segunda-feira, 6 de maio de 2019

1 Coríntios 11:17-34


Resenha do Culto da Manhã de Domingo 05/05/2019

1 Coríntios 11:17-34

A Palavra de Deus que acabamos de ler, está dentro de um contexto cujo objetivo de Paulo é a purificação da igreja. Paulo trata da purificação da igreja, por causa de falsos conceitos de ministérios, havia orgulho intelectual e muitos males sociais adentrando a igreja. Já naquele tempo!

A igreja perfeita, na terra, não existe.
Vamos perceber Paulo dirigindo uma igreja, que ele mesmo implantou e ele vai percebendo situações que precisavam ser corrigidas. Então, não existe igreja perfeita. Estamos num processo de santificação, portanto, os erros que existem dentro da igreja, precisam ser corrigidos.
A igreja está num processo milenar de aperfeiçoamento. Mas a igreja perfeita, está no céu.

A igreja havia sido contaminada por males sociais.
Pois Corinto, era uma cidade licenciosa. Havia ali muita idolatria, e onde há muita idolatria, há também muita sensualidade. Era um povo muito orgulhoso no sentido intelectual. E Paulo vai orientar essa igreja, cujos membros eram gregos e os gregos eram muito orgulhosos de seus conhecimentos e de sua filosofia, mas ao mesmo tempo, eram muito imorais.

O objetivo de Paulo era lutar contra toda essa imoralidade.

Vamos ver aqui, as desordens acerca da Ceia do Senhor. Havia uma má compreensão do significado da Ceia. E Paulo percebe isso. Ele detecta dentro daquela igreja, por exemplo, divisões.
Muitas contendas.

A igreja não é perfeita. Nem todos que congregam tiveram experiência de salvação. Mas aqueles que já tiveram experiência, precisam elevar o padrão da igreja, combatendo, exortando.
A igreja é a última instância e não a primeira.
Há todo um processo que visa a restauração do ímpio.
É importante que se perceba, que quem teve uma experiência com Deus teve sua vida transformada.

Em suas cartas João vai dizer que quem teve um encontro pessoal com Cristo não vive na prática do pecado. Logo quem vive na prática do pecado, ainda não teve essa experiência.

Havia divisões no seio da igreja. Haviam heresias no meio da igreja. Ou seja, os falsos ensinos. Meus irmãos, é terrível ficar inventando moda.
Vemos irmãos distorcendo texto para validar aquilo.
Isso é um perigo!

O Evangelho é a Palavra de Deus. Ele por si só, convence o homem, e o Espírito de Deus, opera e ministra no coração do sujeito.

A terceira coisa que Paulo detecta lá, é a carnalidade. Muita gente se embriagando. Coisas contrárias ao que a Ceia nos ensina. A Ceia celebra nossa unidade com Deus, mediante o sacrifício de Jesus Cristo na cruz. Onde foi feita a expiação através de Seu sangue.
Sem sangue não há expiação dos pecados. E o sangue do Cordeiro de Deus, foi derramado naquela cruz para expiação dos nossos pecados.

A igreja celebra nossa unidade, como corpo de Cristo, como irmãos em Cristo Jesus. Ela celebra a unidade e não divisões, as heresias, a embriaguez, a carnalidade.

Cristo, alimenta a nossa alma. Ele é o Pão Vivo. Esse Pão, Cristo, que alimenta a nossa alma. Se há algo que a alma do homem tem fome, é fome de Deus.

Imagino que o momento mais terrível será quando o homem buscar a Deus e não O encontrará.

Abandone seus pecados, volte-se para Deus! Haverá um tempo que o homem andará de um extremidade à outra, faminto de Deus.

Num ato de redenção, Jesus valida uma nova aliança com Deus. No Velho Testamento, os que foram salvos, foram salvos mediante sua fé no Cristo que haveria de vir.
Vem Jesus e traz a era da graça. Somos salvos mediante a fé Nele.
Nossa dívida foi cravada naquela cruz.

Por isso meus irmãos, a Ceia celebra a unidade com Deus. A Ceia é uma resposta à oração de Jesus, quando Ele ora pela igreja, pedindo que sejamos um, como Ele e o Pai são um.
A verdade é que o Evangelho promove a unidade, a comunhão com Deus.

De forma que, Cristo dessedenta a sede da nossa alma. Como Pão da vida Ele mata a fome que temos de Deus. E o Seu precioso Sangue, nos purifica.
Em Corinto o que estava acontecendo, era o contrário. A solenidade que deveria ser no momento da Ceia, deu lugar a anarquia. O memorial que simboliza o Corpo e o Sangue de Cristo, havia sido substituído por um bacanal. As pessoas estavam se embebedando. O discernimento espiritual havia sido substituído pela heresia. Num memorial que era determinante para a vitalidade da igreja, estavam dando lugar ao diabo.
Paulo é veemente na sua exortação. Ele diz assim:  Por essa razão, quem comer do pão e beber do cálice do Senhor, de maneira indigna, será culpado de pecar contra o Corpo e o Sangue do Senhor. Há que haver discernimento espiritual. Isso me traz à memória, a experiência de Nadabe e Abiú relatada em
Levítico 10:1, Quando os dois filhos de Eli, sacerdotes; diz a Palavra de Deus que eles pegaram um fogo estranho e levaram diante do altar do Senhor. E Deus os matou. Eles perderam o sentido da Santidade de Deus. Meus irmãos, esse é um momento Santíssimo. Estamos diante de um Deus Santo.
Por isso somos exortados a um auto exame.
Examine-se o homem a si mesmo. Examine sua vida diante de Deus.

A Ceia não é um momento para você deixar de participar porque está em pecado. A Ceia é um momento de você confessar seu pecado a Deus, abandoná-lo e voltar a ter comunhão com o Deus. Porque se você não está em comunhão com seu irmão, você não está em comunhão com Deus.

Assim como eu tenho limitações, meu irmão tem limitações e eu devo amá-lo como Deus me ama.
E por mais que ele tenha feito contra mim, o que ele fez é infinitamente menor do que eu fiz a Deus.

Participar da Ceia sem discernimento espiritual, ao invés de benção traz punição.

Por isso esse ato não é um cerimonial comum. É um momento que nos lembra a necessidade de perdoar e pedir perdão.

A ceia é momento de comunhão com o Senhor Deus. É um ato de adoração ao Eterno e reviver em memória, o sacrifício de Jesus.

Portanto eu te convido a inclinar a sua fonte e ter esse momento com Deus, diante do Deus eterno que está presente nesse templo. Onde Ele é o Senhor.

Mensagem de Pastor Nélio Monteiro
Editada por Elizabete Lacerda Paulo
Igreja Batista Parque Safira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...