segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Jeremias 2:5-9

Resenha do Culto da noite de 18/02/2018

Jeremias 2:5-9

Onde está o Senhor?

Quando alguma tragédia ocorre, muitas vezes a pergunta que ouvimos é exatamente essa.
Onde Deus estava quando essa tragédia aconteceu?
O povo de Israel estava vivendo um momento trágico, mas mesmo diante de tudo que estavam vivendo, o povo não voltava os olhos para Deus.

Vivemos um momento similar ao contexto do profeta Jeremias. Quando a tragédia ocorre a pergunta continua sendo essa. Onde Deus estava quando isso aconteceu? E a resposta é muito simples. Deus está exatamente no lugar onde nós O colocamos. Deus está exatamente no lugar em que Ele ocupa na nossa vida.

Deus faz uma acusação contra a Nação. Eles haviam virado as costas para Deus. Muita gente faz exatamente isso. Deus os abençoa, Deus os faz prosperar e quando aparentemente a pessoa está vivendo um momento bom na vida, ela vira as costas para Deus. Ele abandona o Senhor e se julga tão auto suficiente, que acredita que não precisa de Deus.
E essa é uma acusação que Deus faz a nação.

Deus diz sentir saudades de tempo em que o povo estava no deserto, porque lá eles aprenderam a depender do Senhor e Deus cuidava deles. Eles tinham intimidade com Deus.
Mas, quando Deus lhes colocou numa terra que emana leite e mel, eles viraram as costas para Deus.

Se tem algo triste é a ingratidão. Se tem algo que nos fere profundamente é a ingratidão. Deus acusava aquela nação de ingratidão. Deus lhes deu a possessão da terra e eles voltaram para falsos deuses. Foram em busca da idolatria e de deuses que eram segundo as suas próprias concupiscências. Trocaram Deus por deuses inúteis, que não poderiam fazer nada por eles.

Quantas pessoas fazem isso? Trocam Deus por coisas transitórias, passageiras. Coisas que não tem valor nenhum, comparado à presença de Deus, à intimidade com Deus, ao andar com Deus.
É muito fácil virar as costas para Deus em tempo de fartura. Onde está o Senhor?

A primeira acusação de Deus é essa: Eu os abençoei e vocês viraram as costas para Mim.
A segunda acusação do Senhor é que eles tornaram-se indiferentes à Sua presença.
As coisas estavam acontecendo mas vocês não voltaram os olhos para Mim.

Meus irmãos, estamos vivendo tempos de tragédia na nossa nação. Uma crise, um caos! E não obstante a tudo isso, onde estava a multidão?
A multidão está nas orgias, nas bebedeiras, nas farras, nos adultérios, na corrupção. Indiferente a Deus, ao único Deus que pode nos livrar e transformar a história da nossa nação.
Você tem perguntado onde está o Senhor?

A acusação aqui, está contra os sacerdotes. Aqueles que deveriam estar clamando a Deus pela nação, pelo rebanho, ensinando o rebanho; não mais perguntavam onde está o Senhor! Estavam indiferentes à presença e ao poder de Deus.
E de tão indiferentes que estavam, não notaram que Deus os deixaram, que Deus não estava mais abençoando a nação.
Muitas pessoas se distanciam tanto de Deus, que nem notam a ausência de Deus em suas vidas. Não estão mais ouvindo a voz de Deus. Suas orações não estão sendo ouvidas.
Onde está o Senhor?

Diz a Palavra de Deus em Mateus, que a iniquidade e o pecado vai esfriar o amor entre os homens.
As pessoas vão celebrar, mas não vão perceber que Deus está distante.
Vivemos tempos assim. A indiferença para com a santidade de Deus é terrível. As pessoas tratam Deus como se Ele fosse qualquer um. As pessoas tem perdido o temor a Deus. Estão indiferentes, frios. Perderam o amor natural.

Quando não se percebe a presença de Deus na sua vida, deve-se perguntar onde está o Senhor.
Quando na sua vida, você já não sente o mover do Espírito de Deus, você precisa se perguntar onde está o Senhor!

Os sacerdotes estão diferentes. Eles que tem a missão de trazer o homem a Deus, já não buscam pelo Senhor.
Não adianta conhecer a letra da lei sem o Espírito. Muita gente conhece a Palavra de Deus, mas falta-lhes fogo no coração. Falta-lhes a presença de Deus. Falta-lhes o mover do Espírito de Deus na vida. E em tempos assim é preciso perguntar onde está o Senhor!

Onde está o Senhor, cuja presença traz cura e libertação? Nunca se viu tanta gente oprimida como nos dias de hoje! Encarcerados em suas próprias emoções.

Quantas pessoas, cuja vida já não reflete mais a santidade de Deus?
Onde está o Senhor? Onde está o Deus que cura, que liberta, que salva?
Muitos conhecem Deus de ouvir falar, mas não tem intimidade com Ele. Em tempos assim, precisamos perguntar onde está o Senhor!

Deus acusa os sacerdotes, Deus acusa os profetas. E essa acusação era pesada. Porque Deus diz que eles estavam profetizando por Baal.
Baal era o senhor dos trovões, da agricultura, da prosperidade financeira. E quantos profetas de Baal nestes dias!
Fizeram do Evangelho Santo, um balcão de negócios. É uma vergonha! Existem pregadores, que somente falam de dinheiro. Em momento algum dizem que precisamos crer em Jesus que é o único que salva, liberta e transforma.
Pregam a prosperidade financeira e não o Evangelho da Salvação.

Baal era o deus da fertilidade, ou seja, das orgias carnais. Isso que temos visto nos dias de hoje. Quanta orgia! Quanta depravação! Perda do pudor! E depois, essas pessoas, vem com todas as suas feridas, enchendo os consultórios dos psicólogos e psiquiatras, se sentindo uma mercadoria sem valor.
Profetas de Baal!

Baal também estava associado à morte e a crueldade. Quanta violência! Mas onde se multiplica a iniquidade, se multiplica a violência.
Quando Deus está tratando das inclinações que levaram o homem ao dilúvio, o Senhor Deus entendeu que as inclinações do homem eram más.

Nossa nação está vivendo todas essas dificuldades, porque a maior parte dos profetas estão profetizando como Baal.
Baal é o deus das moscas e da pestilência. E o que vemos em nosso País? Dengue, zica, febre amarela! Meus irmãos, isso é muito mais sério do que a gente pensa!
Vivemos numa nação sob juízo, porque as pessoas deixaram de perguntar onde está o Senhor e começaram a perguntar o que eu faço para me dar bem!
A acusação de Deus é essa.

Enquanto falsos profetas pregam a Baal, arrastando multidões a nação sofre o juízo com fenômenos da natureza destrutivos. Nas suas orgias sexuais, nas suas depravações. Estão indiferentes.
Mesmo debaixo de todas as desgraças, eles não perguntam onde está o Senhor!

Onde está o Senhor? Que lugar o Senhor ocupa na sua vida, na sua agenda?
Que lugar Deus ocupa na nação?

A nação vive momento de pestilência, de corrupção, de violência. Enquanto o povo está nas ruas, num bacanal, nas suas orgias, buscando coisas que não edificam em nada.
Se nos dias de Jeremias, haviam trocado o Senhor por Baal, nos nossos dias não é diferente. 

O que deve permear a nossa vida é a santidade. Porque Deus é Santo e requer daqueles que O servem, santidade.
De Deus não se zomba.

Gálatas 6:7-8

Deus contendeu com Israel e veio sobre eles, severos julgamentos.
Que tristeza quando olhamos para os governantes da nossa nação! Que tristeza!
Jeremias contendeu com essas classes porque ele entendia que a única saída para essa nação, era se voltar para o Senhor e perguntar onde está o Senhor!

Nós somos sal e luz na terra. Jesus disse que se o sal perder a sua essência, ele não serve para mais nada. Deus te chamou para ser sal. Deus te chamou para ser luz. Deus te chamou para fazer a diferença.

Deus não te chamou para ter comportamentos iguais das pessoas que não tem compromisso com Ele.
Deus te chamou para fazer a diferença. Naquele contexto, haviam estudantes da lei, haviam sacerdotes, mas, não havia mais comunhão com o Deus de Israel. Deus os abandonara e eles ainda não haviam entendido.

É tempo de clamarmos por nossa nação e perguntar onde está o Senhor!
Onde está o Senhor na sua vida? Que lugar Deus ocupa na sua vida?
É tempo de buscar o Senhor de todo coração.

Salmos 115:2-3

Uma imagem não consegue transmitir a essência do meu Deus, porque o meu Deus está no céu.
Hoje podemos afirmar que o meu Deus está no céu, mas também habita dentro do meu coração.
O meu Deus está no céu, mas também habita no meu coração. Onde está o seu deus?

Pastor Nélio Monteiro.
Igreja Batista do Parque Safira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...