nos preparar para o Dia do Senhor.

Lucas 21: 28-31

O Reino de Deus está perto. A vinda do Filho de Deus está perto.
Está próximo o juízo de Deus. Prepare-se para o Dia do Senhor.

A Palavra de Deus diz que o inimigo vem. Deus vela em cumprir a sua Palavra. Aproxima-se um tempo de juízo. Há tempestade a vista. O dia do Senhor está perto.

Deus vela em cumprir a Sua Palavra.

Como reagir diante da mensagem de Jeremias? Arrependendo-se e mudando de vida.
Como a Igreja precisa se preparar nesse tempo? Se consagrando ainda mais ao Senhor. 
Como você pode se preparar? Se consagrando ao Senhor.
Há vida em Cristo Jesus. Você precisa estar de prontidão.

A forma da gente se preparar para a morte, é recebendo a vida que Ele nos dá. Há vida em Cristo Jesus.

Jeremias 1:17

A advertência para os cristãos, é para nos acordar do sono do engano, da mentira, da falsa mensagem. Há muitas pessoas se apegando a um Evangelho sem compromisso.  Sem sacrifício. Sem mudança de vida.
Quando o Senhor nos leva a enxergar com os olhos do Espírito, Ele nos permite alertar aos que caminham nas trevas.

A vinda do Filho de Deus vai acontecer quando menos esperamos. Como servos de Deus precisamos alertar aos que andam em trevas.
A maioria das pessoas não conhecem a Jesus. Precisamos levar o Evangelho. 

O que é que você vê?  Até que ponto Jesus abriu sua visão? 

Quando Deus dá a visão para  Jeremias, Ele pergunta: o que você vê?
Nessa noite quando  Deus abriu sua visão,  o que você  vê?


Joao 3:14-15

Você crê em Jesus com Filho de Deus e que Ele vai voltar, como prometeu?



Pastor Nélio Monteiro

Igreja Batista do Parque Safira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...