terça-feira, 27 de março de 2018

Mateus 26:20-30


Resenha do Culto da Noite de 25/03/2018

Mateus 26:20-30

À mesa com Jesus

Imagine aquela noite. Aquela noite, foi diferente de todas as outras. Jesus estava à mesa com seus discípulos e eles estavam celebrando, faltando dois dias para a Páscoa.
E naquele momento em que eles celebram a Páscoa, que é o Memorial da libertação do povo de Israel da escravidão no Egito.

Quando o povo de Israel vai ser liberto, ali no Egito há uma noite que foi diferente de todas as outras noites.

Sempre que os Judeus comemoram esse momento, eles se lembram dessa noite, que foi diferente de todas as outras. Era uma noite muito especial, quando Deus instituiu a Páscoa. Porque o âmago do evento da Páscoa, era a graça salvadora de Deus.

Naquela noite, iria passar o anjo, que iria ceifar a vida de todos os primogênitos que não estivessem debaixo da cobertura do sangue.
Deus ordenou que os Judeus matassem um cordeiro, e que o sangue do cordeiro fosse colocado nos umbrais das portas.
Porque naquela noite, o Senhor iria descer para livrar o povo de Israel. Ele disse que passaria por todas as casas, e as casas que não estivessem marcadas com o sangue, o primogênito seria levado. Ele iria tirar a vida dos primogênitos dos Egípcios. Como tirou.

Por isso aquela noite gerou uma grande expectativa.
Os Judeus estavam à mesa com sua família, haviam sacrificado o cordeiro, iam comer sua carne acompanhada de pão sem fermento, porque o fermento para o Judeu, significava a impureza do pecado. Comiam acompanhado de ervas amargas, para lembrarem da amargura do cativeiro, dos anos que passaram sob o jugo dos Egípcios, vendo seus filhos serem escravizado, muitas das filhas estupradas; e em resposta ao clamor deles, Deus desceu  para  livrá-los.
E naquela noite, Deus mandaria a maior de todas as pragas. Deus já havia mandado nove pragas. Naquela noite, os Egípcios iriam perder seus primogênitos. E o primogênito significa a sua força, nele está uma grande esperança. Ele era depositário das bênçãos dos pais.
Aquela noite gerou grande expectativa, porque Deus iria descer.

E naquela noite, em resposta a orientação de Deus, cada Judeu matou um cordeiro e fez conforme lhes foi orientando.

Quando eles estavam a mesa celebrando, o Senhor Deus desceu e onde não havia marca do sangue, os primogênitos foram ceifados. 
Aquela noite foi diferente de todas as noites.

Imagine o Senhor Jesus, à mesa com seus discípulos, celebrando este momento, lembrando o livramento que o Senhor deu ao povo de Israel há séculos passados e agora, novamente Deus está à mesa. Só que é a primeira vez na Páscoa, que não tem nada a ver conosco, os cristãos, tem a ver com o povo de Israel, porque é o memorial da libertação deles. Eles se lembram como Deus os libertou com mão forte. Jesus agora está à mesa com seus discípulos.
Imagine se você tivesse sido convidado para sentar à mesa com Jesus! Porque aquela noite seria diferente de todas as outras noites.
Há uma similaridade, algo semelhante vai acontecer.

Naquela noite em que Deus livrou o povo de Israel, o Cordeiro de Deus estava representado pelo cordeiro, que foi sacrificado. Mas, nessa noite especial, o Cordeiro de Deus estava ali com seus discípulos.

imagine-se dentro da cena! Você ali sentado, à mesa com Jesus. Um momento de grande expectativa.

Mateus 26:19 diz que o Senhor Jesus ordenou que a Páscoa fosse preparada. E os discípulos tinham preparado a Páscoa, mas naquele momento há uma tensão no ar. Ali estavam os elementos da Páscoa, conforme o Senhor ordenou.

Hebreus 4:15

O Cordeiro sem mácula, simbolizava a impecabilidade de Cristo.
Imagine, os discípulos estão à mesa com Jesus. O Cordeiro não está representado, Ele está ali, junto com eles.
Mas Jesus tem algo a dizer que os deixa entristecidos. Cristo declara há dois dias da Páscoa, o cumprimento Nele. Instituindo a ceia, e neste momento em que Ele está instituindo a ceia, o pão, simboliza o seu corpo, a sua vida que seria dada por nós. 
Nesse momento vinho simboliza  seu sangue que seria derramado na cruz para nos purificar dos pecados, para que a aliança fosse aceita por Deus.
Porque a Palavra de Deus diz que sem derramamento de sangue não há purificação de pecados.
Só que agora não é o sangue do cordeiro que prefigura a pessoa de Cristo, agora é o próprio Cordeiro de Deus que vai ser sacrificado.



Mateus 26:20

Imagine que expectativa!  Você está ali, à mesa com Jesus e Jesus diz que um deles lhe trairá.
Quem vai entregar o Mestre? Há essa expectativa! 
Fico imaginando, se naquele momento alguém se lembrou das palavras de João quando disse: “Este é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.” Quando Jesus inicia seu ministério, encontra-se com João Batista. A multidão vai ao encontro dele. Ele começa a batizar as pessoas. Mas há um momento que Jesus vem ao encontro de João e ele diz: Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

Voltemos à mesa com Jesus.  Jesus está ali sentado com seus doze discípulos.  Ele informa que vai ser crucificado. Jesus anuncia sua morte.
E eles querem saber quem vai entregá-Lo. 

E Jesus então, informa quem vai entrega-Lo. Ele diz assim, é aquele que come no meu prato.
Judas andou com Jesus por três anos. Viu os seus milagres, ouviu suas mensagens, mas Judas traiu Jesus. 
Judas cuspiu no prato que comeu.

Precisamos parar e pensar, imaginar, quantas pessoas estão traindo o Senhor Jesus! Judas nega Jesus. Judas foi ingrato. Algo que nos causa profunda dor, é a ingratidão. Por trinta moedas, ele vendeu o Senhor.
Tem gente que trai por tão pouco! Que vai atrás de outros por tão pouco! Judas traiu o seu Mestre.  Aquele com quem ele comia à mesa.

Seu sangue foi derramado pela remissão do meu e do seu pecado.
Imagine- se naquela mesa. Aquela noite foi diferente de todas as outras noites. 
Jesus está ali à mesa com seus discípulos. A humanidade gemia debaixo da escravidão e condenação do pecado.
Ali está novamente o Cordeiro de Deus com seu povo.
Novamente o Senhor Jesus desceu para libertar o que se havia perdido. 
Deus desce novamente para livrar aqueles que se colocam aos pés da cruz e reconhece o sacrifício do Cordeiro de Deus para purificação de sua alma.

Imagine o Senhor Jesus à mesa! Há um momento que Jesus se inclina.
Se você estivesse sentado à mesa com o Senhor, o que estaria passando em sua mente?

Pedro seguia Jesus de longe.  Na hora que Jesus mais precisava, Pedro O seguia de longe. Não siga Jesus de longe! Onde estavam os outros discípulos? Eles se espalharam quando Jesus foi ferido. Só o discípulo amado estava aos pés da cruz e mulheres que foram resgatadas pelo Senhor Jesus, junto à Maria. Jesus afirma que o Pastor seria ferido e que suas ovelhas dispersariam.


A Páscoa é uma linda representação da salvação. 
Junte os fatos. Naquela mesa estava o Cordeiro de Deus.  O Emanuel. O Deus conosco.
Naquela mesa estava o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
Ali Ele anuncia a própria morte, ali Ele declara a Sua vitória.

O Deus Eterno que providenciou o cordeiro para o filho de Abraão, entregou seu próprio Filho para não ter que nos condenar.
Deus não poupou Seu único filho por amor a nós. Por amor a mim. Por amor a você. 
Portanto quando chegamos à mesa do Senhor, não é um simbolismo qualquer. 
Há que haver em nosso coração, uma profunda reverência, uma profunda gratidão, porque Ele ofereceu seu único Filho por amor a cada um de nós. 

João 11:49-51

Era necessário que um só  homem morresse para que não morrêssemos.
Quando Jesus morre naquela cruz, Ele morre por toda nação. 
Toda vez que um servo de Deus se coloca de joelhos e clama ao Senhor, você está tendo um acesso que nenhum Judeu tinha.
Hoje podemos entrar na presença do Eterno e clamar a Ele, em nome de Jesus. O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.


No momento de profunda dor e angústia, Jesus não disse ao Pai: Eu declaro, Eu exijo, Eu determino; não. Jesus disse: Pai se for possível afasta de mim esse cálice. Mas, que não seja feita a Minha vontade, mas a Tua vontade.
Jesus, não foi para a cruz, porque Pilatos se acovardou ou porque Pedro o vendeu por trinta moedas de prata. Jesus, foi àquela cruz, por amor a cada um de nós. Para que todos aqueles que creem, não pereçam, mas tenham a vida eterna. Jesus não fugiu da sua missão. Se entregou por nós. Ele fez a vontade do Pai, mas o Pai o ressuscitou ao terceiro dia. A morte não teve poder sobre Ele.
Ele venceu os poderes das trevas.  Ele triunfou. Por isso hoje nós anunciamos, Ele é o grande EU SOU.

Nenhum outro
nasceu como Jesus. Fruto do Espírito Santo de Deus. Nenhum outro viveu sem pecado, sem negar o Pai. Nenhum outro cumpriu a lei.

1 Timóteo 2:5

Ele é o único mediador entre Deus e o homem. Em nenhum outro há salvação. Só Jesus morreu naquela cruz em nosso lugar. Só Jesus é o caminho, a verdade e a vida. Só há esperança em Cristo Jesus.

Mateus 26:29

Aquele dia será diferente de todos os outros dias. Hoje a Ceia nos lembra o sacrifício do nosso Senhor.

Apocalipse 19:9

felizes os que haverão de sentar à mesa, nas Bodas do Cordeiro. Eu pretendo estar lá sentado à mesa com Jesus. Você está sendo convidado. O convite está feito. Você vai estar lá?


Pastor Nélio Monteiro
Igreja Batista do Parque Safira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...