segunda-feira, 19 de março de 2018

Jeremias 3:15-25


Resenha do Culto da Noite de 18/03/2018

Jeremias 3:15-25

Há momentos em que a realidade é tão dura que começamos a pensar naquilo que seria o ideal.
E começamos a pensar como seria diferente! E é isso que passa na mente e no coração de Jeremias.
A realidade é tão dura, que ele começa a imaginar como seria a nação se houvesse quebrantamento, se eles voltassem para Deus.
Como seria diferente se houvesse submissão, se as pessoas buscassem ao Senhor de coração! Imagina se em nossa nação todas as igrejas, que proclamam ser a Igreja de Jesus, anunciassem o verdadeiro evangelho! Se cada pessoa que proclama o nome do Senhor, vivesse realmente de acordo com o Evangelho!
Como seria diferente! 
Não haveriam hospitais  sucateados.
As pessoas seriam valorizadas na educação. Imagino que Deus levantaria no meio do seu povo, líderes tementes a Ele.
Pessoas que governariam nossa nação com integridade, com honestidade.
Imagine como seria diferente!

No momento em que Jeremias vê todos sofrimento do seu povo, ele começa a sonhar e sua profecia é de como seria diferente.
Ele sonha com o desejo do desejo de Deus, de abençoá-los como filhos. De trata-los como Pai. Mas a desobediência daquele povo impediu tudo isso.
Como seria diferente. 
Como seria diferente se as pessoas deixassem de se prostituir e adorar falsos deuses e voltassem para o Senhor!
Deus como Pai os receberia, Deus os restauraria, Deus os amaria.

Mas Jeremias lembra que agimos  como a mulher infiel, que com os lábios declara que segue os ideais da aliança, enquanto pratica a imoralidade. Jeremias diz que somos como essa mulher adúltera, que um dia declarou amor eterno e que seria fiel ao marido, mas no decorrer da vida se relaciona com um amante. Embora em frente do marido com os lábios declara amar e ser fiel, mas as escondidas é uma prostituta! 
E Jeremias sonha .... Como seria diferente se Judá fosse fiel a Deus! Como seria diferente se clamássemos ao Senhor de todo coração.
Não veríamos trapaças e corrupções. Tudo seria muito diferente. 

Jeremias trazendo os sonhos que Deus coloca na sua mente e no seu coração, começa a imaginar Deus olhando para a nação e dizendo: 
Meus filhos, eu pensei que vocês me chamariam de MEU PAI e que jamais se afastariam de mim. Pela fé, Jeremias vê Deus dizendo: “Meus filhos, Eu queria chamá-los de meus filhos. Eu esperava que vocês voltassem para Mim e Me chamassem de MEU PAI. Eu os amaria, eu os receberia.
Imagine que tristeza, quando Jeremias olha para a realidade e conclui que eles esqueceram de seu Deus.
Como seria bom se fosse tudo diferente.

Como teria sido diferente a história de Israel. 
Como teria sido diferente, quando aqueles que um dia juraram amor eterno ao seu Deus hoje tem andado por outros caminhos e tem experimentado a vergonha, a derrota e a opressão. Porque abandonaram o seu Deus e se deixaram seduzir.

Quantos, a sua história, poderia ter sido totalmente diferente.
Poderia ter sido uma história de alegria, de triunfo mas é uma história de derrotas.
Como é maravilhoso nos momentos de aperto, quando colocamos nossos joelhos no chão, olhamos em direção ao céu e clamamos: Pai tem misericórdia de mim. Porque somos acolhidos por um Pai amoroso que nos protege debaixo das suas asas e dá o livramento.

Quando Jeremias sonha com este ideal, ele sonha com um arrependimento genuíno do seu povo. Jeremias sonha com o povo reconhecendo que estava errado e voltando para Deus.

É como aquela mãe que ora, clamando a Deus pela conversão do seu filho.
Era isso que Jeremias sonhava.
Que tristeza! É grande a frustração de Jeremias. Eles não voltaram.
E nesse sonho de Jeremias, Deus o leva a antever a era messiânica com o Senhor Jesus reinando absoluto. 
Então Jeremias vê a nação servindo ao Senhor com alegria.
Jeremias sonhava com aquilo para seu tempo. Mas isso ficou para o futuro. Deixamos para recebe-las depois quando não honramos a aliança com o Senhor.
Quantas bênçãos ficam para depois, quando não andamos com o Senhor. Quando não reconhecemos a soberania do Senhor. 

Jeremias sonhava com um momento assim para o seu tempo. Com um arrependimento genuíno, mas isso não aconteceu. 
Na história de Israel ficou para depois.
Mas nós podemos sonhar e ter nossas feridas curadas pelo Senhor, porque Deus nos ama.

Deus  quer cuidar de você e te receber como Pai. E o desejo de Deus é que nos reportemos a Ele como filhos, porque ele tem uma herança para cada um de nós. Um novo céu e uma nova terra. E para lá que nossos olhos devem estar. Jeremias expõe o convite Divino.
Olha que sonho maravilhoso de Jeremias!  Jeremias estava expondo seu ideal para que experimentassem a graça de Deus 

Deus espera que nos voltemos para Ele e possamos experimentar a graça do amor, da presença, do agir de Deus na nossa vida e na nossa história.

No contexto de Jeremias isso não aconteceu. Ele percebeu que a história deles caminhava para o mesmo fim de Israel. Porque sem arrependimento não há cura.
Deus pode curar nossos pecados, porque pecados são doenças da alma. Só o perdão Divino pode curar nossos pecados. 
Ele pode curar nossas feridas quando buscamos a Ele de todo coração.

O Senhor nosso Deus é a salvação  de Israel.
Só no Senhor há salvação . Só no Senhor há esperança.
O Senhor continua dizendo como nos dias de Jeremias:  Volta para mim. Ainda há esperança.

No caso de Jeremias, a suas esperanças caíram por terra.
Jeremias é tido como o profeta chorão.  Mas qualquer homem de Deus, cheio do Espírito de Deus, teria a mesma atitude de Jeremias ao ver seu povo perdido. 
O templo  foi abandonado. Os filhos foram oferecidos a outro deus.
Nos dias de hoje, quando as pessoas começam a se afastar de Deus elas começam a se afastar do Santuário. Você não os vê mais no templo.
No contexto de Jeremias não foi diferente.
Que tristeza para o profeta!
Hoje vemos a promoção do aborto. Assassinando inocentes que não podem se defender. Uma nação como a nossa, buscando instituir a iniquidade.

Oséias 9:10

Cada pessoa se torna semelhante ao seu deus. Cada pessoa se torna semelhante ao deus que ela adora. 
Quando buscamos ao Senhor Deus de todo coração, vamos nos tornando semelhantes a Ele.
Quando as pessoas buscam o príncipe das trevas elas se tornam semelhantes a ele.

Jeremias sonhava com o povo se arrependendo e com o nação liberta.
Ele era uma voz, enfrentando una multidão de falsos profetas. 
Os sonhos de Jeremias caíram por terra.

Quantas pessoas vão se afastando de Deus tornando se amiga do mundo! 

Tiago 4:4

Muitas vezes temos nos esquecido da santidade que  deve pautar a vida de um servo de Deus. E nesses dias, como nos dias de Jeremias, a Palavra de Deus continua sendo a mesma: Volta para mim.

Uma mente carnal é uma ameaça aos crentes.

Romanos 8:7-8

Como nos dias de Jeremias, precisamos clamar por um despertamento espiritual. 
Precisamos clamar e sonhar, com um dia, em que o Senhor Jesus há de voltar, e então, experimentarmos a benção de viver debaixo de um governo perfeito. 

Mas, isso não nos impede de sonhar com o retorno das igrejas, para um Evangelho puro e simples.
Como seria diferente se cada um de nós voltássemos para o Evangelho puro e simples! 
Hoje,  vivemos num contexto em que muitas igrejas estão indo por outros caminhos, como Israel. Hoje vemos a igreja da mandinga, a igreja do toma lá dá cá, a igreja do carnaval, do reteté, do sal grosso, do tudo pode. Excluindo o conceito de que Deus intervêm na história humana.
Mas sonhamos com uma igreja cheia do Espirito Santo de Deus.  Comprometidos com a obra de Deus e com o Deus da obra. 
Chamamos pelo mover do Espírito de Deus, trazendo um sopro de vida e reconhecendo que salvação só em Jesus.

Jeremias sonhava com quebrantamento e com a restauração de Israel. Como sonhamos hoje com essa igreja cheia do Espírito, levando a mensagem de que salvação só em Jesus. 

1 Timóteo 2:5
Esperança de salvação, só em Jesus. Só Jesus Cristo salva.
Imagina como seria diferente a sua história, a história da igreja e do nosso País! 

Precisamos sonhar! Esse é o sonho que se sonha.
Jeremias sonhou e exortou e eu imagino que muitos se converteram.

Infelizmente muitos tem que ir para o exilio para reconhecer que quando estamos em comunhão com o Pai não nos falta o essencial. Muito mais do que o essencial.
O convite do Senhor é este: volta para mim e eu te curarei e te chamarei de filho.
Eu tenho uma herança eterna para você.

Deus tem uma herança eterna para cada um de nós


Pastor Nélio Monteiro
Igreja Batista do Parque Safira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gratidão" - João 12:1-9

 Resenha do Culto de quarta-feira  15/05/2024 " Gratidão" João 12:1-9 O texto nos coloca numa festa na casa de Lázaro. Não era par...