domingo, 11 de março de 2018

Gálatas 1:1-5


Resenha do Culto da Noite de 11/03/2018

GÁLATAS 1:1-5

Essa carta, o apóstolo Paulo escreve às Igrejas da Galácia.
E Paulo tinha um propósito bem definido. Defender seu apostolado e a fé em Jesus Cristo, como Senhor e Salvador.
A Igreja estava sendo assolada pelos Judeus que se diziam convertidos ao cristianismo, mas que movimentavam nas igrejas da Galácia, com o propósito de resgatar alguns cerimoniais judaicos e introduzir de novo nas igrejas.
E Paulo combate esse movimento. Até porque o assunto principal dessa carta já tinha sido debatido em Jerusalém, entre os apóstolos. A fé em Jesus Cristo, como Senhor e Salvador, como requisito único para a salvação. Ou seja, salvação, só em Jesus, ou, só Jesus Cristo salva.
Esses Judeus estavam nessas igrejas dizendo que era necessário obedecer certas práticas e leis judaicas, para obter a salvação em Cristo.
Paulo faz uma separação muito clara, entre a velha e a nova aliança em Cristo Jesus.
Hoje muitos estão resgatando essas práticas e leis judaicas e negando a fé em Cristo Jesus. Encontramos símbolos do Judaísmo dentro dos templos e mais que isso, trazendo de volta alguns daqueles cerimoniais.
Era isso que acontecia naquele contexto, na Galácia, transformando a religião, num instrumento para manipular as pessoas e trazer de volta um jugo que Jesus tirou de sobre nossos ombros.
Estamos vendo esse mesmo movimento, que Paulo combateu, sendo trazido de volta. E eles sabiam da influência do apóstolo Paulo naquelas igrejas e o acusavam de não ser um apóstolo original, porque não andou com Jesus como os doze.
E Paulo então, defende o fato de que ele era um apóstolo, alguém chamado diretamente por Jesus, alguém designado por Deus.
Acusavam Paulo por pregar a liberdade em Cristo Jesus, de que sua mensagem levaria o povo a atitudes pecaminosas. Até porque o Judaísmo é cheio de rituais.
Hoje vemos muito misticismo e distanciamento da Palavra, daquilo que o Senhor diz.
E Paulo escreve aos Gálatas, e defende, não ser necessário nada, além da fé em Cristo Jesus como Senhor e Salvador, para que a pessoa seja salva.
E Paulo defende que sua autoridade não foi delegada nem por homem, nem por igreja, mas pelo Senhor Jesus Cristo.
Vem diretamente de Jesus que o convocou para exercer essa autoridade.
Ele é enfático em dizer que sua autoridade vem do Senhor ressuscitado. Que é Ele que o comissionou.
Porque a vida de Paulo estava aos pés da cruz.

1 Coríntios 9:1-3

Paulo apresenta suas credenciais. Sua defesa eram os frutos do seu apostolado. O fato de que o poder de Deus que ia se aperfeiçoando na sua fraqueza e na sua vida, trazia transformação nas vidas daqueles que ouviam sua mensagem.

Com que autoridade, vocês afirmam que tem a certeza da sua salvação?

Pela presença de Cristo, através de seu Espírito como selo em sua vida e pelos frutos que são produzidos na nossa vida, através da ação do Espírito de Deus em nós, é quem diz da nossa autoridade. Paulo não apresenta outras credenciais, senão essas.

Na ressurreição de Cristo, é determinante, porque nela temos o selo da vitória. Aqueles que são conduzidos pelo Espírito de Deus, vivem de acordo com a Palavra de Deus. Há coerência no seu viver.
Havia coerência no viver de Paulo, sua credencial estava em Cristo Jesus.
Quando chamados por Deus, em comunhão com Deus, nossa autoridade está na Palavra de Deus. Como pais, quando exercemos nossa autoridade dentro do lar, é uma autoridade vinda de Deus. Que glorifica a Deus. Quando os filhos reconhecem e honram os pais, estão honrando ao Deus que lhes deu autoridade.

O mesmo se aplica como sacerdotes, como servos de Cristo, como profetas chamados por Deus.

Paulo faz menção de seu encontro com Cristo no caminho de Damasco.
Como este encontro é determinante!

Atos 9:3-5

Paulo era um Judeu, de formação aos pés de Gamaliel que era a maior autoridade naquele contexto. E quando Paulo, em perseguição à igreja, pensando estar fazendo a vontade de Deus, ele tem um encontro com Deus. E este encontro é transformador e muda a vida de Paulo, faz dele uma nova criatura.
Irmãos, a nossa autoridade espiritual, ela advêm daquele que nos chamou. Daquele produz frutos na nossa vida e através da nossa vida.
No deserto, Jesus se revela a ele. Paulo teve uma experiência pessoal com Cristo.
De onde vem nossa autoridade? Vem da nossa experiência pessoal com Deus.
Paulo na sua saudação, ele se reporta à graça e a paz. Que nos é outorgada através do Senhor Jesus.
Lutero diz que a graça liberta do pecado e a paz acalma a consciência tribulada pelo pecado.
Quando recebemos o Evangelho, ele traz paz.
Ernandes Dias Lopes diz que a paz fala da natureza da salvação e que a graça diz a respeito da sua fonte.
Paulo, após apresentar suas credenciais, ele aponta para a fonte: Cristo.

Paulo diz que sua autoridade vem diretamente do Messias.
É no Senhor Jesus Cristo que está nossa esperança. Somente através Dele chegamos a Deus. Não precisamos de outro intermediário, que não seja o Senhor Jesus Cristo. Sua presença em nós, nos dá autoridade espiritual.
Jesus não morreu na cruz porque Judas o traiu, ou porque Pilatos lavou a mão e O entregou para ser crucificado. Jesus não morreu por causa disso. Jesus deu-se a si mesmo. Foi iniciativa Dele, se entregando por amor a nós. Porque o homem com seus méritos próprios não conseguiria cumprir a lei.
Estamos vivendo um tempo em que as pessoas estão se esquecendo do essencial, que é a fé em Cristo Jesus para nossa salvação.
Paulo jogou tudo fora, a fim de ganhar a Cristo. O que Paulo jogou fora?
Paulo era um homem poliglota. Foi formado na melhor universidade do seu tempo. Mas depois de seu encontro com Cristo as credenciais dele mudaram. Tudo era lixo diante do que Deus lhe oferecia.
Paulo não apresenta outra credencial, senão a marca de Cristo na sua vida.
Meu irmão, a melhor credencial que podemos apresentar, é a marca de Cristo na nossa vida. Porque nós somos arautos das boas novas de Cristo Jesus para a salvação de todo aquele que Nele crê.
E essa autoridade nos é outorgada por Deus, fonte de toda autoridade.
Deus é a fonte de toda autoridade no céu e na terra.

É de Deus que procede a minha autoridade. Jesus pagou um preço para que você faça a diferença e entenda que sua salvação advêm do sacrifício de Jesus e não do seu esforço próprio.

Há líderes dizendo por aí que sua oferta é o preço da sua salvação. Que absurdo. O preço da nossa salvação, custou o sangue de Jesus.

A redenção é mediante a fé em Cristo. O preço foi pago por Cristo Jesus. Cristo pagou o preço para nos libertar do mal que domina a sociedade. Para nos libertar de todo misticismo, das correntes satânicas, de toda maldição. Tem gente que vive oprimida, sem saber que em Cristo Jesus, toda maldição foi quebrada. Toda maldição foi quebrada em nome de Jesus!

Há tanta gente oprimida e ferida em nome de Deus, em nome de uma religião e é isso que Paulo está combatendo. A morte de Jesus na cruz foi suficiente, foi totalmente aceita por Deus. Somos livres para servir ao Pai. Em Cristo Jesus somos livres. Ele é o selo que nos convenceu da justiça, do pecado e do juízo.
Hoje nós somos livres para glorificar a Deus. E a vontade de Deus é que experimentemos este resgate!
Por isso a mensagem aos Gálatas é uma mensagem alvissareira.
Mas Paulo estava perplexa porque o povo estava ...

Não há corrente e nenhuma maldição que não foi quebrada na cruz do calvário. Você foi liberto em Cristo Jesus.

Pastor Nélio Monteiro
Igreja Batista do Parque Safira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...