quarta-feira, 15 de maio de 2019

Hebreus 11:7


Resenha do Culto da noite de Domingo, 12/05/2019

Hebreus 11:7

Como salvar a sua família.


Nessa noite queremos falar a cada família aqui representada.
O texto diz que Noé, pela fé, depois de receber o aviso Divino, das coisas que não via, ele foi tomado de santo temor e construiu uma arca para salvar a sua família.
O contexto que Noé viveu, não era diferente do nosso. Foi um contexto de muita iniquidade. Imagino que estamos caminhando para algo semelhante àqueles dias.
A Palavra de Deus diz que o mundo chegou num nível de iniquidade que todo pensamento humano era mau, continuamente. Todos estavam profundamente comprometidos com o pecado e Deus então, ordena Noé, construir uma arca para salvar a sua família.
Interessante que, construir uma arca onde Deus ordenou construir, era aos olhos humanos, uma loucura.
Naquele contexto nunca se ouviu falar numa grande enchente. Muito menos de um dilúvio. Mas a Palavra de Deus diz que Noé, tomado de um santo temor, construiu a arca com o propósito de salvar a sua família.
Hoje às famílias sofrem todo tipo de adversidades. A família tem sido alvo de todo tipo de ataques.
Somos tomados de todo hedonismo, na busca do prazer pelo prazer.
Vivemos na era do descartável. Tudo é descartável, inclusive os relacionamentos. É nesse contexto que o povo de Deus é chamado a fazer a diferença. Ao olhar para a Palavra de Deus e aplicar na própria vida.
Uma das marcas desse tempo é o consumismo. O valor está em consumir.
Vivemos uma era assim, de grande consumismo e que tem destruído muitos relacionamentos.
Também tem o ativismo, o importante é estar politicamente correto. Ainda que isso, ofenda a Deus. Basta você negociar seus valores.
Como salvar nossa família em tempos como estes?
A experiência de Noé nos ensina muito. Precisamos ensinar nossa família a viver pela fé.
Num mundo que despreza a moral, o lar cristão, nós somos alvos de zombaria. Como viver num mundo como este?
Hebreus 10:38
Somos chamados a viver nesse contexto pela fé. Pela fé em Deus e pela confiança na Palavra de Deus. Crer no poder doe um Deus que é capaz de transformar vidas. Crer no poder da oração. Você tem vivenciado isso?  Somente pela fé, sua família pode enfrentar situações adversas nesse tempo.
Vivemos num contexto em que muitos questionam se há vida após a vida.
A pregação desse tempo é voltada para todas as suas vontades e inclinações.
Pela fé nós cremos num mundo espiritual mais importante do que o mundo que vivemos.
Porque sabemos que esta vida é passageira.
Pela fé nós cremos que a Bíblia é a Palavra de Deus. Que os valores nela inseridos, são inegociáveis. Nossa família precisa aprender a viver pela fé, num mundo corrupto e perverso. Pais e mães precisam ensinar seus filhos a viver pela fé.

Se quisermos salvar nossa família, num tempo de crises, no mundo perverso, precisamos como Noé, viver a perspectiva da fé.
Imagine, no tempo de Noé o mundo estava um verdadeiro caos! A medida da iniquidade chegou a tal ponto que, Deus decidiu destruir toda humanidade. Mas quando Deus olha, Ele vê um justo, Noé. Naturalmente, um casal justo, a esposa de Noé. E Deus se propõe a salvar aquela família.

Num tempo de crise como este, precisamos fazer do nosso lar, da nossa família, um lugar de adoração. A nossa casa precisa ser como uma arca. Um lugar de contrição, de acolhimento, tributo, de adoração a Deus.
Precisamos viver pela perspectiva da fé, se quisermos salvar nossa família.
Noé viveu as promessas de Deus num tempo marcado pela incredulidade. Ele cria em Deus.
Sabemos que o caminho da salvação é estreito. Que os valores do Reino requerem de nós, compromisso, comprometimento. Como esses valores, estão desprezados pelo presente século!
Imagino quanta zombaria Noé suportou! Provavelmente diziam que Noé era um sujeito muito esquisito. Porque ele vivia uma vida de santidade, no meio de um povo corrompido e perverso.
Essa é a perspectiva que Noé vivia. Essa é a perspectiva que precisamos vivenciar.
O justo será visto como um sujeito esquisito, mas este é o caminho que nos leva a Deus.
2 Timóteo 1:5
Loide era mãe de Eunice, que pela sua vez era mãe de Timóteo. Imagino que mãe extraordinária, foi Loide! Ela ensinou sua filha a temer a Deus. embutindo nela uma fé não fingida. Ela não tinha uma religiosidade falsa. Ela realmente adorava a Deus. Ela realmente vivia uma vida de santidade. Eunice por sua vez, quando teve um filho, chamado Timóteo, ela embutiu a mesma fé no coração dele.
Loide, Eunice, mulheres abençoadas e abençoadoras. Precisamos de mulheres assim. Precisamos de servas assim. Mulheres que vivam pela perspectiva da fé.
Vimos pela manhã um exemplo extremamente negativo, de uma mãe que ensinou a filha, a sensualidade. Herodias, uma mãe que colocou a filha para dançar diante de seu amante. Uma dança tão sensual, que permitiu a ele insinuar coloca-la no lugar de sua mãe. Que coisa terrível a marca negativa que ela deixou na vida de sua filha. Insinuando-a a ser amante do seu amante.
Citei Cazuza. Que teve uma mãe permissiva que indiretamente o levou a morte. Ela foi conivente com o pecado dele.
No tempo de Noé, todas as famílias foram extintas da terra, com exceção da família de Noé, que vivia pela fé em Deus. Precisamos ensinar nossa família a viver segundo a orientação de Deus.
O caminho de Deus não é fácil, mas é seguro. Muitos estão escolhendo caminhos largos, mas que os levam a condenação. Muitas famílias se descuidam em obedecer a Deus.
A Bíblia é a Palavra de Deus
Nesses dias não se diz que a Bíblia é um livro ruim. Mas o que aprendemos nesses dias? Que não é preciso obedecer tudo que nela está escrito, porque ela é radical.
Isso cria uma ponte entre a verdade de Deus e a mentira vivida; entre uma realidade falsa que não leva ninguém a Deus.
A Bíblia precisa ser lida, estudada e obedecida. E este é o papel dos pais.
Precisamos ensinar nossa família a viver em obediência a Deus. Noé foi um homem que vivia em obediência a Deus. Noé ensinava sua família a ser obediente a Deus.
Noé seguiu as orientações de Deus.
Meus irmãos, viver conforme as orientações de Deus nesse tempo, é um desafio, mas é a esperança de salvação.

A mãe de Timóteo fez dele um homem de Deus.
Herodias ao ensinar sua filha a ser sensual, fez dela uma assassina.
Os caminhos pelos quais andamos, são os mesmos que nossos filhos nos acompanham.
A Palavra de Deus não muda. Os valores de Deus são eternos.
Se queremos salvar nossas famílias, precisamos ensina-los a ter intimidade com Deus.
Noé era um homem que levava Deus a sério. Vivemos num tempo em que as pessoas não tem levado Deus a sério. Você tem levado Deus a sério?
Noé seguiu as orientações de Deus e quando veio o dilúvio, sua família foi salva. Quando seguimos as orientações de Deus, nossos caminhos são seguros.
Obedecer as orientações de Deus. Buscar intimidade com Deus. Há coisas que só Deus pode fazer. Salvar sua família, só Deus pode fazer. Salvar sua alma, só Deus pode salvar através de Jesus.
Se queremos salvar nossa alma precisamos ter intimidade com Deus.
Precisamos ensinar nossa família a fazer uma arca de salvação.
Meus irmãos o mundo passa por uma crise sem precedentes.
Estamos tirando nossa própria vida, quando não encontramos o lugar seguro, que está em Deus.
Se queremos salvar a nossa vida precisamos buscar intimidade com Deus, para que Ele faça do nosso lar, uma arca, um lugar seguro em tempos de crises, onde nossos filhos possam voltar.
Cristo é o nosso lugar de descanso.
Com essa convicção, a sociedade pode falhar, mas a nossa família precisa ser fiel aos valores de Deus.
Precisamos viver pela fé e ensinar nossa família a viver pela fé
Precisamos obedecer a Deus e ter intimidade com Ele.
Quando consagramos nossa vida nas mãos de Deus, é aí que tudo começa. E através da nossa vida, Deus vai abençoando outras vidas.
A Palavra de Deus diz que este mundo está corrompido e perverso, mas é nesse mundo, que Deus nos chamou para refletir a Sua glória.

Mensagem de Nélio Monteiro
Editada por Elizabete Lacerda Paulo
Igreja Batista Parque Safira


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...