domingo, 4 de março de 2018

2 Coríntios 4:5-7


Resenha do Culto da Noite de 04/03/2018

2 Coríntios 4:5-7

Paulo fala acerca de um cântaro glorioso, valioso. E ao mesmo tempo ele usa uma passagem do livro de Êxodo, quando o Senhor Deus, ao tirar o povo do Egito e vai conduzindo pelo deserto, até que chega um momento que Deus tem sua lei a entregar e chama Moisés ao Monte Santo. Mas, há uma orientação muito clara ao povo que estava caminhando sobre a liderança de Moisés. Que eles ficassem a uma distância considerável do Monte Santo, onde o Senhor Deus iria se manifestar, como se manifestou de forma terrível e maravilhosa.
Terrível porque impactou, trouxe certo terror e maravilhosa, pela manifestação poderosa de Deus naquele lugar.

Paulo traz esse momento e o aplica no Novo Testamento, na Nova Aliança, lembrando da revelação maravilhosa de Deus na pessoa do Senhor Jesus Cristo.
Moisés depois dessa experiência no Sinai, ao descer do monte, a Bíblia diz que seu rosto brilhava de forma que as pessoas não conseguiam olhar para ele. Moisés teve que colocar um véu para cobrir seu rosto. Tamanho o brilho na sua face, por ter estado diante do Deus altíssimo.
Mas ao mesmo tempo Paulo nos lembra que aquela glória foi transitória, porque simbolizava as ordenanças transitórias que Deus estava dando e o brilho no rosto de Moisés, como as ordenanças, passou. Porque essas ordenanças, tiveram cumprimento na revelação suprema de Deus na pessoa de Jesus.
Todos os elementos de cultos, todas as celebrações que ali se fez, apontam para a revelação suprema de Cristo.

E Paulo lembra ao povo que a glória que se manifestou na vida de Moisés por estar na presença de Deus, a glória da lei, a glória das ordenanças, foram transitórias; porque agora há uma manifestação maravilhosa de Deus na pessoa de Jesus.

No caso de Moisés, ficou muito claro quando na manifestação de Deus no Monte Santo, que o povo estava distante de Deus. Eles não podiam se aproximar, porque Deus disse que seriam fulminados se passassem daquele limite. Um quadro triste, que representa o homem separado de Deus por causa do seu pecado.
Somente Moisés podia ir ao Monte Santo. O povo não usufruía da comunhão com Deus, da alegria da sua presença, porque não estava ao seu alcance.

O Velho Testamento diz que a montanha fumegava, representando o quadro do homem separado de Deus. Então, ele não podia se aproximar da presença de Deus, entrar no Templo de Deus que havia sido transformado em Sinai naquele momento.
E toda essa representação, Paulo traz para um novo cenário. Quando as sombras do passado se desfazem. E ele apresenta o glorioso ministério do Senhor Jesus Cristo. Paulo diz: Agora Deus está presente e nós podemos gozar de comunhão com Deus, nos aproximamos de Deus e podemos entrar na Casa de Deus, estamos fazendo nesse momento e adorá-Lo espiritualmente.

Mas, ali no Velho Testamento quando Paulo traz esse quadro, ele lembra o estado em que estávamos, antes de Jesus, afastados do paraíso e da presença de Deus.
Agora Deus está presente, neste novo cenário. Nós podemos adorá-Lo e desfrutar da Sua presença.

2 Coríntios 3:13

Paulo quer dizer, que a glória da manifestação de Deus na vida de Moisés foi transitória, mas na nossa vida pode ser permanente, na face daquele que O adora e O reconhece como Seu Senhor e Salvador.

Paulo nos lembra que os sacerdotes e profetas que foram usados para nos levar a Deus, foram transitórios e imperfeitos.
Hoje temos livre acesso a Deus, sempre que colocamos nosso joelho no chão e nossa boca no pó.
Agora na Nova Aliança o Verbo se fez Carne e habitou entre nós.
Paulo lembra que não estamos mais distantes de Deus ou separados de Deus. Nos lembra que temos esse tesouro em vasos de barro para não nos envaidecer. O que é nosso corpo? Um vaso de barro. Mas quando invocamos ao Senhor, Ele vem habitar em nós.
Quando nos rendemos a Cristo, Ele vem habitar em nós. E Ele lembra que esse vaso, que é nosso corpo, ele é de barro. Somos passageiros e por esse privilégio devemos dar glórias a Deus. Porque Deus se faz presente em nós.

O que a Igreja vive hoje, para os Judeus do Velho Testamento, é um sonho. Hoje, no nosso tempo, podemos andar na presença de Deus.
E isso é motivo para glorificá-Lo, porque Deus nos dá todas as coisas, na pessoa de Cristo Jesus.

Estamos correspondendo como Cristãos, a nossa gloriosa origem? Precisamos lembrar que nascemos de novo em Cristo Jesus.

A Palavra de Deus diz que, Reino de Deus está dentro de nós e nossa missão é de glorificar o Pai vivendo em comunhão com Ele.
Você tem glorificado a Deus? Você tem consciência do que é ser receptáculo de Deus? Seu corpo se transformou num Santuário de Deus?

Paulo toma a figura dos cântaros. O cântaro de barro. O que é que seu cântaro revela? O que a sua vida revela?


No Velho Testamento, há uma passagem muito significativa. Abraão já estava idoso, Isaque chegou na idade de se casar e Abraão chama seu servo Eliéser e lhe dá a missão de ir à sua parentela e escolher uma noiva para seu filho.
Que tarefa!

Eliéser, orou ao Senhor e foi. E fez um pedido a Deus: Que quando lá chegasse, a jovem que desse de beber ao seu camelo, seria a esposa de Isaque. E quando ele chega, moças vão vindo e de repente vem Rebeca e se oferece para tirar a água e dar de beber aos camelos de Eliéser. O que isso revelava para Eliéser?

Rebeca era uma jovem rica. Podia mandar suas servas buscar a água. Isso representava que aquela jovem amava o trabalho, não era preguiçosa. Tinha prazer no trabalho. Era uma jovem forte sadia, saudável. Qualidades excelentes para uma jovem esposa. E mais do que isso, sua educação, sua bondade, sua delicadeza e gentileza lhe dava espíritos de serva. Esse era o sinal de Deus de que Rebeca era a escolhida.
Nosso cântaro deve revelar a beleza de Cristo. Vivemos num tempo de banalização da fé. Aquela jovem, chegou com seu cântaro na mão e revelou seu caráter.
O que o seu cântaro tem revelado? O que sua vida tem revelado? Porque cada cântaro revela alguma coisa.

A Bíblia também fala de alguns cântaros quebrados. Que significa espírito de sacrifícios.
Certa feita, o Senhor chamou um homem chamado Gideão. Num momento em que o povo de Deus estava sofrendo muito com o inimigo, porque tudo que eles juntavam, o inimigo vinha e roubava. E um anjo se aproxima de Gideão e o chama para uma missão na qual ele tinha que sacrificar seu trabalho, abrir mão de tudo para liderar um exército. E ele se dispõe a ir. Toma essa atitude.
E levantou um grande exército. Não era maior que do inimigo, mas era grande.
Mas no caminho Deus manda que ele fale para que os covardes e medrosos voltem para casa. E metade do povo voltou. E Deus de novo manda ele fazer um novo teste e só trezentos passaram no teste. E Deus manda que Gideão vá com os trezentos.
Olha que fé! Você ter que enfrentar um inimigo incontável.
Mas eles vão pela fé e fazem como Deus mandou. Gideão creu. Ele e os trezentos. E pegaram o inimigo de surpresa e estouraram trezentos cântaros e o inimigo fugiu em debandada. Aqueles trezentos homens estavam dispostos a sacrificar a própria vida.

Estamos dispostos a dar a própria vida pelo Evangelho? Vivemos num tempo em que as pessoas olham para Deus, só pensando no que Deus pode dar para elas. Vivemos num tempo em que as pessoas não estão dispostas ao sacrifícios.
Deus chama homens dispostos a sacrificar a própria vida por amor a Ele.
Você está disposto a sacrificar a sua vida por amor a Cristo?
Você está disposto a negar-se a si mesmo? Você está disposto ao sacrifício?

O Mestre sacrificou a própria vida, para nos salvar. O sacrifício de Jesus foi perfeito. Poderoso. Aceitável diante de Deus. Aquele sangue derramado nos purifica de todos os pecados.
Você está disposto a se sacrificar por amor a Cristo?

Há outros momentos na Bíblia. Há um momento em que um cântaro é esquecido. Havia uma mulher samaritana que vivia uma vida desregrada, em busca de sentido para sua vida; uma mulher que experimentou muitos amores, mas que nos braços de nenhum ela encontrou alegria e sentido para a vida dela.
Era só angustia. Ao ponto de não poder viver em sociedade.
Um dia essa mulher com seu cântaro na mão, chega no poço e tem um encontro com Jesus. E Jesus contou toda a sua vida.
Eu fico imaginando o sentimento daquele mulher, em ter que reconhecer que tudo que Jesus dizia era verdade.
Quando Jesus fala da sua vida, ela compreende que Jesus é a fonte de águas vivas. E ela esquece o cântaro ali, e sai correndo, vai à sua comunidade anunciar que o Messias havia chegado. A vida daquela mulher foi transformada.
Naquele momento ela não pensou no seu próprios interesses, ela pensou nas pessoas que como ela estavam sem esperança e sem salvação.
Deus nos chama a esquecermos de nós mesmos, mas pensarmos nos milhões que vivem no mundo, sem Cristo e sem salvação.
Na violência da guerra na Síria, crianças estão morrendo, milhares de pessoas, sem conhecer Jesus.
Enquanto muitos olham para seu próprio interesse, milhões estão morrendo de fome e de sede de Deus. Cântaros esquecidos!

Eclesiastes 12:6-7

O sábio aqui apresenta a figura da morte. Queridos, que seja junto a fonte de águas vivas que nosso pote venha se quebrar, então receberemos a coroa da vida.

O que o seu cântaro revela? Seu cântaro tem sido quebrado em sacrifício, santo e agradável diante de um Deus Santo?

Aonde o seu cântaro vai se despedaçar? Porque um dia ele vai se quebrar. Que seja junto a fonte de águas vivas e não diante de cisternas rotas, cheia de desejos e inclinações mundanas!
O que sua vida tem revelado? Para que ela tem servido?
Aqueles que forem fieis até a morte, receberão a coroa da vida.
A Bíblia diz, crê no Senhor Jesus e será salvo.

Pastor Nélio Monteiro
Igreja Batista do Parque Safira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...