domingo, 11 de março de 2018

Gênesis 4:3-7


Resenha do Culto da Manhã de 11/03/2018

Gênesis 4:3-7

“O culto que agrada a Deus.”

Primeiro texto que encontramos na Palavra de Deus, que fala de um momento de oferta a Deus, e que depois, veio a tornar-se as primícias, dízimos e ofertas alçadas, enfim; ele ocorre nesse exato momento, quando a Palavra de Deus mostra os dois filhos de Adão e Eva, entregando uma oferta ao Senhor. Oferecendo algo como culto a Deus, ou seja, fazendo a sua oferta
O texto diz que Deus aceitou a oferta de um e rejeitou a oferta do outro.
O que aconteceu?
A Bíblia diz que Abel ofereceu uma ovelha e Caim ofereceu dos frutos da terra. Será que o erro estava aí? Não!
O que Deus nos ensina aqui, é que é muito importante quanto ao culto que oferecemos a Deus.
Em contraste com o melhor que Abel havia trazido a Deus, Caim simplesmente trouxe algo a Deus. Caim agradeceu a Deus por servi-Lo. Deus abençoou a vida dele, a terra produziu frutos e ele trouxe algo a Deus.
Abel confessou-se servo de Deus.
Queridos irmãos, Deus rejeita culto destituído de fé.

Em 1 João 3:12 a Palavra de Deus diz que Deus rejeitou o culto de Caim, porque as suas obras eram más.
Deus tem prazer em nossas ofertas e ações de graças, quando nos esforçamos para viver uma vida reta, de conformidade com SUA vontade.

Deuteronômio 6:5
O que Deus requer de nós? Deus quer que primeiro, você se ofereça no altar.
Deus quer que a sua vida esteja no altar. Deus quer a sua vida, no centro da SUA vontade. O texto diz que Deus não aceitou a oferta de Caim, nem o seu sacrifício.
Porque o sacrifício de Caim não visava honrar a Deus. O sacrifício de Caim, visava um desencargo de consciência.
Nisso ele pecou. O que oferecemos a Deus, deve ser fruto da nossa gratidão.

Através da minha oferta, devo agradecer a Deus porque Ele me supriu, me abençoou, me deu a vida, me sustentou. Ali ofereço o meu suor, meu trabalho, o reconhecimento de que Deus é o dono da minha vida. Primeiro Deus olha para a nossa motivação.
Quando trazemos uma oferta diante do altar do Senhor, estamos prestando culto. Nossa motivação deve ser essa.
Deus olha para meu coração. Qual é a motivação.
Não devemos fazer as coisas por desencargo de consciência.

Quando Caim fez isso, Deus rejeitou.
E Caim ficou irado com Deus. E Deus fala para Caim: -Olha Caim, se a sua motivação for correta, EU vou aceitar o seu culto.

Meus irmãos, nossa oferta não pode estar destituída da vida. Primeiro oferecemos nossa vida, depois oferecemos nossa oferta. Aquele que sonda seu coração, sabia que o coração de Caim era pecaminoso.
Meus irmãos Deus sonda o seu coração. Deus conhece sua motivação.
E as vezes as pessoas querem oferecer a Deus o que há de pior. O pior do seu tempo, o pior tempo para Deus, o pior da sua oferta, o pior da sua vida.
Muitos vivem oferecendo o seu pior a Deus, esperando mudar quando chegar ao fim da vida.
Isso é uma loucura! Deus conhece seu coração. Deus não aceita culto destituído de fé.
Fé é entender que o primeiro lugar na nossa agenda deve ser oferecido a Deus.
O que você tem oferecido a Deus? Deus rejeita culto destituído de fé. Deus rejeita culto sem verdade e sem alma.

Caim ofereceu fruto da terra. Vamos ver mais tarde, que as pessoas ofertavam assim.
A orientação de Deus para quando você plantasse uma árvore era a seguinte: quando ela der frutos, no primeiro ano você deve deixar o fruto cair sobre a terra. No ano seguinte, quando ela frutificar, você deve deixar ele cair sobre a terra de novo. No terceiro ano, quando ela der frutos, você vai pegar esse fruto e leva-lo ao altar. No quarto ano a pessoa vai usufruir do fruto da terra. Era uma questão de obediência.
Porque a Deus se oferece o melhor. Não se oferece o resto.

Em Malaquias Deus amaldiçoou o povo. Ele disse assim: Maldito aquele que brinca de cultuar.
Quando nos aproximamos de Deus, devemos oferecer o nosso melhor. Porque a Deus se oferece o melhor.

O que você tem oferecido a Deus é o seu melhor?
Quando oferecemos algo que não tem valor, é porque no nosso coração, Deus já não ocupa o trono.
Existem pessoas que acham que podem subornar a Deus.
Não é isso que Deus quer de você.

Precisamos voltar nosso olhar e refletir o que temos oferecido a Deus. É o melhor do meu tempo? Eu reservo a melhor hora para buscar ao Senhor?
É muito bom quando bem cedinho, buscamos ao Senhor em oração.
Como é bom quando levantamos bem cedinho e passamos nossa agenda com Deus, compartilhando com Deus como vai ser o dia.  Louvando a Deus, pelo que Deus é. E a noite, quando você voltar para casa, você vai agradecer a Deus, porque você teve um dia abençoado, porque você andou com Deus, você começou e terminou bem o seu dia.

Que tipo de culto estamos prestando a Deus? Como Abel que se confessa servo de Deus, trazendo o seu melhor ou como Caim que agradece a Deus por servi-lo?
Você acha que Deus aceita culto que é feito por desencargo de consciência?
Venha pela alegria de estar na presença de Deus, pela gratidão por tudo que Deus nos dá e pelo privilégio de tê-Lo como nosso Senhor!

Ali entre Caim e Abel, o Senhor nos ensina a oferecer a Ele o que temos de melhor.
Eu gostaria que você levasse essa pergunta, e nessa tarde, refletisse sobre ela:
O que é que você tem oferecido ao Senhor?

Pastor Nélio Monteiro
Igreja Batista do Parque Safira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...