sexta-feira, 3 de maio de 2019

João 3:5


Resenha do Culto e Batismo de Quarta-feira 01/05/2019

João 3:5

Esse versículo está dentro de um contexto em que Jesus tem um encontro com um homem chamado Nicodemos.
Nicodemos era um homem versado na letra das Escrituras. Mas havia dúvidas em seu coração quanto a sua própria salvação. O conhecimento que ele tinha das Escrituras, não passa da letra. Faltava-lhe a compreensão, que só tem, aquele a quem o Espírito de Deus ministra através da Escritura.
E ele vai ao encontro de Jesus. Ele era mestre em Israel e mostra que a religiosidade por si só, não leva o homem a Deus.
O único caminho que leva o homem a Deus, é Jesus.

Há um só caminho que leva a Deus. Mas Nicodemos chega ali e começa um diálogo com Jesus, e Jesus vai apresentar-lhe o Batismo e o Reino de Deus.

Por que o batismo é tão importante nesse processo de regeneração e transformação do homem? Esse processo que o Espírito de Deus vai ministrando na vida do homem, tornando o homem semelhante a Jesus.

Quando o homem experimenta um encontro real e pessoal com Jesus, há um processo de santificação na vida do sujeito que vai moldando-o à semelhança com Cristo.

Pensando no Reino, pouco antes, vamos encontrar João Batista falando da chegada iminente do Reino.

Sempre que pensamos no Batismo nosso olhar volta-se para João Batista, porque ele começa seu ministério no deserto e a multidão sedenta de Deus, vai ao encontro de João Batista. E ele prega um Batismo, baseado no arrependimento. Ou seja, um Batismo preparatório e simbólico, que tinha o intuito de despertar a consciência dos homens para a necessidade de arrependimento. De mudança de vida, haja visto que o povo de Israel estava sedento de Deus, desde Malaquias. Isso fazia muitos anos que não levantava um profeta.

Esse tempo todo, tinha sinagogas, tinha memorial, o templo estava lá, mas faltava o mover do Espírito de Deus. O Espírito que dá vida.
E quando João começa a pregar há um mover do Espírito. Algo diferente está acontecendo. Vem a necessidade da mudança de vida. De deixar essa religiosidade vazia e voltar o olhar para a eminente chegada do Reino de Deus.
Mas o povo ainda não tinham compreendido a proposta de João Batista.
O olhar deles estava voltado para o aqui e agora. Para o material. Não perceberam que João falava de um Reino que transcende um tempo, que vai para muito além dessa vida. Que vai por toda eternidade.
E quando Jesus chega, Jesus chega pregando a chegada do Reino.

Mateus 4:17

Jesus começa seu ministério, falando que Ele veio trazer o Reino de Deus e ao mesmo tempo, levar o homem ao Reino. Jesus chega como Sacerdote e Profeta. O sacerdote tinha a função de levar o homem a Deus.
O profeta, seu ministério era ser instrumento de Deus para falar ao coração do homem. Jesus é o próprio Deus. Ele conquista e restabelece a soberania, restaurando o homem que Nele crê.

A Palavra de Deus diz que, onde Jesus estava uma multidão se aglomerava. Porque onde Jesus estava, havia cura, havia libertação, havia transformação de vida. A Palavra de Deus chegava de maneira tão poderosa ao coração daquela multidão que eles eram capazes de ficar uma, duas, três horas, ouvindo. Porque é isso que Deus faz! E quando Jesus chega, Ele deixa muito claro quando diz: Meu Reino não é desse mundo.

João 18:36

O Reino que Jesus oferece a cada um de nós, não é desse mundo. Há muitas pessoas frustradas porque acalentam em seu coração a esperança de um reino e de uma prosperidade aqui. Só que isso é muito pouco, diante do que Deus tem para nos oferecer. O Reino de Deus vai por toda eternidade. Temos acesso a este Reino, através de Jesus.
Ele não se limita apenas a essa vida.
Tomamos posse dele de forma plena, quando deixamos essa vida.

O sepultamento do crente se dá no Batismo. Porque o Batismo tipifica o que Deus fez conosco. Quando cremos em Jesus Cristo como nosso Salvador e Salvador, Ele transforma nossa vida. E essa vida que Ele nos dá, é eterna.

A liberdade que Jesus nos dá é infinitamente maior. O que o povo Judeu desejava, era a salvação da alma, das consequências do pecado. Porque o salário do pecado é a morte.

Romanos 6:23

O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a libertação do ser, do poder das trevas. Por isso o Batismo não é algo insignificante. O Batismo tipifica a obra do Espírito de Deus na nossa vida. Ele morreu no nosso lugar, para nos dar vida eterna.

Nesse diálogo que Jesus trata com Nicodemos, Nicodemos não entendeu nada. Não entendeu que a dimensão do Reino não é material, não é transitória. Ela é espiritual, é eterna. Quem nasceu da carne é carne mas quem nasceu do espírito é espírito.
Nesse diálogo, Jesus traz à memória de uma promessa que Deus fez com o homem. Está em Ezequiel 36:25

Quando é que Deus faz essa promessa? Quando o povo de Israel estava se vendo como um vale de ossos secos. Ou seja, quando eles estavam sem esperança. Então Deus passa uma mensagem de esperança. Eu darei a vocês um novo espírito!
Aquela gente estava morta espiritualmente.

Quando encontramos com Jesus, o que o Espírito de Deus faz em nós, é nos dar uma nova vida.
Jesus está falando de coisas extraordinárias.
E a pergunta de Nicodemos talvez seja a sua! O que devo fazer para entrar no Reino dos céus?

Entrar no Reino passa por uma regeneração. O pecado trouxe morte. Sujou a imagem de Deus em nós. E o que o Espírito de Deus faz em nós, quando cremos em Cristo, é restaurar a imagem de Deus em nós.
Restaurando essa imagem nos tornamos semelhantes a Jesus. Importante lembrar que não é a água do Batismo que regenera.

Marcos 16:16 é muito claro. Quem crer e for batizado será salvo. O Batismo é ministrado àquele que crê. Não é a água do batismo que regenera, é o Espírito de Deus.
Do ponto de vista Judaico a água simboliza as operações do Espírito Santo.

Aquele que crê possui uma nova natureza.

1 João 3:9

Quando o Espírito de Deus opera a obra de regeneração no coração do homem, ele abandona o pecado. O homem que diz que crê em Cristo e continua na prática do pecado ele está mentindo para si mesmo e continua caminhando em direção ao inferno.
Porque quem leva o homem a Deus é Cristo, é crer em Cristo.

Colossenses 2:2

Batismo é um ato de sepultamento do velho homem. Quando o homem crê em Jesus, ele recebe uma nova vida e esse velho homem precisa ser sepultado. E esse sepultamento se dá através do Batismo.

Por isso batizamos quem crê.

O Reino de Deus é uma nova ordem espiritual. O homem precisa pois nascer do Espírito. É isso que Nicodemos precisava entender.

O Batismo de João Batista ensina a necessidade de um novo começo. O Batismo cristão simboliza um novo começo.

Portanto, tenha no seu coração somente, o Batismo é uma ordenança, promove a unidade porque nos faz um só povo, filhos de Deus e tipifica a nossa ressurreição com Ele e por Ele.

Mensagem de Pastor Nélio Monteiro
Editada por Elizabete Lacerda Paulo
Igreja Batista Parque Safira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...